SRZD


24/01/2011 04h41

Ensaio técnico: canto da comunidade e samba são os pontos fortes da Mangueira
Alberto João

Foto: Ricardo Almeida/DivulgaçãoA Estação Primeira de Mangueira mostrou na Avenida Marquês de Sapucaí, na noite de domingo, em seu primeiro ensaio técnico visando o Carnaval de 2011, que pode estar vivendo uma fase com poucos patrocinadores e recursos financeiros, mas que nada disso atrapalha o que são os fatores principais da folia: a Mangueira possui um grande samba-enredo para o desfile desse ano e conta com a comunidade totalmente afinada e cantanto forte a obra que homenageia Nelson Cavaquinho. Durante o treino no Sambódromo, a Verde e Rosa deu um banho de harmonia. Foi bonito ver os mangueirenses cantando com prazer o samba-enredo, que foi apontado pelos jurados do SRZD-Carnavalesco, como o melhor da temporada.

O sucesso do samba no ensaio técnico precisa ser dividido. Além da garra dos integrantes, a Mangueira está com um excelente carro de som. Luizito, Zé Paulo e Cigareney consegue dar a sustentação adequada para obra. Com os componentes soltos nas alas, mas sempre vigiados por inúmeros diretores de harmonia, a agremiação não deu bobeira em nenhum minuto.

Na abertura do ensaio, o presidente Ivo Meirelles fez um alerta sobre o que ia passar na Avenida. - Isso aqui é um ensaio. Peço paciência. Estamos aqui para ensaiar algo que pode e precisa ser melhorado - disse Ivo, que ainda não previa que o rendimento do samba e dos componentes seria perfeito na pista.



Falando em Ivo, o presidente mangueirense não deixou de lado seu jeito polêmico. Antes do ensaio, ele realizou o "batizado" de Ailton Andre Nunes, de 39 anos, que é o novo mestre dos ritmistas. No ensaio, a bateria da Mangueira não apresentou nenhuma paradinha e não fará no desfile oficial. Nos naipes, a distribuição dos tamborins atrapalhou. Eles não estavam em fileiras juntas. Cada ritmista ficou localizado em uma posição dentro da bateria. Fora isso, o clima era de tensão. Nos bastidores, a informação era que ritmistas não tinham gostado da saída de mestre Jaguara Filho. Porém, Ivo não quis falar sobre o assunto.

* Veja aqui fotos do ensaio da Mangueira

Mesmo com o novo mestre de bateria, o que foi visto na pista é que Ivo Meirelles comanda os ritmistas. Ele avisa para o mestre e seus diretores como a bateria deve passar em cada parte do samba e ainda coordena o momento de entrada e saída do recuo. Com pleno conhecimento do quesito, Ivo Meirelles poderia assumir de vez a bateria. Seria interessante para o carnaval ter um presidente, que também exerce a função de comandante dos ritmistas. Mestre Ailton não está familiarizado com o cargo e Ivo sabe como comandar os ritmistas da verde e rosa.

- A bateria da Mangueira por si só já é uma bateria totalmente diferente de todas as outras. Eu nunca deixei de fazer parte da bateria da Mangueira. Desde criança estou aqui e isso facilita o meu entendimento com todos. Posso dizer que a bateria da Mangueira é a Família Surdo Um. Estou tranquilo com o grupo que tenho na mão e tenho certeza que faremos um bom trabalho. O que tiver que ser acertado vamos acertar até o desfile sem nenhum problema - disse mestre Ailton.

É frente da bateria estava ela, a bela Renata Santos, rainha dos ritmistas, e uma das melhores do carnaval. Além de mostrar muito samba no pé, Renata canta o samba-enredo, vive o carnaval o ano inteiro e está sempre disposta a atender fãs. É um exemplo para todas rainhas. - É preciso ter muita garra, mas eu sou apaixonada pelo carnaval e curto tudo isso - disse.

Nos demais segmentos, a Mangueira também passou bem. A comissão de frente, comandada por Jaime Arôxa, levou um número maior de componentes do que o permitido no desfile oficial, ou seja, 15 pessoas no grupo, e fez uma coreografia especial para o ensaio. - Treino é treino e jogo é jogo. Hoje fizemos uma brincadeira para saudar a plateia. No dia do desfile não vamos só emocionar, mas surpreender também. Temos um componente surpresa inventado por nós, que vai dar o que falar. Agora é concentração total no desfile. Estamos ensaiando muito. Sou muito chato com o trabalho. Exijo o máximo dos meus bailarinos. Nest época do ano eles sabem que estão à minha disposição 24 horas por dia. Eles precisam ter a noção da responsabilidade de fazer parte da comissão de frente da Mangueira - afirmou o coreógrafo.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Raphael e Marcella Alves, que no desfile oficial representará uma obra famosa de Nelson Cavaquinho, ensaiou com a fantasia de 2010. O forte calor trouxe problemas. No fim, Raphael teve que ser atendido pelos médicos presentes no Sambódromo. Não foi nada grave e o sambista rapidamente seguiu para casa. No ensaio, a dupla mostrou a técnica habitual, mas sem a mesma leveza de outras oportunidades e com menos raça do que nos anos anteriores.

- Nós aproveitamos esse primeiro ensaio para corrigir as falhas técnicas que a gente vem encontrando nos nossos ensaios particulares. Por diversas vezes paramos e trocamos ideias. No segundo ensaio técnico faremos pra valer. Como se fosse o dia do desfile. O Bonifácio Junior, nosso diretor técnico, dividiu o nosso trabalho em várias etapas. Condicionamento físico, limpeza de coreografia, correção de falhas e etc - explicou Marcella Alves, que também comentou sobre o calor na pista.

- Hoje foi um dia muito quente. Graças a Deus tenho privilégio de trabalhar com a área de exercício físico, sou professora de educação física e tenho consciência que o preparo não é só uma corrida, uma pedalada ou um treino intenso de dança, tem que se preocupar também com a hidratação e a alimentação. Talvez o Rafael tenha dado mole na questão da hidratação e com esse calor acabou passando mal. A gente vai corrigir isso também. No dia do desfile isso não pode acontecer.

Em entrevista ao SRZD-Carnavalesco, o diretor de carnaval da Mangueira, Jéferson Carlos, comentou o ensaio. - Viemos mais para testar o entrosamento harmônico. A bateria junto ao carro de som e o canto dos componentes. A nossa avaliação foi positiva. Nós, mangueirenses, temos o compromisso com o povo e a cultura. Não vivemos no oba-oba. A Mangueira vai mostrar porque é a Mangueira no desfile''

Ele também falou sobre a troca no comando da bateria. - Foi um consenso entre os ritmistas, os ex-diretores de bateria e a diretoria. Quando há um desgaste no relacionamento não adianta empurrar com a barriga, Os ritmistas adoraram e estão de parabéns.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    28/01/2011 16:34:44IgorMembro SRZD desde 14/12/2010

    Esse samba talvez ficaria melhor na voz do grande Jamelão!

  • Avatar
    27/01/2011 21:57:04eduardo amaral do carmoMembro SRZD desde 15/04/2009

    eu lamento apenas, pois tanto mangueira e beija -flor...mereciam ser tratadas , como as grandes do carnaval. Entendo sim..a paixão de vcs, mas não entendo ,por que não podemos nos tratar com maior cordialidade ? por que não exaltar nossas escolas ao invés de nos xingar ?O carnaval..está escoando entre nossos dedos e ao invés de tentar nos unir...estamos dando brechas a eles...a mangueira do jamelão, cartola , neuma , zica , nelson ( sargento e cavaquinho) beija -flor de piná, laila, neguinho...e outro tantos...exaltam o carnaval...e não servem de brigas e insultos...vamos repensar amigos...carnaval !! festa do povo...democracia..popular ....façamos amigos...e viveremos em paz...otimo carnaval e desfile a todos nós !!!

  • Avatar
    25/01/2011 23:13:51SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Sidews, acho que para essa ameba-idota chamada Amaury Lixeira,não vai adiantar muito ele procurar uma amiga ou psicóloga,pois do jeito que esse desequilibrado está, só mesmo um tratamento de choque, pois esse verme já passou das raias da loucura.

  • Avatar
    25/01/2011 21:44:25Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    Ok, vermes. Eu sou tudo isso aí. Mas, será que vocês podem parar de frescura e dizer pra que escolas vocês torcem? Ã? simples, meninas. Ã? só dizer o nome e ta tudo certo! â?? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr. Vocês são tão obcecados pela Beija-Flor, vivem feito moscas em volta da lâmpada tão logo vêem algo sobre a escola Nilopolitana. Mas, afinal, e a escola de vocês? Digam aí qual é. Eu quero ver se as mesmas estão com essas bolas todas a ponto de vocês poderem tentar esculachar às escolas dos outros. Continuo esperando. Quero ver quem tem peito pra responder (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr).

  • Avatar
    25/01/2011 18:49:44Cesar SantosMembro SRZD desde 22/01/2011

    FORA ÁTILA!!!!!!!!! FARSANTE!!!!

  • Avatar
    25/01/2011 17:21:04camila santos vieiraMembro SRZD desde 25/01/2011

    Esta quase tudo no seu lugar mais para ficar melhor em 2012 teriamos que ter uma diretoria de bateria somente da vila e temos muita gente capaz ex: mestre Bolão,Casiano,Mangueirinha,wala,todos sobre a supervissão de Mug e Trambique e ai o que vcs acham desse time ?

  • Avatar
    25/01/2011 17:11:27Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    Ã?, não tem jeito! Os vermes relincham, latem, urram, se contorcem, correm atrás dos próprios rabos como cachorros loucos e nada! Cadê que algum tem coragem de dizer pra que escola torce! São muito ridículos, mesmo! Falar da escola dos outros os lixões sabem. Mas, cadê a macheza pra dizer qual é a escola pra qual torcem? Além de viadinhos mal resolvidos, são covardes! Podem xingar, podem se babar feito cão louco, mas, sempre que verem alguma coisa da Beija terão que engolir a seco o sucesso dessa escola. Ta aí o histórico da mesma. Morram de revolta, suas amebas, mordam os rabos, mas, tem de aturar seus abutres. Estamos falando da campeã da década, de uma escola com mais de dez títulos, de uma escola que desde que se fixou no grupo especial raríssimas vezes ficou do desfile das campeãs. Ã? isso o que lhes desespera. Ã? isso o que lhes faz babar de raiva, seus imbecis. Enquanto isso eu rolo de rir imaginando o desespero de vocês em não poderem contestar isso e ainda terem que ver a escola de vocês a léguas e léguas de distancia da Beija. Ã? DILIÃ?A!!!!! - RSRSRSRSRSRSRSRSR. Morram de inveja, seus ratos.

  • Avatar
    25/01/2011 14:25:08SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Vou te dar um conselho antes de sair, pois sua ameba-idiota, vc já me cansou o suficiente. Procura ai na peida-merda um negão bem fornido de falo, e pede para ele enfiar tudo no teu c., pois acho que vc vai ficar boazinha logo, pois to achando que isso que anda te faltando o maricona enrustida.

  • Avatar
    25/01/2011 14:18:50SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Coitado desse Amaury Caganeira, primeiro de tudo prefiro ser mula, do que ser fdp, pois sabe como é, filho de mulher da vida qualquer um pode ser o pai, quem sabe vc não descobre agora que pode ser o velhaco do anizio ou então o Laíla. Vai te catar oh assombração dos infernos,aberração do diabo e dai que aquela merda está entre as campeãs todos nós sabemos que aqueles jurados de m da liesa se borram de medo do velhaco de nilópolis. Já falei rato é vc e a tua escola que até já falou sobre esse ser imundo que combina muita com a peida-merda, pois rato adora um lixão e naquele ano de 1989, a peida-merda com aquele enredo esterco sobre ratos-urubus vocês tomaram foi no c., pois enquanto aquele samba lindo que todos lembram e cantam até hoje é sempre lembrado. Já ratos e urubus ninguém nem lembra daquela merda. E quem é vc para vir aqui fazer eu dizer qual é aminha escola o branca de neve esquizofrênica. vai procurar um psiquiatra urgente, pois temo muito por que possa vir a acontecer contigo, pois vc está virando um perigo para o convivio de pessoas sádias. Aproveitando o ensejo, vou acender uma vela é para vc filho das trevas para ver se vc toma o teu rumo oh capeta!

  • Avatar
    25/01/2011 14:18:43eduardo amaral do carmoMembro SRZD desde 15/04/2009

    eu estava lá...faço parte de um dos segmentos da escola...de coração , sem fanatismo...demos um show ! mangueira mostrou que tem chão e que o surdo um...vindo com cadencia...estamos resgatando nossas origens ....parabens mangueira ....a sapucai em peso esperou pela nossa passagem..somos tradição e tem que nos respeitar !!! o momento é sim dificil..mas com garra vamos superar no dia 07/03

  • Avatar
    25/01/2011 13:29:50Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    Não disfarça, mula. Responde ao que te pergunto. Do que tu tem medo, verme? Tu não garante a tua escola, não? Ela ta tão malzinha assim pra tu a esconder? O coitado! Ã? por isso o teu ódio da Beija? Ta explicado! Rato, faz o seguinte, reze, faz promessa, faz um despacho, sei lá, faz alguma coisa ao invés de ficar se expondo aqui, menina maluca estressada. Vai fazer uma macumbinha pra tua escola, quem sabe daqui a algumas décadas ela não venha a ser o que a Beija é hoje. Aproveita e acende uma vela pra escola da maria mulambo da dolores, ela é outra que ta necessitada - rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr. Agora que eu saquei claramente o porquê dessa obseção de voces pela Beija-Flor. O inveja, ó reiva, ó odhia. Essa escola nilopolitana ta todo ano entre as campeãs e a de vocês, huahuahuahuahuahua. Coitadinhos dos mulambos! rrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  • Avatar
    25/01/2011 13:20:08SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Amaury Caganeira, ou Lixeira, como vc quiser, pois não passa mesmo de um verme-lambe saco do titio velhaco da latrina de nilópolis e do Laíla, aquele ser que parece mais a mistura de Satanás com a rainha diaba. Já falei vai se tratar, vc está ficando a cada instante que passa mais e mais desequilibrado. Ora vejamos então o que vc é : uma ameba-rastejante, uma branquinha de neve neurótica, ser das trevas, complexado, pois está abandonado por suas amiguinhas braquinhas de neve, que se Deus for justo deve ter levado tudo nessas enchetes, mas deixou a pior delas todas, a mais esquizofrênica. Amaury Caganeira, vá pro inferno, pois vc em seus comentários deve estar falando de si mesmo, pois vc é quem é tudo isso ai e o pior de tudo e que deve estar precisando ser internado como urgência, pois o seu caso nem o Grande Sigmund-Freud, conseguiria explicar se estivesse vivo.

  • Avatar
    25/01/2011 13:07:08Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    Dolores, tu deve estar na seca, né, fia? Como tu é obcecada por trolha, ratazana? Só fala isso! Mas, também, quem é que vai ter coragem de meter num lixão feito você, né? Entendo, é complicado mesmo. Mas, ó, fia, faz o seguinte, pega aí um pedaço de madeira bem grosso e senta nele. Quem sabe esse teu desespero não te de uma trégua. Infelizmente ninguém quer se deitar com lixo e no seu caso, você vai ter que se virar sozinha mesmo, fia. Pergunta pra porca da sua mãe como foi que ela conseguiu atrair o suíno do seu pai. Quem sabe não de certo com você. Mas, ó, vê se toma um baiozinho pra melhorar esse odor de esgoto que te acompanha, fia. Vai lá, vai. Te desejo boa sorte.

  • Avatar
    25/01/2011 12:57:01Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    Savinha, Savinha. Vejamos, quem é patético. Primeiro, tu é tão covarde que se arvora a entrar aqui e meter a lenha nas agremiações alheia, mas, quando perguntando pra que escola torce enfiou a língua naquele lugar que a galera da tua vizinha adora cutucar (rsrsrsrsrs). O verme não tem peito de dizer pra que escola torce â?? rsrsrsrsr> porque será, hein! rsrsrsrsrsrs. Depois, veja as suas respostas, veja quantos milhões de insultos tu se da ao trabalho de digitar pra tentar me agredir. Quem é que está descontrolado, revoltado aqui? Eu ou você? Aí vem a Maria mulambo da Dolores (essa é cômica, tenta mil disfarces, mas o estilo favelada está em todos eles â?? rsrsrsrsr) e vocês se juntam e mesmo assim não conseguem dar fim a essa peleja, já que sempre lhes dou a resposta a altura. Logo, acéfalos, morram infelizes. Essa obsessão de vocês pela minha escola tem nome. Inveja, revolta pelo histórico que ela possui e eu bato no peito e grito: EU SOU BEIJA-FLOR! Não escondo a minha escola de coração, não, seus vermes inúteis. Agora cadê que algum de vocês tem peito de dizer pra qual agremiação torcem! E porque vocês escondem isso, hein? Não precisa ser Freud pra saber â?? rsrsrsrsrsrsrsrsrsr. O coitados dos ratos.

  • Avatar
    25/01/2011 12:37:56SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Já falei que não sou da escoria e do lixo da tua família Amaury Lixeira, gazela descontrolada. Vc mesmo confirmou que está sozinho, pois até as outras tuas amiguinhas branquinhas de neve retardadas que são da tua laia e desse chiqueiro de nilópolis te abandonaram. Vc de tão ridículo chega a ser patético. E preferível ser um asno, do que um verme desprezível como vc e a tua gentalha neurótica de nilópolis. Vai procurar a tua turma o ser abominável das trevas. Obs: Pelo menos não sou como vc que está ai se f.... sozinho, enquanto aqui tenho vários aliados e para vc ver como aquele chiqueiro imundo, que alguns chamam de deusa da passarela, não passa mesmo é da deusa da lama e da sujeira.

Comentar