SRZD


14/02/2011 03h34

Estácio canta forte, mas peca em evolução
Geissa Evaristo e Rodrigo Coutinho

Foto: Vicente AlmeidaA Estácio de Sá entrou na Avenida para realizar seu primeiro e único ensaio técnico, na noite deste domingo, na Marquês de Sapucaí. Com o enredo "Rosas", do estreante carnavalesco Marcus Ferreira, a escola do São Carlos pecou no quesito evolução, no entanto, apesar do samba-enredo não ser apontado com um dos melhores do grupo, os componentes cantaram forte e sobrou empolgação e alegria, mas faltou uma boa evolução.

* Fotos do ensaio

Com excesso de componentes sem função nas laterais da Avenida, diversas alas emboladas e buracos, principalmente, à frente da bateria durante as apresentações dos ritmistas nas cabines dos jurados, a escola acabou sendo prejudicada pela falta de organização. A agremiação também teve um ensaio bastante longo com o tempo de 1 hora e 9 minutos.

Foto: Ricardo Almeida/Divulgação- Achei o ensaio bom. Uma ala ou outra não cantou, mas isso faz parte. Vamos corrigir. A bateria e o canto, de uma maneira geral, corresponderam. A Estácio colocou 90% do que queria em prática. A estratégia da Estácio é esta: começar forte e depois dar uma assentada. Isso evita que a escola tenha um andamento um pouco lento e corra no final - explicou o presidente Marquinhos.

Com o contingente de 2000 componentes, a agremiação do Morro do São Carlos, começou o seu treino com o emocionante 'Pavilhão do Amor' e o famoso 'Paulicéia Desvairada', do título da escola no Grupo Especial (1992). A comissão de frente, do também estreante Junior Scapin, não apresentou a coreografia oficial do desfile, porém, os quinze componentes homens que integram o grupo apresentaram uma coreografia especial com passos bem ensaiados e rápidos. O novo contratado também não escondeu a emoção.

- Gostei muito. Não vou dizer que estou impressionado, porque confio muito no meu elenco. Fiz duas das três coreografias do desfile. O público que está aqui merece ver o que faremos no desfile oficial, muitos não poderão nos assistir no sábado de carnaval. Junto conosco virá uma personalidade da escola. Não posso falar se é ou não a Tia Alice, mas existe sim, um 15º integrante. Estamos fazendo uma grande homenagem à Estácio de Sá. Posso garantir que a surpresa será bem bacana - disse o coreógrafo.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira formado por Marcinho e Alcione encantou. Com apresentação correta em frente às cabines, que no dia do desfile oficial estarão os jurados, o casal se apresentou com muita elegância e simpatia. O vento que batia no Sambódromo durante o ensaio não atrapalhou a porta-bandeira que demonstrou muita segurança.

-  Com muito treino pretendemos chegar ao nosso máximo. São treinos exaustivos mais que trarão resultados. O coreógrafo da escola, Junior Scapin, é bailarino clássico e está nos auxiliando na nossa coreografia que será romântica e clássica, que têm haver com o nosso enredo Rosas, e com o nosso estilo - disse o mestre-sala. Representaremos os ranchos carnavalescos da década de 1920 - completou.

A agremiação levou tripés para marcar os espaços que no dia oficial serão das alegorias. Muitas alas trouxeram em suas mãos ou cabeças adereços de rosas. O canto da escola permaneceu forte do início ao fim. Ponto positivo também para o carro de som comandado pelo também estreante Leandrinho, que ocupou a vaga de Serginho do Porto, hoje um dos intérpretes oficiais do Salgueiro.

A bateria, comandada por mestre Chuvisco, como de costume imprimiu um andamento bastante acelerado, o que ocasionou em pequenos problemas. As caixas pareciam não conseguir acompanhar o ritmo por conta da rapidez e os surdos de marcação entravam antes da hora na bossa da Mangueira. Na saída do segundo recuo, mais uma falha, a harmonia não segurou a ala da frente e a escola abriu um extenso buraco em frente à última cabine de jurados. A bateria executou algumas coreografias e empolgou o público presente no ensaio. É frente da bateria, Shayenne Cesário, ex-rainha do Carnaval 2010, reinou no posto que nos últimos cinco anos pertenceu a Alessandra Mattos.

- Acho que foi um ótimo ensaio. Serviu para vermos se estava tudo encaixando com o samba, como estávamos ensaiando. Alguns detalhes vamos corrigir, mas a bateria está praticamente pronta para o desfile. O trabalho é esse mesmo. O andamento tem que chegar no final do jeito que começar, não é pra cair não - revelou mestre Chuvisco.

Vídeo: Por dentro da bateria da Estácio de Sá

A Estácio de Sá volta a Marquês de Sapucaí no sábado de carnaval pelo Grupo de Acesso A sonhando com uma vaga no Grupo Especial.


Veja mais sobre:Grupo de Acesso A

Comentários
  • Avatar
    15/02/2011 04:55:45Ronaldo de SouzaMembro SRZD desde 15/02/2011

    Sou componente da escola, tenho certeza que a Estácio vai se superar no desfile e essas pequenas falhas que aconteceu tinha que acontecer agora msmo, qdo se pudia acontecer, nossa escola está tda renovado com sangues novos, o Jr scarpin com a comissão de frente que promete esse ano, o carnavaleso que pelo prototipo ja deu pra ver que podemos esperar coisas boas , o leandrinho cantor da escola bom cantor, o casal nota 10 q vem se destacando sempre, a bateria que está cada vez mais maravilhosa, a escola está unida e firme em um só pensamento, no tão sonhado titulo, força estacianos, e essas declarações aqui de pessoas que com certeza não entendem nada de samba ou é recalcada com nossa escola fazem para tentar defamar nosso presidente e segmentos. Somos superiores a tudo isso.

  • Avatar
    15/02/2011 03:58:10Luiz carlosMembro SRZD desde 15/02/2011

    Ã? triste ver pessoas que ao invés de criticar pensando ser construtiva quer defamar e causar mal estar, falando besteiras sem nexo ou fundamentos, estive la e conferi o desfile da Estácio, a bateria sequer nenhum momento atravessou, e ela sempre foi com pegada acelerada, proucure saber um pouco mais da história da medalha de ouro, o novo cantor da escola não é ruim, pelo contrario ele levantou um samba q pra mim não é tão bom assim, a escola cantou muito , o casal veio muito bem, a unica falha visivel foi a parte da harmonia, mas nada que não se dê para consertar para o desfile.

  • Avatar
    14/02/2011 23:46:59DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Arrasou. Estácio na cabeça!

  • Avatar
    14/02/2011 22:53:10Show10Membro SRZD desde 16/09/2010

    voces tem e que apoiarem todos que ai estao apoiando a estacio sem receber, abdicando do tempo familiar e se dedicando a estacio de sa.

  • Avatar
    14/02/2011 22:39:37Show10Membro SRZD desde 16/09/2010

    Tem muita gente falando besteira da harmonia da estacio, coisa que nao acontece sou frequentador da quadra e nao vejo este negocio de harmonia bater em ninguem, existe sim na hora da apresentação do casal de mestre sala e porta bandeira, passita e bainas o pessoal da harmonia pede para que as pessoas cheguem um pouco para os lado ou para traz, dixando espaso para a evolução presente.

  • Avatar
    14/02/2011 20:03:36rafaelMembro SRZD desde 14/02/2011

    ESTACIO ESSE ANO HUMMMMMM SEI NAO TEM MUITAS NA FRENTE DELA QUE VAI DA O BOTI NESSA TAÃ?A

  • Avatar
    14/02/2011 18:15:27NilopolitanoMembro SRZD desde 04/01/2010

    Gostei da convençao da bateria dentro do box, melhor que muitas escolas do grupo especial.

  • Avatar
    14/02/2011 16:45:44marcoMembro SRZD desde 03/08/2010

    Que saudade da "VELHA ESTÁCIO"essa que tá aí não aguenta grupo especial...se subir vai levar outra PORRADA!!!Sorte pra Estácio,vai precisar...

  • Avatar
    14/02/2011 14:36:17Carlos Felipe Pimentel da SilvaMembro SRZD desde 15/03/2010

    Estive conferindo o ensaio da Estácio ontem... gente, que puxador de samba HORRÍVEL é esse tal de Leandrinho...nosssssaaa, é um terror... o cara atravessa o samba,,,hora ele canta rápido d+, outra vai lenta...não mantem um ritmo normal. Só para quem quiser conferir como é ruim essa rapaz dá uma olhada no vídeo do esquenta com Pavilhão do Amor e Pauliceia... é de dar pena e TER MEDO do que ele pode fazer com a nossa Estácio no dia do desfile. VAMOS ABRIR O OLHO MARQUINHOS...Ainda da tempo para mudar. ESTÁCIO acima de tudo!!!

  • Avatar
    14/02/2011 14:02:48THIAGUINHOMembro SRZD desde 07/04/2009

    parabens a estacio , em especial meu irmao leandrinho que deu show !!! isso ai mano continua deixando fluir , pois sua luz e humildade encantará a sapucai contribuindo muito com o carnaval da estacio ..... lendrinho canta .............. e DEIXA FLUIR !!!!!!!!!!

  • Avatar
    14/02/2011 13:33:10Oswaldo Fernandes FilhoMembro SRZD desde 09/04/2009

    ASSISTI O ENSAIO DA ARQUIBANCADA DO SETOR 7, O SAMBA ME AGRADOU MUITO , E DESTACO TAMBÃ?M A BELA PRESENÃ?A DA EX- RAINHA DO CARNAVAL E ATUAL RAINHA DE BATERIA, ELA DEU UM VERDADEIRO SHOW.

  • Avatar
    14/02/2011 13:21:11Pirata LeopoldinenseMembro SRZD desde 14/02/2011

    Está todo mundo achando que a campeã será a viradouro... E a campeã passou ontem, será a Estácio! Fui ao hospital dos servidores e vi coisas bem bonitas no barracao da escola, parece um carro da índia, está bem imponente e de bom gosto! Já o da viradouro só na madeira, será mesmo que a escola colocará o carnaval na rua? Terá muito trabalho... A estácio ao meu ver virá com um carnaval limpo, bem executado! O que ganha carnaval é o bom gosto, e nao a cafonisse que está o barracao da cubango, a escola parece um quiabo de tao verde. Antes de virem colocar mascara na internet, procurem saber o que realmente acontece nas escolas e como essas escolas estao se preparando. O presidente marquinhos entende de samba, assim como o novato carnavalesco. Força Estácio!! Beijos Leopoldinenses

  • Avatar
    14/02/2011 11:28:27RaphaelMembro SRZD desde 05/01/2010

    Adoro a bateria da Estácio, mas a reportagem mencionou a verdade: O ritmo estava tão corrido que as caixas pareciam que não estavam aguentando acompanhar. Dentro do segundo recuo, as marcações começaram a acelerar mais que quase embolou. Foi um "apitaço" por parte dos diretores para segurar a "molecada". Os moleques são pedras brutas que ainda estão sendo lapidadas, é preciso ter paciência, pois serão ótimos. Os ritmistas mais cascudos começaram a deixar de participar da bateria, pouco a pouco, depois da saída do Ciça e companhia. Logo, a escola está num processo de renovação na bateria, que por sua vez, podem haver erros e acertos...

  • Avatar
    14/02/2011 11:27:44Andre Henrique Malfa NevesMembro SRZD desde 10/02/2011

    Sambistas, Criei um abaixo-assinado para tentar revertar a mudança no dia dos desfiles, ontem muitas pessoas estão sendo prejudicadas e a unica solução é a devolução do dinheiro. www.abaixoassinado.org/assina turas/abaixoassinado/8192 Vamos divulgar e torcer para que a LIESA volte atras. Abraços, Andre Neves.

  • Avatar
    14/02/2011 11:05:19Bruna VidalMembro SRZD desde 14/10/2009

    CONCORDO COM O RENATO, IMPECÁVEL A APRESENTAÃ?Ã?O DO CASAL E DA COMISSÃ?O DE FRENTE. DESTACO TB O PUXADOR DA ESCOLA LEANDRINHO QUE APESAR DA POUCA EXPERIÃ?NCIA COMO INTERPRETE OFICIAL SEGUROU MUITO BEM O ENSAIO TÃ?CNICO. GALERA VAMOS LEMBRAR QUE O CARNAVAL E FEITO SE RROS E ACERTOS. DENEGRIR NÃ?O Ã? LEGAL. VAMOS DAR FORÃ?A PARA QUE NO FUTURO OS QUESITOS QUE NÃ?O FORAM BEM MELHORAREM E FAÃ?AM UM BOM DESFILE OFICIAL. A CRITICA QND Ã? CONSTRUTIVA PASSA A SER UM ESTÍMULO PARA OS QUE A RECEBERAM. ATENÃ?Ã?O ESPECIAL A HARMONIA, BATERIA E EVOLUÃ?Ã?O. ESSES QUISITOS PRECISAM ARRUMAR A CASA.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.