SRZD


01/11/2010 12h46

Editorial: Unidos da Tijuca mostra que é campeã em todos os sentidos
Alberto João

Foto: Mauro Samagaio/DivulgaçãoA Unidos da Tijuca mostra a cada dia que passa que é escola de samba campeã não apenas dentro da Marquês de Sapucaí. Além de ter uma comunidade, que não para de cantar sequer um minuto, contar com um dos maiores carnavalescos da história da nossa folia (Paulo Barros), e ter sambas marcantes, a agremiação é uma autêntica referência da importância das escolas de samba para o Rio de Janeiro e Brasil. Na noite de sábado e madrugada de domingo, durante o ensaio de quadra, a Tijuca homenageou o GRANDE e INESQUECÍVEL intérprete Sobrinho. Ele passa por dificuldade financeira, de saúde e merece contar com todo o apoio do mundo do samba.

* Veja aqui fotos do evento

Da minha parte e do SRZD-Carnavalesco, site que criei por amor ao carnaval, o Sobrinho e outras figuras importantes sempre vão ter espaço aqui nas nossas páginas. É dever e satisfação pessoal fazer isso. Sobrinho me traz lembranças fundamentais para minha vida. A melhor é de meu pai, que já faleceu, e era apaixonado pelo carnaval e fã do Sobrinho. Meu pai adorava o grito de guerra: "Vai meu ritmoooooo!!!!!", que foi eternizado por Sobrinho. Além de alguns sambas, eu lembro do Sobrinho cantando o samba da escola Raça Rubro-Negra, que era uma tentiva de nova agremiação, que não deu certo por inúmeros motivos.

Lamentei não ter ido no evento da Tijuca, mas no domingo tinha um compromisso profissional e muito importante com o jornal O TERMINAL (www.oterminal.com.br), veículo que circula em Niterói, São Gonçalo, Macaé, Maricá e Petrópolis, e que sou o editor-chefe. Sabia que o dia seria pesado pela cobertura da eleição e não poderia passar a madrugada anterior sem dormir. Fiquei triste, mas na cabeça e coração queria muito estar na quadra da Tijuca. Por isso, eu resolvi fazer esse texto. Não costumo ter essa atitude aqui no Carnavalesco. Prefiro deixar apenas reportagens, mas o Sobrinho merece.

Recentemente, eu descobri que sou grande amigo do Fábio, que é filho do Sobrinho, e conheci na época que estudava jornalismo na PUC. Mesmo não sendo da família, eu aproveito para agradecer e elogiar a postura do presidente Fernando Horta, da Unidos da Tijuca, pela homenagem ao Sobrinho, e espero que essa atitude seja lição para todos os presidentes.

Fique com um vídeo de Sobrinho cantando em 1981 (Macobeba - O que dá pra rir dá pra chorar)


Comentários
  • Avatar
    05/11/2010 03:10:19luis paulo da silvaMembro SRZD desde 20/10/2010

    boca de sabao vc que degrini a imagem da presidente do salgueiro nao vai conseguir ela e muita forte e vcs sao um vermes lalauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  • Avatar
    04/11/2010 22:05:04Paulo AndradesAnônimo

    Sobrinho é um presente do céu, para todos, nós, carnavalescos.. Ele precisa TRABALHAR...Deixar um profissional como ele de fora do mundo do samba é penalizar a todos... ESCOLAS..CONTRATEM O SOBRINHO...

  • Avatar
    04/11/2010 10:22:49boca de sabãoMembro SRZD desde 22/10/2010

    ATENÃ?AO POVO SALGUEIRENSE!!!!(BAIXARIA EM PLENO ENSAIO DO SALGUEIRO)tendo em vista a pressão que eta tomando por parte do conselho deliberativo da escola por causa dos Roubos e que agora terá que prestar contas,a presidente parou o ensaio subiu no palco e quiz dar uma de boa moça,dizendo que querem tomar a escola dela na mão grande,que até a liga independente da escolas de samba esta querendo tomar a escola dela junto com a oposição e o pessoal do conselho fiscal,não querendo fazer campanha (mais ja fazendo)chorou encima do palco,e falou que não vai entregar a escola de mão beijada,e que quando botou o serginho do porto lá,junto com o quinho pra ser o primeiro interprete,falou com o quinho que iria por o namorado dela la para cantar junto com ele (ser tambem o primeiro interprete da escola)como se o quinho fosse falar não?(se fala tomava um pé na bunda) essa é mais uma baixaria que esta acontecendo na minha escola,e que agora quer por os pouco componentes que restam no salgueiro da comunida contra uma intituição como a liesa e contra o chão do salgueiro(beneméritos) e hj pegará fogo na casa de noca(SALGUEIRO)pois é dia de mais uma vez ela terá que tentar prestar contas ao conselho fiscal e ao pessoal da liga,pois ja que na ultima vez ela não conseguiu fazer,e ainda saiu da Reunião chorando depois de sofrer a pressão por não conseguir bater as contas do salgueiro nem esplicar sobre o carro que ela deu ao namorado,nem sobre a festança na barra,nem sobre o din din que ela bancou no cd do atual namorado.vamos aguardar o desenrrolar dessa historia.

  • Avatar
    04/11/2010 05:45:49Rafael PínahMembro SRZD desde 25/11/2009

    Homenagem mais que justa ao grande Sobrinho. Espero que a Unidos da Tijuca tenha dado apenas o pontapé inicial em se tratando de homenagens em vida. E que as outras escolas sigam ao exemplo da escola do Borel. Obrigado, Sobrinho!!! Obrigado por nos presentear com a sua voz e o seu talento. Valeu, Tijuca!!! Parabéns!!!

  • Avatar
    03/11/2010 20:38:36Guttemberg NascimentoAnônimo

    Vai meu riiiiiiiiitimo só a minha Unidos da Tijuca poderia fazer esta linda homenagem a um dos maiores puxadores de samba vivo, da-lhe Sobrinho!

  • Avatar
    03/11/2010 19:42:24Alsan MatosMembro SRZD desde 08/04/2009

    Parabéns à Unidos da Tijuca pela simpática e generosa iniciativa. Vai meu rrrrrrrrritmo! Sobrinho é o cara!

  • Avatar
    03/11/2010 12:47:17CRISTIANOAnônimo

    Floresceu, seu ideal la na Bahia, onde o poder da fidalguia sufocava o meu Brasil pela raiz!!!!!!!!!! vai meu riiitimo!

  • Avatar
    03/11/2010 00:37:41flavioMembro SRZD desde 22/09/2010

    Aprendi a gostar de carnaval ouvindo vozes como a do sobrinho e dos saudosos abilio martins e diceu da mangueira e outros já citados, o sobrinho merece todo o respeito, carinho , homenagem e lembrança parabens tijuca e o seu presidente que desde 1987 vem lutando para que a tijuca seja a escola que é .

  • Avatar
    02/11/2010 14:24:04walter guilhermeAnônimo

    Fiquei emocionado de ouvir o Grande "Puxador" de Samba SOBRINHO, no progra Vai dar Samba. Lembrei quando comecei a ouvir samba, "Brasil devagar com dor...."

  • Avatar
    02/11/2010 12:27:14David LetelierMembro SRZD desde 26/10/2010

    São os melhores instantes da vida, numa reuniao onde faz questao de homenagem a os justos, e a Unidos da Tijuca, com certeza deu certo, é uma boa referencia que todos, que qualquer pessoal que tem seu coraçao batido numa escola, tem sua grana de areia no aporte a essa escola e Sobrinho sem duvida alguma, foi marcante em seu tempo... deu identificaçao na avenida nos tempos bom do carnaval. Vc é grande... mas ¿?to pra nao cair pela ignorancia.... que passou depois com ele que saiu do Borel??, vc's acham que poderia tomar o microfone outra vez dentro do carro do som??

  • Avatar
    01/11/2010 23:53:34GLORIOSOAnônimo

    Parabéns a Diretoria da Unidos da Tijuca por essa linda homenagem a esse grande intérprete do nosso samba enredo,foi um grande presente a todos nós amantes do samba.

  • Avatar
    01/11/2010 22:55:30CELIO MANEIROMembro SRZD desde 29/02/2012

    Boa Noite! A toda equipe deste grande site venho informar que, sou um dos Intérpretes do carro de som da Unidos da Tijuca. E posso afirmar que foi uma emoção muito forte ver este icone ao nosso lado cantando, eu sou Célinho Maneiro e tenho de carnaval 22 anos de trabalho dedicado ao samba e não esperava ter mais esta emoção na minha vida, foi algo de uma magnitude imensurável. Obrigado Fernando Horta e toda sua diretoria por este presente, como disse muito bem nosso Diretor de carnaval Ricardo Fernandes, homenagem se presta em vida e não in memorian. Outra coisa não posso afirmar ainda, mas assim que for confirmado, me responsabilizo em vir aqui e informar. Deve ocorrer em breve uma festa dos Intérpretes na quadra da Tijuca e o troféu será o Grande Sobrinho e o mesmo se Deus quiser e ele com certeza quer, estará entregando pessoalmente a prêmiação.

  • Avatar
    01/11/2010 21:04:16ClovisAnônimo

    Nada mais justo..Parabéns

  • Avatar
    01/11/2010 20:55:48ZappaAnônimo

    Sobrinho é uma unanimidade. Sempre referido como um excelente puxador, pois essa história de interprete é conversa fiada, samba na avenida precisa e deve ser puxado, cantar é coisa para Agnaldo Rayol, Emilio Santiago, Cauby e outras feras. Sobrinho com seu tempero e molho era, quando estava ativo, capas de virar cantando três ou quatro sambas na quadra sem abrir o bico. Homenagem mais que merecida. No auge da Banda do Maracanã, sobrinho era o cara. Sei de muita gente que aparecia por lá por causa dele

  • Avatar
    01/11/2010 20:35:20ZappaAnônimo

    Sobrinho é uma unanimidade. Sempre referido como um excelente puxador, pois essa história de interprete é conversa fiada, samba na avenida precisa e deve ser puxado, cantar é coisa para Agnaldo Rayol, Emilio Santiago, Cauby e outras feras. Sobrinho com seu tempero e molho era, quando estava ativo, capas de virar cantando três ou quatro sambas na quadra sem abrir o bico. Homenagem mais que merecida. No auge da Banda do Maracanã, sobrinho era o cara. Sei de muita gente que aparecia por lá por causa dele

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.