SRZD


22/10/2010 19h00

O homem que revolucionou marca 'Pelé'
Colin Foster

"Édson, a sua marca é líder do segmento futebol, e só pode se associar a outras marcas líderes". Foi com essa frase que João Henrique Areias*, hoje diretor-presidente da SportLink Marketing Esportivo e coordenador de um grupo de discussão com 2.500 pessoas, deu início, em 1991, ao trabalho de criação da "Pelé Sports e Marketing" que hoje rende mais de R$ 30 milhões em contatos publicitários ao Rei do Futebol. "Ele é o Atleta do Século. A partir desta primeira conversa, passamos a ligar a imagem dele apenas a marcas de vanguarda, de topo", recorda.

Mas qual o motivo para que um ex-jogador de 70 anos, que não entra em campo oficialmente há mais de três décadas, consiga arrecadar mais do que astros como Lionel Messi e Kaká?

Segundo Areias, somente uma formação sólida e um comportamento digno podem manter uma pessoa e uma marca em evidência e intacta por tanto tempo.

"Só posso atribuir todos esses ganhos ao interesse das marcas líderes nele. O Pelé ultrapassou a fase do ídolo e virou um mito. Você só constrói isso com atitudes além do campo, o que é uma falha dos clubes brasileiros, que pouco se preocupam com a formação do cidadão. Basta ver o que aconteceu com o Flamengo, no caso Bruno, e com Adriano e Vagner Love. O clube tem que mostrar aos jovens que lá chegam a disciplina, mostrar os amigos e amigas que vão surgir e como combater essas facilidades que aparecem", analisa.


Pelé reproduzido numa campanha da Copa do Mundo da África, neste ano. Foto: Divulgação.

Intocável no esporte

Estudo recente mostra que as empresas veem Pelé como único, líder, sociável, prestativo, visionário e gentil. Em contrapartida, sua imagem não é tida como inovadora, divertida, diferente, sensual, atraente, nem encantadora. João Henrique Areias explica que os adjetivos em questão são todos positivos, e nem mesmo o fato de não ser "inovador" atrapalha no mundo publicitário, já que nenhuma marca precisa atender a todos os atributos.

"Cada marca tem suas características, a do Pelé é tida como simpática, mostra seriedade, um atleta limpo, força, rapidez e agilidade. Existem alguns atributos que realmente não se adaptam mesmo. O Pelé tem muitos atributos fortes, é a marca mais forte do mundo, ele se tornou quase um deus. Pelé é intocável no segmento esportivo", elogia o professor de marketing esportivo.

* João Henrique Areias foi diretor de marketing do Clube dos 13, vice de Marketing do Flamengo, onde também exerceu o cargo de vice de Esportse Olímpicos, e do Fluminense. Também dirigiu o marketing da Confederação Braisleira de Basquete (CBB) e escreveu o livro "Uma bela jogada - 20 anos de Marketing Esportivo"


Veja mais sobre:Pelé

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.