SRZD


11/11/2010 22h24

Vinhetas de Carnaval
Thatiana Pagung

Para que servem as vinhetas de carnaval? Sério: faço-me essa pergunta todos os anos! Eu mesma gravei várias, mas confesso que nunca me senti à vontade. Bom, podem até  dar o clima carnavalesco para o mundo que não é do samba - mas e aí? Ah, para lembrar que está na hora de comprar o CD e os ingressos para assistir aos desfiles na Marquês de Sapucaí? Hum... Pode até ser um bom motivo - mas só para isso?

A Rede Globo é uma excelente emissora, mas peca ao transmitir o nosso carnaval. Por quê? Porque não o conhece, não o vivencia, não o domina. Ela ainda pensa ser um evento sazonal. Se o carnaval carioca é o maior espetáculo a céu aberto da terra, porque não investir em uma equipe fixa de sambistas que também sejam da área de comunicação? Não é isso que ocorre: diretores de renome são chamados para dirigi-las; são todos bons, muito bons - mas em séries de tv, programas e novelas, não em carnaval. Resultado: todas as vinhetas parecem ser da mesma escola. Já ouvi isso, principalmente nas transmissões dos desfiles: "já assisti a uma, então já assisti a todas." Nossa, é de cortar o coração!

A direção tem que ser feita por uma pessoa ou uma equipe que domine bem o assunto e também conheça as pessoas envolvidas no espetáculo; só assim pode dirigir sua equipe com competência, e captar as imagens sem que se altere o seu momento, o seu significado, sem que haja ruídos nessa comunicação do carnaval com o espectador.

As imagens têm que ir na cadência do samba, clipe swingado na cadência de cada bateria. E tudo menos gravar em um palco de casa de show! Carnaval é itinerante!

Ok, daria muito trabalho; então, grava-se na comunidade, com a identidade local. Enfim, muitos são os detalhes que, se tivessem um planejamento anual, com certeza nossas vinhetas e transmissão seriam a cara do sambista e do nosso carnaval. Mas... "Sonhar não custa nada"... Um dia quem sabe veremos sambistas no comando da transmissão mostrando que o samba não samba porque "Quem é bamba nem sequer vacila".
 
Vila Isabel
Mês passado, ao receber o convite da Vila Isabel, vi que tenho muito ainda por contribuir para o carnaval carioca. A Vila Isabel, escola que eu admiro muito, reconheceu em mim não só a paixão que tenho pelo carnaval, mas igualmente meu lado profissional de pesquisadora, professora e gestora, confiando a mim a diretoria do departamento cultural e a presidência de honra da escola mirim Herdeiros da Vila. É, a Vila me enfentiçou! Continuarei tendo todo carinho e admiração pela Mocidade Independente, escola onde fiz diversos amigos e aprendi muito... Mas modéstia à parte, amigo, sou da Vila.
 
Conte a sua história:
Quero continuar interagindo com você, leitor. Se você conhece histórias curiosas e engraçadas sobre carnaval, histórias que tenha vivido, presenciado ou ouvido falar, mande um email e me conte sua história. Vamos compartilhar isso. Ou se quiser sugerir algum tema pra coluna, também vale! O e-mail é [email protected]


Comentários
  • Avatar
    30/11/2010 13:12:45Alexandre SabaráMembro SRZD desde 28/10/2010

    Parabéns pela observação.Realmente essas vinheteas são muito técnicas e de muito pouco sentimento.Samba é sentimento,e se tem uma coisa que a Globo não tem,é sentimento.Parabéns pela sua visualização!!!!

  • Avatar
    24/11/2010 11:15:14magnoMembro SRZD desde 21/10/2010

    ate.que emfim alguem observou isto,pois as vinhetas são sempre as mesma .e como comentario de carnaval so mostraõ comissão de frente. para bens tatiana pela sua visão e coragem de comentar.

  • Avatar
    24/11/2010 10:27:31Jorge SantosMembro SRZD desde 24/11/2010

    Olá, que surpresa agradabilíssima saber que a perfeição para os olhos também agrada a inteligência, alma e por que não, o coração. Falando em Vila Isabel, deixo uma indicação de um vídeo do Duo Lachrimae, do qual faço parte, duo focado em música clássica, mas que tomou a liberdade de homenagear o poeta da Vila, gênio inconteste da brasilidade, pelo seus 100 anos de nascimento, Noel Rosa em concerto no Centro Cultural da Justiça Federal. Como não posso deixar o link, deixo aqui as palavras chaves para encontra-lo: três apitos noel rosa duo lachrimae Beijo delicado como sua alma

  • Avatar
    18/11/2010 17:11:23FábioMembro SRZD desde 25/07/2010

    Evidente que as vinhetas não servem para muito coisa, só se você estiver nela, você é linda, muito simpática, carismática, educada, etc. Eu lhe via sempre em Guilherme da Silveira SAMBANDO a frente da bateria da mocidade, e confesso que já estou com saudade, a comunidade de padre miguel sente muita falta sua, serei sempre seu súdito, abraços minha rainha!

  • Avatar
    17/11/2010 11:46:17jorge alfredo de paulaMembro SRZD desde 22/02/2010

    Ola minha amiga estas vinhetas estão incompletas, pois esta falta a principal estrela nele que é V O C E, Ola gostaria de contar com a sua presença nos ensaios do nosso BLOCO CARNAVALESCO UNIDOS DA VILA JARDIM, que acontece todos os domingos das 16:00 ás 22;00 horas, no campo do G.A. 40, que fica na estrada do Cabuçu, em Campo Grande, desde já sou grato pela presença,e lembrando que temos aquela cerveja geladissima e muito baratinho contato Jorginho:8639-3215

  • Avatar
    16/11/2010 15:44:04Luiz carlos severo diniz (severo)Membro SRZD desde 15/12/2009

    Sua Benção minha raínha ! ! ! Sucesso na nova missão ! ! ! E não esqueça dos eternos súditos ! ! ! Carnaval também é evolução ! ! ! A vida segue, a fila anda porém o bom passado fica eternamente gravado nos nossos corações . 1000 bjs no coração .

  • Avatar
    15/11/2010 12:50:29PAULO ROBERTO PEIXOTO GOMESMembro SRZD desde 15/11/2010

    Tou contigo tatiana, quando a globo vai transmitir uma partida de futbol por exemplo ,os repórteres tem todo o histórico dos jogadores ,técnicos ,etc. Elas não levam o carnaval a sério, burrice pois o carnaval seria fonte de noticias o ano inteiro e teria um público muito grande para acompanhar.

  • Avatar
    15/11/2010 01:38:55Paulo coelhoMembro SRZD desde 15/11/2010

    Fui na Vila Isabel pela primeira vez ao chegar fiquei entusiasmado pela dimensão da quadra mais logo me arrependi a acustica é uma porcaria o samba é orrivel e não se entende nada a bateria estragou o show quando foi a companhar a Mart'nalia.Perdi meu dinheiro e estragou minha noite! NUNCA VA A QUADRA DA VILA ISABEL?

  • Avatar
    14/11/2010 15:39:02DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    As vinhetas servem para divulgar o samba da escola. Foram introduzidas pela extinta TV Manchete na década de 80 que tinha o seguinte propósito "Aprenda e cante com sua escola o samba para o carnaval". Como o tempo da TV é muito caro, a Globo foi reduzindo os minutos de apresentação do samba. Hoje não dá nem uma passada inteira. Ademais, em tempos de Internet e de ensaios abertos na Sapucai, as vinhetas se tornaram desnecessárias.

  • Avatar
    14/11/2010 14:25:54DaltonMembro SRZD desde 04/07/2010

    Thati , você falou muito bem!...Eu ainda acrescentaria mais, quem não tem dinheiro ou mora em outras estados fica refém dessa transmissão global. Eu sou jovem, mais fico triste por quem é mais jovem do que eu e não viveu a época da Tv Manchete, era lindo de se ver, a Manchete passava os desfiles inteiros, com os comentários ótimos e o grito de guerra, ainda havia programa com os comentários do carnaval, isso sim era carnaval! O que a globo faz é uma vergonha, a começar da vinheta...Ideia péssima de gravar numa casa de show. A vinheta, e a transmissão desse ano? foi um horror! Enquanto o Haroldo Costa entrou mudo e saiu calado, a Deborah Colker falava bobagens sem parar, Lá em São Paulo , enquanto Leci Brandão praticamente não teve chance de abrir a boca, o tal geraldinho falava sem parar! Triste! A globo não gosta de transmitir, isso é um fato! Até a Band mostrando o carnaval da Bahia consegue passar mais emoção! Dia desses assisti aqui em casa o Kizomba da Vila de 88, meu Deus como aquilo é lindo a emoção natural das pessoas, hoje em dia carnaval carioca virou uma mídia- todo mundo numa alegria montada só sorri na hora que a câmera global tá ali...Ã? papel da globo e das escolas fazerem um carnaval digno e alegre,como o carnaval criativo da Unidos da Tijuca nesse ano, onde a alegria reinou!.. O carnaval do Rio está engessado a muito tempo!... Ã? por isso que hoje em dia as pessoas ficam loucas para ir pra Recife e Salvador pra cantar atrás de um trio elétrico.

  • Avatar
    14/11/2010 13:31:13andré muriquiMembro SRZD desde 26/09/2009

    Galera, concordo em tudo que a Tati descreveu acima. Precisamos ter pessoas na transmissão do Carnaval que realmente entendam da festa!!!!!!!! Acredito que os narradores possam ser a única excessão, e nesse caso gosto muito do Cléber Machado e da Ana Maria Beltrão . Em relação aos comentaristas, por favor tirem o aroldo Costa da lista, pois apesar de entender de Carnaval, não entendo uma palavra dita por ele. Gostei muito quando o Chico Esponiza comentou o Carnaval, o Milton Cunha também é excelente neste aspecto!!!!! Para comentar bateria temos o Odilon, o Paulinho e outros mestres que estão fora do Grupo Especial , e nos ajudariam muito a entender sobre os instrumentos e avaliação do quesito!!!!! Para comentar Samba de Enredo, convidem compositores , grandes vencedores ( Arlindo Cruz, Martinho da Vila e etc ) que entendem muito do assunto, e claro , que seus sambas não estejam sendo cantados na avenida!!!!!! Para comentar MS e PB temos tantos nomes que já se aposentaram, que acrescentariam muito a transmissão !!!!!!!! O mesmo poderia ser feito para Comissão de Frente!!!!!!!! Porém, aliado a tudo isso , a Globo tem que melhorar a transmissão, falei isso antes do carnaval de 2010. Um momento fundamental que é a entrada da Escola, o esquenta , o "grito de guerra" do interprete e a introdução da bateria , dificlmente a Globo mostra , pois neste momento está no comercial dos patrocinadores!!!!!! Sugestão : mostre todo este início, e façam o comercial depois . Naquele momento que todos já viram o esquenta ,a Comissão de Frente , o Carro Abre Alas, seria o momento ideal. Por favor, melhorem esta transmissão, não nos furtem o direito de assistir este início do desfile , que é sensacional!!!!!!!!!!!!!!!! Abraço à todos !!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    14/11/2010 13:12:30SERÁ SERÁ?Membro SRZD desde 14/11/2010

    SERÁ SERÁ...QUE A MANGUEIRA VAI DISPUTAR COM A MANGUEIRA QUEM VAI PARAB O ACESSO? PAGO PRA VÃ?.

  • Avatar
    13/11/2010 13:00:44JOSÃ? ARAGÃ?OMembro SRZD desde 07/04/2009

    SUGETÃ?O DOS SAMBISTAS DE VERDADE PARA AS TRANSMISSÃ?ES DA GLOBO DEIXAREM DE SER TENEBROSAS: APRESENTAÃ?Ã?O; CHICO PINHEIRO NARRAÃ?Ã?O; PAULO STAIN E PAMPLONA. COMENTÁRIOS; MARIA AUGUSTA, AROLDO COSTA, GERALDO CARNEIRO, JORGE ARAGÃ?O E MESTRE ODILON. AÍ SIM VOLTARIAMOS A TER UMA TRANSMISSÃ?O COM VISÃ?O NÃ?O SÃ? DE EXALTAÃ?AO MAS TAMBEM CRÍTICO. LEMBRANDO AS MELHORES TRANSMISSÃ?ES DA REDE MANCHETE.

  • Avatar
    12/11/2010 22:20:42Dorinha PimentelMembro SRZD desde 15/06/2009

    Parabéns Tatiana pela coragem! Eu já era sua fã, agora então... Modéstia a parte a Tatiana agora é da Vila!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    12/11/2010 21:23:59FoliãoMembro SRZD desde 07/04/2009

    Guilherme Bedran, cuidado pra você não ser hetero e virar a casaca, viu? Pagung est´certa duas vezes, certa em tudo que disse na matéria, e certa de está na Vila Isabel, nada com a comunidade da Independente, mas "se tu não quer, tem quem queira"... e como queira, negar Pre$idente de Honra da Herdeiros é da tiro no próprio pé. Beijo pra uma das melhores Rainhas da Avenida. Tati minha Musa 2004, a Águia de Ouro está de braços abertos pra te receber NOVAMENTE, dá uma ligada pra quadra.

Comentar