SRZD


17/10/2010 08h30

Sardinha ganha pela oitava vez na Cubango
Nathália Marsal

Foto: Nathália MarsalA quadra da Acadêmicos da Cubango "aplaudiu" e muito o hino campeão para o Carnaval 2011. A parceria de Sardinha, Zé Glória, Júnior Duarte, Gustavo Soares, Carlinhos da Penha e Bruno Derani ganhou, nesta madrugada, a disputa acirrada com outras duas composições também da comunidade. A final de samba reuniu quase duas mil pessoas na quadra em Niterói.

* Ouça o samba da Cubango para 2011

Logo que subiu no palco, o samba de Sardinha e parceiros empolgou a comunidade que cantou junto com o intérprete Thiaguinho e aplaudiu no verso "pode aplaudir porque a emoção está no ar". Mesmo com a resposta do público, os compositores estavam temerosos quanto ao resultado.

Campeão pela oitava vez - quarta consecutiva - como compositor de samba-enredo da verde e branca, Sardinha reconhece que foi muito difícil ganhar o campeonato este ano.

- Todos os três sambas eram maravilhosos, fora os outros que estavam concorrendo e foram dispensados anteriormente - explicou o recordista da escola. O grupo gastou cerca de R$ 4 mil para a composição do samba. O trecho favorito da maioria dos componentes é o que fala de da emoção que dá coragem para seguir em frente: "Sou a emoção.../que nasce da alma, estende a mão/coragem pra lutar e força pra cantar/ O show tem que continuar".

Realmente, a escolha foi difícil para os segmentos da agremiação de Niterói. O samba foi definido apenas após o voto de minerva do patrono Marcelo Petrus Kalil. Para o presidente da Cubango, Olivier Pelé, a disputa foi decidida pela quadra, já que o samba de Sardinha conseguiu levantar a plateia.

- O hino foi escolhido porque ele tem um refrão que consegue animar a comunidade, como percebemos que a letra teve uma melhor leitura do enredo - disse o dirigente.

Bruno Derani, Junior Duarte e Gustavo Soares também estão acostumados a ser campeões pelo menos uma vez. Todos concordaram que a final foi tensa. Junior está na parceria com Sardinha há quatro anos e colheu ontem, mais uma vez, o fruto da dedicação.

Preparativos para a Avenida

Com o samba da parceria de Sardinha, Pelé disse que pretende levar a escola ao Grupo Especial este ano. Apesar da decepção com o desfile em 2010, o presidente contou que para o Carnaval 2011 tudo está sendo planejado para que os mesmo erros não sejam cometidos.

- Estamos nos preparando para consertar onde foi o erro. No carnaval passado, nós fomos a última escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, o que dificultou um pouco o trabalho principalmente das baianas, porque a ala é composta de pessoas mais velhas e acabaram ficando cansadas - lembrou Pelé. A escola era a favorita de 2010, mas no momento do desfile, acabou decepcionando.

Pelé adiantou ainda que o desfile de 2011 está orçado em R$ 2 milhões. Para reforçar o time deste ano, a agremiação trouxe de volta o carnavalesco Jaime Cezário. Ele agradeceu o carinho com que foi recebido na escola. - Voltar foi um grande prazer. Fizemos uma reunião e nos entendemos, tanto diretoria quanto comunidade. Não pensei duas vezes quando fui chamado - disse.

O carnavalesco garante que o desfile da escola com o enredo, "A emoção está no ar", vai encher de emoção a Sapucaí. - Numa primeira parte, vamos mostrar a importância da emoção para nós e como esse sentimento nos faz ter uma vida mais colorida. Depois, vamos contar como o homem encontrou meios de demonstrar essa emoção. Por último, será a vez de falar do Carnaval no desfile e a alegria que ele traz. A ideia é revelar uma festa que nos deixa mais feliz e nos faz sentir mais vivos. - contou.

A verde e branco já está preparando o quarto carro e apresenta os protótipos das fantasias no próximo dia 25. O objetivo da agremiação é que até uma semana antes do carnaval tudo esteja com tudo pronto.

A bateria também está quente para o Carnaval. Após dar show durante a apresentação dos sambas-enredo e na homenagem ao intérprete da União da Ilha, Ito Melodia, mestre Jonas garantiu que o público pode esperar várias paradinhas. - O tempo do Grupo A é curto, mesmo assim vou tentar fazer algo diferente na Avenida.

Relação com a Lesga

Em relação a confusão com o presidente da Lesga (Liga das Escolas de Samba do Grupo A), Reginaldo Gomes, Pelé confessou que não está preocupado. No último carnaval, o presidente da Cubango tentou invadir o palco, revoltado com as notas recebidas. Pelé ofendeu a Liga e chamou os presidentes de outras escolas de frouxos.

- Já apresentei as minhas justificativas do que aconteceu na plenária. Acho que tudo foi resolvido - explicou.


Comentários
  • Avatar
    06/12/2010 21:18:37Jadiel SilvaMembro SRZD desde 25/07/2009

    Sr. Sergio Miranda, o samba já começou a desabar na Amaral Peixoto. Com 20 minutos já não tem quem aguente cantar. E a harmonia não existe, a Cubango parece um blocão. Salva-se a bateria.

  • Avatar
    21/10/2010 16:56:49Nat OliveiraMembro SRZD desde 20/10/2010

    Ã? um soco na cara o Sr. Manfrine Nicolau, pois só ele mesmo pra achar que engana a inteligencia das pessoas descaradamente para retirar daqui , feito um fantasma, um comentário que nitidamente o revelava. toma vergonha nesta cara, covarde, se aproveitando deste veículo para denegrir a imagem de pessoas descentes. vcs já estão com a vitória, pra que jogar assim? e aí manfrine aparece, conta pra gente como é que se faz para retirar daqui comentários arrependidos, quel é a senha?

  • Avatar
    20/10/2010 15:30:25BONDE DO SAMBA VERDADEIROMembro SRZD desde 19/10/2010

    Ai o bicho pegou o que o Sr. WN tem a haver com este comentário, BBezão dele este ano não está na parceria campeã!

  • Avatar
    20/10/2010 15:23:10Nat OliveiraMembro SRZD desde 20/10/2010

    Meu DEUS!!!! como o sr " WN" se tornou um defensor forte!!! o SR. deveria ter estudado mais , antes de dar suas piruadas estonteantes... os meninos vencedores tem condiçoes de se defenderem com bons argumentos , não precisam de suas vigilantes argumentações. Vc faz justificativas que só interessam a parceria, deixa com eles, não há necessidade de babá aqui não camarada! vc já tem um bb grandão pra cuidar.

  • Avatar
    20/10/2010 11:12:11Luiz CarlosMembro SRZD desde 01/09/2010

    Manfrine, você além de tricolor é do site também ? Porque se eu escrever b.... o meu comentário não passa. O seu passou. rs rs rs Outra coisa, quem perdeu foi a Cubango, rapaz....quando o samba e o desfile se arrastarem como em 2007,2008 e 2010, a gente ajuda o presidente a quebrar cadeira. Outra coisa, o samba do Russo, do Totonho, do André, sei lá....não importa. Importa é que o samba campeão também vem de outras bandas, o do Gatto também vinha, o da Angélica também e por aí vai. Claro que ainda tem COMPOSITORES na Cubango mas, estes cinco aí da foto (falta a glória do Zé, né ?) são mesmo "mulas" até o próprio Sardinha que desde 2008, desaprendeu rs rs rs rs Eu acho que ele "se rendeu" a moleza. No mais...saudações gonçalenses

  • Avatar
    20/10/2010 10:38:55Nat OliveiraMembro SRZD desde 20/10/2010

    Manfrine, vou lhe dizer meu caro, não use este espaço para denegrir a imagem de pessoas que sempre buscaram o bem da escola, sou amiga pessoal da parceria que perdeu e não da parceria perdedora, posso lhe afirmar que o comportamento deles em relação ao samba que ganhou é de respeito como a própria Fabíola , compositora do samba de GG, deixou bem claro. Aqui é um espaço de elogios e protestos e se for dentro da normalidade, deve ser respeitado, é por comentários como o seu que este site saiu do ar para comentários, é isso que vc quer? Nao se preocupem, na Bahia tem muita gente boa e se algum dia eles acharem que nao há mais espaço na cubango saberão sair mas antes seria preciso que tal atitude fosse apoiada pela comunidade e não foi isso o que se viu. Respeitamos o sardinha e cia muito mais do que o proprio samba campeao, a vida segue, todos trabalham e não vivem disto. O GG é um cara que merece todo o respeito porq ele é samba , ele é raiz... Nao perca seu tempo a parceria que perdeu coloca a escola acima de tudo e de todos, eles estão tranquilos. eles souberam engolir a derrota mas vc precisa administrar as críticas.

  • Avatar
    20/10/2010 09:41:57BONDE DO SAMBA VERDADEIROMembro SRZD desde 19/10/2010

    Parabéns Sardinha e Cia, Parabéns Gegê e Cia e Gato e Cia foi uma bela disputa pelo que ouvir falar são todos caras batalhadores do samba.Peço aos amigos do Blog acompanhe também a disputa entrou escola também de Niterói, esta esccola não é a vemelho e branco. Depois dêem suas opiniões!!!!!!

  • Avatar
    20/10/2010 09:32:40BONDE DO SAMBA VERDADEIROMembro SRZD desde 19/10/2010

    Não acompanhei de perto a disputa de samba enredo na querida Acadêmicos do Cubango. Porém ouvi este comentário, prefiro não acreditar, uma vez que a conta da maracutaia estava no samba 19.Mas como na disputa de samba para o carnaval 2010 em uma escola de Niterói, até Vice da escola foi gravar o samba para disputa com os compositores.O que incomodou além disso, era as apresentações do samba na disputa, sofrível o compositor da antiga que diz ter participado da composição não conseguiu gravar, e nem cantar na quadra, ele mal sabia samba que fez e acho que até hoje não aprendeu.Já a rumores que estam armando de novo.No caso do samba do Sardinha vou dar um crédito a ele, prefiro não acreditar.Uma coisa tem que ser dita, está na hora de uma Cruzada contra esses sambas de Escritório que só fazem mal as ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO.

  • Avatar
    20/10/2010 08:43:50Jadiel SilvaMembro SRZD desde 25/07/2009

    Sardinha outra vez? Poxa, o último grande desfile foi com um samba do GG. Estava torcendo para ele. Cubango já sai atrás da Viradouro que está com uma promessa de sambão para 2011. O vencedor também é bom, a letra é bem interessante, mas a parceria já foi por diversas vezes testada sem resultados concretos na avenida. A hora agora é de esquecer as disputas e ir à luta pela Escola.

  • Avatar
    19/10/2010 23:47:19ManfrineMembro SRZD desde 19/07/2010

    Bando de bundões os perdedores! Russo fez foi o outro samba que caiu na semi final. Agora vocês tem duas opções: Ou vou pra Bahia no carnaval, ou vão pra avenida ouvir o samba que não é de vocês! rs

  • Avatar
    19/10/2010 13:03:57WagnerMembro SRZD desde 18/10/2010

    Teve uma pequena modificação na letra ficou assim: EU SOU... NA PURA ESSÃ?NCIA, EXPRESSÃ?O SOU EU, SOU EU... QUEM TOCA O SEU CORAÃ?Ã?O EMANO TRAÃ?OS DA VIDA, MEXO COM SUA RAZÃ?O SORRISO DE CRIANÃ?A, PODER DA CRIAÃ?Ã?O E AO EXPLODIR... CHORAR, SORRIR NAS LUZES DA RIBALTA, ENCANTEI Ã? ARTE QUE HOJE PASSO EM REVISTA CENÁRIO DE ESCRITORES E ARTISTAS VEM NESSA ONDA, AMOR! QUE O SHOW VAI COMEÃ?AR NO RÁDIO, INFORMAÃ?Ã?O E ASTROS A CANTAR PODE APLAUDIR PORQUE A EMOÃ?Ã?O ESTÁ NO AR! Ã? MINHA LUZ SÃ?TIMA ARTE, A GRANDE TELA AOS QUATRO CANTOS SE REVELA O SONHO EM PRETO E BRANCO GANHA CORES REALIDADE, FANTASIA SEDUÃ?Ã?O UM MOMENTO DE PAIXÃ?O E NA TV SOU A IMAGEM EM MOVIMENTO QUE NO OLHAR REFLETE CADA SENTIMENTO SOU A EMOÃ?Ã?O QUE NASCE DA ALMA, ESTENDE A MÃ?O CORAGEM PRA LUTAR E FORÃ?A PRA CANTAR O SHOW TEM QUE CONTINUAR!!! Ã? CARNAVAL, ME LEVA QUE EU VOU BRILHAR NA AVENIDA, MOSTRAR MEU VALOR COM TEU VERDE BRANCO CORRENDO NA VEIA CUBANGO INCENDEIA!!!

  • Avatar
    19/10/2010 03:18:55Luiz CarlosMembro SRZD desde 01/09/2010

    "Há quem prefira os Diniz, os Russos, os Totonhos, os Zé Glória, os Sardinhas da vida. Eu prefiro os Samir, os Me Leva e os Aloísios e, até os Cesinhas malucos....." rs rs rs rs rs Ã? bem mais digno.

  • Avatar
    19/10/2010 03:14:27Luiz CarlosMembro SRZD desde 01/09/2010

    PARABÃ?NS aos "aviões" da Cubango (que plano de vôo demorado, heim ? rs), até mesmo ao Sardinha que nem sempre foi "avião" (depois de velho, é dose rs rs rs) mas, o desfile deve ser morninho igual ao do ano passado. Alô, presidente Pelé, acho que tu vai ter que jogar cadeira de novo, nego....rs rs rs O pior de tudo, ficou clara a intenção da "gente cubanguense" para que vocês mudassem a escolha e a cara da escola em função de samba...Ficou muito claro e até tinha samba diferente pra isto. Mais uma vez optaram por dizer aos verdadeiros cubanguenses que eles não tem mais vez na escola. Manda quem pode... De todo jeito, espero que dê certo. O meu Tigre tá igualzinho o que é uma pena....Saudações gonçalenses

  • Avatar
    19/10/2010 00:51:41ANA MARIA PEPINEMembro SRZD desde 25/02/2010

    Gente que não sabe das coisas e f..... sardinha esta na cubango a varios anos,sera que tds as vezer que ele foi campeão não foi ele que escreveu? ou será que este tão falado escritorio já existe a tds estes anos. parabens sardinha e equipe pela bela obra ! e obrigado tb a gege que deu um show com sua torcida na quadra !

  • Avatar
    18/10/2010 17:14:40Thiaguino CubangoMembro SRZD desde 18/10/2010

    Gostaria de deixar aqui o meu profundo agradecimento pra essa parceria que confiou no meu trabalho. Muito obrigado ao Gustavo Soares, Sardinha, Carlinhos da Penha, Zé Glória, Bruno Derani e Junior. Gostaria tambem de dizer que eu não conseguiria fazer esse trabalho sem um apoio tão bom que contava com Dedé e Marcelo no cavaco, Niu, Gustavo, Bruno e Luiz Paulo no apoio de voz. Gostaria tambem de frizar que sem minha familia do meu lado me apoiando seria muito difícil. Parabens as parcerias finalistas, tenho quatro anos de Cubango e nesses quatro anos nunca vi uma disputa tão complicada e difícil. Mas mesmo assim me sinto feliz e satisfeito de ter feito o meu trabalho e ter ganho pela primeira vez uma disputa de samba como interprete oficial de uma parceria e na minha escola. Agradeço a todos que torceram pelo nosso samba. Parabens a TODAS AS PARCERIAS.

Comentar