SRZD


23/01/2011 02h47

Ilha não decepciona e faz bom ensaio técnico
Isaac Ismar, Rodrigo Coutinho e Vicente Almeida

Foto: Ricardo Almeida/DivulgaçãoUm brinde à Ilha. Assim como o samba-enredo "O Mistério da Vida" pede, os componentes da União da Ilha fizeram um "brinde" improvisado à escola do coração. Não faltou alegria no primeiro ensaio técnico da tricolor na noite deste sábado na Marquês de Sapucaí. O canto pode melhorar ainda mais, porém foi uma prova do quanto o samba tem a crescer.

* Clique aqui e veja fotos do ensaio da Ilha

Na bateria, um detalhe chamou a atenção. Boa parte dos ritmistas desfilou com uma faixa na testa ("Fica Riquinho"), um pedido para que o diretor de bateria permaneça na agremiação após o Carnaval 2011.

- Eu me surpreendi com essa atitude dos meus ritmistas. Andei dizendo que ia sair por causa de alguns problemas de relacionamento entre eles. Dei um esporro! Pedi que fossem mais companheiros uns com os outros. Não quero 'trairagem' dentro da bateria. Diante dessa homenagem não tem nem como não aceitar o pedido deles - revelou Riquinho.

Sobre o desempenho da bateria, ele disse que ainda há detalhes para ser acertado, como conta:

- Hoje a bateria foi nota 9,5. Erramos algumas bossas, não pode ser assim. No próximo ensaio nós vamos mostrar um trabalho melhor. Vou conversar com os meus marcadores. Alguns deram 'mole' hoje.

Bruna Bruno, a rainha de bateria, desfilou de vestido dourado e esbanjando muita simpatia para as arquibancadas. Entre a terceira e a quarta cabine de júri, os ritmistas fizeram uma longa paradinha, um estilo de bossa que começa a ganhar força em algumas agremiações.

A União da Ilha começou o ensaio técnico às 22h15 ao som de "É Hoje", do carnaval de 1982. Após o esquenta, o intérprete Ito Melodia defendeu o samba-enredo de 2011 com garra, incentivando os componentes. O rendimento de Ito cresce a cada carnaval. Na comissão de frente, o coreógrafo Roberto Lima, campeão pela Vila Isabel em 2006, comandou os bailarinos - todos homens - na coreografia que parecia ter alguns momentos da oficial. O grupo arrancou aplausos do público presente.

- Este ensaio nos serve para avaliarmos algumas coisas que iremos usar na nossa coreografia especial. Como o público irá reagir, a nossa comunicação com as pessoas, isso é muito importante. Vamos evoluindo com a coreografia oficial a partir de alguns parâmetros observados aqui - afirmou Roberto.

Em seguida, Ronaldinho e Verônica, que formam o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Ilha, se apresentaram. A expectativa pelo bailado da dupla era grande, já que esta foi uma das primeiras exibições dos dois após a saída de Patrícia, na semana passada. Fantasiados com as roupas do desfile de 2010 da tricolor, eles mostraram tranquilidade e segurança, mesmo com o vento que soprava em frente à terceira cabine de jurados.

- As pessoas falam do pouco tempo que teremos para ensaiar, mas se esquecem que quem lançou a Verônica foi eu, na Grande Rio, em 1999. Conheço o jeito que ela dança. Não somos estranhos. Além disso, vamos ensaiar muito e contar com o auxílio luxuoso da nossa coordenadora, Margherita Ferraro - frisou Ronaldinho.

Bem descontraída na Sapucaí, a maioria das alas cantou o samba-enredo e evoluiu com certa leveza, lembrando uma das características da agremiação. As pessoas, muitas com sorriso no rosto, pareciam felizes com o clima e o fato da União da Ilha ter permanecido no Grupo Especial no ano passado, quebrando aquele conhecido tabu de que a escola que vem do Grupo A é rebaixada quando chega à elite do carnaval carioca.

As baianas cruzaram a Avenida vestidas de branco, inclusive com lenços da mesma cor enrolados na cabeça. A penúltima ala era um dos exemplos da alegria do ensaio técnico. Os integrantes estavam com perucas e óculos coloridos. Tudo a ver, pois eles representarão os "Loucos pela Ilha" no desfile oficial.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    25/01/2011 16:37:06AlessandraMembro SRZD desde 25/01/2011

    O ensaio foi muito bom!!Nunca vi tanta gente com raça e cantando o samba.Diferente do que foi dito por alguns aqui,sou de ala comercial e todos estavam cantando e bem animados.Desfilo pelo 13º ano na Ilha,minha escola,e mesmo não indo aos ensaios sei da importância do canto.Vamos parar de criticar pois o que atrapalha o desenvolvimento da escola não é uma ala comecial e sim a falta de organização que já presenciei por anos.Esse ano creio que a Ilha está mais organizada e vai brigar lá no topo.

  • Avatar
    25/01/2011 13:52:45paulo henriqueMembro SRZD desde 25/01/2011

    Eu ja achei que tudo que voces falaram é tudo recalque quando falaram que ruth rosa luiz sao caçaceiro primeiro voces tem que olha seus rabos para depois olha o do soutros valeu

  • Avatar
    24/01/2011 15:21:33Cleber Neiva de OliveiraMembro SRZD desde 23/11/2010

    achei o ensaio da uniao da ilha muito bom agora o pres da uniao da ilha dr ney filardi precisa acabar com essa distribuiçao de camisas pra qualquer um pois estive no ensaio tec. e vi muita gente papagaio de pirat com camisa do ensaio tec. e nao vao desfilar pela escola tinha gente ate de mg sp etc. essas pessoas atrapalham e muito a escola pois tira a vaga de um verdadeiro insulano. tinha gente em algumas alas que nao estavam cantando alo diretoria vamos cortar esse pessoal a uniao da ilha esta com um barracao lindo e o mais adiantado de tds as escolas nao vamos perder pra nos mesmos. o misterio da vida a 1 escola a desfilar no dia do seu aniversario

  • Avatar
    24/01/2011 14:48:40Beatriz Arcieri de OliveiraMembro SRZD desde 24/01/2011

    Achei o desfile muito animado, estive lá desfilando pela ala Os Incas que representará a girafa no enredo, mas tenho certeza que se o canto da escola foi prejudicado, isso se deve as alas comerciais onde a maioria não sabia a letra e não frequenta os ensaio de rua e nem os de domingo (já que não são obrigados a participar dos ensaios de quarta-feira), isso atrapalha muito o desenvolvimento da escola. Pessoas que querem desfilar, deveriam pelo menos entrar no site para ouvir a letra do samba e aprender poxa!! e não simplesmente cair de paraquedas na escola dizendo: "Vou aparecer na Globo" ou então: "Vou desfilar aqui esse ano, ano que vem eu desfilo em outra", ou seja, falta comprometimento com a escola.

  • Avatar
    24/01/2011 14:41:41Beatriz Arcieri de OliveiraMembro SRZD desde 24/01/2011

    Cabe aqui apenas uma correção: A penúltima ala Loucos pela Ilha irá representar os primatas no próximo carnaval, o nome da ala surgiu da fantasia do ano passado (Loucos pela Ilha) no enredo sobre Don Quixote. Portanto as perucas coloridas e os óculos tinham a ver com o nome da ala e não com a fantasia.

  • Avatar
    24/01/2011 12:59:11Roberto - ILHAMembro SRZD desde 11/05/2010

    Elementavel o que o diretor de canaval fez , viu que a bateria estava errada e não mandou para por? Prseidente Ney, muito cuidado, este anoa e ano de eleição .

  • Avatar
    23/01/2011 23:10:22belarosaMembro SRZD desde 23/01/2011

    Assisti ao ensaio técnico da UIlha e achei que a bateria não rendeu o esperado, o esquenta foi fraco, o 1ºcasal de MS e PB podem ensaiar o resto da vida que não irão dar certo, primeiro pq o MS é vaidoso d+ e já está velho, é só observar o 3º MS com sua PB, deram um show, acho que deveriam ser alçado imediatamente ao posto dos 1ºs, até pq a fama do 1ºMS é o de derrubador de PB, ele não vê que o tempo passou e que seria muito mais útil ao carnaval se treinasse os novos para o futuro, fica se achando, mas quem conhece carnaval sabe que ele só teve alguns 10 no Salgueiro, pq tem uma madrinha que é ou foi jurada.

  • Avatar
    23/01/2011 22:04:56everaldo guilhermeMembro SRZD desde 07/04/2009

    mestre Riquinho é um dos melhores mestre de bateria da atualidade, se não for traido, com certeza a bateria da ilha vai ser show como no ano passado.

  • Avatar
    23/01/2011 18:27:09EveraldoMembro SRZD desde 08/01/2011

    Em tempo. Será que Mestre Bira quer colocar o Esteves na frente da bateria da Ilha. Ã?le tem que lembrar que tem muita gente boa na Ilha e na frente. Entra na fila e tenta a sorte!!!

  • Avatar
    23/01/2011 18:24:01ANA MARIA DE OLIVEIRAMembro SRZD desde 23/01/2011

    Acho que a União da Ilha dará mais uma vez um show de alegria na Sapucaí.Além de ter um puxador íncrivel, a Ilha tem Alex de Souza como carnavalesco.Seu talento é incontestável aliado a garra da escola que nem pensa na possibilidade de cair. Podem anotar a Ilha estará no desfile das campeãs.

  • Avatar
    23/01/2011 18:21:30EveraldoMembro SRZD desde 08/01/2011

    Infelismente ontem na hora do erro da bateria da Ilha, um tal mestre Bira, que já passou na frente da bateria, em vez de consertar ou tentar concertar o erro (não sei se é falta de copetencia ou está querendo furar o olho do Riquinho), cruzou os braços no meio da bateria e começou a balançar a cabeça para os lados. Quem tem um diretor desses não precisa de inimigo!!! Que saudades de Odilon, Jagunço, Carioca e dos esquentas de bateria de antigamente... O que está havendo com éssa rapaziada? Querem acabar com o samba? Que inovação é éssa? Nossa bateria sempre foi pergunta e resposta!!!

  • Avatar
    23/01/2011 17:17:42wanderley lopes da rochaMembro SRZD desde 31/05/2009

    Sempre tendencioso...Deve ser falta de JABA.... E quando desagradam eles cortam o debate, ou os comentários...Lamentável, acaba perdendo credibilidade. Alo Sidney Rezende abre o olho !!!!!!

  • Avatar
    23/01/2011 16:43:54Felipe IlhaMembro SRZD desde 07/04/2009

    Infeliz o título msmo, com o ensaio que a escola fez !

  • Avatar
    23/01/2011 15:48:56AdrianoMembro SRZD desde 23/01/2011

    ALÃ? "CARNAVALESCO" ESSE TÍTULO PARA O ENSAIO DA ILHA Ã? NO MÍNIMO INFELIZ, O ENSAIO FOI SENSACIONAL !!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    23/01/2011 15:40:01AdrianoMembro SRZD desde 23/01/2011

    Decepcionante foi o título da matéria sobre o ensaio da ILha. Na minha opinião foi o melhor ensaio do sambodromo em 2011 até o momento. Escola compacta, componentes soltos e cantando um samba de fácil letra e melodia. O iti pra variar deu um show , a bateria do mestre riquinho sensacional, acho que vem forte a ilha pra brigar em 2011.Vamos ver...vamos ver...

Comentar