SRZD


25/11/2010 01h19

O dia em que Sonja chorou
PC Guimarães

As imagens mostradas no final da noite de quarta-feira pelo SporTV de um menino palmeirense chorando por causa da derrota de seu time, me lembraram duas outras imagens fantásticas e significativas em que mostram a sensibilidade de fotógrafos e cinegrafistas: a do menino chorando em Barcelona, de Reginaldo Manente, do Jornal da Tarde, vencedora do prêmio Esso de Fotografia de 1982; e a da gandula botafoguense Sonja Martinelli chorando após uma derrota do Botafogo para o Vasco, publicadas no Globo.

Sonja foi minha aluna na faculdade e este ano escrevi o pequeno texto abaixo após o Botafogo ter perdido de 6 a 0 para o Vasco. Este texto foi publicado na minha coluna pro site CORREIO DO BRASIL e republicado na coluna do final do campeonato quando o Botafogo foi campeão carioca. Reparem na profecia do fim do texto.

O dia em que Sonja chorou

1º de dezembro de 1988. Botafogo e Vasco pela Copa União. A menina Sonja foi toda contente para o Maracanã. Apaixonada pelo Botafogo desde pequenininha ela estava realizando um sonho. Ver seus ídolos de perto, pisar no "maior do mundo" e "ver aquela torcida sofrida, mas linda, lá de baixo". Coisas pequenas que para ela tiveram uma importância muito grande.

Muitos anos depois, Sonja Martinelli foi minha aluna na FACHA e deu um depoimento sobre aquele fatídico dia para o Jornal Laboratório da Faculdade:

"O Botafogo é e sempre será a minha paixão e sempre que o time perdia uma simples partida, eu caía em lágrimas. Eu chorava que dava dó... E claro, lá, não foi diferente. O Botafogo perdia a partida por 3 a 0 e eu comecei a chorar. Filmada e fotografada por toda a imprensa que ali estava, o acontecido virou manchete em todos os jornais e programas de TV no dia seguinte. Difícil acreditar, né? Por que uma garotinha chorava tanto na beira do gramado do estádio? Meus familiares (que não são botafoguenses) ouviam o jogo pelo rádio e quando anunciaram o que estava acontecendo ... Pronto! Todo mundo já sabia que era eu".

Depois desse choro, o Botafogo foi campeão invicto em 1989, passados longos 21 anos sem títulos. No último, Sonja nem era nascida. Não sei onde Sonja estava no domingo à noite e se chorou com a vergonha que o Botafogo passou. Mas a história costuma se repetir. E quem chora primeiro, ri por último".


Comentários
  • Avatar
    30/04/2012 20:46:50José Carlos Soares CondéAnônimo

    Caro amigo e co-torcedor do Fogão. Dizem erradamente que o Fogão, passou 21 anos sem título. Na verdade foram 20 anos. Ã? só contar. Campeão em 1968 e depois, em 1989. Fazem a conta seguinte: 1989 -1968 = 21. Errado, porque em 1989 o Botafogo foi campeão. o certo é 1988 -1968 = 20. Então, 20 anos. Viva nossas meninas, Sonja e Fernanda Maia. Um grande abraço.

  • Avatar
    26/11/2010 17:43:46Thiago MachadoMembro SRZD desde 13/10/2010

    Sobre o hexa, não descuto...Até pq a diferença entre ser penta ou hexa, para ´quem é apenas campeão...rs...calma... é brinc!!! rs... abraço!

  • Avatar
    25/11/2010 17:26:54PC GuimarãesAnônimo

    Thiago, apenas uma correção: "hexa" não, penta (rs). Mário: vc também pinta o cabelo de branco para parecer mais velho?

  • Avatar
    25/11/2010 16:44:58Thiago MachadoMembro SRZD desde 13/10/2010

    Boa matéria PC! Lembrei do meu pai esse ano, nas finais do Carioca. Sou Flamenguista roxo e meu pai Botafogo doente... No final do jogo, eu falei, pai, de verdade, durante o jogo, esse ano torci pelo Botafogo ser campeão. Ver o Sr. feliz, é um conforto maior... Era a vez do Fogão ( eu e meu pai viviamos brigando um com o outro, graças a deus, isso se cessou e é claro, é meu idolo)... Ah, é claro, não posso deixar de escrever aqui... no ano passado... eu, meu primo e minha noiva... nos últimos segundos do campeonato brasileiro... Eu filmei o meu time ser hexa... e o mais impressionante, meu primo um ano mais novo do que eu, chorando igual a uma criança... momentos como esses... serão inesqueciveis...

  • Avatar
    25/11/2010 10:48:05Mario_avAnônimo

    Nossa, como o tempo passa rápido! Principalmente depois que os cabelos ficam grisalhos. Fui confirmar se foi mesmo em 1988, pois para mim parece bem mais recente. Quem sabe a Sonja não vai estar sorrindo e alegre no final do dia 05/12. E quem sabe por dois bons motivos.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.