SRZD


16/01/2011 08h45

No ensaio técnico, bateria da Imperatriz prova viver seu melhor momento no carnaval
Isaac Ismar e Rodrigo Coutinho

Poderia ter sido melhor, mas mesmo precisando de alguns ajustes que podem ser acertados até o carnaval, a Imperatriz Leopoldinense fez um bom ensaio técnico na noite deste sábado na Marquês de Sapucaí. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, a comissão de frente e a bateria conseguiram destaque.

O ensaio da verde-e-branca teve início com os esquentas de dois sambas marcantes para a escola: "Brasil de Todos os Deuses" (2010) e "Liberdade, Liberdade. Abre as Asas sobre Nós" (1989). Logo em seguida, por volta das 22h50, o intérprete Dominguinhos do Estácio começou a cantar os primeiros versos da obra de 2011, "A Imperatriz Adverte: Sambar Faz Bem à Saúde", dos compositores Flavinho, Me Leva, Gil Branco, Tião Pinheiro e Drummond.

Nas arquibancadas do Setor 3, bandeiras imensas mostravam o carinho dos torcedores da agremiação de Ramos para a bateria de Mestre Marcone, a única que conquistou as cinco notas máximas dos jurados em 2010. Os ritmistas, mais uma vez, respeitaram a cadência característica dos últimos desfiles da verde-e-branca, sem atropelos.   

- Na bateria da Imperatriz se trabalha com humildade, respeitando ao próximo, usando o diálogo como ferramenta de trabalho. Temos que manter os pés no chão. Cada ano é diferente. A bateria da Imperatriz será cada vez mais exigida e aguardada, não temo a responsabilidade - afirmou Marcone.

Ainda de acordo com ele, os seus ritmistas fizeram um bom trabalho neste primeiro ensaio técnico.

- Na minha visão a bateria esteve perfeita. Gostaria muito que o dia 6 de março fosse hoje, teria certeza que o trabalho foi feito da melhor maneira. Todas as nossas quatro bossas foram bem executadas. Aqui temos a preocupação em fazê-las dentro da melodia do samba. Só tenho a agradecer aos meus ritmistas e auxiliares. Vamos continuar trabalhando para ganhar os 50 pontos novamente - concluiu.

A comissão de frente, dirigida pelo coreógrafo Alex Neoral, apresentou uma coreografia com muita movimentação e entrosamento. Um grupo de homens e mulheres parecia fazer algo como um ritual de magia. Alex revelou que a abertura do desfile trará algo relativo ao continente africano.

- Este ano estou me sentindo mais à vontade na Imperatriz. No ano passado tudo era muito novo para mim e acabamos deixando a desejar um pouco. Tenho certeza que a comissão de frente da Imperatriz fará um bom papel. Hoje mostramos muito pouco do que vamos fazer no desfile. Estamos deixando tudo em sigilo, só posso adiantar que a comissão de frente terá a ver com cura. Vamos vir com uma temática africana, mas acho que já estou contando muito - desconversou o coreógrafo.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Phelipe Lemos e Rafaela Teodoro, de 21 e 22 anos respectivamente, teve a oportunidade de ensaiar pela primeira vez no Sambódromo defendendo o pavilhão da Imperatriz. Na primeira cabine de jurados, a dupla mostrou simpatia, segurança e elegância no bailado, fruto do trabalho dos anos em que desfilavam como segundo casal da Vila Isabel. Os dois decidiram treinar fantasiados com a roupa do desfile do ano passado da escola.

- O ensaio foi importante porque marcou a nossa estreia. Aproveitamos a oportunidade para o tempo de apresentação aos jurados e sentir a resistência - disse Phelipe.

Ao lado dele, se refrescando do calor, na Praça da Apoteose, Rafaela contou que os próximos dias até o carnaval serão de muitos ensaios.

- Não apresentamos a coreografia oficial, mas mostramos um pouco do que estamos trabalhando - afirmou a porta-bandeira.

Os intérpretes conseguiram defender bem o samba-enredo, assim como boa parte dos componentes. Porém, em algumas alas era possível perceber que nem todos estavam com a letra na ponta da língua. Em outros segmentos os desfilantes cantavam apenas no refrão final (Eu quero é sambar! A cura do corpo e da alma no samba está! Sou Imperatriz, sou raiz e não posso negar...).

As alas estavam bem organizadas na Avenida, preenchendo inclusive as laterais, detalhe que às vezes é esquecido por algumas agremiações. Só faltou um pouco mais de animação para alguns componentes que ainda têm tempo para entrar no clima de carnaval. Animação foi o que não faltou para a ala das baianas. As senhoras da zona da Leopoldina evoluíram com alegria e cantando o samba-enredo de ponta a ponta da Avenida.

- Na minha opinião o ensaio da Imperatriz foi irrepreensível. Todos estão de parabéns. A bateria do Marcone foi excepecional, Dominguinhos também esteve ótimo, a escola cantou e evoluiu de maneira perfeita. A Imperatriz vai brigar pelo titulo. O samba nos ajuda muito. Graças a Deus temos essa bola obra para o nosso desfile. Parece que ele tem seis refrões. Fala de coisas lindas, é muito bom de ser cantado - vibrou Guilherme Nóbrega, diretor de harmonia da Imperatriz.

Outro momento que vale o registro é sobre a ala da vaca louca, que desfilou com a camisa "Comunidade 38". Os integrantes se apresentaram com chapéu em formato de cabeça de vaca. Como o bom humor será a marca registrada desta ala no desfile oficial, alguns rapazes, com sorriso no rosto, não se envergonharam em mostrar que estavam com batom vermelho nos lábios.

E como já está se tornando tradição na escola, Chiquinho e Maria Helena, o eterno casal de mestre-sala e porta-bandeira gresilense, mais uma vez mostraram o amor pela Imperatriz à frente da última ala.

O ensaio terminou às 00h10, após 80 minutos. A verde-e-branca volta ao Sambódromo no dia 26 de fevereiro para o segundo e último treino técnico na pista da Sapucaí.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    03/02/2011 03:52:59fernando schleimerMembro SRZD desde 03/02/2011

    PENSO que toda e qualquer pessoa que diga que a imperatriz só ganhou os carnavais de 94/95/99/2000/2001 no roubo ou em cima de pagamentos por baixo dos panos, sao pessoas recalcadas que nao sabem perder ! significa q são pessoas preconceituosas e arrogantes, para nao falar outras palavras mais pesadas. A IMPERATRIZ NÃ?O Ã? UMA ESCOLA MEDIANA , é sim uma escola de grende porte principalmente seus torcedores ! nao pense vocês que a imperatiz só ganha por tecnica perfeita, que tem sim, é sim por emoçao, pois os jurados é q se emocionam com tanta grandiosidade e superioridade na avenida no horario que os compete julgar. Imperatriz é escola séria e honesta, sabe ganhar e sabe perder, e nao é apenas um apaixonado que fala, é um homem de Porto Alegre, que ama a Imperatriz e o carnaval do Rio de janeiro e o carnaval Brasileiro. Etao por favor, antes de falar merda e ridicularizar a minha Imperatriz amada e querida, falem vocês para qual escola torcem e quantas vezes ela foi campeã ... se é q foi ! mas posso dizer que eu mesmo amando a Imperatriz sou um apaixonado por carnaval e gosto de TOOOOODAS as escolas de samba ! inclusive a tua escola, ( digo para esses caras sem educação que ridicularizam as coermas ) ... Entao mais uma vez : antes de falar besteira pense na consequencia de tuas palavras ! quem fala oque quer ouve oque nao quer... e viva o carnaval brasileiro, carnaval carioca e viva o povo da IMPERATRIZ ... e bom carnaval a todos em 2011 .

  • Avatar
    20/01/2011 09:50:13marcoMembro SRZD desde 03/08/2010

    Que dor no coração é essa sr; sávio? Que raio de sambista é vc?O sr; foi destratado por alguém da escola?ou é só IBOPE...No dia que eu alimentar um sentimento igual ao seu por qualquer agremiação,eu me retiro do CARNAVAL!!!!!!!!!! Tá na hora do sr; rever seus conceitos...

  • Avatar
    19/01/2011 16:48:48SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    A Imperatriz hoje não passa de uma mera escola mediana e coadjuvante.

  • Avatar
    19/01/2011 16:42:20SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Sr.Marco ter despeito de que? dessa escola furreca e fuleira, que agora vemos que depois que o velhaco do Luisinho Drumond tomou um pontapé no rabo bem dado lá na liesa e que não apita mais nada e nem consegue dar uns agradinhos para ajudar a pobrezinha de sua escola. 08 títilos, sendo que cinco são roubados meu caro, títulos legitimos da Imperatriz só reconheço 3, 1980, 1981 e 1989, os outros garfados vergonhosamente, inclusive no desfile das campeãs vocês foram vaiados o tempo todo nesses desfiles das campeãs. O seu mal e de outros gresilenses e que vocês não gostam de ouvir a verdade. Antes de teminar veja o que falei da bateria e do samba, mas não vejo grande espectativa para o desfile da Imperatriz. ok

  • Avatar
    19/01/2011 12:35:59julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Sávio que tenha perdido a admiração, por seus motivos, é aceitável, o que não pode perder é o respeito. Caso você não tenha percebido a Imperatriz é uma escola grande, e assim se mostra na vitória e na derrota, para ser grande também é preciso saber perder, como em 1996, reconhecendo a soberania do juri e acatando o resultado e fazendo um desfile impecável no sábado das campeãs, sem baixarias, sem latas atiradas, sem vaias, sem faixas de protesto, sem polêmicas, apenas desfilando e mostrando o seu belo carnaval. Abraços e saudações leopoldinenses!!!

  • Avatar
    19/01/2011 11:59:55marcoMembro SRZD desde 03/08/2010

    carnaval é alegria,união e principalmente RESPEITO!!!Cair na real é ter o mínimo de EDUCAÃ?Ã?O...procure comentar a reportagem e não o comentário dos outros.A imperatriz é maior do que qualquer comentário e a escola não se resume ao presidente não,são 8 títulos que a comunidade foi buscar,e merece RESPEITO!!!!!!!!! E não existe remédio pra DESPEITO!!!

  • Avatar
    19/01/2011 11:23:32SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Olhem a viradouro voltou para o acesso e se as coisas continuarem mal para as bandas da escola de Ramos e se a São Clemente se superar, podem contar, que vocês iram desfilar no sábado, mas não das campeãs e sim na Lesga.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. pois tirando a bateria e o samba que é bom, mas vai repetir o mesmo fiasco do ano passado, afé já estou vendo um mar de lágrimas lá para os lados de Ramos e complexo do Alemão. Sr. Marcos, quem fala o quer, escuta o que não quer. já acho que estou cometendo covardia chutando cachorro morto.

  • Avatar
    19/01/2011 11:14:37SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Ah vou refrescar um pouco a sua memória sr.Marcos, gresilense de merda, a tua Imperatrix quase caiu em 1988, está lembrado disso, pois é só não caiu, pois o velho do Luisinho Drumond fez uma virada de mesa e fez a tua escola permanecer no especial, pois ia descer bonitinho para po acesso, e do jeito que as coisas andam lá para as bandas de Ramos cuidado, dessa vez não vai escapar viw palhaço.

  • Avatar
    19/01/2011 11:11:21SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    SR.Marco Fernandes Macedo, falar a verdade costuma doer não é mesmo, babaca é vc, pois não sou da turma ok. coitado caia na real a Imperatrix não assusta nem gato morto caia na real, já falei, vocês não tem mais o Velhaco do Luizinho Drumond para comprer os títulos, seu imbécil, se bobear vão desfilar e no grupo da lesga muito em breve.

  • Avatar
    19/01/2011 11:06:51SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Sr. Julio San, eu até tinha uma certa admiração por sua escola, pois ela teve méritos em alguns títulos e inclusive gostei muito quando da vitória retumbante dela em 1989 sobre a prepotente BF, podemos falar nos belos sambas que ela tem, e as vitórias merecidas de 1980, quando empotou com Portela e BF, 1981, sem contestação, 1989, como não quero ser injusto com a Imperatriz, acho que em 1996, ela deveria ter sido a campeã com aquele lindo samba sobre a primeira Imperatriz do Brasil, Dona Leopoldina, mas tenho que dizer que depois fiquei extremamente decepcionado com a Imperatriz devido as lambanças do Titio Luisinho, mas para vc não dizer que sou injusto, digo a Imperatriz está com a bateria excelente e um samba muito bom como o do ano passado, mas repito, vai pagar um preço muito alto pelos erros e tramóias do Luizinho Drumond, por isso digo ainda terá os mesmos problemas do ano passado e com aquelas fantasias, que não sei onde o Max Lopes estava com a cabeça quando as desenhou, pois ele é um grande profissional. Ano passado gostei muito do trabalho dele, pois criu belas fantasias de muito bom gosto e carros alegoricos belíssimos, inclusive o abre-alas, que lamentavelmente teve aquele problema para mim foi um dos carros mais belos que passou pela avenida.

  • Avatar
    19/01/2011 11:03:22Marcos Fernandes MacedoMembro SRZD desde 14/04/2009

    Que à Imperatriz está com uma série de problemas internos e isso pode afetar o seu desfile,ninguém duvida, mas o que esse acéfalo de nome Sávio(homônimo daquele cagâo que jogou no flamengo) escreveu nos dão a exata noçâo,Julio san, que a gente ainda incomoda e mete medo em muitos babacas. Como esse .

  • Avatar
    18/01/2011 22:21:53SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Caiam na real, caros torcedores da Imperatriz, melhor samba a prórpria Imperatriz tinha ano passado e esse ano também, mas são sambas que não empolgam a avenida. A Imperatriz está pagando caros pelas tramóias feitas pelo titio Luizinho em anos anteriores, quando o pilantra era presidente da Liesa e comprou os títulos de 1999, 2000 e 2001, além da sacanagem feita em 1995 com a Portela e 1994 com o Salgueiro. Agora gresilenses, vocês vão pagar bem caro por todas essas sujeiras, que eram justificadas como desfile tecnicamente pefeito e agora estamos vendo, que há dez anos a Imperatriz não ganha mais nada, não mesmo muita concidência.

  • Avatar
    18/01/2011 20:23:28Ricardo Martins da SilvaMembro SRZD desde 04/05/2009

    A Imperatriz tem o melhor samba do grupo especial . . . Parabens pela contratacao do novo casal de ms e pb . . . agora vamos rumo ao campeonato .. .

  • Avatar
    18/01/2011 09:08:58marcoMembro SRZD desde 03/08/2010

    A Imperatriz vai vir comendo pelas beiradas,é escola de CHEGADA!!!

  • Avatar
    17/01/2011 23:31:20julinnhoMembro SRZD desde 17/01/2011

    parabens imperatriz que otimo esse ensaio

Comentar