SRZD


30/10/2010 05h59

Estácio é o perfume da flor no Carnaval 2011
Geissa Evaristo

Foto: Ricardo Almeida/DivulgaçãoEncerrando as escolhas dos sambas-enredo do grupo de Acesso A do Carnaval 2011, a Estácio de Sá definiu na manhã deste sábado, o hino que levará para a Marquês de Sapucaí com o enredo "Rosas" do carnavalesco estreante Marcus Ferreira. A parceria de Luiz Sapatinho, Paulinho Pintor, Regina, Fábio Bomba e Cesar Nascimento levou pela primeira vez o título e se consagrou vencedora do concurso.

* Ouça aqui o samba da Estácio para o Carnaval 2011

Durante a final, a escola anunciou Leandro Santos, que já foi apoio do carro de som de diversas agremiações, estando por oito anos ao lado de Jamelão na Estação Primeira de Mangueira, como o novo intérprete oficial da agremiação. Leandrinho cantou o samba campeão com lágrimas nos olhos, emocionado pela oportunidade que recebeu de assumir pela primeira vez o microfone oficial da agremiação e justamente a sua de coração e origem. O intérprete, aliás, defendeu o samba vencedor durante as eliminatórias do concurso.

A noite foi de muita festa no bairro do Estácio. Por volta de meia noite já não era mais possível circular pela quadra. Milhares de pessoas acompanharam a grande final da disputa da escolha do samba-enredo da vermelha e branca do Morro do São Carlos. Entre os presentes estavam o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assim como dirigentes da Lesga e das escolas de samba. As musas Vânia Love e Marta Love, irmã e esposa do jogador Vagner Love, respectivamente e a ex-rainha de bateria da agremiação, Alessandra Mattos também marcaram presença.

O presidente Marcos Aurélio Fernandes declarou ao SRZD-Carnavalesco que o samba estava praticamente escolhido e que a vitória apenas iria se confirmar ou não durante as apresentações, porém o campeonato não pareceu tão fácil para os campeões, que foram os terceiros a se apresentar na noite. Antes deles, as parcerias de Fernandão das Merces, Nego Wando, Flazil, Câmara, Domingos e Wanderley, França, Julio Braga, Vicente das Neves e Sergio apesar de uma bela torcida, apenas pareceram "cumprir tabela" na final. A briga estava mesmo com o último samba da noite, que era de autoria dos atuais campeões, Thiago Daniel, da Latinha, Claudinho Vagareza, Lucas Rigonato e Diego Tavares e que contava com os intérpretes Zé Paulo, da Mangueira e Igor Sorriso da São Clemente.

O compositor campeão Luiz Sapatinho conversou com o SRZD-Carnavalesco sobre a vitória. - É muita emoção e felicidade. O samba ficou pronto em aproximadamente 25 dias. Nos reunimos várias vezes e tivemos duas palestras com o carnavalesco que pediu para "não enfeitarmos o pavão". Nosso samba é curto e alegre, com apenas 24 linhas e pra frente, pois a escola desfilará às 4h da manhã. Trabalhamos letra e melodia em conjunto. Gastamos aproximadamente R$ 2 mil por semana. Tínhamos três intérpretes, cavaco e torcida, porém não calculamos o valor total porque temos amor pelo samba, fazemos pelo prazer. Minha parte preferida são os dois refrões, pois com eles damos uma cadenciada ao samba que é bem pra frente. A quadra e a galera da torcida vibram com eles.

Responsável pela produção do desfile de 2011, o carnavalesco Marcus Ferreira contou seus projetos: - Apresentaremos os protótipos das fantasias na próxima semana e isso é uma satisfação à comunidade que apesar de já ter visto os figurinos está ansiosa pra saber como virá a Estácio no ano que vem. Também já estamos com um carro levantado no ferro e começando a reprodução das fantasias das alas.

Um dos melhores momentos da final novamente foi a bateria de mestre Chuvisco. Os ritmistas parecem já preparados para o desfile oficial e executaram bossas em todos os sambas finalistas. Antes da disputa, a escola recebeu o show do estaciano Marquinhos Sathan e homenageou o intérprete da Imperatriz Leopoldinense, Dominguinhos do Estácio, que comandou o microfone antes da disputa. O diretor de carnaval Edvaldo em seu discurso disse que a homenagem se devia ao fato de Dominguinhos continuar levando o nome da agremiação por onde quer que vá. Também disse que não é à toa que a agremiação é considerada o Berço do Samba, pois já "formou" nomes como Ciça, Dominguinhos do Estácio, mestre-sala Claudinho, entre muitos outros. Os intérpretes da Estácio de Sá cantaram a música "Círio de Nazaré" em homenagem ao intérprete, que emocionado, foi às lagrimas.


Veja mais sobre:Grupo de Acesso A

Comentários
  • Avatar
    05/11/2010 01:37:33ianMembro SRZD desde 05/11/2010

    Samba fácil e bonito, gostei .... pessoal aqui em casa ja ta com ele na ponta da língua .... esse ano é nosso estácio!!!!!

  • Avatar
    04/11/2010 10:25:26boca de sabãoMembro SRZD desde 22/10/2010

    ATENÃ?AO POVO SALGUEIRENSE!!!!(BAIXARIA EM PLENO ENSAIO DO SALGUEIRO)tendo em vista a pressão que eta tomando por parte do conselho deliberativo da escola por causa dos Roubos e que agora terá que prestar contas,a presidente parou o ensaio subiu no palco e quiz dar uma de boa moça,dizendo que querem tomar a escola dela na mão grande,que até a liga independente da escolas de samba esta querendo tomar a escola dela junto com a oposição e o pessoal do conselho fiscal,não querendo fazer campanha (mais ja fazendo)chorou encima do palco,e falou que não vai entregar a escola de mão beijada,e que quando botou o serginho do porto lá,junto com o quinho pra ser o primeiro interprete,falou com o quinho que iria por o namorado dela la para cantar junto com ele (ser tambem o primeiro interprete da escola)como se o quinho fosse falar não?(se fala tomava um pé na bunda) essa é mais uma baixaria que esta acontecendo na minha escola,e que agora quer por os pouco componentes que restam no salgueiro da comunida contra uma intituição como a liesa e contra o chão do salgueiro(beneméritos) e hj pegará fogo na casa de noca(SALGUEIRO)pois é dia de mais uma vez ela terá que tentar prestar contas ao conselho fiscal e ao pessoal da liga,pois ja que na ultima vez ela não conseguiu fazer,e ainda saiu da Reunião chorando depois de sofrer a pressão por não conseguir bater as contas do salgueiro nem esplicar sobre o carro que ela deu ao namorado,nem sobre a festança na barra,nem sobre o din din que ela bancou no cd do atual namorado.vamos aguardar o desenrrolar dessa historia.

  • Avatar
    04/11/2010 03:07:35PriMembro SRZD desde 02/11/2010

    Melhor samba disparado. E o choro é livre ;)

  • Avatar
    03/11/2010 23:55:52CarlosMembro SRZD desde 02/11/2010

    Fale isso pra comunidade. Porque no dia foi MASSACRE. Bateria, harmonia, quadra, todos estavam com esse samba, que na voz do Leandrinho ficou show!!! Tem tudo pra ser perfeito na passarela!! E quem ta falando desse samba, provavelmente não viu os concorrentes rs só letrinha boi com abóbora rs Parabéns Estácio! Enfim uma escolha digna de Estácio!

  • Avatar
    02/11/2010 15:54:05PriMembro SRZD desde 02/11/2010

    Lindo samba! Parabéns !!

  • Avatar
    02/11/2010 02:22:18CarlosMembro SRZD desde 02/11/2010

    ah! E parabéns Leandrinho! Você é 10! Até que enfim eu levo fé na minha escola. Espero que aquele passado negro tenha ficado para trás.

  • Avatar
    02/11/2010 02:19:42CarlosMembro SRZD desde 02/11/2010

    ah, Luan Souza, criou esse perfil agora tbm né ? Só pra falar mal desse samba ? Cresce rapaz! Vamos torcer pela nossa Estácio.

  • Avatar
    02/11/2010 02:15:47CarlosMembro SRZD desde 02/11/2010

    Obviamente esses comentários são maldosos e vindos de pessoas que provavelmente foram derrotadas, compositores ou apenas torcedores ... O que é TRISTE! Devíamos ser acima de tudo ESTÁCIO. Eu, com minha humilde opinião e parcial, digo, foi o melhor samba daquela final, foi o samba que a COMUNIDADE adotou e abraçou com carinho. Não adianta trazer gente de fora, em ônibus como eu vi naquela noite, tem que ser ESTÁCIO. E até que enfim vejo justiça na Estácio! Parabéns aos compositores pelo samba empolgante e totalmente dentro do enredo (aos que estão falando besteira, aconselho que leiam a sinopse e tirem suas conclusões) E vamos que vamos ESTÁCIOOOOOOOO

  • Avatar
    01/11/2010 17:19:41Luan SouzaMembro SRZD desde 01/11/2010

    Sujeito homem de verdade chamava-se Acyr Pereira Alves, que peitou o Gangan. Não preciso falar mais nada. Aquela sim, era ESTÁCIO.

  • Avatar
    01/11/2010 17:00:33Luan SouzaMembro SRZD desde 01/11/2010

    cheiro de rosas....... parecia até um velório. péssimo samba, pequeno e sem poesia alguma, melodia de dar medo, letra que parece ter sido feita por uma criança do jardim de infância. a Escola se retirou da disputa ao escolher esse samba. até parece que não sabem que samba é mais que 70% de um desfile, ainda mais quando não se tem grana forte pra investir. poderia estar fazendo frente a Viradouro e Império se tivesse escolhido o último samba da noite, mas preferiram passar vergonha e ter o pior samba do cd. Aliado a isso algumas apostas como contratações, muitas dívidas na praça, cartas de crédito... talvez seja um retorno ao Grupo B. E de quebra o pior samba da historia da escola. Mas tem autor com filho "temido" na comunidade.... fazer o que....

  • Avatar
    01/11/2010 16:41:21Luan SouzaMembro SRZD desde 01/11/2010

    Bem citado, UPP no São Carlos... talvez somente assim a Estácio possa ter paz durante seus processos de escolha sem influências externas. Pra quem não entendeu a escolha polêmica, procure a árvore de parentesco de alguns dos autores. As coisas se esclarecerão. A Estácio tem sido refém... Ã? claro que o presidente sabe que esse não era o melhor samba, então o que teria feito ele escolher essa porcaria?

  • Avatar
    01/11/2010 12:13:37Leandro Teixeira DutraMembro SRZD desde 01/11/2010

    Voces acham que a disputa de samba no GRES Estácio de Sá é coisa séria???? Ã? só ver o que vem acontecendo nos últimos anos... Quando a UPP for instalada no morro de São Carlos bem que podia dar uma chegada na quadra de samba também... Bobo é o compositor que coloca samba em certas escolas... que sambinha furreco esse escolhido. Só podemos dizer que este samba tem letra pq tem palavras escritas mas que gosto duvidoso... E dizer que o enredo é sobre ROSAS... ahahahahahahahahahahahahhaahahaha.... dá até crise de risos... Após o anuncio do vencedor, as ROSAS, choraram de tristeza...

  • Avatar
    01/11/2010 11:14:41luiz rodrigues pennaMembro SRZD desde 31/10/2010

    SÃ? QUERIA SABER UMA COISA,SE O SAMBA JÁ ESTAVA ESCOLHIDO,QUAL A RAZÃ?O DA DISPUTA?

  • Avatar
    01/11/2010 10:42:19Wander TimbaladaMembro SRZD desde 18/11/2009

    Mais um grande acontecimento na história da renovação do carnaval carica aconteceu ontem na quadra da Estácio de Sá,foi muito justo e a contratação do Leandrinho por ser um otimo interprete e por ser tratar de uma nova força da juventude do samba que esta surgindo a cada ano que passa no nosso carnaval e lhes digo amigos sambistas que não vai parar por ai não, pois depois que alguns presidentes que tiveram a coragem de promover as pratas da casa tudo se tornou diferente e um novo sol começou a brilhar para todos que estavam na fila a muito tempo;pois é hora de renovar com muito respeito a todos os interpretes antigos mais tem muita gente ai que se acha mesmo o tal e derrama sobre nós um banho de vaidade e hipocrizia pensando que não tem ninguem pra substitui-lo mas sabemos que não é verdade isso, pois esta chegando ao fim essa situação, haja visto, as contratações de novas vozes nos carros de som de algumas escolas tais como Saõ clemente,caprichosos e etc... tai um diferencial achado no carnaval carioca que pra mim é otimo vai gerar mais oportunidades pra muita gente boa que tem ai valeu mesmo Estácio e valeu presidente Marquinho não tirando os meritos do Serginho do Porto que pra mim é um grande interprete que fez um belo trabalho na Estácio mas hoje a hora é do Leandrinho; parabens Leandro e que seja muito feliz rsrsrsrsrsrsr!

  • Avatar
    01/11/2010 00:13:24Wander TimbaladaMembro SRZD desde 18/11/2009

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é muito engraçado mesmo junior felício você ao invez de usar suas palavras para criticas construtivas e com bom uso da sua palavra tem que vir pra cá pra falar sempre de alguem né, agora sou eu o vaidoso né, para com isso amado seja coerente eu não te conheço mas lhe digo com certeza se te conhece mesmo assim não iria para um sait para falar mal de você pois acho isso ridiculo e e de uma pobreza de espirito muito grande fiz um comentário que é uma realidade no mundo do samba mas não disse nada de fulano ou de ciclano ninguem consegue agradar a todos mas vê se me deixa em paz pois você deveria vir pra cá fazer comentários que se aproveitassem alguma coisa né irmão e não essas pidinhas sem graça uuuuuuuuuuuuuuuuuuuu eu sei que incomodo muito e a muita gente assim como você mas estou me lixando pra isso pois quem tem que gosta de mim gosta e isso é que me serve e basta, fique com Deus querido que ele ilumine a sua mente para que você tenha boas ideias pra comentar dos outros!

Comentar