Madureira…

Foto: reproduçãoFaz algum tempo que venho me esforçando para escrever algumas linhas sobre o tema que agora me apego, acho que muito pela proximidade do objeto analisado, muito mesmo por fazer relação à escola que por tanto tempo me serviu de morada. Caros amigos foram dez anos frequentando assiduamente este bairro boêmio que respira samba e carnaval, dez anos de muitas amizades, grandes experiências, seis finais de samba e graças ao bom Deus dois sambas ganhos.

Lá conheci alguns das grandes personalidades que tenho por referência como compositor: David Correia, Neném, Mauro Silva, Wilson Cruz, Wanderley, Ari do Cavaco, Jair do Cavaquinho, Agepê, Norival Reis, Zé Luiz, Café, Noca e Dedé da Portela, Gelson… Se eu for falar da Portela hoje eu não vou terminar… Mas devido à responsabilidade e os mistérios do samba que só o coração sabe ouvir, venho contrariar a linda canção de Arlindo e Mauro, no meu caso difícil é saber começar: Madureira…

Portela querida só você para brindar o carnaval com enredo tão particular e tão universal, só você para decantar tantas vezes e tão bem as suas raízes, só você…
A Águia altaneira de Madureira que neste ano de 2012 nos brindou com uma pérola em forma de samba enredo tem tudo para exigir de sua ala de compositores o máximo e repetir mais um samba digno da excelente galeria portelense.

Percebe-se também o amadurecimento da escola com a manutenção da mesma equipe para 2013. Outro ponto a ser destacado é a sinergia do amigo e grande artista Paulo Meneses com a essência da Portela, casamento perfeito, oxalá duradouro, ficamos a espera da Madureira de Paulo.

Como vai ser bonito ver o desfile deste bairro e suas tradições, a história do samba, os grandes baluartes e presenciar o encontro do verde e branco do Império Serrano de Silas de Oliveira, Mano Décio e Dona Ivone com o manto azul e branco da Portela de Paulo Benjamim de Oliveira, Candeia e Clara Nunes. E a velha guarda portelense que merece um capítulo a parte representa o que há de mais imaculado para nós, o povo sambista, no carnaval.

A majestade do samba, que vê ano após ano sua enorme torcida crescer, daria um presente a todos os portelenses ao conjugar um grande desfile e a consagração do bairro onde fincou sua bandeira na apoteose do sambista: o tão esperado campeonato. Madureira pode e merece receber esta homenagem, afinal este lugar que é caminho de Ogum e Yansã e fica bem perto de Oswaldo Cruz, Cascadura e Irajá, é lugar da maior campeã do carnaval carioca: Madureira…

Comentários

 




    gl