SRZD


19/01/2011 09h54

'Dilma precisa explicar melhor suas convicções religiosas', ressalta arcebispo de Brasília
Redação SRZD

"Não temos uma ideia clara de quem é Dilma do ponto de vista religioso. Ela precisa explicar melhor as suas convicções religiosas para que o diálogo possa progredir", afirmou o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, em entrevista divulgada nesta quarta-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo". No dia 5, ele foi anunciado como o próximo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, nomeação feita pelo Papa Bento XVI. A função equivale a um ministério dentro do Vaticano.

Ao tratar sobre temas delicados que foram destaque na campanha presidencial do ano passado, como o aborto, o religioso disse esperar que as posturas da presidente se aproximem da filosofia defendida pela Igreja Católica Romana: "O que sabemos é que Dilma mostrou flexibilidade com relação a temas importantes para a igreja. Mas também sabemos que políticos fazem isso: durante a campanha é uma coisa, e na prática o caminho às vezes é outro", explicou.

Dom João Braz de Aviz avalia que não haverá dificuldades no diálogo entre Dilma Rousseff e a Igreja, desde que a presidente expresse suas opiniões com clareza.

"Até o momento, não sabemos como será, pois ela assumiu a posição do ex-presidente Lula, que é impossível moralmente. Ele diz que tem uma posição pessoal como homem de fé e outra como presidente, como homem de Estado. Ora, a gente tem apenas uma moral, e não duas", completou.


Veja mais sobre:Dilma Rousseff

Comentários
  • Avatar
    20/01/2011 14:49:22Alexandre Fernandes DiasAnônimo

    O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, disse ontem que o relacionamento entre o PT e o PMDB "não tem sido fácil", no que se diz respeito a indicações para cargos no segundo escalão. Mas o ministro acredita que a tendencia é que os ânimos se acalmem. "Acho que o relacionamento do PMDB com o PT, até agora não tem sido fácil, mas não acredito que a situação vâ se agravar porque temos o início do ano legislativo e tudo isso vai colaborar para que a maioria (governamental) possa ser consolidada", analisou. Perguntado se a indicação de Mauro Luciano Hauschild para a presidência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi dicutida com o PT, o ministro negou qualquer conversa nesse sentido. "A indicação do presidente do INSS) às vezes é técnica, mas as que receberm um DNA político realmente têm sido feitas dessa maneira, sem o cruzamento de informações do partido. Cada um indica o seu candidato".

  • Avatar
    20/01/2011 10:46:06Paulo de TarsoAnônimo

    Satanas esta usando esse senhor pra infernizar a vida de quem ta trabalhando, deixe a presidenta em paz trabalhando, e va vc se preocupar com os abusos de criancinhas dentro das paroquias.

  • Avatar
    20/01/2011 07:49:56Alexandre Fernandes DiasAnônimo

    A presidente em exercício do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, indeferiu pedido liminar que pedia a realização de novo cálculo do quociente eleitoral para o cargo de deputado estadual em Roraima e nova proclamação e diplomação dos eleitos. O pedido foi feito por Leonídio Netto de Laia (PRTB), candidato a deputado estadual nas eleições de outubro. Ele alegou que o TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral) diplomou para o mesmo cargo o candidato Jalser Renier Padilha (DEM), embora estivesse com o registro de candidatura indeferido, em decisão publicada pelo TSE em 16 de outubro passado. Laia afirmou que, com o indeferimento do registro de candidatura de Padilha e a consequente exclusão dos seus votos, ele seria diplomado no cargo de deputado estadual. De acordo com a ministra Cármen Lúcia, o presidente do TRE informou que a decisão que indeferiu o registro de candidatura de Padilha, publicada à véspera da diplomação dos eleitos, não foi comunicada àquele tribunal e que "nos processos em que o tribunal foi informado do teor das decisões dessa Corte Superior, houve imediato cumprimento, o que implicou inclusive na retotalização dos votos e alteração da composição da Assembleia Legislativa do Estado".

  • Avatar
    19/01/2011 21:30:13TOMATE MADUROAnônimo

    OH, JUJU DE NITERÃ?I, SÃ? FALTAVA ESTA, AGORA. ESTÁ ME PLAGIANDO. SÃ? EU TENHO ESTE DIREITO DE TRATAR ESTE CRÁPULA, VERME, FAXINEIRA DE PROSTÍBULO E BICHONA JOÃ?O, EX JOÃ?O FERNANDEZ, AGORA "J", COM PALAVRAS TÃ?O GENEROSAS DIRIGIDAS Ã? UMA BESTA.

  • Avatar
    19/01/2011 21:15:41JUJU DE NITERÃ?IAnônimo

    CRÁPULA, VERME, FAXINEIRA DE PROSTÍBULO E BICHONA JOÃ?O, EX JOÃ?O FERNANDEZ, AGORA "J", O Ã?NICO, AQUI, SIMPATIZANTE GLS Ã? VOCÃ?, POIS FAZ PARTE DO GRUPO. DIZEM AS MÁ LINGUAS QUE, TAMBÃ?M, Ã? A FAVOR DA LIBERAÃ?Ã?O DAS DROGAS. SERÁ?

  • Avatar
    19/01/2011 19:54:33JUJU DE NITERÃ?IAnônimo

    A minha ICAR não era assim; o que está acontecendo? Concordo com a Marli Sieben. Não vi até o presente momento, por parte da Igreja Católica, nenhuma fala de solidariedade, de apoio e misericórdia às vitimas das tragédias do RJ, SP e RS. Ao invés disto, fica o arcebispo dando entrevista à "Folha de S. Paulo", dizendo estar preocupado com as convicções religiosas da Dilma. O arcebispo devia isto, sim , estar orando pelas vítimas e confortando espiritualmente todas as vítimas que estão vivas e procurando orientar ajudas aos necessitados. Na realidade o que mais me interessa é o que a Dilma fará no seu governo para os milhões de necessitados brasileiros, que deveria ser, também, a preocupação da Igreja, independente de religião da Dilma.

  • Avatar
    19/01/2011 16:35:11Alexandre Fernandes DiasAnônimo

    O Ministério Público do Amazonas prepara uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra lei estadual que obriga a Polícia Militar a fazer a segurança de ex-governadores do Estado e de familiares. Nesta semana, carros da PM foram flagrados parados em frente à casa do pai do ex-governador Eduardo Braga (PMDB), em Manaus. Ele deixou o cargo em 2010. A repercussão do episódio levou o Ministério Público a elaborar uma representação que será encaminhada ao procurador-geral do Estado. "A segurança é um serviço público e a polícia deve garantir a segurança de todos. Como está, a lei é inconstitucional", disse Jussara Pordeus, coordenadora das Promotorias de Proteção e Defesa aos Direitos Constitucionais do Cidadão. Ela considerou um privilégio indevido a proteção ao pai de Braga. "A viatura estava na casa do pai do ex-governador e não em frente à residência do próprio governador, onde estão os parentes que moram com ele". A reportagem da Folha procurou a Polícia Militar do Amazonas para comentar o assunto, mas ninguém se manifestou até o começo da noite.

  • Avatar
    19/01/2011 15:38:03AlfamentorAnônimo

    Não votei na Dilma. Mas agora ela preside o meu País. E em respeito a quem votou nela, meus irmãos de solo, ela merece todo o meu respeito. Não estou nada interessado na linha religiosa que ela segue. Isto, para mim, é uma questão pessoal, ou seja, é direito de cada ser humano escolher a sua linha de comunicação com o Criador, desde que acredite na existência Dele. Eu apenas espero que ela defenda com unhas, dentes e ações positivas os sinais da existência do Estado Democrático: - Direito de ir e vir. O cidadão pode sair e entrar no país na hora que bem entender, pelos meios normais, desde que não tenha problemas com a Justiça; - Liberdade de expressão. Quem fala e escreve é responsável pela obra. Caluniou? Difamou? Injuriou? Vai responder na justiça. Mas nada de censura. - Eleições livres e diretas com direito do cidadão votar e ser votado (desde que não seja analfabeto). - Pluripartidarismo. Ou seja, um jardim de tendências políticas associadas em partidos para que o povo decida quem vai fazer parte dos poderes Executivo e Legislativo. - Alternância de poder. Isto é muito importante. A permanência de um mesmo partido ou coligação no governo de um país, acaba gestando corrupção e ditadura. Portanto deve ser punido, severamente, o governante que aparelha o Estado no sentido de perpetuar-se no poder. O México é um exemplo concreto. No mais espero que ela governe o país com o foco na Educação, Saúde, Segurança, Geração de postos de trabalho, Moradia e Imagem externa do país. O resto, acredito eu, é conversa para boi dormir no pasto.

  • Avatar
    19/01/2011 14:20:26LucasAnônimo

    Caro J, Quem dera se a Dilma fosse tudo isso! Vivemos em um estado laico! Eu gostaria MUITO que o governo não fosse pautado por NENHUMA religião! Vivemos em um país plural demais para que uma fé ou outra determine os rumos do pais. Simpatizante GLS? Pelo que por reconhecer que eles são indivíduos com tantos direitos e deveres como qualquer outro? Me diga, em que um casal homo lhe afeta a vida? Eles lhe atrapalham em algo? Definitivamente não. Porque você tem que se meter em assuntos que NÃ?O lhe dizem respeito? Pare de querer se meter na vida alheia!

  • Avatar
    19/01/2011 14:06:27reinaldo bordon carlettiAnônimo

    eu acho que melhor seria se o seu historico pregresso fosse publicado, seu joão ninguem,ordenador e orientador de pedofilos, é melhor voce calar a boca e ir de vez para a cidade sacana que voces chamam de vaticano! reinaldo carletti

  • Avatar
    19/01/2011 12:27:13JAnônimo

    Ã?la éra polireligiosa na campanha para presidente: Católica envangélica espirita budista macumbeira do cacete. Com toda essa religiosidade ela éra contra o aborto. e a favor da vida. Agora que ela enganou os trouxas e conseguiu se eleger ela é:Abortista, marxista, simpatizante GLS , a favor da liberação da droga e atéia.

  • Avatar
    19/01/2011 12:15:42marli siebenAnônimo

    Em vez da Igreja estar tão preocupada com as convicções de Dilma, poderiam estar demonstrando sua fé, misericórdia, moralidade e no mínimo um pouco mais de solidariedade com as vítimas da trágedia do Rio, São Paulo, Rio grande do Sul. Neste momento o povo precisa de conforto espiritual e também material e não picuinhas feitas somente para tirar vantagens em nome de Deus. Este senhor deveria recolher-se em oração e pedir aos colegas mais empenho em ajudar a quem realmente precisa.

  • Avatar
    19/01/2011 11:27:23HaroldAnônimo

    Bispinho mequetrefe: continue bebendo seu Romanée Conti às custas de as esmolas dos seus fieis até que o outro mafioso, seu companheiro de opa, o "cappo di tutti cappi"(papa) o convoque para ir embora para a "cidade eterna"(Roma). Deixe a nossa Presidente em paz, seu salafrário!!!!!!

  • Avatar
    19/01/2011 11:18:21HaroldAnônimo

    Alõ, bispinho: o Brasil não é uma TEOCRACIA .Restrinja-se apenas ao seu rebanho que é enganado há mais de dois mil anos! O Estado é laico - como consta da Constituição - nada tem a ver com a biblia , esse livro narrativo mitológico, é irrelevante qual seja a opção religiosa da Presidente. Ingerência no governo não é da competência de quaisquer das seitas exisatentes no país !

  • Avatar
    19/01/2011 10:47:21RodrigoAnônimo

    Dilma não tem que explicar coisa nenhuma. Ela é presidente de TODOS e não de um ou outro grupo religioso. O Estado é laico. Quem tem que se explicar é esse bando de religioso, que se aproveita do desespero e da ignorância da população para tentar talibanizar o país

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.