SRZD


17/01/2011 03h38

Mocidade canta forte no ensaio técnico
Ramiro Costa, Rafaella Javoski e Rodrigo Coutinho

Um canto e uma alegria das mais nobres raízes da Vila Vintém foi o que a Mocidade mostrou durante o seu primeiro ensaio técnico na Marquês de Sapucaí neste domingo. Descontraída e mostrando muito samba no pé, a escola da Zona Oeste provou que a lua de mel com a sua comunidade segue de vento em popa. "Levados pela luz da Estrela Guia", os componentes entraram no clima animado do samba-enredo, de refrão viciante, e animaram o público presente nas arquibancadas do Sambódromo. Mas a Mocidade tropeçou no último terço da escola. A bateria saiu cedo demais do primeiro recuo e as alas finais não conseguiam ouvir o samba-enredo cantado pelo carro de som.  Resultado, o canto "atravessou" e os diretores de harmonia tiveram muito trabalho. A falta de caixas de som por toda a extensão da pista de desfiles atrapalhou a harmonia da escola de Padre Miguel, além do carro de som da Liesa, que fica parado no Setor 1, que virou um problema para todas agremiações.

- Este ano a Mocidade vai fazer um carnaval muito superior ao último. A escola está reestruturada e encontrou uma linha profissional. Não tenho dúvidas que faremos um desfile sensacional. Tanto os acabamentos quanto todo o conjunto está sendo muito bem cuidado, quesito por quesito - explicou o carnavalesco Cid Carvalho.

* Confira galeria de fotos do ensaio da Mocidade

O problema no fim não desanimou nenhum integrante da escola, muito menos sua "torcida organizada" que trouxe faixas e animava o Setor 5 da Sapucaí. De acordo com a direção da Mocidade, 55 ônibus saíram de Padre Miguel para trazer os componentes. Além da frota, a escola levou ainda uma alegoria com cavalos e a estrela-guia em neon. O tamanho do carro que ainda levava algumas mulheres impressionou quem acompanhava o ensaio. A atitude merece muitos aplausos, já que a Mocidade, diferente de outras agremiações, teve a sensibilidade de presentar o público com algo novo e de extremo bom gosto.

- Pelo o que a gente observou foi excelente. É evidente que temos algumas coisas a serem melhoradas, mas isso só com os ensaios técnicos que vamos avaliar. Fizemos uma filmagem para observar o movimento das alas, o canto dos componentes, mas a Mocidade fez um bom ensaio. O próximo será excelente - decretou o presidente Paulo Vianna.

A comissão de frente, sob comando de Jorge Texeira, era composta apenas por garotos. Eles se apresentaram durante todo o Sambódromo com uma coreografia apenas para entreter o público. Jorge está no seu segundo ano consecutivo na Mocidade. - Fizemos uma coreografia especial para o ensaio técnico. Apenas contamos o tempo e vimos o distanciamento correto. Agora vamos trabalhar a coreografia em cima do excelente tempo de desfile que fizemos hoje. Começamos os ensaios em novembro, trabalhando três vezes por semana e de janeiro pra cá ensaiamos diariamente - disse o coreógrafo.

A apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Cristiane Caldas e Fabrício Pirez, foi irregular na primeira cabine de jurados. A saia da fantasia de Cristiane estava atrapalhando sua dança e ela não conseguiu ficar à vontade. A porta-bandeira acabou retirando um pedaço da fantasia logo depois da apresentação. Na quarta cabine de jurados, os dois foram melhores e mostraram mais vibração.

- Eu precisei tirar o sapato que estava escorrendo para colocar um tênis que me desse mais aderência, fiquei até um pouco assustada. Em ocasiões assim tem que ser usar um sapato com antiderrapante duplo, mas no desfile não vai chover, dará tudo certo - afirmou Cristiane.

Fabrício também comentou sobre o ensaio. - Hoje foi muito importante, enfrentamos condições adversas, pista muito molhada. Podemos ajustar o tempo de apresentação, apesar de não termos feito a coreografia especial. O uso da fantasia no ensaio é uma opção da escola, mas a gente aprova porque funciona, traz um pouquinho do desfile e assim nos acostumamos com o peso - comentou Fabrício. A fantasia de 2011 representa a natureza que surge depois do aparecimento das geleiras.

Bateria mostra evolução

Mestre Bereco e seus ritmistas conseguiram tirar o fantasma do primeiro ensaio técnico de 2010 e fizeram uma boa apresentação. A bateria caminha hoje para uma boa evolução e pode voltar a conquistar todas notas máximas. De acordo com o metrônomo do SRZD-Carnavalesco, a bateria começou 147 bpm (batidas por minuto) e caiu um pouco no fim: 145bpm.

- No ano passado, nós tivemos um contratempo em nosso primeiro ensaio: uma chuva muito forte. Não estávamos com material adequado e sofremos uma pressão muito grande, mas o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Fizemos um belíssimo ensaio e isso nos dá confiança. Tenho certeza que esse samba vai pegar a Avenida de surpresa no dia do desfile - disse mestre Bereco.

É frente dos ritmistas, estava a discreta rainha Andrea Andrade. Ela é esposa de Rogerio de Andrade, sobrinho de Castor de Andrade, ex-presidente da Liesa e da Mocidade.

- Este é o meu primeiro ano e a emoção é muito forte. O coração está batendo acelerado, mas muito feliz. Fui bem recebeida porque frequento a quadra há anos, conheço muita gente lá - disse Andrea, que vai representar uma deusa ninfa.

O canto e a evolução da escola demonstraram a reaproximação da comunidade com a Mocidade. Após carnavais irregulares, o componente parece que ainda está no frisson do desfile de 2010, quando a escola foi uma das que mais cantou na Avenida.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    20/01/2011 23:14:19marcoMembro SRZD desde 03/08/2010

    a padre miguel vai ter muito trabalho pelo visto e pelo que foi escrito por alguns componentes da propria agremiação que estão preocupados...agora a bateria da padre miguel é igual a da mangueira;INCONFUNDÃ?VEL!!!boa sorte mocidade...

  • Avatar
    20/01/2011 23:11:00Meu coração vai disparar de novo â?«Membro SRZD desde 23/02/2010

    Lulu Lion .. mais respeito ai falar o nome da agremiação Mocidade independente de Padre Miguel . Sempre fomos e sempre vamos ser a bateria nota 10 ! Ninguem esta juntando caquinhos não e sim dando uma renovada como outras escolas tmb precisam fazer. Eu sou componente da escola, e sobre o Ricardo simpatia (que de simpatico não tem nada) tmb acho ele fraco como diretor, o que falta é apenas tirar ele e colocar alguem mais experiente !

  • Avatar
    20/01/2011 17:00:38vinicius filho fielMembro SRZD desde 20/01/2011

    gostei do canto da escola todos componentes cantando com raça .....

  • Avatar
    19/01/2011 15:41:59carlosMembro SRZD desde 17/01/2011

    Sr Severo gostaria de saber em que mundo o sr vive, ou então o sr não foi no ultimo ensaio técnico da mocidade na sapucaí, e não viu a total desorganização do diretor de carnaval que juntamente com os dois diretores geral de harmonia ficaram feito baratas tonta na concentração sem saber o que fazer, e depois somos nós os pessimistas... faz favor sr Severo ... se liga Presidente Paulo Viana.

  • Avatar
    19/01/2011 12:55:50MOCIDADEMembro SRZD desde 29/10/2010

    A FESTA DA BATERIA ESTÁ CANCELADA.ESSA DIRETORIA NÃ?O ESTÁ NEM AÍ PARA O SETOR MAIS IMPORTANTE DA ESCOLA.AGORA NO DIA 21 A FESTA DAS PASSISTAS ESTÁ CONFIRMADA.UM MONTE DE MULHER FEIA QUE TEM MAIS VALOR QUE BATUQUEIRO NA ESCOLA.

  • Avatar
    19/01/2011 11:32:58Luiz carlos severo diniz (severo)Membro SRZD desde 15/12/2009

    Aos pessimistas de plantão : A Mocidade está unida, os componentes cantaram o samba com valentia, ,,,,,,, Ã? lógico que erros existem nos ensaios técnicos e serão plenamente corrigidos,,, aguardem a Mocidade , afinal tá todo mundo aí ! ! ! !

  • Avatar
    18/01/2011 23:04:19carlos avelarMembro SRZD desde 18/01/2011

    Amigos sou da harmonia e não podia deixar de dar meu recado os diretores de harmonia são bacanas gosto deles mais sinseramente são muito fracos não sabem nada, estamos todos perdidos,derepente se um entendesse...mais dois sem saberem nada fica difícil. muita gente fala mais eu gosto do simpatia, ele tirou o davi que não deu certo, tirou o vander , o romulo e infelizmente não adianta falar e fazer reuniaõ tem que tirar os colegas, não deu certo ? tudo bem, vamos em frente. não pode é do jeito que tá!

  • Avatar
    18/01/2011 12:51:43Joana BragaMembro SRZD desde 21/07/2010

    Amigo Lulu,queria eu que minha escola tivesse um museu igual o da Mocidade Independente.Voce falou uma grande besteira.Falar mal da Mocidade é como falar mal do Pelé,Jonhn Lennon,Beatles,Cartola,Papa João Paulo II, que fizeram a historia da humanidade.Voce precisa ler mais,para não ficar falando besteira.

  • Avatar
    18/01/2011 11:02:25josé harmoniaMembro SRZD desde 18/01/2011

    Sou ex componente da harmonia e estou em outro setor da escola, prefiro não me identificar pois na mocidade quem fala a verdade é banido.Todo mundo(folião) fala que o ensaio foi maravilhoso,mas quem realmente entende diz ao contrário , que apesar do show de canto da escola(o samba é bom), da bateria excelente,as lindas camisas e o nego quebrando tudo(cantou muito ), a organização da escola beirou ao ridículo. O Ricardo simpatia é muito, mais muito fraco pra ser dir de carnaval, não entende nada e se algo inesperado acontecer, estamos de novo lá embaixo, ainda coloca dois dir de harmonia que dá pena de ver os caras correndo de um lado pro outro atrás de nada, não entendem nada e não tem nenhuma identificação com a escola. Perguntem aos pres de ala, a tia nilda, o jefinho, seu macumba, o beréco, a própria harmonia,aos demais setores da escola se tem alguém satisfeito?eu e mais um montão saímos pra isso?Porque o presidente não faz nada ?nunca é tarde pra melhorar, ainda falta muito pro carnaval,como disse muito bem o internauta (observador),o presidente tem que tomar de assalto, se não tomar providências e deixar por conta do ricardo simpatia, pode escrever aí....não chega nunca entre as seis.

  • Avatar
    17/01/2011 20:56:08hudsonMembro SRZD desde 16/07/2010

    Só pra lembrar aos corneteiros e sambeiros de site, ensaio técnico é ensaio ensaio é pra se errar mesmo, lembram ano passado a grande rio fez um ensaio desastroso correu atrás corrigiu os erros e fez um desfile espetacular, e falando de bateria as pessoas estão é mal acostumadas e com ouvidos poluidos com essas modernisses escrotas que descaracterizaram totalmente o nosso samba, samba é samba não esses ranchos escrotos que vemos por ai, mas gosto é gosto né

  • Avatar
    17/01/2011 20:30:33DaltonMembro SRZD desde 04/07/2010

    Seu Mocidade Sempre, para começar eu dei a minha opinião, coisa que tenho direito por democracia. E falei o que vi...Vi uma Mocidade cantando a plenos pulmões o samba enredo, como já tinha dito. Mas também vi uma bateria sem graça, que faz o arroz com feijão, o papai-mamãe, num ritmo que não me agradou. Tenho todo direito de achar isso, e pra seu governo não tenho nada contra a Mocidade muito menos inveja, por que eu teria inveja da Mocidade? Inveja do quê?...Eu enalteci o passado dessa bateria dizendo que ela estava bem abaixo da fama que conquistou, já foi a melhor bateria do Rio de Janeiro, mas hoje em dia tá bem chatinha. E outra seu Mocidade Sempre graças a Deus eu coloco meu nome, me identifico e o senhor?...Falei o que vi, e tenho todo direito de comentar

  • Avatar
    17/01/2011 17:24:07carlosMembro SRZD desde 17/01/2011

    para começar foi tudo bem programado a saída para a sapucai muitos onibus onde a comunidade podia escolher inclusive trem, mais já na concentraçao começou a desorganizaçao ninquem se encontrava o pessoal da harmonia ao inves de orientar a comunidade em que setor estava sua ala, muitos deles estavam com latinha de "cerveja" da mao pareciam nao estar nem ai, hora ensaio e coisa séria isso já vem acontecendo desde o ensaio na Guilherme da Silveira,inclusive o ensaio da Mocidade atrazou por causa da harmonia que tem o dever de armar a escola a ala das baianas teria que estar na frente e estavam todas atráz e na hora de começar o ensaio diveram que correr para se posicionarem no lugar correto, sou morador da Vila Vintem a mais de 40 anos já diretor geral de harmonia mehor que esses que estão ai quem nao se lembra de Barra Mansa que era uma pessoa séria otima profissional esse rapaz mesmo que a escola mandou embora Rômulo, ainda a tempo domingo proximo teremos ensaio na Guilherme do jeito que vai as coisas não sei não...não adianta dizer que foi tudo as mil maravilhas que nao e verdade vamos meter a navalha na propia carne não adianta tampar o sol com peneira repito ainda há tempo... alô Paulo Viana...alô Ricardo Simpatia acordem chega de perder pra nós mesmos... ta dado o recado!!!!

  • Avatar
    17/01/2011 17:01:52leandro brenandiMembro SRZD desde 07/05/2009

    O ENSAIO FOI MUITO BOM, TADA A COMUNIDADE DE PADRE MIGUEL ESTÁ DE PARABENS, POIS A ESCOLA CANTOU MUITO E EMPOLGOU A TODOS NA SAPUCAÍ, A BATERIA ESTAVA PERFEITA, MANTEVE A MESMA CADÃ?NCIA DO INÍCIO AO FIM. AÍNDA TEVE UMA ALEGORIA MUITO BONITA PARA PRESENTEAR O PÃ?BLICO, ENFIM A MOCIDADE DEU UM VERDADEIRO ESPETÁCULO. FORTE CANDIDATA A FICAR ENTRE AS CAMPEÃ?S.

  • Avatar
    17/01/2011 16:57:05DaniloMembro SRZD desde 23/02/2010

    Minha Mocidade vem com tudo nesse carnaval com o que tem de melhor : chão, canto e bateria... MEU CORAÃ?Ã?O VAI DISPARAR DE NOVO !!!

  • Avatar
    17/01/2011 14:44:57DaltonMembro SRZD desde 04/07/2010

    Ensaio muito bom o da Mocidade, uma comunidade tão animada quanto nos tempos que essa escola era a campeã no passado!Valeu também pela pequeno abre alas no ensaio técnico, um presente pra o público! Um canto muito bom, mas mesmo assim o ensaio teve alguns defeitos como por exemplo a bateria da Mocidade que decepcionou bastante, bem abaixo da fama que a bateria dessa escola tem, em muitos momentos a bateria da escola se torna até chata e previsível. Além disso do meio pro final como já foi dito a escola atravessou com o samba, coisas que a escola precisa precisa prestar atenção e corrigir daqui pra o desfile oficial.

Comentar