SRZD


14/02/2011 16h23

'Roteiro dos Desfiles' aguarda modificações da Ilha, Grande Rio e Portela
Ramiro Costa

Foto: DivulgaçãoO roteiro dos desfiles distribuído na Marquês de Sapucaí poderá sofrer algumas modificações por conta do incêndio que destruiu os barracões da Grande Rio, União da Ilha e Portela. Responsável pelo projeto, o pesquisador Marcos Roza disse que vai aguardar a poeira abaixar para decidir com o auxílio das agremiações o que será feito. No dia do incêndio na Cidade do Samba, o roteiro da Grande Rio recebia a tradução para o inglês e estava em processo de finalização.

- Temos que aguardar o que cada escola vai levar à Avenida. Podemos não publicar o projeto inicial mas apenas o que será mostrado. Isso também só será mesmo conversado esta semana. Agora, todos estão voltados a organizar os seus desfiles primeiramente. A Grande Rio, por exemplo, perdeu toda sua história. Fotos, vídeos, troféus  - contou Marcos Roza.

O projeto "Roteiro dos Desfiles" começou no ano passado. A ideia era poder informar ao público da Marquês de Sapucaí o significado de alas e fantasias das escolas de samba. Pela primeira vez o espectador acompanhou os desfiles tendo nas mãos um resumo das informações que os jurados recebem. Este ano, 200 mil exemplares serão distribuídos pelo Sambódromo.

- Esse projeto realmente começa porque era muito comum amigos e conhecidos perguntarem a mim por ser pesquisador o que representavam os carros e fantasias das escolas que eu tinha desenvolvido a pesquisa para elaboração do enredo. Sempre tive muito prazer em responder. Em 2003 na Mangueira, eu fiz uma cópia da revista da escola com fotos dos croquis das fantasias e distribuí no Setor 1.

Há 13 anos no carnaval carioca, Marcos Roza estreou na Vila Isabel como assistente de decoração e ajudou no desenvolvimento do enredo "João Pessoa, onde sol brilha mais cedo", do então carnavalesco Jorge de Freitas, ainda na escola de Noel. Entre muitos enredos desenvolvidos  por Roza, estão  "Brazil com 'Z' é pra Cabra da Peste, Brasil com 'S' é a Nação  do Nordeste" que deu a Mangueira o título de primeiro lugar (2002); "O Circo Místico" na Mocidade  (2002) e o "Império do Divino" no Império Serrano (2006).

Este ano, além de produzir os roteiros dos desfiles, ele ainda se divide no desenvolvimento de dois enredos para o carnaval carioca: "O seu, o meu, o nosso Rio abençoado por Deus e bonito por Natureza" da São Clemente e "A Emoção está no Ar" da Cubango, no Grupo A. 

- Escrever o enredo é uma paixão. Eu e minha criatividade juntos. Em poucas palavras, você pode "conversar" com três setores numa sinopse.  E depois nascer uma obra de arte de samba-enredo. Saber que essas coisas nasceram de um texto que você produziu não tem preço. É a maior premiação.  Já o roteiro é um filhote. Ele tem outro significado. É um filho que nasce a serviço do carnaval carioca. A sinopse é mais fechada, restrita. São duas emoções diferentes.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    15/02/2011 02:28:33CARNAVALMembro SRZD desde 06/09/2010

    SEGUE TRECHO DA CARTA ABERTA AO PREFEITO ENVIADA PELA TORCIDA PORTELENSE: O inestimável esforço da prefeitura, que conseguiu angariar, junto à iniciativa privada, R$ 750.000,00 para a Portela reforça o argumento em favor da disputa. Tal recurso contingencial ajudará a escola a refazer as fantasias. Provar-se competitiva é expressar profundo agradecimento a essas empresas e, por extensão, à prefeitura da cidade do Rio. Mais do que justo! Quanto ao tempo, a Portela já organizou e o trabalho de reprodução das fantasias está a pleno vapor na Portelinha. Além disso, a condição de postulante ao título evitaria o enorme prejuízo iminente dos presidentes de alas comerciais da escola. Ao valor médio de R$ 750,00, vislumbra-se que essas alas terão sérias dificuldades para vender as fantasias, porque o componente portelense entrará na avenida com a certeza de que só desfilará uma vez. O custo-benefício não compensaria para o componente. A solução dada ao ocorrido em 2011 foi diferente da situação de contorno efetivada pela própria LIESA no ano de 1999. Naquele ano, a União da Ilha do Governador teve todos os seus carros queimados há 33 dias do Carnaval e, ainda assim, a escola foi julgada. A União da Ilha ficou com o 10º lugar e não foi rebaixada. Portanto, em relação ao não julgamento, o tratamento diferenciado em 2011 não se justifica. Outrossim, o julgamento, na medida em que recoloca a Portela na disputa, torna o espetáculo mais atrativo e interessante para o grande público da Sapucaí, para o samba e o Carnaval â?? já que impediria a mácula à história da Portela -, para a LIESA e para a cidade do Rio de Janeiro. A Portela não pode, simplesmente, figurar. Ciente de que, como Portelense, o senhor compartilha a nossa dor e compreende com o coração nossa reivindicação, encerramos desejando sucesso a frente dos destinos de nossa Mui Leal e Heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janei

  • Avatar
    14/02/2011 17:32:11Andre Henrique Malfa NevesMembro SRZD desde 10/02/2011

    Sambistas, Criei um abaixo-assinado para tentar revertar a mudança no dia dos desfiles, ontem muitas pessoas estão sendo prejudicadas e a unica solução é a devolução do dinheiro. www.abaixoassinado.org/assina turas/abaixoassinado/8192 Vamos divulgar e torcer para que a LIESA volte atras. Abraços, Andre Neves.

  • Avatar
    14/02/2011 17:21:08Admilson Rodrigues GomesMembro SRZD desde 07/04/2009

    Isso deveser muito legar. Eu adoro carnaval, gostaria muito de trabalhar em um projeto de carnaval. como faço? quem pode me ajudar nisso? [email protected] Abr ação

  • Avatar
    14/02/2011 17:18:53marcoMembro SRZD desde 03/08/2010

    Esse roteiro facilíta o bom entedimento do enredo...brilhante!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.