SRZD


15/09/2010 12h32

Imperatriz: Bateria se prepara para repetir os 50 pontos
Isaac Ismar

Foto: Ricardo AlmeidaConvencer os cinco jurados de que merece a nota máxima nem sempre é fácil, mas a bateria da Imperatriz Leopoldinense conseguiu o feito no último carnaval. Os 270 ritmistas, comandados por Mestre Marcone, foram os únicos que garantiram os 50 pontos tão sonhados por todas as escolas do Grupo Especial. E para repetir a façanha no ano que vem, os ensaios já foram retomados, mesmo com a quadra em obras. Os treinos acontecem na rua Professor Lacê, em Ramos, toda segunda-feira, de 20h às 22h.
 
- Os 50 pontos foram a recompensa dos três anos de trabalho e o empenhos dos ritmistas. Quando eu assumi a bateria, ela estava desfigurada, mas padronizamos e chegamos a um patamar alto. A nossa bateria nunca foi muito comentada. Nos anos 90 sempre conseguia notas máximas, mas fazia o 'feijão com arroz'. Agora preparamos paradinhas, somos mais ousados e chegamos ao nível de outras co-irmãs - afirmou Marcone.
 
Segundo ele, a dedicação dos ritmistas é fundamental para os bons resultados nesse três anos de trabalho. Desde que Mestre Marcone assumiu o comando do segmento, a bateria da verde-e-branca perdeu apenas 0,1 décimo.
 
- Agradeço aos ritmistas. Geralmente, quando chega dezembro ensaiamos quatro vezes por semana até o carnaval. Peço a eles que o sucesso não suba à cabeça. Temos que ter humildade. Que os 50 pontos deste ano sejam uma injeção de ânimo para 2011 - disse.  
 
A participação de Mario Jorge Bruno, diretor musical da Imperatriz, também foi ressaltada por Marcone. Mário é responsável, entre outras atribuições, pelo entrosamento entre os cantores do carro de som e a bateria.
 
- O Mario caiu como uma luva. O canto dos cantores é harmonizado em conjunto com a bateria. Temos que tentar chegar próximo da perfeição. Ele já indicou aulas de canto a alguns rapazes da comunidade para melhorar o nível deles - relembrou.
 
Para o desfile do próximo ano, o diretor de bateria planeja uma novidade. Assim como em 2010, quando usou o timbal durante uma das paradinhas - surpreendendo ritmistas e diretoria momentos antes do desfile -, em 2011 ele estuda a possibilidade de incluir um instrumento de percussão nas convenções.
 
- Os jurados vão cobrar ainda mais da bateria da Imperatriz - destacou.
 
Com praticamente todos os integrantes da bateria morando na Zona da Leopoldina, Marcone quer dar prosseguimento aos trabalhos com jovens da região. Mas pessoas de outros bairros também têm oportunidade de integrar a ala. Toda segunda-feira antes dos ensaios, de 18h às 20h, acontece uma oficina de percussão.
 
Ao ser perguntado se desfilar cedo (a Imperatriz novamente será a segunda escola do domingo de carnaval) prejudica de alguma forma o julgamento, já que os jurados não têm parâmetro de comparação suficiente, ele respondeu que prefere se apresentar logo no início da noite, como diz:
 
- Desfilar nesse horário fica mais fácil para coordenar os ritmistas. Eles chegam cedo, com a mente fresca e sem bebida alcoólica.
 
A bateria da Imperatriz Leopoldinense conquistou o primeiro prêmio Estrela do Carnaval, oferecido pelo SRZD - Carnavalesco em 2008.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    05/10/2010 23:17:53jorio santos da silvaMembro SRZD desde 14/04/2010

    tem que respeitar a bateria do imperio serrano, que ja ganhou varios estandarde de ouro. sou imperatriz de coraçao,mas,torço para que a verde e branca da serrinha, volte para o grupo especial e que nao saia nunca mais. imperio faz parte da historia do carnaval caioca. avante imperio!!

  • Avatar
    05/10/2010 23:03:02jorio santos da silvaMembro SRZD desde 14/04/2010

    mestre marcone conseguiu acertar a bateria da imperatriz, resgatando a velha cadencia que sempre foi o ponto forte da escola. grande bateria!!

  • Avatar
    22/09/2010 14:02:00flavioMembro SRZD desde 22/09/2010

    O trabalho segue tranquilo com humildade e pé no chão parabens a todos .

  • Avatar
    17/09/2010 11:08:35julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Swing da Leopoldina parabéns, Marcone bom trabalho. Aproveitando a carona no tema intérprete gostaria de ver e ouvir Pixulé, Nego ou Ronaldo Yle à frente do nosso carro de som. Tomara que a obra do Me Leva e Cia embale o nosso desfile em 2011. Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    17/09/2010 10:26:27Rennan GohanMembro SRZD desde 13/05/2010

    Valeu meu mano Gustavo, agradeço suas palavras e realmente não vale a pena ficar aqui discutindo esses assuntos enquanto minha Imperatriz passa por um momento delicado.Precisamos de um intérprete URGENTE, eu gosto muito do Wander Pires ele pode ter seus problemas mas cada escola tem sua Filosofia,por isso acho que seria uma boa Wander Pires na Imperatriz,claro que tem outros intérpretes que seriam ótimos para a escola como Anderson Paz, Nego, Luizinho Andanças mas ainda prefiro o Wander.

  • Avatar
    16/09/2010 23:22:44Sérgio Antonio Vasconcellos dos SantosMembro SRZD desde 07/04/2009

    Antes de mais nada, queria parabenizar Mestre Marcone, seus Diretores e principalmente seus ritmistas pelo belo trabalho que todos vem fazendo na bateria da Imperatriz, que na minha opinião é uma das melhores hj. em dia. Sou ritmista da Sinfônica e essas declarações que esse rapaz deu falando que a bateria da Imperatriz tem que aprender com a Sinfônica, não condiz em nada com o comportamento de nós ritmistas do Império Serrano. Quem nos conhece sabe que na bateria do Império não tem pessoas arrogantes, metidas e que se acham os bam bam bans do rítmo. O que me chateia é ver que tem gente que dá ouvidos para o que esse cara falou e começa a esculachar a Instituição Império Serrano. Estamos no Acesso sim, reconheço que fizemos por onde por causa das más administrações que passaram, não evoluímos em nada, mais no mundo do SAMBA acho que independente do Grupo que estamos temos que ser respeitados pela nossa História. Fica chato ver escrito algumas coisas sobre nós, por causa de um cara que nem da bateria do Império faz parte. No mundo do samba não tem espaço para rivalidades idiotas. Mais uma vez meus parabéns a Grande Bateria da Imperatriz, a única 50 pts. no carnaval de 2010 e na minha opinião a grande injustiçada por não ter ganho o Estandarte de Ouro 2010. Queria fazer uma pequena Obs.: Falar que Mestre Átila é marqueteiro, que copia as bossas de outros Mestres e muito mal por sinal, pra mim é inveja, recalque e olho grande. Com certeza queria estar no lugar dele mais não tem capacidade. E tem mais. Não é homem suficiente para falar isso na frente dele. Aqui é fácil falar do cara. Quero ver ser Homem o suficiente para falar cara a cara. "O SAPO TEM OLHO GRANDE MAIS SÃ? ANDA NA LAMA."

  • Avatar
    16/09/2010 19:19:44ALEXANDRE MOREIRAMembro SRZD desde 01/09/2009

    Prezado Zeferino, Tenha mais respeito, ao se referir a figura de Mario Jorge Bruno. Além de trata-se de um grande tecnico, que a mais de 15 anos é um dos responsavéis pelo Estudio Cia. dos Tecnicos, trata-se de uma pessoa de carater impar, seja profissionalmente ou pessoalmente. Quero te dizer, que ele conhece muito mesmo de musica, assim como a grande maioria dos Tecnicos do seu estudio. Em relação ao assunto principal: Ã? mais que notorio, a grande evolução musical e organizacional da bateria da Imperatriz! O grande nome, desta evolução é Marcone! Jovem, talentoso, humilde, e trabalhador. A bateria da Imperatriz, está num patamar muito elevado, e tenho certeza que é muito bom para o Marcone, assim como seria para qualquer outro Mestre, ter ao seu lado a figura de Mario Jorge Bruno. Até porque, é sempre bom termos ao nosso lado, pessoas de bem, e que conhecem o riscado. Parabéns, Swing da Leopoldina, parabéns Marcone, Ritmistas e Mario Jorge!!!

  • Avatar
    16/09/2010 18:47:15GUSTA TJFMembro SRZD desde 19/07/2010

    Alô Gohannnnnnnnnnnnnnn!Tamu junto leke!Não precisa ficar discutindo por aí não irmão pois quando o trabalho é reconhecido é assim mesmo!Se cada um cuidasse do seu quadrado seria mais fácil.Vida de bateria não é mole.Hoje estamos bem,amanhã não se sabe.Ser uma bateria 50 é estar numa sintonia muito boa.Ã? um prazer ter feito parte dessa bateria e que por questões profissionais não ter como mais ir aos ensaios principalmente as segundas e na rua onde agente vê realmente quem é quem!Gostaria de parabenizar toda a bateria mas as terceiras são sacanagem!Muito show!Tanto que o Marcone aproveitou 2 ótimos ritimistas para a direção que é o meu mano Renan e o Jean.Q orgulho!E q venha 2011!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    16/09/2010 17:30:01Claudia AmorMembro SRZD desde 06/06/2010

    Essa conversa de armação é uma conversa sem lógica nenhuma. Se fosse assim a Vila Isabel e a Beija-Flor ganhariam todo ano, porque Moisés e Anízio são mandachuvas na Liesa, no entanto que eu me lembre quem ganhou o carnaval 2010 foi a Tijuca, ou estou enganada? ...Já vi gente dizer que a Viradouro só caiu porque Moisés é inimigo do Marco Lira, e que a Viradouro caiu por questão de vingança do presidente da Vila...faz favor, me ajuda aí! A Viradouro caiu por ter tido um desfile que foi péssimo. Esse povo adora arrumar desculpa pra tudo, se a bateria da Imperatriz tirou boas notas isso se deve ao bom desempenho da bateria, e não da influência de ciclano ou fulano.

  • Avatar
    16/09/2010 16:15:18HitlerMembro SRZD desde 04/03/2010

    O Zeferino e não esquecendo que quando a sua querida e Simpatica escola Vila Isabel (que não tem nada a ver com vc) foi campeã do carnaval, o seu presidente que agora esta preso tb fazia parte da Liesa como diretor!!! então meu caro não venha falar de armações...

  • Avatar
    16/09/2010 16:13:52L.imperadorMembro SRZD desde 08/04/2009

    Zeferino .... L.Imperador pra vc!!! po como disse nao iremos discutir com uma coisa atoa ...se quiser pode aparecer no ensaio de segunda ou até mesmo de domingo na Gresil..que vc será super bem recebido e farei questão de pedir a bateria no 50 um grande rufar pra ti!! se quiser tmbm arrumamos uma camisa de Swing da Leopoldina pra vc usar como manto sagradoo da primeira bateria 50 do carnaval carioca...com ou sem Mario Jorge

  • Avatar
    16/09/2010 16:13:38L.imperadorMembro SRZD desde 08/04/2009

    Zeferino .... L.Imperador pra vc!!! po como disse nao iremos discutir com uma coisa atoa ...se quiser pode aparecer no ensaio de segunda ou até mesmo de domingo na Gresil..que vc será super bem recebido e farei questão de pedir a bateria no 50 um grande rufar pra ti!! se quiser tmbm arrumamos uma camisa de Swing da Leopoldina pra vc usar como manto sagradoo da primeira bateria 50 do carnaval carioca...com ou sem Mario Jorge

  • Avatar
    16/09/2010 16:05:42HitlerMembro SRZD desde 04/03/2010

    Zeferino, onde vc ver coisas erradas??? só pq o Mario Jorge trabalha para Imperatriz isso quer dizer que é por isso que a Bateria leva o total das notas??? se for assim meu caro como falei antes o carnaval carioca vai sempre acabar em empate, pois Outra coisa, falar que só por causa do Mario Jorge que a bateria da Imperatriz tira nota 10 é brincadeira, se for assim deriamos empates de campeãs todos os anos, pois temos varios presidentes e patrono como diretores da liesa segue alguns deles, Diretor Secretário (Wagner Araujo, Diretor de carnaval da Imperatriz), Diretor de Carnaval (Elmo José dos Santos - Tem ligação com a Mangueira), Administrador da Cidade do Samba (Ailton Guimarães Jorge Júnior "Capitão Quimarães", patrono da Vila e de mais escola de Niteroi), Conselho Deliberativo - Vice Presidente (Hélio Ribeiro de Oliveira "Helinho Presidente da Grande Rio"), Conselho Fiscal - Presidente (Fernando Horta "Homem forte da Unidos da Tijuca), Membros Efetivos (Paulo Vianna "Presidente da Mocidade de Padre Miguel), Suplentes (Luiz Augusto Duran "Marido da Atual Presidente do Salgueiro), bem ainda tem mais nomes que fazem parte da Liesa e que são ligados as escolas de Samba e vem o cara me falar de Mario Jorge, Quem é Mario Jorge para esses nomes que citei??? Então a Tijuca foi campeã pq o seu Homem forte faz parte da Diretoria da Liesa??? a ta...

  • Avatar
    16/09/2010 15:19:24Zeferino CoutoMembro SRZD desde 03/09/2010

    Ã? isso aí, L.Imperatriz. Aplauda as coisas erradas mesmo. Quando uma destas armações acontecerem contra a tua escola você será o primeiro a gritar! Precisamos de clareza e não dessas vergonhas. Mas se vc as apóia, já dá pra ver o tipinho de gente que vc é.

  • Avatar
    16/09/2010 11:44:03L.imperadorMembro SRZD desde 08/04/2009

    Renan ele sempre foi Wander maniaco!!! kkk! mas o recado é esse ae mesmo quem quiser saber nosso trabalhooo que vem sendo 100% por causa do nosso Ilustre amigo Mario Jorge Bruno que não podemos esquecer estava em 2007 juntinhoo no Impérioo ..agora sim entendo pq tanta raiva do profissional.mas fazer oq amigos até a proxima quarta de cinzas seremos 50 com M.J.B. ou não

Comentar