SRZD



Clarimundo Flôres

Clarimundo Flôres

CERVEJAS. Carioca, formado em jornalismo e profundo apreciador de cerveja. Dedicou quase seus cerca de 20 anos de profissão atuando, essencialmente, nas áreas de economia e política, mas também com passagens pelo meio ambiente e de hotéis, restaurantes e gastronomia. Colaborador/consultor, em cervejas, do Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



20/09/2016 14h58

Oktoberfest na Cervejaria Nacional
Clarimundo Flores

Conhecida pelas cervejas artesanais produzidas no próprio local, a Cervejaria Nacional preparou novidades para celebrar a tradicional Oktoberfest. De 26 de setembro a 2 de outubro (ou até durarem os estoques), a casa servirá uma sazonal de estilo Märzen, típico da festa alemã, a Fritz, Olga undo Schulz . A bebida poderá ser degustada em esquema double das 17h às 0h no primeiro dia de festa, e das 17h às 19h no restante da semana.

 Honrando os costumes alemães, a celebração também terá um Combo, que incluirá um Minhocão, cachorro quente da Nacional feito com salsicha Frankfurt, cebola frita, relish de pepino e molho de mostarda Dijon à parte, mais um copo grande da Fritz (não inclui double).

Em sua quarta edição, a Fritz, Olga undo Schulz é uma receita com grau alcoólico de 6 %, 24 IBU e 17 SRM, com coloração dourada. Com corpo e amargor médios, seu aroma é de grãos e pão equilibrados com notas florais e frutas brancas, como pera.

Saúde!



16/09/2016 13h07

Segunda edição da Festa da Cerveja de Joinvile destaca produção de cerveja artesanal
Clarimundo Flores

A segunda edição da Bierville (Festa da Cerveja de Joinville) acontecerá entre os dias 12 e 15 de outubro, no Complexo Expoville, reunindoo mais de 30 cervejarias e  200 diferentes rótulos de cerveja.   Além das clássicas Pilsen, Bock, Weizen e IPA, o evento oferecerá estilos diferenciados, para todos os gostos.

A cerveja patrocinadora do evento, em parceria com a Acerva de Santa Catarina, realizará o Concurso de Cervejas Opa Bier. O objetivo é  escolher uma receita de cerveja estilo Witbier, para ser a próxima produção da OPA Bier. As inscrições podem ser feitas pelo site www.bierville.com até o dia 10 de outubro. Os cervejeiros inscritos terão credencial especial para a festa.

 Saúde!



14/09/2016 10h15

The Cannibal faz jorrar dinques e cervejas num ambiente de gastronomia inovadora
Clarimundo Flores

Inaugurado em maio deste ano, The Cannibal, localizada na Cobal de Botafogo, em pouco tempo começou a se destacar como uma dos lugares de gastronomia e bebidas mais instigantes do Rio de Janeiro.  Idealizado pelo empresário e sommelier de cerveja Rodrigo Sampaio, que além de ter participado da criação de cada um dos drinques que jorram das 20 torneiras (18 de drinques e 2 de chopes), também colocou a mão na massa na concepção, garimpo, e execução, de cada detalhe de decoração da casa. Destacam-se a mesa com tampo rústico de madeira com engrenagens industriais nos pés, aos ossos de costela de boi que chamam atenção nas chopeiras, passando pelo letreiro em madeira Teka talhada manualmente,às luminárias da fachada, até os diferentes tipos de manômetros, medidores e objetos que ocupam lugar de destaque na parede da casal. 

O bar foi criado depois de uma profunda imersão e pesquisa por casas americanas, principalmente as localizadas em Nova Iorque. O cardápio foi elaborado pela chef  Barbara Duarte, que estudou gastronomia nos Estados Unidos e trabalhou com Felipe Bronze e Luiz Farme de  Amoedo, ex Comuna. Entre os campeões de pedidos estão BLT -  um sanduíche de barriga de porco Berna (com 80% de carne), no pão ciabatta com tomatinhos adocicados, coração de alface americana, e maionese artesanal com sabor de cebolinha, além do The Ripper Burguer - 160 gramas de blend de carne, maionese artesanal de wasabi, queijo gouda, crispy de bacon e salada de broto de feijão e alface americana no pão de burguer da casa servido com mandiopan.

Mas o cardápio do The Cannibal não se restringe aos hamburgueres, reserve espaço para provar as recém criadas novidades para o verão o tartare de atum com guacamole e chips de baroa e bruschetta de cogumelos paris com nirá e queijo serra da canastra.

Uma boa pedida!

Saúde!



09/09/2016 10h46

Por um espaço para as microcervejarias nos estádios de futebol
Clarimundo Flôres

Quando, por força dos patrocinadores dos grandes eventos - Copa do Mundo e Olimpíadas -,  a hipócrita Lei Seca imposta aos estádios de futebol caiu por terra, nos manifestamos aqui sobre a necessidade de abrir espaço para que as cervejas artesanais pudessem exibir e vender seus produtos nestes locais. A força das grandes cervejarias, que obviamente aportariam imensos recursos para deterem o monopólio de venda nas arenas, não poderia se sobrepor à possibilidade de escolha do consumidor e à necessidade de dar maior visibilidade às microcervejarias que, até por razões dimensionais e de custos de produção, estão muito longe de se configurarem como concorrentes às gigantes do setor.

Pois bem, fomos surpreendidos positivamente com uma bela reportagem datada da última quinta-feira (8/9), publicada no jornal O Dia (pág.7, Editoria Rio de Janeiro), assinada por Herculano Barreto Filho. O título é bem claro: "A primeira cerveja artesanal no estádio".  A matéria fala da cerveja Duzé, vendida no estádio do Serrano, clube de Petrópolis, que conquistou acesso à Série B do Campeonato Carioca do próximo ano. Isto mesmo, um clube da Série C do Rio de Janeiro inovou em algo que as grandes forças do nosso futebol sequer cogitaram em pensar.

Segundo a reportagem relata, durante a partida que colocou o Serrano na Série B do Cariocão de 2017, realizada contra o Duquecaxiense, foram vendidos 250 litros de chopes Weiss e IPA, gerando arrecadação de R$ 4 mil. O clube ficou com 10% do faturamento.  A mesma estratégia será utilizada no jogo contra o São Gonçalo, domingo próximo (11/9), primeira partida da grande final da terceira divisão carioca.

É evidente que nada impede que uma das grandes cervejarias possa fazer uma boa oferta e se apresentar como a cerveja oficial do estádio. Isso pode ser feito, garantindo um espaço para que pequenas e microcervejarias possam expor e comercializar seus produtos. Quiosques em lugares predefinidos, com uma política diferenciada de preço e um programa que contasse com as parcerias do Sistema Fecomércio, por exemplo, poderiam ser uma boa e viável solução.

Nas Olimpíadas, algo que se repete agora nas Paralimpíadas, impôs-se aos frequentadores das arenas apenas e unicamente a Skol como cerveja a ser consumida. Muitos torceram o nariz para a escolha feita pela Ambev, patrocinadora oficial do evento. A cervejaria sequer apostou na diversidade de seu próprio catálogo, que atualmente conta com cervejas artesanais e marcas respeitadas por cervejeiros experimentados. Poderia aproveitar um acontecimento internacional e colocar o melhor da nossa cerveja à mostra. A decisão mercadológica e de cunho marqueteiro apontou, infelizmente, para Skol, cerveja esta sem qualquer personalidade e de qualidade para lá de questionável.

Esperamos que o Serrano dê o exemplo e possamos estar diante do início de uma mudança de paradigma neste quesito. Há espaço para todos e, por isso, devemos ter na diversidade um meio de aposta. As micros e pequenas cervejarias jamais serão páreo às grandes e gigantes do setor. Além disso, as pequenas são fundamentais para a sustentabilidade deste de segmento, que, sem elas, entrará no colapso da mesmice.

Saúde!

 

 



08/09/2016 12h01

Gastro Beer contará com venda de cervejas em Growlers
Clarimundo Flôres

Evento com maior número de food trucks e cervejarias do Rio de Janeiro, o Gastro Beer Rio volta à Quinta da Boa Vista, em São Cristovão, dias 24 e 25  de setembro. Entre as novidades desta edição está a venda de Growlers do evento, recipientes apropriados para armazenar cerveja fresca, que poderão ser abastecidos por preços promocionais.

Quem for ao Gastro Beer Rio encontrará as principais marcas de cervejas especiais disponíveis no mercado, mas com a vantagem de preços, geralmente, mais baixos. E os valores podem ficar mais convidativos se o consumidor optar por usar um Growler vendido pela  organização do evento. Serão ofertadas 300 unidades (150 por dia) de Growler produzido de material reciclável e com capacidade de 1 litro. 

 Ao todo, serão mais de 80 expositores, com destaque para cerca de 35 cervejarias, com mais de 100 rótulos de cervejas especiais, além de 40 opções de food  trucks e bikes. Shows com artistas de rua, área infantil e oficinas de gastronomia para as crianças completam as atrações de lazer. Com entrada gratuita, o Gastro Beer Rio acontece das 11h às 20h e ocupará a Alameda das Sapucaias, na en trada principal do parque. Na última edição, em julho, o evento recebeu 20 mil pessoas, que consumiram aproximadamente 12 mil litros chope e uma média de 20 mil opções gastronômicas, entre porções, pratos, hambúrgueres, doces e picolés.

 - Mantemos a estrutura de um evento que agrade toda a família, mas sempre com inovações. Desta vez, além de novas cervejarias e food trucks, promoveremos o uso dos Growlers, que é uma tendência entre cervejeiros em todo o mundo - explicam Ana Paula Gomes e Adriana Jordan, diretoras da AAposta, empresa organizadora do evento.

 

O evento contará com marcas já conhecidas como Noi, Mistura Clássica,  W Kattz, Hocus Pocus e Búzios. Há ainda opções de importadas como os chopes HB e Erdinger. O Gastro Beer Rio é uma oportunidade de provar vários lançamentos. A Dead Dog apresentará sua Massacre, uma Black IPA e a Tatu Beer a Casca Grossa, uma India Pale Ale com melado de cana. Já a Madá comemora seu primeiro ano de vida com o lançamento de um segundo rótulo, a Galix, uma Belgian Strong Golden Ale.

Outra veterana, a W Kattz  apresentará a Sete Vidas. A OverHop apresentará três receitas: a DarkHop, uma Black IPA com 7% de teor alcoólico, a HopGoddess, uma American Ipa com 6,5%, e a SweetS ofia, uma American Blond com 5,5% de álcool.

 

Saúde!



06/09/2016 13h37

Cervejaria Nacional lança sazonal Capa do Grilo
Clarimundo Flores

No dia 12 de setembro, a Cervejaria Nacional lança uma cerveja sazonal em suas duas unidades, na recém-inaugurada, em Ribeirão Preto, e na de São Paulo, no bairro de Pinheiros. A receita é a Capa do Grilo, uma American Pale Ale com ótimo drinkability e de aroma intenso, já que leva dry hopping de Citra, Amarillo e Centenial.

A Capa do Grilo tem teor alcoólico de 6%, 60 IBU e coloração 13 SRM. Foram produzidos 450 litros da bebida.

Saúde!



01/09/2016 08h17

Cervejaria Tormenta promove sua primeira festa lançando novo rótulo
Clarimundo Flores

 

Criada em 2010, a Cerveja Tormenta nasceu pelas mãos do casal Tiago Beetz e Lívia Fernandes. Com uma produção inicialmente caseira, a dupla produziu mais de 100 receitas, algumas premiadas no Concurso Nacional das Acervas em 2011, 2012 e 2013. Em 2013, a marca curitibana produziu seu primeiro rótulo: Hoppy Day. Oktopusfest é a quarta produção oficial da Tormenta.

Com o lançamento de uma nova cerveja, a Tormenta realiza sua primeira festa no mês de setembro. A Oktopusfest será lançada em um grande evento em 17 de setembro (sábado), na Nex Coworking. Além da Tormenta, marcam presença os chopes da GaudenBier, Dum Cervejaria, F#%*ing Beer, Pagan e Morada Cia Etílica.

A Oktopusfest é uma cerveja do estilo Märzen, com cinco maltes diferentes em sua receita aliados ao lúpulo Mandarina Bavária. Com uma receita sazonal, inspirada na tradição alemã, a cerveja é lançada poucos dias antes da Oktoberfest, tradicional festa cervejeira com origem naquele país, o que inspirou seu nome.  Além da Oktopusfest, a Tormenta leva ao evento a Hoppy Day, e a Wit Bear.

A cervejaria GaudenBier leva suas produções Pilsen e Pale Ale, enquanto a Dum participa com a Gran Cru. Já a F#%*ing Beer apresenta sua Fresh, a Morada leva a Hop Arabica e a Pagan oferece sua Porter. Na gastronomia, o evento terá hamburgão do Whatafuck, salsichão alemão e queijos do Bon Vivant e doces e sorvetes da Gelataio. A Tormenta terá ainda uma loja com seus produtos, que vão de camisetas e bonés a canecos e garrafas.

 

Saúde! 



30/08/2016 08h42

Cervejaria Invicta em edição especial no Boteco Carioquinha
Clarimundo Flores

O templo cervejeiro da Lapa promove a segunda edição do  Invicta Week. Durante pelo menos uma semana os rótulos da cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto (SP)Os fãs da marca ainda podem aproveitar e levar sua cerveja preferida para casa. A Invicta Week dura até chegar a 1000 garrafas vendidas. Na primeira edição, a garrafa de número 1000 foi vendida no 17º dia e a loja espera bater essa meta antecipadamente para a edição de 2016.

 

 

O Boteco Carioquinha ainda promoverá diariamente sugestões de combos, com petiscos ou sanduíches harmonizando com as cervejas Invicta, para que os cervejeiros apreciem o sabor das cervejas com o melhor da gastronomia.



25/08/2016 07h06

Dia do Growler no Armazém São Jorge terá no chope promocional
Clarimundo Flores

Devido ao grande sucesso da 1ª edição em julho, agora é oficial: todo último domingo do mês é dia de levar o seu chope especial para casa. A segunda edição do Dia do Growler no Armazém São Jorge acontece no próximo dia 28 e garante 50%   de desconto para quem quiser encher seu Growler nas dez torneiras da casa e degustar o chope a qualquer hora e em qualquer lugar. Caso você não possua a garrafa, o Armazém ainda vende o Growler próprio, com capacidade para dois litros da bebida por R$ 98,00 (vazio). Agora, para aqueles que desejarem sair com o seu Growler cheio, ele custará R$ 85,00 e será acrescentado o valor dos 2 litros do chope escolhido. 

O recipiente vem ganhando adeptos no Rio e em Niterói, já que mantém o chope fresco e cremoso, com todas as características por até 7 dias, perfeito para consumir em casa ou levar para pequenos eventos. Para quem não conhece, Growlers costumam ser de vidro, cerâmica ou metal, podem ter fechos herméticos ou de rosquear e normalmente têm capacidade para um a cinco litros.



24/08/2016 07h57

Visitantes podem fazer tour virtual pela Escola Superior de Cerveja e Malte
Clarimundo Flores

O Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é reconhecido em todo o Brasil pelo cultivo das tradições germânicas e a produção cervejeira. Tanta tradição faz com que a região atraia a atenção de turistas e interessados em aprender e empreender no setor. A Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), que é destino de muitos visitantes, lançou o Virtual Tour 360 graus, que facilita a pesquisa daqueles que querem conhecer ou estudar na instituição.

O passeio começa pelo estacionamento, passa pela recepção e permite que o interessado caminhe por todos os corredores para ver de perto todos os dois mil metros quadrados de área. Durante o Virtual Tour é possível entrar no laboratório de fabricação cervejeira e homebrewer. Os interessados podem ver de perto o laboratório de degustação concebido como brewpub, conferir diversas salas de aula e a biblioteca. O diretor geral da Escola, Carlo Enrico Bressiani, conta que toda a área foi preparada por especialistas e mestres para equiparar à estrutura das melhores referências em ensino e pesquisa. "Abrir as nossas portas neste tour virtual faz com que os visitantes se sintam mais motivados a conhecer toda a proposta de perto e saber mais sobre este universo", afirma.

O Virtual Tour 360 graus conta com suporte do Google Maps. Os interessados podem fazer o passeio virtual através do site da ESCM. Àqueles que preferem um passeio guiado ao modo tradicional, podem agendar um passeio detalhado pessoalmente. O agendamento pode ser realizado através do telefone (47) 3380-5200.

A Escola Superior de Cerveja e Malte é considerada a primeira escola superior da América Latina. Já foram oferecidos mais de 100 cursos e mais de 3 mil alunos já passaram pelo local nos quase três anos de instituição. O calendário completo está disponível no site.

 



19/08/2016 11h50

Cervejaria Nacional lança sazonal com lúpulo especial
Clarimundo Flores

A Cervejaria Nacional coloca mais uma cerveja sazonal em suas torneiras, dessa vez produzida em conjunto com o mestre cervejeiro e especialista em lúpulo Gerardo Salazar. A receita é a Series 10 - 3, uma American IPA feita com single hop e dry hopping de lúpulo Calypso, que dá à receita um aroma de eucalipto, frutas vermelhas e mentolado, além de alto amargor no sabor.

A bebida é a terceira da linha Series 10, uma sequencia de IPAs que nascerá também dessa parceria. Tem grau alcoólico de 6,5%, 80 IBU, devido à alta quantidade de Calypso, e 11 SRM de coloração. Os 450 litros poderão ser degustados em taças de 260 ml até durarem os estoques.

 

Saúde!

 



17/08/2016 12h06

Bar da Portuguesa recebe primeiro festival de cerveja artesanal do subúrbio
Clarimundo Flores

Algumas das melhores cervejas artesanais do Rio de Janeiro desembarcam, neste sábado, no premiado Bar da Portuguesa, em Ramos, a partir das 12h, para a edição de estreia do Portuguesa Bierfest . O evento reunirá, pela primeira vez no subúrbio carioca, uma lista seleta com dez cervejarias expositoras - entre elas nomes consagrados, como o da Mistura Clássica, e novatos, como a Overhop, que está lançando seus dois primeiros rótulos - as lupuladas DarkHop, Black Ipa com 7% de teor alcoolico, e HopGoddess, uma American Ipa com 6,5% ABV. 

Também confirmaram participação a The Craft, Mistura Clássica, Suburbana, Farra, 4 Estações, Verve, Irada, Aqueles Caras e Secreta. A Rua Custódio Nunes, onde fica a Portuguesa, estará fechada entre 12h e 18h. Quem quiser matar a fome, terá à disposição o hambúrguer artesanal do Toninho e o brigadeiro da Nona.

Sem dúvida, uma bela iniciativa.

Saúde!.



11/08/2016 18h20

Bares cariocas comemoram IPA DAY com muita lupulagem
Clarimundo Flores

 O número de lupulomaníacos não para de crescer e os apreciadores do estilo IPA têm muito a comemorar. A cerveja India Pale Ale é única: bem encorpada e com o aroma fresco e definido, a bebida ganhou o coração dos brasileiros, que produzem e consomem cada vez mais rótulos do estilo. Por isso, há três anos o carioca elegeu a terceira terça-feira de agosto para comemorar o IPA DAY no Rio e incorporou a data ao calendário de comemorações. Este ano a data cai em 16 de agosto e o dia será celebrado com muitos brindes deliciosamente amargos em diversos templos cervejeiros.

 Na Birreria Escondido, CA, em Botafogo, as dezesseis torneiras da casa recebem IPAs entre os rótulos destacam-se as novidades Dogma Touro Sentado e a Dogma Cafuza, uma Imperial India Black Ale, além da Tupiniquim Lost in Translation, BodeBrown  e a Motim. Para harmonizar, não deixe de experimentar as deliciosas pizzas da casa.

 Já no Casarão 1903, foram criados dois pratos especiais com as cervejas do estilo: o sanduíche de ciabatta recheado com lâminas de pernil assado na cerveja IPA com chutney de abacaxi e cebola caramelada e o spaghetti al dente na manteiga com molho sugo de cerveja estilo IPA acompanhado de polpetas de pernil recheadas com queijo brie. Os partos serão servidos do dia 16 ao dia 21 de agosto.

 Ainda em Botafogo, o Red Queen criou, somente para o dia, o hambúrguer feito 100% de fraldinha com cebola roxa marinada na cerveja IPA e maionese de alho negro, acompanha fritas ou salada.

 Para os amantes de carne, a boutique de cortes especiais The Bife, na Barra, uniu duas paixões nacionais, a cerveja e o churrasco em combos que harmonizam o Assado de Tira com a Vedett IPA. O primeiro combo com 600g de Assado de Tira e duas Vedett IPA, já o segundo com 1,2Kg do mesmo corte e três cervejas, além disso, os dez primeiros clientes que comprarem alguma dessas combinações ganham um copo da Vedett.

 O Hell?s Burguer, tanto da Barra da Tijuca quanto o de Botafogo, irá incluir gratuitamente nos hambúrgueres suas cebolas caramelizadas na IPA, além de borrifar na hora cocção da carne na chapa um pouco de IPA, para quem pedir.

 O Destemidos Pub & Burgueria criou três combos para os amantes do estilo India Pale Ale. São eles, a Brooklyn East IPA com o dadinho de tapioca com queijo coalho - dadinhos crocantes de tapioca com queijo coalho e blend de ervas, servidos com molho de pimenta agridoce, molho pimenta a go-go e pesto de jambu; a Anderson Valley Hop e o Rib Steak Master Master- burger de costela bovina (260gr) com mix de cogumelos salteados, queijo de muzarella com ervas no pão Australiano, no prato de salsortelã, servido com molho de mostarda verde, molho de pimenta agridoce e ketchup hot guavanada; e a Perigosa IPA e o Red Hot Chili Porkers - burger de lombo com pernil suíno,  recheados com manteiga de pimenta calabresa, abacaxi na cachaça, queijo gruyère com salsa destemida, pão de pimenta biquinho no prato de ervas e páprica picante, servido com ketchup de goiabada, maionese destemida e molho de pimenta agridoce).

 O Boteco Carioquinha, na Lapa, preparou diversas ações para o dia 16 de agosto. Para beber, quatro IPAs nas torneiras, entre elas Tabla IPA e a Motim 18 do Forte, além de dois rótulos surpresa e novos na casa, quem chegar entre 15h e 20h ainda pode aproveitar a dose dupla de chope, já as geladeiras recebem mais de cinquenta rótulos do estilo.

Para comer foram criados dois mini hambúrgueres: Hop Moster (pão feito de limão, hambúrguer feito de carne bovina e pernil, acompanhado de muçarela, alface e chips de provolone) e Red Monster (pão feito de tomate seco, hambúrguer de carne bovina com bacon, pasta de moçarela de búfala, folhas de rúcula onion rings. Para fechar, quem comprar três garrafas ou três chopes IPA ganha um número e concorre a uma rifa de três latas da cerveja Rizoma.

 As lojas Beer Underground fazem uma promoção perfeita para quem quer encher a geladeira de casa com bastante IPA, já que mais de 70 rótulos do estilo ganham, somente no dia 16, 15% de desconto. Fazem parte do grupo de cervejarias participantes nomes como Invicta, Oceânica, Bodebrown, Dogma, BrewDog e Brooklyn.

 O empório Rita de Cássia Gastronomia, na Tijuca, também participa do IPA DAY no Rio. Todos os rótulos de IPA estarão com 20% de desconto somente no dia 16, entre eles a Therezópolis Jade .

 O templo cervejeiro de Niterói, Armazém São Jorge, recebe, no dia 16, em suas dez torneiras diversos rótulos de IPA, além de criar o BurguerIPA (180g de Burguer, queijo maçaricado, linguiça artesanal e maionese de Sriracha feito especialmente para harmonizar com os estilos.

Saúde!



09/08/2016 17h49

Cerveja e gastronomia alemãs para o Dia dos Pais
Clarimundo Flôres

O clima de comemoração continua no Espaço Ecolounge. A Biergarten Fans é uma boa opção para comemorar o Dia dos Pais, no próximo domingo. O local reúne boa gastronomia, com sugestões brasileiras e alemãs, cerveja de qualidade e um lugar ideal para confraternizar, em um jardim que recria o clima da Bavaria no Brasil. Para as crianças, um parquinho para elas se divertirem a vontade aos cuidados dos monitores.

 O dia merece ser celebrado com as deliciosas e tradicionais cervejas alemãs, como a Austria Hefe Weizen e a Rancor India Pale Ale (IPA). Para acompanhar, peça uma das sugestões elaboradas pelos chefs Nina e Simon, que vai desde o Currywurst, o prato mais vendido nas barracas de rua da Alemanha, ao Joelho de Porco, com uma receita super tradicional. Para quem quiser comida brasileira, a dica é se deliciar com o acarajé, o abará e a tapioca, preparados pela Associação das Baianas, e com  pão com linguiça com molho de café, do Deliciarte. 

 

Saúde!



04/08/2016 13h06

Festival Amazônico da Cerveja focará mercado das artesanais na América Latina
Clarimundo Flores

O mercado cervejeiro mantém o constante crescimento e já atingiu a marca de 400 cervejarias artesanais no Brasil. Esse comércio tem chamado a atenção de estudiosos e admiradores do setor. Para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre a realidade do meio, a próxima edição do Festival Amazônico da Cerveja, que será realizada no sábado (13/8) e domingo (14/8), terá uma palestra especial sobre a estrela da festa: o mercado artesanal na América Latina.


A apresentação será realizada no último dia do evento pelo Diretor Geral da Escola Superior de Cerveja e Malte da cidade referência no segmento, Blumenau (SC), professor Carlo Enrico Bressiani, no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA). O festival contará ainda com outras sete palestras, apresentações musicais e a exposição de cervejarias, fornecedores e diversas empresas ligadas ao setor.


Saúde!.