SRZD


12/10/2010 04h43

O cenário fica perfeito no Salgueiro para o desfile no Carnaval 2011
Alberto João, Rafaella Javoski e Ramiro Costa

Foto: Ricardo Almeida/DivulgaçãoA quadra do Salgueiro foi o cenário perfeito para vitória da parceria de Dudu Botelho, Miudinho, Anderson Benson e Luiz Pião na disputa de samba-enredo para o Carnaval 2011. Após enfrentar uma decisão com outros dois finalistas, eles conseguiram nove votos dos 13 possíveis e foram consagrados vencedores. O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira, feriado em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, como já é tradição na agremiação.

* Ouça o samba do Salgueiro para o Carnaval 2011

O desempenho do samba campeão contagiou praticamente toda a quadra, inclusive, o camarote da presidência da vermelha e branca. Aliás, a presidente salgueirense, Regina Celi, deu uma lição para todas outras escolas do carnaval carioca. Na hora de anunciar o nome da parceria campeã, ela declarou os votos de cada um dos segmentos. Uma atitude transparente e que merece muitos aplausos. Regina também já tinha surpreendido o público, quando no início da noite, foi ao palco e discursou pedindo voto para candidata Dilma Rousseff (PT) à presidência do Brasil.

- É uma forma democrática. Todos têm voz na escola. O Salgueiro não é meu. O Salgueiro é dos que estão aqui todos os dias torcendo e trabalhando para a escola fazer um carnaval. Também é uma forma de deixarmos claro que nossa disputa é transparente - disse Regina.

Veja o anúncio do samba campeão do Salgueiro para 2011

Os votos foram assim distribuídos: Marcão, Departamento Cultural, Dona Iracema, Hélio Bejani, Marcelo Montero, Janinho da Lala, Baianas, Direção de Carnaval e a presidente Regina Celi escolheram o samba da parceria de Dudu Botelho. O carnavalesco Renato Lage, a Velha-Guarda e a Ala de Compositores foi no samba da parceria de Moisés Santiago e a Harmonia optou pela obra de Xande de Pilares.

Muito emocionado, o compositor Dudu Botelho, vencedor novamente no Salgueiro, chegou a se ajoelhar e chorar no palco. Dudu valorizou o clima de união que, segundo ele, invadiu a quadra da escola.

- O sentimento é de paixão. Um samba-enredo só dá certo quando você compõe ele apaixonado pela agremiação. Agora é trabalhar, batalhar. O samba não é mais do Dudu Botelho, não é mais do Miudinho, não é mais do Anderson Benson e não é mais do Luiz Pião. O samba é da escola. A única coisa que eu sei é que a escola está feliz, e isso é um passo enorme para o Salgueiro ir para frente.

Um dos compositores da parceria campeã tem todos os motivos para sair ainda mais feliz da quadra do Salgueiro. Miudinho, mora no Morro do Salgueiro, e quebrou o jejum de 20 anos que um compositor do morro não vencia na escola. - Eu sou do morro, sou cria. Esse dia é importante para mim e importante para minha comunidade. Fiquei 30 anos na bateria e estou há dez anos na ala dos compositores. Agradeço ao meu Morro do Salgueiro por este presente na minha vida - disse emocionado o compositor de 60 anos.

O carnavalesco Renato Lage, que votou no samba da parceria de Moisés Santiago, conversou com o SRZD-Carnavalesco sobre os preparativos da escola.

- O trabalho no barracão está em andamento. As alegorias estão em fase de ferragem e já temos dois na madeira. O enredo é um grande sacada, uma brincadeira sem compromisso. É um tema que não obedece nenhuma cronologia histórica. Temos um tema leve e agradável para desenvolver - disse o carnavalesco Renato Lage.

Como foi a final

Com a quadra lotada, foram quase oito mil pessoas presentes, o Salgueiro realizou uma grande disputa para decidir seu hino para 2011. Antes das apresentações dos finalistas, a escola fez um show alusivo ao enredo "Salgueiro Apresenta: o Rio no Cinema", comandado por Carlinhos Coreógrafo. Na exibição, a rainha de bateria, Viviane Araújo, foi presa e atacada por um King Kong, como no filme.

- O Carlinhos tentou fazer um apanhado dos maiores clássicos do cinema. Ele perguntou se eu queria representar aquela cena de King Kong e eu achei que seria legal, mas ainda não sei como será a minha fantasia e se vai ter algo a ver com este filme - afirmou Viviane.

A rainha de bateria do Salgueio aproveitou para comentar sua relação com toda escola e o carnaval. - Eu já tenho 16 anos de Carnaval e no próximo eu estarei a frente da bateria do Salgueiro pela quarta vez. Foi aqui onde eu me encontrei, me realizei de todas as formas e conquistei amigos verdadeiros. Eu fui muito bem recebida. Amo a comunidade e a gente tem uma troca de energia muito grande. Eu sou mais uma da escola, por isso sou bem recebida.

Apresentações

Primeira parceria a se apresentar, Xande de Pilares e cia não conseguiram um desempenho para serem os vencedores. A torcida estava em bom número, mas o samba não contagiou o público na quadra.

Diferente da parceria de Moisés Santiago, que levou o maior número de torcedores, e lotou a quadra de bandeiras. Porém, o samba que começou em um ritmo avassalador, foi caindo durante os 35 minutos de exibição e não teve força para sacudir o público, como fez nos primeiros minutos.

Quando a parceria de Dudu Botelho pisou no palco e o intérprete Nêgo cantou o samba, quem estava na quadra logo entendeu que se tratava de um samba especial. Além da letra que remete completamente ao desfile elaborado na sinopse, a melodia da obra foge do estilo oba-oba e fica adequada ao que o Salgueiro deseja e vem conseguindo nos últimos anos. Prova do sucesso do samba campeão é que na apresentação o camarote da presidência não parava um minuto de cantar e a rainha Viviane Araújo também.

- O samba foi muito fácil de ser feito. Fizemos o refrão principal em cima da logomarca do enredo. A maluquice foi o grande barato. Pegamos o espírito do enredo que é uma grande brincadeira que envolve o Rio e o cinema - explicou o compositor Dudu Botelho.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    23/10/2010 03:33:31Brazilian CarnivalMembro SRZD desde 20/04/2009

    Concordo perfeitamente contigo Maria Alice, embora a presidente tenha alguns problemas, acho que ela faz uma razoavel administração.

  • Avatar
    23/10/2010 00:43:47luis paulo da silvaMembro SRZD desde 20/10/2010

    boca de sabão presta atenção,cuidado com o ministerio publico.

  • Avatar
    23/10/2010 00:21:44Maria AliceMembro SRZD desde 04/09/2009

    Ã? muita palhaçada pra essa gente que não tem CARA nem HOMBRIDADE pra usar nome verdadeiro, ficar se escondendo atrás de apelidinho escroto, faça-me o favor!!! qualquer idiota sabe que a história VERDADEIRA está sendo preservada para SALVAR o desfile de 2011 do Salgueiro. Só quem não é do samba, frequentador de quadras, não conhece esse bafon, o bafon do ano!!! Mas pra quem não sabe, eu conto: a presidente do Salgueiro foi AMEAÃ?ADA por MILICIANOS que querem pertubar a escola e ROUBAR o dinheiro que entraria pro desfile, e devido a essa merda toda, nem entrou! Mas ela BOTOU A BOCA NO MUNDO e parou com a palhaçada de quem queria ROUBAR a escola. Agora estão querendo avacalhar a qualquer custo. O mundo do samba todo sabe dessa hist´´oria! Dá um tempo! Nunca se viu tanta coisa boa no Salgueiro como nessa gestão. Vai pertubar em escola de bicheiro, pra ver se tem banca pra isso! Deixa a mulher trabalhar! Acharam que ela ia ser bucha, TOMARAM FEIO!!!! Resgate salgueirense??? Tiveram tempo de fazer muita coisa e estão mordidos de ódio porque uma mulher, dona decasa, cheia de filhosm, botou ordem, luxo, beleza e ainda de quebra, deu bons resultados na escola. Fizesse melhor, quanto tiveram oportunidade e $#$ pra isso. Resgata, agora, a saudade!

  • Avatar
    22/10/2010 13:56:18boca de sabãoMembro SRZD desde 22/10/2010

    ATENÃ?Ã?O POVO SALGUEIRENSE!!!!!foi posto no salgueiro um papel comunicando que foi aprovado as contas da atual presidente pelo conselho fiscal,MENTIRAAAAA!!!!não foi aprovado nada!!!!e breve será tirado pelo conselho aquele imbuste que ela botou lá.e mais,todos aqueles que votam no salgueiro,e que não esta mais na escola,não deixem de ir votar na proxima eleição!!poderá votar com qualquer documento desde de que seja sócio,benemérito,fundador,contribuinte etc.compareçam na proxima eleição,não deixem de ir!!!!!,esta vindo a chapa,resgate salgueirense!!no qual todos que sairam e que votam,irão votar,virá uma chapa unificada com o apoio de todo o chão da escola(.breve vc saberão!!!!)

  • Avatar
    19/10/2010 02:57:00André Luiz Oliva TracchiMembro SRZD desde 19/10/2010

    Ae xande eu estava acompanhando seu samba e os outros que participaram Parabens pelo samba que vc fez mesmo perdendo que vença o Salgueiro sempre. Sou da X9 de Santos depois me passa seu contato para falarmos sobre carnaval abraços

  • Avatar
    18/10/2010 11:34:28AlexandreMembro SRZD desde 08/10/2010

    Eu perdi pra esse samba na final,e vi que o mesmo deu um show! e quero parabeniza-los. agora e escola quem faz o trabalho.e na avenida, sera a vez da comunidade colocar nossa vermelho pra frente,o Quinho também fara sua parte,sei que é competente no que faz. eu amo minha escola! sou nascido no morro da chacrinha.e ainda realizarei meu sonho. ganhar um samba na minha vermelho e branco. vamos nessa salgueiro. xande de Pilares.

  • Avatar
    17/10/2010 10:08:04fabiano santosMembro SRZD desde 24/05/2010

    Esta é uma das melhores letras do carnaval! Gostei do samba do Salgueiro e da Beija-Flor. Muito bom! Cadência é fundamental! Manter a tradição e respeitar o pavilhão é maior ainda....

  • Avatar
    16/10/2010 09:53:46LeandroMembro SRZD desde 10/10/2010

    Esse samba do Salgueiro é pavoroso!

  • Avatar
    16/10/2010 02:10:58tonyMembro SRZD desde 22/09/2010

    mangueira samba nota 9.9 samba datijuca julio alves e totonho 10 salgueiro 10 beija 9.9 grande rio 10 vila ruin 9.8 portela 9.9 ilha 10 porto da pedra 9.8 mocidade 10 imperatriz 10 sáo cremente 9.9

  • Avatar
    15/10/2010 12:25:04Paulo Geroldo CaetanoMembro SRZD desde 07/04/2009

    Que samba horroroso! Não espero mais nada do Salgueiro em termos de sambaâ??enredo, desde a palhaçada de 2009.

  • Avatar
    15/10/2010 04:42:54AlexandreMembro SRZD desde 08/10/2010

    tamborim quente! to contigo e não abro, a única coisa que achei super errado,divulgar quem votou em quem, isso é coisa de PIlatos,lva-se asmãos e oresto que fique mal. bastava só divulgar o samba, pois o mesmo deu um show na quadra. vamos la Salgueiro!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    14/10/2010 22:01:55New CArnavalMembro SRZD desde 14/10/2010

    Boa Noite Pessoal!!! Quem esta cansado desta politicagem nas escolas de samba, junte-se a nos, estamos querendo fundar um bloco unido unicamente pelo amor do carnaval e do samba!!! Nao estamos querendo Patrocinios (pois ja' temos) quem quer comencar este trabalho nos escreva: [email protected]

  • Avatar
    14/10/2010 19:05:33Jonny B. GoodmanMembro SRZD desde 14/10/2010

    HUMMMMMMMMMMMMMMMMMM....Q BELEZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Samba arrastado e uma bateria acelerada........vamos ver o que acontece na 4ª feira de cinza. Até lá!!!

  • Avatar
    14/10/2010 08:50:48Carlos RiveraMembro SRZD desde 12/10/2010

    Arrastar eu prefiro deixar por conta da Harmonia que no último Carnaval mostrou sua incopetência do inicio ao fim, também pudera, até segurança da Escola dá palpites . . . O Samba é muito ruím, a segunda parte então, acho que arrastar seria elogio, ele dorme mesmo ! Mas são essas armações que existem ... Aliás presidente da Escola só vota em desempate, então porque ela teria votado ? Tudo cinema mesmo . . . é puro filme !

  • Avatar
    14/10/2010 08:06:05Tamborim quenteMembro SRZD desde 16/02/2010

    Vai se arrastar na avenida com este samba. Achei muito errado divulgar em quem as pessoas votaram.

Comentar