SRZD


13/02/2011 03h26

União da Ilha canta, encanta e espanta 'fantasma' do incêndio
Alberto João, Rodrigo Coutinho e Vicente Almeida

Foto: Ricardo Almeida/Divulgação"É hoje o dia da alegria. E a tristeza, nem pode pensar em chegar". Com esses versos do samba "É Hoje", apresentado no desfile de 1982, a União da Ilha abriu seu segundo ensaio técnico no Sambódromo, na noite de sábado, e jogou para bem longe qualquer possibilidade de abatimento dos seus componentes com o incêndio no barracão da escola, na segunda-feira. Mesmo sem competição, já que a tricolor insulana não poderá ser julgada, de acordo com a decisão da Liesa, os integrantes não estavam nem aí para tal "ordem". Para eles, a Ilha mostrou na Avenida que pode ser julgada e possui totais condições de ter excelente papel no Carnaval 2011.

O samba-enredo sobre Charles Darwin cresce cada vez mais e pelo trabalho do carnavalesco Alex de Souza, que é extremamente talentoso, a União merecia sonhar e desfilar podendo chegar ao sábado das campeãs. Porém, a decisão está tomada e dificilmente será alterada. Bola para frente e a Ilha já deu seu chute e está renovada. O ator Alexandre Borges, da novela Ti-Ti-Ti, participou do ensaio, mas não estará no desfile oficial por problemas profissionais.

* Veja as fotos do ensaio

Foto: Ricardo Almeida/DivulgaçãoO presidente Ney Filardi chorou e até misturou emoção com um momento bizarro, quando disse que se pudesse trocaria o nome da escola para "União da Ilha do Governador do senhor prefeito Eduardo Paes". Menos, presidente. A Ilha é muito maior que qualquer político, dinheiro, dirigente e etc. A escola é patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Tirando essa bola fora, o presidente emocionou em seu discurso.

- Quis o destino que o fogo queimasse tudo, mas graças a Deus ninguém saiu arranhado. Acabou a beleza plástica de algumas fantasias. O fogo nunca vai acabar com o amor, garra e determinação que vocês (componentes) têm pela Ilha. o fogo só adiou o nosso sonho - disse.

Bateria da Ilha está perfeita

Com o ensaio valendo, a comissão de frente realizou diversos passos da coreografia oficial. O grupo usava óculos (foto) e mostrou bastante vitalidade, os bailarinos apresentaram uma variação de movimentos coreográficos e ainda contava com um elemento central que será uma das três representações de Charles Darwin no enredo. - De certa forma é frustrante não ser julgado. Fazemos um trabalho voltado para a disputa. A vontade é ser cada vez inovador e apresentar um trabalho de qualidade. O julgador é o olho que vai apreciar esse trabalho. Esse fogo nos interceptou não só materialmente, mas também no lado emocional. É como se você fosse desligado da tomada, mas o público quer ver a Ilha. Temos que apresentar um trabalho de qualidade para eles. A nossa fantasia foi totalmente queimada. Estamos começando um plano B do zero - revelou o coreógrafo Roberto Lima.

Foto: Vicente AlmeidaAtrás da comissão, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ronaldinho e Verônica, estava visivelmente mais solto que no primeiro ensaio. A dupla fez os passos tradicionais sem nenhum erro e não arriscou nenhuma coreografia especial na dança. Destaque para o mestre-sala que durante toda exibição não tirou o olho da porta-bandeira. - No início ficamos tristes por não sermos julgados, mas existem outras coisas piores na vida. Temos que passar por cima disso. Vamos apresentar o nosso trabalho com alegria. A coreografia será feita como se estivéssemos sendo julgados. Sabemos que os jurados vão nos olhar e o público nos observar, eles estão aqui para ver o melhor. Vamos fazer isso com muito amor e carinho. A nossa roupa foi confeccionada em um ateilê fora do barracão. Graças a Deus está pronta e será o verdadeiro esplendor do carnaval - comentou a porta-bandeira Verônica.

As baianas da Ilha estavam todas vestidas de branco e cantando o samba. Na harmonia, a Ilha começou canta forte o samba. No meio do ensaio, algumas alas ficaram devendo, mas depois tudo voltou ao normal. O intérprete Ito Melodia possui a alma da escola. Ele passa alegria e muito garra para o componente. O samba-enredo de 2011 está na ponta da língua dos insulanos.

Em evolução, o ensaio foi solto, os componentes brincavam, mas na entrada da bateria no segundo recuo, alguns integrantes da harmonia foram severos demais. É certo reclamar, pedir para marcar o espaço adequado, mas sem nenhuma atitude truculenta. No setor final da escola alguns integrantes de alas coreografadas também se desentenderam com os coreógrafos que davam instruções.

Como é comum, a bateria de mestre Riquinho foi espetacular. Apesar de não receberem pontuação em 2011, os ritmistas insulanos estão preparados para dar show na Avenida. Eles fazem coreografias, paradinhas longas e curtas e, principalmente, tocam com habilidade. As marcações entrosadas, dando a devida sustentação aos instrumentos podem ser notadas de longe. Uma das paradinhas que mais mexeu com quem estava presente durou metade da passada do samba, fazendo uma brincadeira ritmica entre os surdos e os tamborins. Ouvir a bateria da Ilha é prazeroso. Bruna Bruno, rainha da bateria, une beleza, samba no pé e amor pela Ilha. É um exemplo de rainha para o carnaval carioca. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, ensaiou tocando chocalho.

- Hoje foi um dos dias mais felizes da minha vida. Deu tudo certo. A nossa bateria está de parabéns e me emocionou. A Ilha vai vir forte, pode ter certeza - disse mestre Riquinho para o SRZD-Carnavalesco, após o ensaio técnico.

No fim, o diretor de carnaval da União da Ilha, conversou com o SRZD-Carnavalesco sobre o ensaio e o não julgamento da Ilha no dia do desfile oficial.

- Todos nós tiramos forças de onde não sabemos. Com certeza, no dia 07 de março, data do nosso aniversário, quando piarmos na Sapucaí com as nossas alegorias e fantasias recompostas a Avenida vai delirar. Poderemos até não ser julgados, mas seremos avaliados por todos que estarão aqui. Eu gosto de ser julgado, mas é uma decisão feita para as três, e a Grande Rio não tinha como recuperar tudo. Estamos reconstruíndo, mas ficamos sem referência nenhuma. A logística e o planejamento foram prejudicados. É difícil ser julgado assim - explicou o diretor de carnaval da Ilha.

A União da Ilha do Governador deu na Avenida um exemplo de amor ao carnaval. Mesmo com todos os percalços acontecidos na última semana e com a comoção causada pelo fogo que destruiu seu barracão, a tricolor insulana soube entrar na Marquês de Sapucaí respeitando seus componentes, sua comunidade e principalmente o público que assistia a escola. A Ilha volta a Passarela do Samba no dia 7 de março, dia de seu aniversario, para fazer seu desfile oficial, que mesmo não contando pontos e participando da competição tem tudo para marcar época. A escola que nos emocionou tanto em outros carnavais pode conquistar ainda mais espaço em nossos corações.

Vídeo: Por dentro da bateria da União da Ilha do Governador


Comentários
  • Avatar
    16/02/2011 18:03:34SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Boa tarde Caro Marcus Paulo Lino, vejo que vc é uma pessoa inteligente e ligada nas coisas de nossas escolas e que escreve de forma muito sensata, dá gosto de ler seus comentários, sempre muito claros e comp se diz por ai com muito pé no chão. Gostaria de externar, por exemplo, ano passado acompanhei o carnaval da Mocidade e simplesmente me emcionei muito, pois vi aquele samba crescer na avenida e contagiando o desfilante e os espectadores. Achei uma grande injustiça o sétimo lugar, pois na minha opinião, apesar de não ser da Mocidade, tenho profundo respeito por essa escola, ela deveria pelo menos ter vindo em terceiro, pois tinha belíssimas fantasias e alegorias de muito bom gosto, melhor que BF, Salgueiro e Mangueira. Caro Marcus paulo Lino, precisamos de pessoas sensatas com vc, que sabem debater de forma legal e que respeita todas as co-irmãs. Parabensomais uma vez para vc, que continue, sendo esta pessoa centrada e sensata. Vou terminar esse comentário desejando a vc um carnaval maravilhoso e que sua Mocidade faça um desfile excelente, E o desejo mais sincero, se é que posso lhe chamar de mais um amigo,assim como a minha querida Dholores e meu amigo e irmãoDalton . Com todo meu respeito e estima. Sávio.

  • Avatar
    16/02/2011 15:48:22Marcus Paulo LinoMembro SRZD desde 29/06/2009

    Boa tarde, Mundo do Samba! Obrigado, Dalton e Sávio, pelos elogios. Me sinto lisonjeado. Agora, mudando de assunto... Quem aqui pretende assistir o desfile ao vivo, já comprou ingresso ou coisa do tipo? Eu gostaria de saber, pois pretendo estar Domingo e Segunda de Carnaval no baixa-renda do setor 6...rs, que é o que dá pra pagar e comprar, né?...rs. E, não costumo perder nenhum detalhe para poder fazer minha análise a respeito de todas as co-irmãs e me divertir, é claro! Assim, quem for, dependendo do setor, poderá me encontrar para nos conhecermos e vermos o desfile de fio a pavio, saindo dessa redoma virtual e criando uma convivência mais agradável e extensiva. Obviamente, postarei aqui meus comentários, observando se tudo o que vi estará de acordo com o que informam no site. Quem estiver interessado(a), diga aqui mesmo, que depois passarei meus contatos. Agora, quero esclarecer que, não tenho raiva da Beija-Flor, nem de nenhuma escola. Amo o trabalho de todas elas. Só me revolto quando vejo incoerências, injustiças e inverdades sendo proferidas e executadas aos quatro cantos, por pessoas que acham que não podem sofrer qualquer tipo de retaliação, pois pensam que a liberdade de expressão é para alguns e sanção é para a maioria. Ã? parte isso, quero esclarecer que, da mesma forma que o artista põe na rua o carnaval que ele acha que deve, nós, que temos um mínimo de senso crítico, podemos avaliar e discutir isso, sem acusações ou atitudes que venham a prejudicar a si ou a outrem. Sim à realidade e Não ao deslumbramento! Saudações Independentes.

  • Avatar
    16/02/2011 11:07:40DaltonMembro SRZD desde 04/07/2010

    Marcus Paulo Lino, eu assino em baixo de tudo que você disse. Excelente comentário. A muito tempo venho dizendo junto com meus amigos Sávio e Dholores o que muitas pessoas tem vontade de dizer, só não tiveram oportunidade. A BF é sim uma empresa bem sucedida, mas como escola de samba deixa a dever, e muito. Se fosse uma verdadeira escola, seus torcedores a uma hora dessas não estariam fazendo certos comentários maldosos sobre a Ilha. Deus é justo e na hora certa a justiça sempre vem, e aí as brancas de neve terão que ver o resultado de tanta arrogância.

  • Avatar
    15/02/2011 17:51:33SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Caro Marcus Paulo Lino, vc falou tudo agora, esse tipo de gente pode realmente existir em toda as escolas, mas covenhamos, essas branquinhas de neve afé elas conseguem irritar qualquer pessoa, pois elas não têm o menor senso das coisas, não enxergam nada, parecem mulas, que colocam viseiras e só olham para frente, deixando de ver o que está ao lado.

  • Avatar
    15/02/2011 13:15:48Marcus Paulo LinoMembro SRZD desde 29/06/2009

    Boa tarde, Dholores querida. Boa tarde, Sávio. Boa tarde Mundo do Samba! Embora eu não generalize quanto aos torcedores, não só da Beija-Flor, como de outras escolas, percebo que ainda há muita gente sem noção quando vem comentar algo aqui. As pessoas vêem as escolas passarem e simplesmente parecem que não viram, que não tem espelho em casa, que estavam no toilette, ou sei-lá-o-quê! Eu sou Mocidade, verde até a alma, mas quando veja alguma coisa errada, procuro ter um mínimo de coerência e bom senso para criticar. Ã? tudo o que falta nesse povo. Mas infelizmente não seremos nós que nos daremos ao luxo de ensinar essa galera onde é o seu lugar. O banho de realidade pra eles se dará em plena Avenida e, com sol a pino na Apoteose, quando o último nove-ponto-alguma-coisa deles for divulgado na quarta-feira de cinzas. Aí, parece que já estou vendo esse site congestionar, com exceção das branquinhas de neve que certamente tomarão o chá de simancol e vão sumir na poeira. Fala sério, cara! Ã? muita falta de noção e de humildade! Na falta de uma, a outra geralmente prevalece, mas tem gente que consegue ficar sem as duas! Aff... ] Saudações Independentes.

  • Avatar
    15/02/2011 09:21:07SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Bom dia querida Dholores Arruda! Sim, voltei com mais gana de arrasar com essa turminha de branquinhas de neve histéricas e deslumbradas da peida. Ontem mesmo, fiz a sugestão para O Clovis, falei que o nome dele era do primeiro rei de França, mas já que ele era um ser metido a ter grandeza luxo e ilustre torcedor da peida, ele deveria mudar o nome dele para Clown, que é palhaço em francês, pois acho que cairia muito bem para ele. No mais vamos continuar dando cacetadas nas braquinhas de neves esquizofênicas da peida-flor. Abraços para vc e tenha um ótimo dia Querida Dholores.De seu filho Sávio.

  • Avatar
    15/02/2011 08:42:02SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Bom Dia! Caro MarcoGalled, vc está certíssimo, essa gentelha de branquinhas de neve da peida-flor como diz nossa Querida Dholores Arruda, não passam mesmo de seres imundos das trevas, pensam que têm um rei na barriga, apesar de levarem um enredinho esterco sobre aquele rei da cafonice, ainda tripudiam sobre a desgraça alheia. Agora pena que não foi no barracão deles que tivesse acontecido o incêndio, pois eu ia gargalhar até me urinar para ver a cara dessa gente podre se debulhando em lágrimas e ficarem para lá e cá igual um bando de baratas tontas. Sim baratas, pois aqueles torcedores e membros daquela escola são seres imundos e repugnantes como baratas..Obs: Seja bem vindo ao grupo de arqui-inimigos dos torcedores histéricos e deslumbrados da peida Caro MarcoGalled.

  • Avatar
    15/02/2011 03:53:51Luiz carlosMembro SRZD desde 15/02/2011

    Gde Ilha, com certeza vai superar isso tudo q aconteceu. Força.

  • Avatar
    14/02/2011 20:33:17MARCOGALLEDMembro SRZD desde 13/02/2011

    Amigos deu para perceber que existem pessoas neste site que sao muito maldosas e podres, pois, ficar feliz com o incendio e sacramentar que a Ilha e Portela nao disputariam o campeonato e muita palhacada. A escola insulana contava com excelentes carros alegoricos e belissimas fantasias e tinha tudo para fazer um lindo desfile. Volto a afirmar aos torcedores imundos e soberbos da Beija Flor que esta escola a ANOS repete os mesmos SAMBAS, cansativos que seriam perfeitos como cancao de "ninar". Uma escola que desfila de forma robotizada sem alegria e sentimento, isso sim e triste nao ligo para os seus titulos, onde muitos nao sao merecidos. Nilopolis onde esta a alegria???? Cade o samba de verdade????? Passa na Ilha que a azul, vermelho e branco ensina...!!!!!

  • Avatar
    14/02/2011 15:18:54SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Querida Dholores e meu estimado Amigo Dalton,pensei melhor e vou continuar. Sair seria um ato de fraquessa e de covardia, não podemos nos deixar levar por esses reveses que a vida nos dá, continuarei, sim, mas agora de outra forma buscadando palavras de deboch, não podemos deixar as branquinhas de neve levarem a melhor, contem comigo, vocês me deram força com as palavras de apoio, espero que vc veja a minha decisão querida e Dholores, não vou dar o gostinho da vitória para aquela gente arrogante da peida.

  • Avatar
    14/02/2011 14:53:46Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    bem... se o Savinho vai dá um tempo (dá só um tempo, rapaz, acolha a sugestão do Dalton) eu também vou em desagravo. Só volto pra comentar o resultado do carnaval depois da quarta-feira de cinzas. Abracinhos a todos!

  • Avatar
    14/02/2011 14:12:15ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Gente, mais uma vez..a matéria é sobre a gloriosa União da Ilha e não sobre a DEUSA DA PASSARELA.... Tem gente que se contenta em penas em passar e ser campeã do público, já outros preferem ver o seu nome estampado, escrito e sacramentado nos anais do carnaval...cada um tem o seu gosto. Eu prefiro fazer um desfile siberiano e estar com o meu nomezinho fincado e homologado em cartório, do que depender da cabeça (esquecida) das pessoas para me sagrar 'campeã moral' como se existisse alguma imoralidade nos conceitos. Gosto é gosto e tem que ser respeitado.

  • Avatar
    14/02/2011 13:48:13MALAQUIAS DE SÃ?O PAULOMembro SRZD desde 14/02/2011

    PODEM ESPERAR QUE VAI ACONTECER UM GRANDIOSO ESPETÁCULO NESSE CARNAVAL DE 2011. E EM 2012 SERÁ O ANO DO DESAGRAVO PARA MUITAS ESCOLAS!!!

  • Avatar
    14/02/2011 13:19:18DaltonMembro SRZD desde 04/07/2010

    Meu caro Sávio, se eu fosse você ao invés de sair do site, eu apenas dava um tempo. Por exemplo a querida Dholores, foi pra o Maranhão pra tirar suas férias e voltou a alguns dias muito alegre e feliz. Essas brancas de neve são muito baixo astral, só muito banho de descarrego pra aguentar estas almas penadas. Então é bom fazer como a Dholores fez, sair do site e respirar novos ares, eu mesmo já fiz isso, passei uma semana de fora do site, e voltei com todo gás pra descer o sarrafo nas brancas. Se você não esta se sentindo bem aqui, saia, mas volte depois. Dê umas férias pra si mesmo. Mas depois volte com tudo. Quanto as grosserias das brancas de neve em relação as outras escolas atingidas pelo incêndio, eu só digo uma coisa: ..." Deus é justo, e sabe cobrar na hora certa"..Abraços pra todos

  • Avatar
    14/02/2011 12:19:57SávioMembro SRZD desde 11/01/2011

    Querida Dholores! obrigado por suas palavras de apoio, mas como disse o Fabiano-de-Vila-Forte, que também foi outra vítima do autoritarismo desse site, que possivelmente só aceita que as pessoas falem mal das outras escolas e de seus torcedor. Estou enojado dessa gente, pois torno a dizer: Esses jornalistas, se é que se pode chamar essas pessoas de jornalistas, não estão respeitando os direitos de resposta, inclusive vi a do Fabiano, de um ser que debochava de sua escola, ora ele imediatamente respondeu, mas logo em seguida, esses pseudos-democratas, vem e retiram os comentários e o pior de tudo e que tudo partiu de um senhor, por quem eu tinha até uma certa admiração e que fez críticas, pois alguém teria respondido de forma agressiva a pessoas e intituições antigas e idôneas, sendo que os que escreveram os comentários debochados não foram punidos, portando exijo que haja sempre o direito de resposta, pois acho que vivemos num Estado de Direito e Democrático onde cada um tem o livre direito de dizer o que pensa, mas aqui são dois pesos e duas medidas, não dá mais para suportar. E tem mais vou para outro site é podem estar certo vou gritar a falta de espaço democrático desse site. Dholores, talvez eu até volte, mas por hora estou fulo da vida e se continuar vou levar é um processo, pois vou atacar não mais as lunáticas da BF e sim os nobres jornalistas do site. um abraçao é até qualquer hora De seu filho Sávio.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.