SRZD


23/01/2011 02h23

Intérprete e bateria são os destaques na Caprichosos
Rodrigo Coutinho e Vicente Almeida

Foto: Ricardo Almeida/DivulgaçãoAo som de uma bateria ousada, um ótimo cantor e um samba que é a cara de sua gente humilde, a Caprichosos de Pilares foi a primeira escola a ensaiar na Marquês de Sapucaí neste sábado. A agremiação voltou a apresentar erros que lhe custaram pontos preciosos nos últimos anos: evolução irregular e pouco canto de seus componentes.

* Fotos do ensaio

Antes do esquenta começar, o presidente Paulo de Almeida subiu ao carro de som e, como de costume, tentou inflar o componente da escola de empolgação, cenário que não foi visto ao longo dos 56 minutos em que a escola esteve na pista. A primeira impressão foi positiva, a comissão de frente, formada por bailarinos, apresentou coreografia simples, mas graciosa e dentro do contexto do enredo.

O coreógrafo Márcio Moura, que está a frente do grupo há apenas duas semanas, não pôde comparecer devido a outros compromissos profissionais. Substituindo Marcio, a bailarina Lú Alman explicou a apresentação da comissão da Caprichosos no ensaio desta noite:

- Fizemos 50% do que vamos fazer no dia do desfile. A nossa fantasia terá um algo a mais. Dará mais ênfase na nossa performance. O pouco tempo que temos para ensaiar não vai influenciar. Todos os integrantes são bailarinos muito capazes.

Logo após a comissão de frente, a ala de baianas da Caprichosos pediu passagem. Mas, devido ao pouco canto da ala, passaram praticamente despercebidas. Ainda na frente da escola, o 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcinho e Simone, deu um show de sincronia e entrosamento, apesar de terem apresentado uma coreografia bem discreta.

Simone explicou de onde vem a sintonia com o seu par: - Eu e o Márcio nos entendemos pelo olhar. Dancei com ele há sete anos na Viradouro e nos damos muito bem. A nossa fantasia está linda e vamos buscar as notas dez para a Caprichosos.

Entre todas as alas da agremiação de Pilares, apenas uma, a segunda após a ala das baianas passou pela Sapucaí entoando o valente samba a plenos pulmões. De resto, viu-se uma Caprichosos que pouco cantava e evoluía com alguns problemas, principalmente após a entrada da bateria no segundo recuo. Muitos espaços puderam ser percebidos entre as alas em frente ao último módulo de julgadores. A agremiação já trouxe um número reduzido de componentes e, para piorar, muitos deles estavam calados. Outros estavam mais preocupados em fotografar amigos e guardar recordações do treino, do que defender o samba da escola.

O maior destaque do treino da Caprichosos foi, sem dúvida, a atuação do jovem Thiago Brito. Impressiona como a escola tem escolhido bem seus cantores nos últimos anos. Ao lado dele, a bateria dos mestres Zumbi e Alexandre, deu o seu recado. Apresentou um variado naipe de bossas, com direito a uma coreografia que promete levantar o público no dia do desfile.

Ressalva apenas para a manutenção do andamento, que iniciou muito acelerado e ficou muito lento da metade para o final do ensaio. Destaque para os tamborins, que apresentaram desenhos rítmicos interessantes e com elevado grau de dificuldade. O surdos de terceira também deram um suingue envolvente ao samba.

Mostrando-se muito emocionado, mestre Zumbi avaliou a bateria no ensaio: - Gostei muito. Conseguimos executar nossas bossas com perfeição e seguramos bem o samba junto com o brilhante trabalho do Thiago. A Caprichosos é o quintal da minha casa. Me emociono muito com a minha escola na Avenida.

Quem também avaliou positivamente a passagem da escola pela Sapucaí neste sábado foi o presidente Paulo de Almeida: - Acho que nem precisamos de outro ensaio aqui. Gostei muito. Deu para nos habituarmos. O samba rendeu muito, é a cara da escola. Ele com certeza irá alavancar o nosso desfile e vamos voltar ao Grupo Especial - afirmou.

A Caprichosos está desde 2007 no Grupo de Acesso A e será a última escola a entrar no Avenida no sábado de Carnaval, com o enredo ''Gente Humilde'', desenvolvido pelo carnavalesco Amauri Santos.


Veja mais sobre:Grupo de Acesso A

Comentários
  • Avatar
    27/01/2011 23:41:52genárioMembro SRZD desde 26/01/2010

    melhor casal de mestre sala e porta bandeira do grupo...realmente da para dançar no grupo especial...parabéns caprichosos pela contratação!

  • Avatar
    26/01/2011 23:30:41CBCAPRICHOSOSMembro SRZD desde 21/01/2011

    fikei estremamente triste com a desorganização no ensaio tecnico. Eu vou em todos ensaios na quadra e por incrivel que pareça não recebi a camisa que na teoria seria entregue lá na concentração. Haviam centenas de pessos q nunca deram as caras na quadra e estavam com a camisa, não sabiam cantar o samba, fotografavam o tempo todo, e eu que dou tudo pela escola não recebi a camisa. Entrei sem a camisa e me colocaram com mais 2 amigos de destaque na frente do casal mirim de mestre sala e porta bandeira dai deu pra sambar muitooooo.

  • Avatar
    25/01/2011 17:25:16viviane ribeiroMembro SRZD desde 06/05/2010

    Não posso falar da harmonia inteira da escola,mas posso falar do que eu vi. Nota zero,mas zero mesmo em harmonia.Parecia aquelas tribos que tem muito cacique pra pouco indio.Isso antes da formação pois minha ala entrou sem ninguem responsavel,fomos nós mesmos que formamos e puxamos a galera fora isso não vi ninguem. Nota zero bem grandão.

  • Avatar
    25/01/2011 16:46:39AndersonMembro SRZD desde 11/01/2011

    Jessica, o enredo é gente humilde Acho melhor eles mudarem para GENTE POBRE !!! AGORA!!! se o pessoal faz esse monte de lambança e o Presidente não sabe ?!?!?! Eu já vi esse filme. eu gosto de pessoas como o Genário que realmente acredita na escola. e ele corre o risco de ficar muito decepcionado com o que pode acontecer. e olha que eu avisei que a escola não cantaria no ensaio técnico. E tem gente que acha que eu não vou na quadra. pois é baseado no que vejo e escuto nos bastidores da Quadra. Realmente a Bateria de Pilares é show a chão desde que seja trabalhado é o melhor. agora eles estão interessados ? acho que em sua maioria não, fico feliz pq sei que tem muita gente que trabalha duro, mas nesse caso é menoria e não pode fazer muita coisa.

  • Avatar
    25/01/2011 14:16:09jessicaMembro SRZD desde 25/01/2011

    Olha Sinceramente, Eu Desfilo Pela Caprichosos Há 10 Anos, e nunca Me aconteceu Isso. Soube Por Diretores de Ala, Que Foram Conveccionadas 600 Camisas. Sendo Que 300 O Paulo de Almeida Levou para o Comboio Dele, E Sobrou Só 300, Para a Comunidade ( Que Não Deu Nem Para 1/3 da Escola ). Por Isso Que Teve Alas Que Tiveram Que Cortar e Sujar Roupas Suas, Para Poder Participar do Ensaio Técnico. ( Resumindo: Tiveram Que ir Caracterizados de Mendigos).

  • Avatar
    25/01/2011 14:05:50genárioMembro SRZD desde 26/01/2010

    é verdade, se a caprichosos de pilares repetir a harmonia do ano passado a caprichosos entra de vez na briga...o que eu não duvido, o samba é muito bom, até lembra o do ano passado...acho que no dia irá funcionar ainda tem tempo para os diretores concertarem estes erros

  • Avatar
    25/01/2011 12:23:58valeria seixasMembro SRZD desde 24/01/2011

    olha Daniel vc que me desculpa mais não e uma taxa,de escrição não tem a taxa de escrição tem a sapatilha e fora a educação que so tem quando querem,isso não e vc pois vc e o unico na ala da comunidade que respeita a comunidade mais o resto pinta nas costa do paulo na frente são uns santos ,e por isso que muita gente julga o presidente pois tudo poem o nome dele se verdade a comunidade não sabe

  • Avatar
    25/01/2011 00:32:25CBCAPRICHOSOSMembro SRZD desde 21/01/2011

    o problema é que alguns dos "diretores de alas e harmonia" nunca foram sequer a 2 ensaios de quadra e lá na hora aparecem do nada. Estou sempre na quadra e nunca vi a matade dos diretores de harmonia lá. Uma pena! Antes de qualker coisa temos que valorizar o ensaio de quadra. Ensaio tecnico é apenas uma das muitas lições a serem feitas antes do desfile oficial. Tirando a má atuação da harminia o ensaio foi maravilhosos e a caprichosos está bem forte. Sei q falam mal por naum gostarem do presidente, mas naum devemos julgar um todo por causa de uma pekena parte. Caprichosos rumo ao especial!

  • Avatar
    25/01/2011 00:11:52carlos xororóMembro SRZD desde 24/01/2011

    marcinho simpátia vc e a simone estão merecendo especial a muito tempo, tem uma galera dançando no especial que está sobrevivendo só com nome e apadrinhamento já era para estar fora a muito tempo exemplo RONALDINHO ESSE CARA NÃ?O DANÃ?A NADA E AINDA Ã? FOFOQUEIRO ADORA DERRUBAR AS PORTAS BANDEIRAS A SUA HORA VAI CHEGAR CABOCLO ESPERA QUE VEM. e elaine da cubango é brincadeira quem quizer ter uma aula como se dança de porta bandeira é só ir a niterói e vê-la dançar com rogerinho.

  • Avatar
    24/01/2011 23:58:14carlos xororóMembro SRZD desde 24/01/2011

    estive na sapucaí no sabado, pelo pouco que sei sobre carnaval fiquei preocupado com a escola na minha opinião o samba está com refrão fraco pelo henredo maravilhoso que apresentou, ah, a harmonia completo desentrozamento deixando muito a desejar com a falta de garra, ponto forte, o samba é lindo com resalva no refrão, bateria sem comentários ótima, mestre sala e porta bandeira sou suspeito a fazer qualquer tipo de declaração estão dançando pra cacete falo com conhecimento de causa e a simpatia do paulo de almeida e a belissima esposa mellllllllllllllll .bjs no coraçãocaprichosos de pilares.

  • Avatar
    24/01/2011 23:21:54marcoMembro SRZD desde 03/08/2010

    Esse tal de paulo de almeida tinha que ser banido do carnaval!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    24/01/2011 13:36:53DANIEL BORNÃ?OMembro SRZD desde 14/04/2009

    As Camisas não foram vendidas, o que nós cobramos é uma taxa de inscrição para o componenente que quer desfilar pela escola na ala da comunidade.

  • Avatar
    24/01/2011 12:02:48valeria seixasMembro SRZD desde 24/01/2011

    OLHA EU SOU CAPRICHOSO, MAIS VAMOS SER HONESTO E SENSSATOELA ATE AGORA NÃ?O CAIU TODOS SABEM POR QUE FICO MUITO TRISTE EM VER MINHA ESCOLA ASSIM MAIS FAZER O QUE ELES QUEREM A ESCOLA PRA ELES E NÃ?O PRA COMUNIDADE ISSO E QUE FAZ A COMUNIDADE SE AFASTAR,A ESDUCAÃ?Ã?O DE FALAR COM A COMUNIDADE NESSA ESCOLA NÃ?O EXISTE SO SE ELES QUEREM ALGO E MESMO ASSIM DE POIS NEM TE DÃ?O ATENÃ?Ã?O ALI ESTA DE UM JEITO MUITO TRISTE POIS UNS DIZEM QUE O PAULO DISSE QUE NÃ?O ERA PRA VENDER AS CAMISAS OUTROS DIZEM QUE O PAULO FALOU QUEM QUISER IR AO ENSAIO QUE COMPRE A CAMISA POR ISSO QUE VOU NÃ?O PERCO UM ENSAIO MAIS SO PRA CURTIR POIS VC NÃ?O SABE COM QUEM ESTA LIDANDO FICO MUITO TRISTE POIS SOU CAPRICHOSOS TEM MUITOS AMIGOS E AMIGAS QUE ADORAM A CAPRI MAIS TA REAL MENTE DIFICIL,OLHA A BATERIA DO ZUMBI E DO ALEXANDRE NÃ?O TEM COMPARAÃ?Ã?O PRA MIM BASTAVA ELES E COMUNIDADE CANTANDO POIS ESSE CANTOR TAMBÃ?M NÃ?O E LA GRANDE COISA NÃ?OPRA MIM QUANDO O ZÃ? PAULO SAIU TINHA QUE TER TIRADO TODOS,TUDO BEM QUE DERAM PRA ELE VARIOS PREMIO MAIS QUEM GANHOU O ZE PAULO OU O JACKSON MARTINS MAIS TUDO BEM ESSES MENINOS QUE ESTÃ?O CHEGANDO UM DIA VÃ?O SER ELES MESMO,SABE DEPOIS QUE ZÃ? PAULO SAUI SABE QUEM EU VEJO COMO CANTOR PRA CAPRICHOSO O LELEU,ANDERSON PAZ,IGOR SORRIZO, MAIS NÃ?O SOU PRESIDENTE MAIS VAMOS LA VAMOS TENTAR FICAR NO GRUPO DE ACESSO E IR PRA INTENDENTE BOA SORTE CAPRICHOSOS

  • Avatar
    24/01/2011 10:03:31PHILIPE VIEIRAMembro SRZD desde 13/04/2009

    ENQUANTO ESSE TUMOR CHAMADO PAULO DE ALMEIDA ESTIVER NA CAPRICHOSOS ATITUDES COMO VENDER CAMISA DE ENSAIO TECNICO SE TORNA NORMAL.ABSURDO......................FIM DOS TEMPOS NA CAPRICHOSOS

  • Avatar
    24/01/2011 09:49:10Francisco BuarqueMembro SRZD desde 08/04/2009

    Anderson, continuo achando que vc está errado quanto ao samba, mas opinião de cada um deve sempre ser respeitada. Conversei com um amigo de dentro da escola ontem e chateado ele me disse que apenas 30% das pessoas que estavam ali no ensaio eram da ecola e vão desfilar, o restante veio da... deixa pra lá!

Comentar