SRZD


06/10/2010 13h34

Documentário sobre a extinta geral do Maracanã leva prêmio especial do Festival do Rio
Aruan Lotar e Miriam Struz*

Foto: Reprodução

Os curta-metragens receberam atenção especial na premiação do Festival do Rio na última terça-feira. A diretora Anna Azevedo levou o Troféu Redentor na categoria Prêmio Especial do Juri pelo curta documentário "Geral" - que retratou a vibração do torcedor carioca na extinta arquibancada geral do Maracanã.

"Foi uma surpresa, mas eu estou super orgulhosa de ter recebido esse prêmio entre tantos filmes legais - longas e curtas", afirmou a diretora de "Geral" que destacou-se para o juri oficial do festival concorrendo com 17 longas - 9 de ficção e 8 documentários - e 21 curtas-metragens.

Foto: Reprodução

"Geral" já rodou 20 festivais, a maior parte deles fora do Brasil e segue para Inglaterra, República Tcheca e por fim ao festival de documentário no Irã. A partir da próxima semana participa do 20º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, do 10º Goiânia Mostra Curtas e da 33ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo.

O curta de Azevedo vem sendo muito bem recebido nos festivais em que é exibido. "Acho que a gente conseguiu fazer com que as pessoas se sintam mesmo dentro do Maracanã. A ideia era realmnete trazer toda a vibração, todo o som, toda a loucura e a carga dramática do torcedor da geral para esse filme, e acho que a gente conseguiu!", concluiu a diretora.

Azevedo vai transformar "Geral" em um longa-metragem, e já trabalha nas horas de material filmado ao longo dos cinco últimos jogos no Maracanã antes da extinção da arquibancada cativa dos geraldinos.

Leia mais sobre a premiação do Festival do Rio:

- Eduardo Paes entrega prêmio mais esperado no Festival do Rio

- 'VIPs' estrelado por Wagner Moura lidera a premiação do festival

* Miriam Struz é colaboradora do SRZD


Veja mais sobre:CinemaFestival do Rio

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.