SRZD



Tunico da Vila

Tunico da Vila

CARNAVAL. Cantor, compositor, percussionista, bi-campeão pelo Grupo de Acesso e tri-campeão do Grupo Especial do Carnaval carioca pela Vila Isabel.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



15/04/2016 14h03

Despedida
Tunico da Vila

Galera que samba comigo,

Hoje estou dando um até breve do blog que tive a honra de escrever para o portal de notícias SRZD.

Devido à minha falta de tempo, não venho atualizando semanalmente. Estou também em outros rumos, projetos e horizontes, gravando novo CD.

Quero agradecer muito ao Sidney Rezende, Vera Lúcia Rezende e Luana Freitas pelo carinho e pela confiança que sempre tiveram comigo. E a todos que sempre me acompanharam por aqui.

Até breve!

Muito obrigado a todos!

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



24/02/2016 08h44

Valeu, Trambique!
Tunico da Vila

Foto: Acervo pessoalÔ Zé....

Ainda me lembro no auge da minha infância, você ali no Morro dos Macacos, onde morava e vinha a ser o Mestre de Bateria da escola mirim da Vila. Mestre? Ah não, mestre para você era pouco, porque você era um paizão e quase que um sacerdote para todas aquelas crianças.

Ainda me lembro de você contando quando começou com as latas no lugar dos instrumentos, e de quando seu Miro deu os instrumentos para as suas crianças. Você me disse, com lágrima nos olhos, sobre a festa que foi em frente a sua casa.

E no bloco da Kizomba? Você foi o primeiro mestre do bloco fundado por meu pai e me colocou na frente, lembra?
E quando Martinho da Vila levou a bateria da Vila Isabel pela primeira vez ao Teatro Municipal, e você teve a responsabilidade de escolher seus ritmistas? Claudinho Moreno, Corelha, Julinho, Cabide, Mug, Graxa, Julinho e ainda tinha eu ali olhando para você. Que noite fantástica e histórica para a Vila Isabel!

Ainda me lembro de você vendendo frutas em frente a padaria na Mendes Tavares, esquina com Teodoro da Silva, e me chamou para conversar:

- Tunico, vai ficar nessa de soldado?
- Por que, Zé?
- Você se esqueceu que é da bateria da Vila? Vai ser músico, porque essa é a sua bandeira.

Aí você me fez pensar, pensar e pensar.
Me tornei músico e você sempre a me guiar:
- Tunico, come aqui essa maçã.
- Obrigado, Zé.
- Agora enquanto você come essa maçã você vai pensando em estudar música, não pode ser apenas de escola de samba não, vai escutar de tudo porque sou eu que estou falando.

Aí eu escutei salsas, sembas e muitos outros ritmos, e você disse assim:
- Esqueceu de Maracatú, congada, carimbó, calango, samba de roda? Vai escutar os discos de seu pai porque os discos do mestre têm tudo de bom da música brasileira... Ah muleque, acorda!

Você tentou me levar junto com o Alisson para Vila Lobos, mas por um acaso do destino eu não pude ir.

Mas o Alisson, seu filho, foi e se formou, tornando-se um músico percussionista de primeiro escalão.
Começamos a gravar juntos algumas coisas e eu sempre vendo você tocar magistralmente seu repique de anel.
- Zé, que instrumanto é esse?
- Gostou?
- Sim, eu amei!
- Então procure saber quem foi o falecido Doutor, e outra, vai procurar saber sobre Geraldo Bongô e estude o que eles fizeram. Estão todos nos discos de seu pai.
E assim foi.

E no meio da bateria você me parou e disse:
- Tunico, você está correndo, olha pro diretor e conte compasso.
E eu ali, seguindo os seus conselhos e admirando ele cada vez mais.

Como percussionista, alcancei alguns feitos graças aos seus ensinamentos.
José Belmiro Lima, Zé Trambique ou apenas o Zé... O Trambique.
Quantas crianças você livrou de caminhos errados e hoje são homens de caráter e chefes de família graças ao que você nos ensinou.

Quantos músicos o reverenciavam quando ele chegava com seu doce sorriso e seu alegre batucar.
Zé Trambique agora está no caminho das estrelas, e de lá ele continuará iluminando todas as crianças daquele bom e velho Morro dos Macacos.

Zé, muito obrigado por me ajudar a ser quem eu sou, e digo que se meus olhos hoje choram pela sua morte, o meu coração bate feliz por ter conhecido uma das pessoas mais fantásticas que eu conhecí.

Te amo Zé... Ô Zé.... Vai na paz de Deus porque sua vida será sempre lembrada com os nossos eternos aplausos.
Você agora com certeza é um dos Deuses do samba!

Que os Deuses do samba estejam com a Vila Isabel !
Valeu, Zé!
Valeu, Trambique!

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


2 Comentários | Clique aqui para comentar

13/02/2016 15h35

Parabéns pelo bravo desfile, Vila Isabel!
Tunico da Vila

Gente bamba que samba e é blogada comigo!

Com todas as dificuldades, as escolas fizeram belos desfiles esse ano. Exalto aqui a minha Vila Isabel pelo bravo desfile que fez na Sapucaí. O chão da escola sofreu muito com o calor e mesmo com fantasias pesadas para o forte verão carioca, mesmo assim, os componentes cantaram alegremente o hino desse ano.

A diretoria da escola, comandada por Luciano e Juninho, conseguiu colocar a escola na Avenida, e acho, sinceramente, que temos muito o que comemorar. Viemos de um décimo e um décimo primeiro lugar e chegamos esse ano em oitavo lugar brigando para desfilar nas campeãs.

Martinho da Vila (benção, meu pai) com toda a sua sabedoria, mostrou junto com a comunidade que sambar na Avenida de azul e branco é o nosso papel. Meu pai, sua benção pelo seu aniversário e quisera eu ter um pouquinho de sua sabedoria. Amo você.

A Vila Isabel evoluiu muito nesse ano e, mesmo sem ver um centavo de Pernambuco, fez um belíssimo desfile. Falando em centavos, vejo com tristeza o que a Rede Globo anda fazendo com o carnaval. Desde o ano passado não transmite a primeira escola de domingo e de segunda. A verba que a Globo dá não justifica querer diminuir o tempo do desfile das escolas. A emissora que diz sempre lutar pela democracia brasileira, na verdade, coloca em cheque a cultura popular.

Esse ano não queria transmitir as duas primeiras escolas, demonstrando, assim, um certo desprezo com todas as  agremiações, ainda mais no ano em que comemoramos os cem anos de samba.

A Mangueira foi campeã com méritos, mas vejo também que Salgueiro, Imperatriz e Portela poderiam ter vencido esse ano. Parabéns, Estação Primeira de Mangueira!

Alô Vila Isabel... Alô meus pretinhos, parabéns a todos!
Alô todas as escolas de samba do Rio de Janeiro... Meus parabéns!

Ps.: 100 anos de samba não é uma coisa qualquer, certo Boni?

Que os Deuses do samba estejam com a Vila Isabel.

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



20/01/2016 11h25

Quesitos trunfos da Vila Isabel
Tunico da Vila

Galera que samba comigo!

A Unidos de Vila Isabel continua em crise financeira, porém, vem bem para fazer um belo desfile. A crise financeira é um momento que o país atravessa e prejudica, sim, escolas sem patrocínio, que é o caso da Vila que não recebeu nenhuma ajuda do Governo de Pernambuco para realizar seu Carnaval, prejudicando por um tempo o cronograma do departamento de carnaval. Vale a pena lembrar que somos o povo do samba e nem esse detalhe atrapalhará nosso carnaval.

Mas vamos para o lado positivo?

Samba-enredo é um ponto forte da Vila, porque conhecendo bem meu povo, sei que a escola abraçou o samba e pelos ensaios da 28 de setembro e na Marquês, todos cantam bravamente esse bom samba e, diga-se de passagem, Igor Sorriso, com seu carisma, competência e profissionalismo, vem dando show nos ensaios.

Fotos: Acervo pessoal

A bateria achou o andamento certo para o samba e vem bem na Avenida.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira entraram em uma grande sintonia e, por isso, Phelipe Lemos ajudou na evolução de sua parceira Dandara Ventapane (Deus abençoe, minha sobrinha) que puxando o sangue de sua mãe é doutorada na arte de dançar e fez um grande salto de 2015 para 2016.

A comissão de frente, que é comandada por Jaime Arôxa, ensaia exaustivamente. Eu mesmo compareci a um desses ensaios e pude constatar que será uma aula na Passarela do Samba.

A Harmonia da Unidos de Vila Isabel deverá fazer um desfile sem muitos problemas.

Ao visitar o barracão, vi que a escola ficará pronta para o desfile de segunda-feira.

Só fico com pena de quem não estará na Avenida, porque perderão a força de toda a comunidade dessa grande escola que é a Vila Isabel.

Povo do samba, vamos com tudo e que os Deuses do samba estejam com a Vila Isabel!

Fotos: Acervo pessoal

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



05/01/2016 08h46

Feliz 2016, o ano do centenário do samba!
Tunico da Vila

Feliz ano novo e viva os 100 anos de samba!

Galera blogada comigo,
2016 é muito especial para nós sambistas, porque é o ano dos centenário do samba.

Um ano de crise que afetou em cheio as escolas de samba, porém, o samba é tão mágico que as escolas usam da criatividade e desfilam bravamente no carnaval.

A minha amada Unidos de Vila Isabel, por exemplo, vem com um samba que anda calando quem o criticava. Eu mesmo estranhei a obra de início, porém, vejo o samba crescer cada vez mais na 28 de Setembro, vejo agora a bateria achando o andamento certo, vejo o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira evoluir em sua arte, e vejo o espetacular Igor Sorriso se destacando entre os intérpretes do carnaval.

Vejo a Imperatriz Leopoldinense com o melhor samba do carnaval e com a faca e o queijo na mão para levar o título que há muito tempo não vai para lá.

Vejo uma Mangueira também em crise financeira, mas com um belo samba-enredo, e se tratando de Mangueira, tudo pode acontecer.

E o Salgueiro? Ah, o Salgueiro também vem bem.

Me disseram que a Estácio está com seu barracão quase pronto. É uma grande escola de samba.

União da Ilha vem com seu tradicional chão e bateria.

Grande Rio vem com um samba leve e sempre desfila bem.

São Clemente, com mais de mil palhaços no salão.

Portela? Que samba, que chão e seus ensaios falam pela Portela que é outra candidata ao título.

A unidos da Tijuca vem com um bom samba e sempre com uma carta na manga.

A Mocidade de Padre Miguel com bom samba e bateria maravilhosa, que é herança de Mestre André.

A Beija-Flor vem com um bom enredo embalado por sua fantástica bateria e a Beija é sempre a Beija.

Quanto à Série A... aguardem o desfile da Viradouro, Tuiutí, Curicica, Unidos de Padre Miguel, Porto da Pedra e Império da Tijuca.

Peço desculpa aos leitores pela demora em escrever por aqui, mas problemas particulares me impediam de atualizar o blog, logo logo escreverei toda semana.

Vila Isabel, meu amor, vamos com tudo esse ano surpreender na Avenida.

Viva o Samba!
Viva a nossa cultura popular!
Viva as escolas de samba!
Feliz ano novo!

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



23/10/2015 11h17

Vila Isabel volta a ensaiar no Morro dos Macacos
Tunico da Vila

Galera que samba e é blogada comigo!

Nesse domingo, dia 25 de outubro, a Vila Isabel realizará um ensaio no antigo Brizolão, no coração do Morro dos Macacos.

Isso é muito bom para reaproximar os moradores do Macaco com a escola. Fico feliz de saber que depois de anos a Vila fará um ensaio, coisa que se não me engano, acontecia na época de Seu Olicio Alves, Evandro Bocão e de Moisés Alves, que também realizava ensaios na avenida Atlântica em Copacabana.

Não adiantará se a Vila apenas fizer um ensaio por fazer. A Vila tem que colocar o chão que lá existe para desfilar, porque lá no morro ela renasce das cinzas e ressurge vibrante.

Já presenciei vários momentos lindos de integração do povo do Morro dos Macacos com a Vila Isabel, como por exemplo, o carnaval de 1988, quando carregávamos nas costas mesas, cadeiras, instrumentos da bateria, caixas de cerveja, refrigerante e panelas para o ensaio na 28 de setembro. No dia do desfile, a então presidente Ruça (benção, mãe!) me fez entregar todos os ingressos do setor 1 da Marquês no morro porque lá fizeram várias bandeirinhas azuis e brancas para fazerem uma linda festa na arquibancada. E quando eu digo que lá fizeram foi porque o morro fez, e não a escola.

Segundo Evandro Bocão, ex-presidente e diretor de Carnaval, o objetivo é trazer a comunidade mais para dentro da escola, promovendo a união. Bocão me disse que a escola precisa que a comunidade se inscreva rápido, pois anteciparam o ensaio técnico na Sapucaí para o dia 13 de dezembro.

"A escola é da comunidade e precisa de sua comunidade lá no Ciep e na quadra. Quando Luciano assumiu a escola, foi combinado que faríamos ensaios não só na quadra como dentro da comunidade e esse será o primeiro", disse Evandro Bocão.

Fotos: Tunico da Vila e Reprodução de Internet

A Vila Isabel tem um Morro que sempre representou muito bem a escola na Avenida. A bateria nota máxima sempre veio de lá. A bateria da Herdeiros da Vila era ensaiada por José Belmira Lima, mais conhecido como Mestre Trambique, e todos os ritmistas vinham prontos e com conhecimento das características da bateria de todas as escolas de samba. Trambique formou verdadeiros músicos percussionistas, e não só ritmistas.

Salve a Vila de Trambique, Perí, Bilzinho, Mano, Lucimar Moreira, Gilda Branquinha, Birinha, Filomena, Mauro e muitos outros tantos apaixonados pela Vila Isabel. A hora é de trazer pessoas afastadas como também trazer pessoas novas.

Alô, comunidade desfilante da Vila Isabel, compareça aos ensaios de quarta-feira na quadra! Você que é daqui da Vila e você que mora em outros bairros e sempre desfilou conosco, participe, se achegue, puxe o banco e vem prosear, aprendam o samba de 2016 e cantem bem forte, bem alto, porque aí sim a Vila vai melhorar. Compareçam aos ensaios do Ciep e conheçam o povo de um morro que sofre cantando, que é o berço da Unidos de Vila Isabel. Conheçam o Terreirinho e a nossa Escrava Anastácia. Conheçam o bar do seu Mano e tomem uma cervejinha gelada conosco.

O ensaio no Ciep acontecerá domingo, dia 25, das 18h até 1h da madrugada.

Enfim, uma boa notícia!

Meu compromisso com a escola é mostrar o que anda acontecendo. Quando a notícia não é boa, dói meu coração, mas falo, mas quando é boa eu digo com muito prazer, porque eu sou é Vila Isabel !

"Que os Deuses do samba estejam com a Vila Isabel"

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


2 Comentários | Clique aqui para comentar

21/10/2015 15h32

Disputas de samba para 2016
Tunico da Vila

Galera que samba e é blogada comigo!

Terminado o período de disputa de sambas dessa temporada, posso observar que teremos grandes sambas no Carnaval de 2016. Não considero nenhum samba fraco esse ano.

Para dar uma opinião exata é preciso esperar todas as mudanças em letras e melodias e as gravações oficiais, porém, destaco o samba da Imperatriz Leopoldinense como obra prima. Unidos da Tijuca, Salgueiro e Portela como sambas de alta qualidade.

Fotos: SRZD

Não podemos dizer que esses sambas são a cara de suas escolas e sim, que são a cara do samba.

Tivemos disputas acirradas na maioria das escolas e digo que elas acertaram na escolha de seus hinos.

Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Grande Rio, Vila Isabel, Beija Flor, São Clemente, Estácio e União da Ilha terão bons sambas e aguardo a gravação oficial para falar sobre todos eles.

Eu compareci a algumas quadras esse ano e presenciei lindas disputas, sambas que perderam, mas arrepiaram, e mesmo que tenham perdido, serão lembrados nas disputas de suas escolas como, por exemplo, Tantinho, Me leva e Antonio Gonzaga.

Agradeço aos Deuses do samba pela safra de sambas de enredo para o ano que vem e peço que ajudem as escolas a driblarem dívidas para que façam um grande Carnaval, porque de samba estamos bem servidos.

Meus parabéns aos compositores que se envolveram em suas escolas pelo belo trabalho nas disputas.

Uns choraram por terem vencido e outros choraram por terem perdido, mas que todos chorem em pensamentos de alegria por contribuírem para uma evolução de sambas e de disputas, já que elas andaram sofríveis há alguns anos, mas se revitalizam a cada momento. Esperamos coisas novas e compositores novos já para 2017.

Os compositores fizeram sua parte e cabe agora aos departamentos de carnaval e Harmonia ensaiarem suas escolas.

Seja bem vindo carnaval de 2016!

"Que os Deuses do samba estejam com todos os compositores de samba"

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



13/10/2015 14h02

A Umbanda e o samba
Tunico da Vila

Galera que samba e é blogada comigo!

Muito se fala que Umbanda, Candomblé e o samba andam lado a lado. Isso é a mais pura verdade, porque vem desde os tempos de Tia Ciata.

Uns dizem que a matriz africana do samba não veio de Angola. Por lá dizem que Massemba é o pai do Semba, que é irmão mais novo do samba. Do Massemba vieram instrumentos como a N´goma (atabaque) Pwíta, pandeiros, Dikanza (reco reco) e Hungo (berimbau), que são utilizados em vários Ritmos como Cabula, Bakongo e Kilapanga.

A Umbanda é uma dissidência da Nação do Angola, e na Umbanda, Malandros, marujos e Exús são muito cultuados.

Esses pontos são fontes de inspiração para muitos compositores atuais de samba-enredo, seja na parte da letra ou na melodia.

Existem dois compositores antigos, que não são de samba-enredo, que registravam tais pontos de Umbanda, e é aí que mora o perigo, porque um samba com pontos religiosos pode dar uma baita dor de cabeça para uma escola antes mesmo de seu desfile.

Qualquer música que vem de domínio público é bem perigosa para compositores e dirigentes.

Acho que para um samba ser diferebte não deveria usar de tais artifícios, mesmo que o enredo comente sobre pontos de malandros ou exús.

Dentro de samba-enredo, na minha visão, a licença poética deve ser usada de uma forma bem sutil. O malandro batuqueiro venceu e com ele venceu sua escola de samba.

Para aquele que queria falar com o malandro, fica a dor da perda, e como isso dói. Mas eu falo pra ele: Malandro, não desista do seu sonho, estais no caminho certo. Mestre Silas de Oliveira já disse que quem é Malandro não pode correr. Parabéns, Malandro, pelo seu samba.

Às crias lá do morro do Salgueiro, eu também deixo o meu recado: Parabéns Malandros dos mais nobres pela justa e merecida vitória. Seu Gira Mundo deixou Girar seus sonhos porque um samba vadio seu povo irá cantar. Lembrem-se também do Malandro Gira Mundo.

"Que os Deuses do Samba estejam com os sambistas de fé"

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



23/09/2015 13h32

Visitando quadras de escolas de samba
Tunico da Vila

Galera que samba e é blogada comigo!

Recentemente andei visitando algumas quadras de escolas de samba, e é uma coisa que eu recomendo a todos.

Visitei Viradouro, Caprichosos de Pilares, Porto da Pedra, na qual tive a honra de disputar samba, Boa Vista, de Vitória, no Espírito Santo, Salgueiro e Imperatriz Leopoldinense. Vamos comigo?

A quadra da Caprichosos de Pilares é um cantinho muito gostoso para quem gosta de samba. Presidida pelo grande Beto, é muito hospitaleira, tem bom espaço, boa bateria, comandada por Mestre Alexandre, uma ala de passistas espetacular, comandada pela Kátia, primeiro casal de respeito, formado por Raessa e Paulo. A quadra fica na Rua Faleiros lá mesmo em Pilares.

Porto da Pedra é a escola lá de São Gonçalo que, mesmo sendo um pouco mais longe do Rio de Janeiro, vale a pena uma visita. Presidida por Fabio Montibelo, a Porto tem uma comunidade guerreira e nota mil. O primeiro casal José Roberto e Thaís Romi é maravilhoso, e a agremiação tem uma bateria de respeito comandada por Mestre Celinho. Uma mágica ala de passistas e um bom espaço de quadra.

Pessoas como Clarice, Maria Laura, Rodrigo Jordão, Lucas, Pailito, Vania, Carlão, Andrea Decache e Thiago deixam qualquer um bem a vontade para escutar os sambas da Tigre de São Gonçalo.

Viradouro... Ah, aquela Viradouro de Gusttavo Clarão, com um samba espetacular, bateria de Mestres Paulinho e Vini Lemos, com o casal Marquinho e Giovanna, e uma feijoada de comer rezando. Com certeza escolheram um grande samba enredo e enredo dignos de grupo Especial. O intérprete, que é o meu amigo José Paulo Sierra, é um cara abençoado por sua maravilhosa voz e espetacular animação.

Tem um bom som e é uma quadra muito simpática com uma comunidade tão apaixonada que praticamente obrigou seu presidente a escolher o samba que ela queria. Parabéns pelo belo trabalho, Gusttavo.

Fotos: Acervo pessoal

Visitei para fazer um show na quadra da escola de samba Boa Vista, do Carnaval do Espirito Santo, e tive surpresas agradáveis.

O Carnaval de Vitória é bem mais limitado financeiramente do que os Carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo, porém, existem grandes escolas de samba por lá, e a Boa Vista, junto com a Mug, é uma delas.

Tendo o cantor e compositor Emerson Xumbrega como presidente, a Independente da Boa Vista tem uma grande bateria e ala de passistas. Uma escola que respeita suas tradições e tem a médica Juliana Couto rainha de bateria. O primeiro casal, formado pelos irmãos Vanessa Benitez e Diego Benitez, é uma formosura à parte.

A bateria, muito bem cadenciada, é comandada pelos mestres Gustavo, Douglas e Matheus. Quem comanda a ala das passistas é a Cristina, que faz um trabalho excelente na ala.

Feijoada nota mil, samba de primeira e lá todos amam e respeitam os sambas antigos e mais atuais das escolas do Rio de Janeiro. Uma maravilha pra quem é sambista. Cantei sambas muito antigos da Vila Isabel, União da Ilha, Portela, Mangueira e Império Serrano e todos cantavam felizes da vida.Como é bom ter escolas de sambas boas espalhadas por esse Brasil de meu Deus e a Boa Vista é uma delas.

Se você vai pra Vitória, visite a escola, que é uma grande pedida e uma grata surpresa.

A União da Ilha do Governador é uma escola presidida por seu Ney Filardis, um cara boa praça e especial.

Bateria... Deixa-me ver o que dizer sobrea bateria... Nota mil para ela, que é comandada nada mais nada menos por Mestre Ciça.

A hospitalidade do pessoal da harmonia, da Vivian Coelho, da Maria do Carmo, da musa Vivian Cister é de outro mundo.

Passistas de primeira e Ito Melodia, arrebentando com sambas antológicos da Ilha que aprendeu com seu pai o Saudoso Haroldo Melodia.

O sistema de ar condicionado funciona muito bem e atende a todos na quadra.

Carambaaaaaaaa!

Fotos: Acervo pessoal

Salgueiro é até agora uma das melhores quadras que eu visitei.

Uma banda muito boa que anima a festa antes. Na sequência, vem o show da ala de passistas, que é muito bem vestida e ensaiada. Aí entra a Furiosa, do meu amigo Mestre Marcão, que dispensa qualquer comentário. Uma quadra bem segura e a hospitalidade da presidente Regina Celi, da qual sou muito fã, é maravilhosa. Regina não fica parada em seu camarote. Ela roda a quadra toda, tira fotos, distribui beijos e é muito simpática com todos da escola e fora dela.

Os bares funcionam atendendo a todos e tem espaço reservado para fumantes.

E se você quiser comer algo diferente na quadra, vá até os camarotes e se delicie com uma boa comida japonesa.

Os ensaios de sábado são um show de luzes e de som, que vale a pena conferir.

Fui com uma camiseta branca para lá e me arrependi, porque o ar refrigerado funciona muito bem.

Os intérpretes Serginho do Porto e Leonardo Bessa têm vozes casadas e a escola está muito bem entregue nessa parte. O primeiro casal, Sidclei e Marcella Alves, é uma simpatia em forma humana.

Valeu, Flavinha!

Eu gosto assim... Tá bom a Bessaaaaa!

Fotos: Acervo pessoal

Imperatriz Leopoldinense talvez tenha a quadra do Grupo Especial mais charmosa. Quando eu digo isso é porque ela lembra aquelas quadras de samba de terreiro. É uma quadra bem ventilada, com um serviço de bar excelente.

A bateria maravilhosamente bem compactada, cadenciada e muito bem entregue nas mãos de meu grande amigo Mestre Lolo.

Simone Drumond é um show à parte. Ela canta, samba, vibra, pula em todos os sambas, chora nos sambas antigos e é verde e branco na veia. É presidida pelo grande Luizinho Drumond.

Escafura e a sua harmoia, Mestre Maurão, Cahê Rodrigues, Jairo, Maneco e todos fazem daquela quadra um espetáculo de samba no pé e um espetáculo de ala das baianas.Uma disputa de samba enredo que me fez arrepiar com o samba do Me Leva e pular feito uma criança no samba de Zé Katimba.

O grande Marquinho Art´Samba é o novo intérprete de lá. O primeiro casal, Rogerinho e Rafaela, que sempre reverenciam a grande Maria Helena, ex-porta bandeira da escola e ícone do Carnaval carioca.

Salve a Imperatriz Leopoldinense, uma linda bandeira do samba.

Fotos: Acervo pessoal

Vamos para o samba, meu povo! Seja de Especial, Série A ou Intendente Magalhães, porque vale muito a pena visitar todas as quadras e confraternizar.

"Que os Deuses do samba estejam com as escolas de samba"

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


1 Comentários | Clique aqui para comentar

11/08/2015 15h28

Escolas da Série A clamam por melhor estrutura
Tunico da Vila

Gente bamba que samba e é blogada comigo,

Ano passado tive a honra de representar meu pai que foi homenageado pela escola União do Parque da Curicica e pude observar um pouco a estrutura do barracão da escola, e isso me deixou bastante sensibilizado com as condições das agremiações da Série A.

Minha opinião é a seguinte: elas fazem verdadeiros milagres.

Se olharmos para estrutura de barracão, veremos um descaso muito grande por parte da prefeitura, uma vergonha.

Existem escolas que os barracões são na Av. Brasil e bem longe, sem falar que o terreno que ocupam tem menos infraestrutura que os barracões da zona portuária. Até aterramento nos barracões e aluguel de geradores foram necessários para terem luz e trabalharem em cima do desfile.

Foto: SRZD

Tem funcionários de agremiações que contraíram dengue, leptospirose e outras doenças... Aí e eu me pergunto: Como fazer um Carnaval digno, se você não tem a menor estrutura para tal?

As escolas da Série A que permanecem na Cidade do Samba, no caso do ano passado, o Império da Tijuca, e esse ano a Viradouro, têm certa vantagem, porém, reparo que existem quatro barracões fechados na Cidade do Samba. E aí?

Acho que o prefeito da cidade do Rio de Janeiro deveria olhar com mais carinho para as escolas da Série A.

Acho que o projeto da Cidade do Samba ll está mais do que na hora de sair do papel e virar realidade para o bem do maior espetáculo da terra.

Prefeito, o que acha de uma contra-partida? As escolas de samba deveriam se comprometer com projetos sociais como escolinha de passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, ritmistas mirins e adultos, aprendizado de trabalho de barracão, como ferreiros, marceneiros, aderecistas, costureiras, iluminadores, e muito mais, fazendo, assim, uma troca mais do que justa com a Cidade Maravilhosa.

As escolas de samba precisam verdadeiramente entender o significado de 'Escola de Samba', mas o prefeito também.

Senhor prefeito, visite os barracões da Série A e veja com seus próprios olhos o milagre que fazemos.

Na Gamboa, tem escola de samba que as pessoas nem conseguem chegar porque, com as obras para as olimpíadas, dificultou bastante. Nem uma rampa para acessarem o barracão fizeram. A maioria das escolas precisam invadir espaços para fazerem seu barracão. Isso é justo?

Outra coisa que seria bem legal e de grande ajuda, seria um feriado ou meio feriado, na sexta-feira de Carnaval, como tivemos na Copa do Mundo e teremos nas Olimpíadas, o que ajudaria quando as escolas retirassem seus carros alegóricos dos barracões para se posicionarem na Avenida. Não teríamos o desgaste excessivo dos foliões que saem muitas horas antes de seus desfiles devido ao trânsito da época.

Por que eu digo que o senhor também faz milagre? Porque gosta de sambar na Avenida, tirar fotos, mas lembre-se que os foliões também sofrem com suas escolas e, já que Vossa Excelência é um sambista e pode ajudar, faça o milagre acontecer. O mundo do samba seria muito grato e o senhor ficará feliz quando sentir que verdadeiramente fez um grande feito para as escolas de samba.

Sem falar nas escolas que desfilam na Intendente Magalhães...

"Que os Deuses do samba estejam com o carnaval"

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


3 Comentários | Clique aqui para comentar

13/07/2015 20h44

Obrigado, Zé Katimba!
Tunico da Vila

Fala Martim Cererê!

Galera blogada comigo,
não gosto de falar de disputa de samba pelo simples fato de também ser compositor e disputar. Gosto de observar enredos e gosto de observar os sambas, sejam do Grupo Especial ou Série A, e se bobear, até de blocos de embalo.

Dentre os enredos até aqui apresentados, gosto de São Clemente, Salgueiro, Vila Isabel, Porto da Pedra, Viradouro, Mangueira, Imperatriz e outros mais. Ao saber o enredo da Imperatriz, fiquei um pouco com o pé atrás, mas ao ler a sinopse me toquei que se trata de Cahê Rodrigues. Ainda assim, continuei com o pé atrás com o tema.

Enredos como Salgueiro e São Clemente aguçam a maioria dos compositores, e isso pode ser perigoso, porque ao ter conhecimento do enredo, acabam fugindo um pouco do que ele pede.

Aguardo ansioso pelo enredo da minha Vila Isabel porque sei que deve estar fantástico. Ouvi os sambas da Imperatriz Leopoldinense, escola de grande tradição no Carnaval, de muitos títulos que também andou com bastante dificuldade como a maioria das escolas de samba.

Ouvi todos os sambas da Imperatriz, de muitos amigos e compositores nos quais eu sou muito fã e digo que todos estão de parabéns. Mas a obra da parceria de Zé Katimba, Ganso, Jorge do Finge, Moisés Santiago e Aldir Sena, me faz, pela primeira vez aqui nesse espaço, que é de minha responsabilidade, comentar sobre um samba em disputa.

Esse samba é uma Ode ao modo de compor, e a vitória dele será vitória de compositores que não se preocupam com a obrigatoriedade burra de refrões fáceis ou de poucas linhas. Se for o campeão, será um tapa de luva de pelica em certos dirigentes que acham que samba bom é samba medíocre.

- Clique aqui e ouça o samba concorrente de Zé Katimba na Imperatriz

Zé Katimba. Foto: SRZD

Tive a honra de ajudar a compor para minha amada Vila Isabel em 2013, e minha escola foi campeã do Carnaval com um grande samba encabeçado pelo compositor que eu mais amo, que é meu pai. Com ele, Diniz e Arlindo, ajudei em um samba, que na época, muitos o colocaram como um dos melhores dos últimos 10 anos.

Hoje eu digo aqui que esse samba de Zé Katimba eu, Tunico da Vila, considero melhor do que o samba que eu mesmo ajudei a fazer, e isso me deixa feliz. Mas olha heim, Zé, minha Vila vem com um sambaço também, até porque o enredo foi feito por seu parceiro Martinho da Vila.

Exalto a ti, Zé Katimba, não por ser seu fã, e sim por ter chorado ao ouvir a obra que me arrepiou e me deixou com esperança de ver todas as escolas fazendo samba do jeito que tem que ser.

Exalto a capacidade de todos os compositores da Imperatriz Leopoldinense porque todos me deixaram feliz. Marquinho Lessa, Tião Pinheiro, Ze da Saara, Nonato Soledade, Nenel da Imperatriz, Davi do Pandeiro, King, Carlinhos Leal, Flavinho e Henrique César, meus parabéns.

Mas exalto a ti, Zé Katimba, por ser esse monstro sagrado na arte de compor. Assim como Vila Isabel tem Martinho, a Imperatriz tem você. Muito obrigado por fazer parte da história do samba.

"Que os Deuses do samba estejam com você Zé Katimba"

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


8 Comentários | Clique aqui para comentar

21/06/2015 12h20

A quadra foi interditada. Nosso orgulho, não
Tunico da Vila

No ano de 1987 a Unidos de Vila Isabel perdeu a quadra de ensaios porque ficava no terreno do campo do América, que foi vendido para o Grupo Iguatemi.

Ficamos anos sem ter uma sede própria e, mesmo assim, a Unidos de Vila Isabel defendeu a bandeira do samba e a bandeira da cultura popular aqui nas imediações do nosso bairro.

Tantos sambas vivenciamos e tantas rodas de samba cantamos, e quantas crianças aprenderam percussão com nossa digna bateria.

Ao ganharmos a nossa quadra por intermédio de nosso poeta maior, que é Martinho da Vila, protagonizamos grandes momentos do Carnaval.

Enfrentamos nossos problemas, sorrimos, choramos de alegria e de tristeza porque não somos dirigentes. Somos uma escola do povo porque somos o povo, somos o samba, somos o povo do samba excelência.

Ao interditar a nossa quadra, digo que interditou o nosso espaço, mas não o nosso orgulho.

Estamos trabalhando com excelência para resolvermos tudo.

Fotos: Reprodução de Internet

Somos um todo e não poucos. Somos uma família porque somos o samba. Somos orgulhosos de nossas calçadas musicais, de nossos fundadores e de nossa luta.

Quem sabe reabrindo, algum dos nossos dirigentes tem a ideia de fazer a lei de incentivo fiscal da Vila Isabel. Isso seria de muito bom grado.

Viva o samba excelência, viva a negritude, nossos poetas, nossas baianas, nossos ritmistas, nossas passistas, nosso bairro e toda a comunidade de Vila Isabel.

"Que os Deuses do samba estejam com a Vila Isabel"

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



21/06/2015 11h36

Sorteio do Grupo Especial para 2016
Tunico da Vila

Galera blogada comigo,

O sorteio da ordem do desfile das escola de samba de 2016 me agradou bastante.

No desfile de domingo teremos de volta à elite do carnaval carioca a grande Estácio de Sá, seguida de União da Ilha do Governador, Beija Flor de Nilópolis, Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca.

Causou um pouco de polêmica a troca entre União da Ilha e Tijuca, mas não vejo como nada demais pelo simples fato de que as duas escolas se deram bem com a troca.

União da Ilha é uma escola que tem uma tradição muito boa em bateria e samba-enredo. Geralmente, seus sambas são alegres, níveis altíssimos e são defendidos por nada mais nada menos do que Ito Melodia. A Ilha pode sim muito bem levantar a Marquês e fazer um desfile sem compromisso, jogando a responsabilidade do fechamento de domingo para cima da Tijuca.

Responsabilidade que a Tijuca não sentirá. As duas se deram bem nessa troca.

No desfile de segunda-feira teremos a minha amada Vila Isabel, Salgueiro, São Clemente, Portela, Imperatriz e Mangueira.

Quem se deu bem aí foi a Mangueira fechando o Carnaval, certo? Depende do samba que a escola apresentará na Avenida.

A Unidos de Vila Isabel abre o desfile e não vejo problema nenhum nisso porque todos sabem o chão que a escola costuma ter. Se a Vila vier com um bom enredo (podem apostar que vem) e com um bom samba, por que duvidarem do potencial da escola?

Logo após a Vila Isabel teremos Salgueiro, que é uma escola que vem crescendo a cada Carnaval, e com o enredo de 2016 mostrou que é sim fortíssima candidata ao título.

A São Clemente conta com a genialidade de Rosa Magalhães, que já mostrou a que veio com o enredo mais de mil palhaços no salão.

No domingo teremos Beija Flor, Tijuca e Mocidade brigando. Na segunda teremos Salgueiro, Portela e São Clemente, brigando também. Vale a pena lembrar que a Grande Rio vem batendo na trave há anos, mas sempre volta no Desfile das Campeãs.

É um pouco cedo falarmos de campeonato e rebaixamento? Claro que sim, porém, já dá para ter uma ideia de como o bicho vai pegar no desfiles.

Senhores façam suas apostas.

"Que os deuses do samba estejam com a Vila Isabel"

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


5 Comentários | Clique aqui para comentar

18/05/2015 21h32

Boa sorte, Vila Isabel!
Tunico da Vila

O presidente Luciano Ferreira assumiu a Vila Isabel e fez isso muito bem porque uma eleição seria catastrófica este ano. A escola procura um enredo patrocinado e já está quase fechando. Não se preocupem porque dá tempo e tudo dará certo.

Fiquei feliz pelo carinho e pela lembrança porque uma enquete em um site de Carnaval perguntou quem deveria assumir a Vila: Evandro Bocão, Moisés, Juninho, Jorge Perlingeiro ou Tunico Da Vila.

Ganhei com mais de 80% dos votos!

Apesar de ser uma enquete fora de hora, confesso que me fez bem. Por tudo o que passei em 2014, vi que meu povo confia em mim. Levantou meu ego e me deu forças para pensar no futuro.

Meu povo, sou compositor, sonho em ser um dia um grande compositor. Ser presidente agora seria um erro. Não posso falar que dessa água não beberei, mas agora ainda não dá. Quem sabe um dia? Projetos grandiosos levam tempo para serem feitos e eu farei do meu modo, com o meu tempo, e mostrarei para quem devo mostrar.

Ao grande Bernardo Bello, obrigado por tudo que fez pela escola e continue conosco, mano velho, porque você é um bom garoto e é do bem.

Foto: Agência Brasil

Luciano, meu velho, faça um grande trabalho. Sei que tens capacidade pra isso. Não cometa os erros da presidente que renunciou e conduza a nossa escola para um lugar feliz.

Te desejo boa sorte.

Este ano focarei mais na minha carreira, minha família e meus amigos. Não devo participar da disputa de samba enredo da Vila. Se disputar, vai ser em uma escola do acesso, sem compromisso, apenas pelo prazer de disputar. Estarei sempre perto da minha Vila e se alguém precisar de mim é só me chamar que eu irei, desde que veja seriedade e respeito com minha escola.

O dever de todos que amam a Vila Isabel é ajudar, e tenho fé que seremos campeões, não em 2016, mas em 2017 com certeza.

Te amo muito, Vila Isabel!

"Que os Deuses do samba estejam com a Vila Isabel"

Curta a página do SRZD no Facebook:


22 Comentários | Clique aqui para comentar

18/05/2015 15h08

Adeus à Vó Maria
Tunico da Vila

Tunico da Vila e Vó Maria. Foto: DivulgaçãoVó Maria era uma pessoa fantástica. Ela tinha nas veias o maxixe e o samba. Vó Maria viu o nascimento do samba e com 104 anos de idade, Deus a chamou para cantar lá no céu. Ela morreu no último sábado, após passar por uma cirurgia no fêmur.

Tive a honra de cantar com ela em um show que eu fiz no Teatro Rival, e esse dia foi inesquecível. Cantei com ela e com Xangô da Mangueira. Na plateia estava a Fafá de Belém, que subiu ao palco visivelmente emocionada com a performance de Vó Maria, e cantamos "Batuque na Cozinha" juntos, os 4 sob a liderança dela.

Poxa Vó! A senhora nos deixou, saudade ficou e todos nós sambistas tentaremos defender a nossa bandeira que a senhora tanto amou e ainda ama.

As estrelas lá no céu ganharam mais intensidade, minha flor, e nossas lágrimas serão de saudades, felizes, lembranças boas com tudo de bom que a senhora nos deixou.

Curta a página do SRZD no Facebook: