SRZD


25/01/2011 00h55

E a festa continua evoluindo
Walter Nicolau

Há tão pouco tempo atrás, nossa passarela maior começou a ser utilizada para o treinamento das agremiações. Primeiro foram alguns segmentos, como comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira, depois as alas coreografadas e as direções de carnaval com seus diretores de harmonia para determinar as marcações dos desfiles.

Então, a Sapucaí começou a ser tomada pela alegria dos desfilantes e timidamente as arquibancadas começaram a ser ocupadas para uma espécie de ensaio geral. Esse foi o sinal verde para que nossa cidade pudesse entender que o samba pode muito mais do que três dias de carnaval. Pode conquistar o povo e o público também no período em que antecede o reinado de Momo. Esse ano estamos vendo que o evento já é um marco da Cidade Maravilhosa e, em breve, muito em breve, certamente fará parte do nosso calendário oficial e turístico.

Porém, muito mais que tudo isso, as escolas, agora também com as do Grupo de Acesso A, são as detentoras desse avanço. Pelo empenho das suas diretorias que a cada ano íncluem atrativos, como têm sido o caso das comissões de frente com evoluções criadas para essa festa, além de várias agremiações preocupando-se em trazer pequenos abre-alas, iluminados, decorados e com destaques.

Essa evolução já começa a cobrar dos organizadores algumas providências e vale destacar, que pelo que se tem visto, não falta boa vontade para tal fim. Certamente, uma das questões que vem prejudicando o trabalho das escolas é a sonorização, que em breve precisa ser solucionada.

Rogo que essa evolução continue e a cada ano os ensaios sejam partes da grande festa, mantendo-se a gratuidade do acesso ao público e se transformando na maior referência popular do nosso carnaval.


Comentários
  • Avatar
    28/01/2011 13:30:37marcoMembro SRZD desde 03/08/2010

    Realmente o som dos ensaios tecnicos não ajuda...atrapalha e muito!!!!!!!

  • Avatar
    26/01/2011 10:24:07Julinho di OjuaraMembro SRZD desde 13/04/2009

    Walter...andas sumido do Raul Veiga !. Primeiramente um forte abraço, e depois mais um adendo a sua colocação: O Terreirão do samba poderia servir como local de grandes ensaios com calendãrio pré-definido para as agremiações. Imagina você enquato rola um ensaio técnico outra agremiação faça um verdadeiro carnaval no palco do terreirão para que aqueles que as vezes não possam frequentar suas quadras tenham a oportunidade de ver sua ewscola de coração bem ali no coração da cidade maravilhosa.

  • Avatar
    25/01/2011 12:30:49Guido RossmannMembro SRZD desde 07/04/2009

    Prefiro a sonorização do jeito que está. Ã? a única forma da gente ouvir os componentes cantando o samba e obrigar a harmonia a fazer mais do que simplesmente arrumar fileiras.

Comentar