SRZD


24/01/2008 15h48

Prêmio Parangolé 2008
Isaac Ismar

A Secretaria das Culturas da Prefeitura do Rio prioriza em sua agenda política uma série de ações reunidas sob a legenda Carnaval uma arte carioca: o estímulo à formação de uma nova geração de carnavalescos, a coordenação do julgamento das Escolas de Samba do Grupo de Base, e o estímulo ao desenvolvimento de linguagem própria com o Prêmio Parangolé.

- O Prêmio Parangolé é uma das ações que a Prefeitura do Rio realiza para valorizar a diversidade do nosso Carnaval e a criatividade dos artistas dos grupos A e B, promovendo uma interação dos carnavalescos com a arte contemporânea. É resultado direto do trabalho desenvolvido há cinco anos pela Secretaria Municipal das Culturas na coordenação do julgamento dos desfiles, que tem contribuído para qualificar as escolas e os desfiles - afirma o secretário das Culturas, Ricardo Macieira.

GRUPO DE BASE

Até o ano passado, as escolas que desfilam no sábado e na terça, levavam o nome de Grupo de Acesso. A Secretaria das Culturas propôs o nome Grupo de Base, por entender que aquele título reduzia as agremiações a uma espécie de estágio de passagem, o que não condiz à realidade de seus desfiles.

Por terem recursos menores do que as escolas do Grupo Especial estas escolas tem na criatividade e na garra de suas comunidades sua principal riqueza. A Secretaria das Culturas acredita que no reconhecimento e no estímulo destas características singulares está a grande receita para uma agenda mais ampla do carnaval da Sapucaí.

PRÉMIO PARANGOLÉ 2008

- O Prêmio Parangolé cria uma ponte entre duas das mais importantes expressões culturais de nossa cidade, a arte contemporânea e o carnaval. Apostamos na mão dupla desta via, na descoberta das múltiplas possibilidades da estética do carnaval pelo cenário das artes visuais e no enriquecimento da poética dos carnavalescos em decorrência de seu contato com as questões contemporâneas - diz Roberta Alencastro, diretora de Projetos de Arte e Cultura da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio.

Um grupo de especialistas escolherá oito carnavalescos, que receberão o prêmio que destacam ações de arte no universo dos desfiles. O corpo de jurado é composto por:
Mauricio Dias ' Artista Visual
Joel Girard ' Conselheiro da Presidência do Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou, para a América Latina
Roberto Conduru ' Diretor do Instituto de Artes da UERJ, crítico e historiador da Arte
Eugenio Valdés Figueroa ' Curador, crítico e historiador da arte
Isabella Rosado Nunes ' Jornalista
Cleusa Maria ' Editora do jornal Papel das Artes
Dimitry Ovtchinnikoff ' Adido Cultural da França do Brasil
Luiz Guilherme Vergara ' Diretor do MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói)
Marcos Lontra ' Secretário Municipal da Cultura da Prefeitura de Nova Iguaçu e Curador
Roberta Alencastro ' Diretora de Arte e Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Carlos Feijó ' Diretor do Centro Cultural José Bonifácio e artista visual
Luiz Felipe Ferreira ' Professor e pesquisador do Instituto de Artes da UERJ

O Prêmio Parangolé significa para os carnavalescos a inclusão em um curso de extensão desenvolvido especialmente para eles em parceria com o Instituto de Artes da UERJ. Arte Contemporânea, História da Arte, Festas Populares são algumas das matérias teóricas desenvolvidas em classe, aliadas ao funcionamento de um ateliê de estudos práticos.

COMO SERÁ

Os oito carnavalescos premiados terão no Centro Cultural José Bonifácio (Bairro da Gamboa/RJ) um ateliê permanente, serão acompanhados por uma dupla fixa de curador e artista visual, e receberão aulas, palestras e oficinas em diversas áreas como iluminação, direção cênica, história da arte, etc.

O resultado da seleção de 2008 será publicado após o carnaval pela Secretaria Municipal das Culturas. Carlos Feijó, um dos coordenadores do projeto diz:

- O Prêmio Parangolé é uma proposta de olhar o carnaval sob a ótica contemporânea, abrindo horizontes para o trabalho destes novos criadores do carnaval.



Comentários
  • Avatar
    25/01/2008 08:23:11Jairo do RecreioMembro SRZD desde 19/04/2009

    O PRÃ?MIO PARANGOLÃ? Ã? IMPORTANTÍSSIMO E REPRESENTA O RECO

Comentar