SRZD


14/12/2010 16h16

Urbanização atinge 80% da população do país, afirma IBGE
Redação SRZD

Foto: Chandra Santos - SRZDA nova edição do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, lançada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a urbanização atinge mais de 80% da população brasileira. Porém, isso se dá de forma desigual abrangendo apenas as cidades que concentram grande quantidade de riqueza e população.

Ainda de acordo com a publicação, nos últimos dez anos houve multiplicação de pequenos centros urbanos abrigando força de trabalho pouco qualificada e voltada às atividades primárias. O Atlas também mostra que as aglomerações urbanas e as 49 cidades com mais de 350 mil habitantes são responsáveis por 65% de toda a riqueza gerada (PIB). Dentre todas as cidades do país, 12 centros têm reforçado a atuação na evolução da rede urbana brasileira entre 1966 e 2007. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia, respectivamente.

O Atlas Nacional do Brasil Milton Santos é composto por 548 mapas, 76 gráficos, oito tabelas, seis fotos e 14 imagens de satélite.


Veja mais sobre:IBGE

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.