SRZD


24/01/2011 20h03

Human Rights Watch considera abuso policial no Brasil 'problema crônico'
Redação SRZD

Foto: Agência BrasilO diretor da Human Rights Watch para as Américas, José Miguel Vivanco, classificou o problema do Brasil com abusos policiais como "crônico", nesta segunda-feira.

O grupo divulgou, como faz todo ano, um relatório que fala da aplicação dos direitos humanos em todo o mundo e afirmou que mesmo sendo um país cada vez mais influente em assuntos regionais e mundiais, ainda enfrenta desafios em relação aos direitos humanos.

Em uma entrevista coletiva, Vivanco ressaltou a conduta dos policiais no Rio de Janeiro e em São Paulo e destacou o alto número de mortes que acontecem em conflitos entre a polícia e a população. Ele também afirmou que no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não houve muitos investimentos em segurança pública e que os direitos humanos foram deixados em segundo plano na política externa brasileira, que priorizou interesses nacionais.

No governo da presidente Dilma Rousseff, Vivanco disse esperar melhoras neste âmbito e que o Brasil se torne "uma aliado na defesa dos direitos humanos", internacionalmente falando.

No relatório, o Human Rights Watch lembrou que os culpados por torturas e mortes na ditadura militar (1964-1985) nunca foram investigados.


Veja mais sobre:Direitos Humanos

Comentários
  • Avatar
    25/01/2011 00:13:06LeonAnônimo

    Numa democracia sem mais adjetivos vige a máxima de que todos são iguais perante à lei. Igualdade perante à lei supõe que todos os cidadãos de uma República tenham seus direitos constitucionais respeitados, e estes direitos constitucionais existem para salvaguardar o cidadão de abusos do poder de Estado, seja contra a ingerência indevida de governos na vida privada dos cidadãos, seja para a garantia da ordem pública. Esses direitos constitucionais são a positivação daquilo que a literatura política liberal clássica denomina como "direitos naturais" do homem. Para que esses direitos constitucionais sejam verdadeiramente efetivados, e não sejam apenas figura de retórica, é necessário que aqueles que estão imbuídos da autoridade legítima de garantia da ordem pública devam agir estritamente de acordo com a lei. Todavia, a mesma literatura política liberal clássica que prevê um "controle" do Estado na vida privada dos cidadãos, é a mesma que prevê que ao Estado, e somente ao Estado, cabe o monopólio da força física, podendo utilizar-se desta toda vez que o poder do Estado de garantia da ordem pública é posto à prova. Isto é, a nenhum cidadão é dado dispor da força física de si próprio, ou com o auxílio de outros, para fazer valer seu direito individual em detrimento do direito dos demais cidadãos. Todas as vezes em que tal situação se impuser caberá ao Estado utilizar de seu aparato policial - e até suas forças armadas - para evitar o estado de guerra de todos contra todos e preservar o "contrato social". Evidentemente que isso se dará em conformidade com a lei penal constitucional. Parece-me que no Brasil - mas também por toda parte do globo terrestre onde existem países liberais constitucionais- tem se esquecido de que a lei é válida para todos os cidadãos, independentemente de sua origem social, valendo, inclusive e sobremaneira, para os próprios agentes do Estado, sejam eles policiais de baixa patente ou oficiai

  • Avatar
    24/01/2011 23:37:17E.T.Anônimo

    Quer dizer que só a policia abusa? E os marginais fazem o quê? Nos afagam? Quando um pai ou mão de familia é morto por mairginais, quando bandidos estupram e matam ese Direitos Humanos ficam caladinhos não é? São um bando de rabo preso! Cadê que se manifestaram quando aquelas moças que saiam do baile funk foram assassinadas? Cadê que levantam a cabeça quando alguem é assaltado ou morto ou as duas coisas ao mesmo tempo? Eu sei que na polícia há aqueles que são honestos porque em todas as profissões há as ovelhas negras, logo é hipocrisia desse tal de Direitos Humanos só reclamarem da polícia!

  • Avatar
    24/01/2011 23:11:45RUBENS MARCELINOAnônimo

    Infelizmente as pessoas não sabe como funciona o trabalho dos outros, a Dilma tomou posse só tem 24 dias, e tem gente falando que Esperava "isso e aquilo Dela" Toda mudanço em qualquer país leva tempo e muito tempo. Seria bom Alguém tomar posse hoje e falar (VOU ACABAR COM A VIOLÃ?NCIA, VOU ACABAR COM A FOME, VOU MELHORAR A SAÃ?DE) e tudo melhorasse de um dia pro outro, ou em um mês, um ano. Se fosse em um Estado isso tudo levaria no minimo 2 a 3 anos para vermos as mudanças. AGORA COM A RELAÃ?Ã?O A VIOLENCIA POLICIAL, Infelizmente temos uma realidade com panos quente, Temos Homens à Serviço da Sociedade, pra proteger as pessoas, mas estão com pouco preparo porque lidar com pessoas e a coisa mais dificil do Mundo e sem preparo Psicologico e auto controle. o cara fica louco, age inexplicáveis, pior do que bicho,. "VIOLENCIA POLICIAL" Aproveitando oportunidade, vi hoje através da TV uma manifestação quando o povo não aguentava mais a indolência do governo ou Administradores Locais, A Ação da Policia em Estado de Stress, chutando pessoas caida no chão, batendo na cara de pessoas de muleta, Disparando bomba de Efeito moral pra todos os lados " Sem dialogo algum" O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÃ?Ã?O NO MEIO DAQUELA GUERRA TORPE, UM PADRE CORRENDO NO MEIO DE TIROS DE BALA DE BORRACHA E BOMBAS E PEDRAS . ABRINDO A IGREJA PRA QUE AS PESSOAS SE REFUGIASSE LA, TOCANDO O SINO POR VARIAS VEZES, falando pro Reporte que não aceita que batesse no povo, de que lado ficar nesse momento? o povo que melhoria, mas a ação dos governantes são bombas e bala de borracha, isso e porque ainda acha conveniente, quando ver que isso ta machucando pouco vão começar usa munição de verdade. VEJAMOS TEMOS LEIS DE MAIS, MAS FUNCIONA DE MEIOS DIFERENCIADOS ENTRE POBRES E RICOS... VAMOS CONTINUAR NA ESPERANÃ?A DE QUE TUDO PODE MUDAR SE CADA UM FIZER UM POUQUINHO...

  • Avatar
    24/01/2011 23:10:13Falando a VerdadeAnônimo

    Esse Sergio é um babaca! Os maiores preconceituosos que conheço são os Evangélicos... Discriminam qualquer um que não faça parte da religiãozinha 171 deles. E outra... a Human Rights Watch não passa de mais uma instituição de defesa de bandidos e comunistinhas em geral.

  • Avatar
    24/01/2011 23:03:35Caio C.Anônimo

    O respeito aos "direitos humanos" só vai ser real quando a consciência do Brasileiro aumentar, não vai ser um amontoado de tópicos que vai fazer com que as pessoas se comportem, nem as nossas leis que se não forem cumpridas levam à cadeia são respeitadas, imagine regras que não trazem nenhum retorno material, por assim dizer. Infelizmente ainda vivemos com um pensamento que já não condiz com os tempos atuais que só pode ser mudado com uma formação que tranforme as pessoas em cidadãos,em seres humanos completos, e não operários....ainda somos 200 milhões de pessoas que dividem o mesmo espaço, e não uma comunidade. Os direitos humanos deveriam ser auto-evidentes e atingidos através de reflexão INDIVIDUAL e não regras num livro que ninguém lê.

  • Avatar
    24/01/2011 22:41:57José Carlos SantosAnônimo

    Ã?, uma situação bem complexa, mas algo precisar serfeito para que tanto ricos quanto pobres possam ser bem atendidos pela Polícia, inclusive responsabilizados os sonegadores de impostos e autores de pequenos furtos, indistintamente. Legislação penal para todos, isso sim, com a Justiça e Polícia observando sem fazer discriminação. Pobre é gente, rico é gente, mas ambos devem ser responsabilizados por desvios de condutas na forma da lei. Lei para favorecer amigos não deve existir, nem mesmo dissimuladamente.

  • Avatar
    24/01/2011 21:36:22Aleques soares de sousaAnônimo

    Cra fiquei todo confuso com teu cometário. Um abraço SERGIO SARMENTO MARTINS

  • Avatar
    24/01/2011 21:34:54L. LopesAnônimo

    Deixe-me ver se entendi... Li o artigo, porém o que mais capturou minha atenção fora a "mensagem" do "SERGIO SARMENTO MARTINS". O goleiro Bruno claramente é culpado pelo assassinato da amante e do filho bastardo, se de fato houvesse uma perseguição religiosa no Brasil, não haveriam brasileiros, pois aqui há uma grande mistura de cultos e variações que unem ritos africanos com santos católicos e filosofia protestante. Se o goleiro Bruno foi punido por religião embora nem mesmo seja praticante, por que o Kaká ainda está por aí se é evangélico e intensamente fiel? Essa turminha que comenta em jornal deveria de fato pensar mais. Sobre os direitos humanos, é uma questão complexa. Vivanco refere-se à prática odiosa da tortura como algo de convivência na polícia. Não sou interessado na máxima "Bandido Bom é Bandido Morto" pois os direitos humanos referem-se à valorização da vida. Homens, Mulheres e Crianças são torturados diariamente na confusão de facções cariocas, uns inocentes, outros não; Enquanto milhares foram torturados pela ditadura militar por desejarem democracia. Direitos Humanos são necessários, países onde a melhor solução é agarrar o político pela gravata ou o bandido pela arma revelam muitos traços de subdesenvolvimento.

  • Avatar
    24/01/2011 21:27:21Náthali Araújo CamposAnônimo

    Crônico? Se alguém chegar na rua com um cartaz e soltar a voz já é recebido com cacetadas de policiais pagos com altos salários para manter a ordem daqueles que se rebelam com tanta pouca vergonha nesse país. Imagine policiais mal pagos vivendo com o crime, tráfico, todos os dias, crime esse fortalecido pela falta de investimentos do govervo na educação, saúde e segurança. Acha que vão se preocupar com pessoas inocentes? Não são todos que esqueceram suas funções mas muitos já foram corrompidos e só estão preocupados com suas próprias vidas.

  • Avatar
    24/01/2011 21:20:46SERGIO SARMENTO MARTINSAnônimo

    DIREITOS HUMANOS TORNOU-SE UMA FARSA NO BRASIL....ESPERAVA-SE QUE COM A PRESIDENTA DILMA 'QUE DIZ Q.FOI TORTURADA' AS COISAS MELHORASSEM....MAS VEMOS Q.NÃ?O..MINEIRA DE BELO HORIZONTE PARECE Q.A PRESIDENTA DILMA ESTÁ CONIVENTE COM ESSE PODRE JUDICIARIO MINEIRO, QUE PRENDEU E TORTUROU O GOLEIRO BRUNO DO FLAMENGO E O MANTÃ?M HÁ 07 MESES INCOMUNICÁVEL...EVANGELICO ELE Ã? VITIMA DE PERSEGUIÃ?Ã?O RELIGIOSA E POLITICA.....OS EVANGELICOS DEVEM COBRAR DA PRESIDENTA A PROMESSA Q.FEZ EM CAMPANHA....QUE NÃ?O HAVERIA PERSEGUIÃ?Ã?O RELIGIOSA....O MELHOR Ã? OS CRISTÃ?O SES UNIREM E SE LEVANTAREM CONTRA ESSA ARBITRARIEDADE....PRA QUEM TEMIA UM GOVERNO DE PERSEGUIÃ?Ã?ES....ISSO PODE SER JÁ UM COMEÃ?O...LEVANTAI-VOS SOLDADOS DE CRISTO !

  • Avatar
    24/01/2011 21:05:10antonio carlosAnônimo

    Ã? muito simples , basta este cidadão fazer um estágio nas polícias cariocas e paulistas quando estiver fazendo uma operação nos morros.com certeza vai pensar duas vezes prá falar essas besteiras.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.