SRZD


24/12/2010 14h28

Cientistas desenvolvem reator que transforma energia solar em combustível líquido
Redação SRZD

Pesquisadores americanos e suíços desenvolveram um reator que tem a capacidade de transformar a luz do sol em combustível líquido. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo site "BBC Brasil". O processo de conversão é semelhante a fotossíntese: por meio de um dispositivo que utiliza o cério, um tipo de metal muito raro, para a quebra das moléculas de água ou dióxido de carbono para transformá-los em líquidos que podem ficar armazenados ou ser transportados.

De acordo com o estudo, a vantagem do novo gerador é que matriz gerada pode ser utilizada em qualquer local, enquanto a energia solar gerada pelos painéis comuns (fotovoltáicos) só pode ser utilizada no mesmo onde estão instalados.

Apesar da ideia, os cientistas consideram que os resultados como ineficientes: o combustível líquido gerado é menos de 1% da luz do sol que entra no reator, com a maioria da energia perdida pelas paredes do aparelho ou pelo desvio da luz solar para fora do protótipo. A tecnologia só poderia ser aproveitada comercialmente quando a eficiência atingir 19% da luz recolhida.


Veja mais sobre:Energia

Comentários
  • Avatar
    27/12/2010 21:45:50Caroline Lacerda NunesAnônimo

    eu acho que os cientistas são ótimos e adimiro a inteligencia deles!!!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.