SRZD


17/01/2011 18h12

Análise dos ensaios técnicos
Jorge Mendes

ALEGRIA DA ZONA SUL

A escola abriu os desfiles de sábado com uma abertura espetacular. Com a palavra, a comissão de frente. Muito bem ensaiados, o grupo apresentou para o público e para a cabine de jurados diversos desenhos coreográficos sem esquecer de apresentar a escola. Raramente assisti a uma comissão se apresentar cantando o samba naquele nível de força e volume (nos ensaios noturnos nos dias de semana na Sapucaí, eles se dão ao luxo de ensaiar sem qualquer auxílio de som). O coreógrafo, Patrick, ainda comenta que tudo aquilo foi preparado apenas para o ensaio. Uma pena que tal volume de canto não tenha sido repetido pelos demais componentes, tornando o canto/harmonia bastante irregular.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira fez uma apresentação correta, porém, na minha opinião, calcada num certo excesso de coreografia em relação à letra do samba. Fico temendo que no dia oficial não haja tempo suficiente para tudo o que apresentaram. A porta-bandeira, Naninha, dançou irradiando simpatia, postura e sorriso. Seu par, frente à primeira cabine demonstrou um certo cansaço.

Firme bateria e excelente ala de passistas. Muito bom canto e alegria da ala 25; pena não ser acompanhada pela embolada ala 9 e ala 20 que passou calada. Apontei esses deslizes (facilmente contornáveis) até com certa dificuldade, por ter ficado embevecido pelo maravilhoso samba, muito bem puxado, por sinal.

VIRADOURO

Apesar de haver descido para o Grupo A, a Viradouro desfilou com toda a estrutura do Especial. Toda escola cantou o ótimo samba com muita alegria e vigor, desde a elegante velha-guarda até a rodopiante ala de baianas. Outros pontos positivos foram: a bateria e a perfeita dança/harmonia/brilho do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Robson e Ana Paula (casal 20 do samba), assim como todo o chão da escola. Ponto a melhorar foi a ala de passistas que em frente à primeira cabine não sambaram, só saltaram. A comissão de frente, como a maioria das escolas, nada apresentou perante à cabine, apenas fazendo marcações e tradicionais palminhas.

IMPERATRIZ

Pareceu-me que alegre e comunicativa comissão de frente apresentou alguma coisa de oficial. Apesar de uma breve apresentação, o novo casal de mestre-sala e porta-bandeira fez uma boa exibição, enaltecendo a bela fantasia branca/prata. Foi uma grata surpresa o modo com que o samba se encaixou com a excelente bateria, energizando a escola e todos os componentes, principalmente a ala das baianas e a ala 23. Que refrão maravilhoso foi aquele. Ponto a melhorar: apenas metade dos passistas sambava.

CUBANGO

Acho que o asfalto molhado acabou limitando bastante a apresentação tanto da comissão de frente, quanto do casal de mestre-sala e porta-bandeira que acabou fazendo uma apresentação contida. Bateria firme também bem "casada" com samba e intérprete. Excelente grupo de passistas, abrindo mão do excesso de coreografias, mantendo o samba no pé. O canto foi quase que uniformemente entoado pelos componentes, principalmente pelas alas 12, 13, crianças, 18 e 19. Ponto a melhorar: ala 8 - pessoas batendo papo e outras tirando fotos.

MOCIDADE

Seguida de um grande carro abre-alas, composto de gerador, luzes e destaque, a comissão de frente apenas ficou fazendo marcações. Apesar de um pequeno problema com a saia da fantasia da porta-bandeira, o casal de mestre-sala e porta-bandeira apresentou-se muito bem; ignorando o tal incidente. O canto da escola foi soberbo, não se abalando, mesmo ficando longe da bateria que, na minha opinião, foi puxada muito à frente da escola (logo após o setor 1 de desfile), acarretando o bom e velho atravessamento do canto nos últimos setores. Muito interessante a colocação, em cada divisão de setores, de tripés com indicação do setor, ladeados de um casal de passistas, cuja ala vinha dando um show de samba. Ponto a melhorar: ala Oba-oba cuja maioria dos componente vieram "só no chiclete"...literalmente!

UNIDOS DA TIJUCA

Embora sendo uma coreografia "fake" (apenas para os ensaios técnicos) a comissão exerceu sua função de apresentar a escola, animando o público com uma coreografia alegre e comunicativa. Coreografia oficial?... agora aprendi... é segredo! O casal de mestre-sala e porta-bandeira fez uma apresentação sem defeitos e suntuosa, com muita suavidade e sem atropelos, pois lançou mão de guardiães brecando qualquer aproximação de fotógrafo ou alguém que atrapalhe a apresentação.

Quanto ao resto do ensaio, queria fazer um pedido ao colega internauta: "Quer fazer o favor de avisar a alguém da diretoria da Tijuca que ainda estamos na fase de ENSAIO?" Pois o que vi foi um desfile oficial sem fantasias. Confesso que severamente fiquei catando ala ou componente sem cantar o samba, sem conseguir. Pensei até que obtive sucesso ao enxergar uma senhora de costas, se apoiando numa bengala. Para minha (feliz) decepção, ela se vira para mim, ergue a bengala, e grita "Eu sou Tijuca, estou em cartaz!!!" Avassalador!!!


Comentários
  • Avatar
    18/01/2011 11:44:46dpj São Cri. Cri.Membro SRZD desde 17/01/2011

    Realmente o ensaio foi muito bom, as alas estão cantando muito e evoluindo bem, ++ tem muito a ser feito e o caminho é este. O ensaio e o canto da Tijuca foi surpreendente, a escola esta cantando tão bem e tão alto que estava abafando o carro de som, e falando em carro de som aquela invenção de 2 carros de som, quase atrapalhou o desfile da tijuca e atrapalhou o desfile de outras escolas, o segundo carro estafa fazendo as alas de trás atravessar o samba, sorte que a BELA HARMONIA DA TIJUCA, percebeu isto e mandou as alas de trás parar de cantar, e imediatamente o segundo carro de som foi desligado. MEU DEUS DO CEU..POR FAVOR NÃ?O INVENTAR DE NOVO ESTA MERDA DE 2 CARROS DE SOM...PQ.. VAI ATRAPALHAR VÁRIAS ESCOLAS NOS ENSAIOS.... ( ESTA INOVAÃ?Ã?O ESTA SENDO UTILIZADA NOS ENSAIOS PARA TODAS AS ESCOLAS ) harmonia da tijuca - parabéns O carnaval deste ano promete.

  • Avatar
    18/01/2011 11:34:50marcoMembro SRZD desde 03/08/2010

    Ã? muito bom entrar no site e vê que não tem ofensas entre componentes e torcedores das escolas!Show de bola,coisa de quem gosta de samba de verdade...Parabens pelos comentários Marcos!Danilo,tb sou vascão e passei a gostar mais da U.da Tijuca(gostar...respeitar eu respeito todas)depois daquele enredo nos homenageando,e antes q eu me esqueça,Diorgenes quando vc vir ao RIO tá convidado pra ir a IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE COMIGO conhecer a escola,se apaixonar e desfilar como eu(sou compositor da agremiação).1 forte abraço,bom carnaval e FAVORITISMO é uma expressão muito perigosa no MUNDO DO SAMBA!!!!Valeu RAPAZIADA...

  • Avatar
    18/01/2011 09:56:57DaniloMembro SRZD desde 23/02/2010

    A bateria da Mocidade está estupenda, vamos arrebentar esse ano, com mto chão, canto ecoando alto, e a bateria nota 1000... Desde qdo a unidos da Tijuca fez o samba pro Vascão, tenho uma enorme simpatia por ela, além do presidnete Fernando Horta ser um vascaíno nato... esse ano como no último a escola vem com tudo... mas vi gente "embromando" no canto sim, tem uma menina que aparece o tempo todo no vídeo no canto direito que nem o refrão ela sabe... mas msm assim, a Tijuca vem com tudo... ...CHEGOU A MOCIDADE, FAZENDO A ALEGRIA DO POVO, MEU CORAÃ?Ã?O VAI DISPARAR DE NOVO...

  • Avatar
    18/01/2011 00:36:28Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    MANGUEIRA Ã? QUE Ã? A ESCOLA DE SAMBA DE VERDADE/ MANGUEIRA Ã? A EVOLUÃ?AÃ? DA LIBERDADE/ CUIDADO QUE A MANGUEIRA VEM AÍ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! "RARA COMO FLOR NA PEDRA, FARTA FEITO TRIGO AO VENTO!!!!" mas é claro que estou longe de desmerecer o grandioso ensaio da atual 2º MELHOR ESCOLA DE SAMBA DO PLANETA!!! ass. Rodrigo Darlan

  • Avatar
    18/01/2011 00:25:29RicardoMembro SRZD desde 09/01/2011

    Realmente a Unidos da Tijuca mostrou a todos que estavam no sambódromo que é uma grande candidata ao título! A escola veio compacta, alegre, solta, contagiando àqueles que estavam nas arquibancadas! O canto da escola foi impressionante e não faltou samba no pé! Parabéns aos componentes da Unidos da Tijuca! que vcs continuem a nos brindar com apresentações desta magnitude!

  • Avatar
    18/01/2011 00:03:33MarcosMembro SRZD desde 26/10/2010

    Bem Diórgenes, imagina que fosse essas escolaa, até porque nesse pré-carnaval são as que tem demonstrado mais garra e organização! Acho que a Mangueira vem mais pra disputar o sábado das campeãs e, a Beija também! Enfim, essa é a minha opinião! Abraço

  • Avatar
    17/01/2011 23:05:31Diórgenes Pereira OliveiraMembro SRZD desde 07/04/2009

    Marcos, vc parece ser mais um apaixonado pelo Carnaval, assim como eu sou. Na verdade eu nunca pisei os pés no Rio, sempre assisti da tv. Pelo que acompanhei nos últimos meses as escolas que me referi são: Mocidade, Vila Isabel, Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro, Portela e Grande Rio. Creio que a Mangueira não passa nem perto desse título, infelizmente. Ã?, vai ser o Carnaval mais disputado dos últimos 20 anos, é aguardar, pois são apenas os meus "achômetros". Abraços amigo.

  • Avatar
    17/01/2011 22:21:57MarcosMembro SRZD desde 26/10/2010

    Diórgenes, você colocou oito cores, não sei se colocou mais uma na sua lista ou para me confundir, mas enfim, baseado nas cores que me disse, creio serem estas: Grande Rio, Tijuca, Vila Isabel, Salgueiro, Mocidade, Beija-flor, Mangueira e Portela! Acertei quais? Por favor, diga isso pelo menos! Abraço

  • Avatar
    17/01/2011 22:02:06Marcelo MagrinhoMembro SRZD desde 27/07/2009

    7 ?????????? no máximo 5 duas de domingo e três de segunda.

  • Avatar
    17/01/2011 21:56:56Diórgenes Pereira OliveiraMembro SRZD desde 07/04/2009

    Marcos, na minha opinião existem 7 (sete) escolas favotitas. Não vou revelar os nomes, apenas uma cor de cada uma: verde, azul, azul, verde, vermelho, vermelho, azul e azul. Vê se vc consegue descobrir...

  • Avatar
    17/01/2011 19:35:02MarcosMembro SRZD desde 26/10/2010

    Diórgenes, na sua opinião, quais são essas 7 escola? Abraços

  • Avatar
    17/01/2011 19:25:53MarcosMembro SRZD desde 26/10/2010

    Concordo com tudo que ele comentou!

  • Avatar
    17/01/2011 19:08:43Fábio LuizMembro SRZD desde 17/01/2011

    Desfilo pelo Salgueiro, e apesar de ter a convicta certeza de que ensaiamos muito bem. não posso comparar os ensaios porque venho no chão e não tenho como fazer analise geral. Me disseram q o nosso ensaio foi ótimo, fui assistir aos ensaios do fim de semana. A viradouro fez um grande ensaio, Alegria da zona sul na minha opinião razoável, Cubango pode melhorar digo isso porque sei a capacidade da escola, Mocidade ñ empolgou como eu esperava sempre fico no setor 7, e quando a escola chegou ali ja estava meio cansada no que diz respeito ao canto passou a se ouvir mais as partes do refrão que são os pontos fortes do samba no mais veio com um ensaio tecnicamente perfeito. OBS: teve uma briga de componentes que deixou um buraco. Unidos da Tijuca veio com a parte da frente da escola cantando muito forte foi assim até o final a parte de tras veio com o canto mais fraco em RELAÃ?Ã?O a parte da frente, coisa que tenho certeza que vai ser corrigida, No geral a Unidos da Tijuca pra mim foi a melhor escola que ensaiou nestas 2 semanas de ensaio. OBS:Não estou comparando os ensaios apenas fazendo uma analise do q eu vi na sapucai Quanto ao salgueiro não tenho como fazer analise pois não tenho a mesma visão que tive no final de semana

  • Avatar
    17/01/2011 19:08:43Fábio LuizMembro SRZD desde 17/01/2011

    Desfilo pelo Salgueiro, e apesar de ter a convicta certeza de que ensaiamos muito bem. não posso comparar os ensaios porque venho no chão e não tenho como fazer analise geral. Me disseram q o nosso ensaio foi ótimo, fui assistir aos ensaios do fim de semana. A viradouro fez um grande ensaio, Alegria da zona sul na minha opinião razoável, Cubango pode melhorar digo isso porque sei a capacidade da escola, Mocidade ñ empolgou como eu esperava sempre fico no setor 7, e quando a escola chegou ali ja estava meio cansada no que diz respeito ao canto passou a se ouvir mais as partes do refrão que são os pontos fortes do samba no mais veio com um ensaio tecnicamente perfeito. OBS: teve uma briga de componentes que deixou um buraco. Unidos da Tijuca veio com a parte da frente da escola cantando muito forte foi assim até o final a parte de tras veio com o canto mais fraco em RELAÃ?Ã?O a parte da frente, coisa que tenho certeza que vai ser corrigida, No geral a Unidos da Tijuca pra mim foi a melhor escola que ensaiou nestas 2 semanas de ensaio. OBS:Não estou comparando os ensaios apenas fazendo uma analise do q eu vi na sapucai Quanto ao salgueiro não tenho como fazer analise pois não tenho a mesma visão que tive no final de semana

  • Avatar
    17/01/2011 18:26:31Diórgenes Pereira OliveiraMembro SRZD desde 07/04/2009

    Este Carnaval será o mais disputados dos últimos 20 anos. 7 (sete) escolas cariocas podem ser campeãs. Vai ser decidido no detalhe, quesito a quesito. Em São Paulo também será bastante acirrado.

Comentar