SRZD


22/02/2011 10h28

Jurado de bateria: 'Criatividade não está na paradinha longa e firulas'
Vicente Almeida

Foto: Henrique MatosResponsável por um dos quesitos mais complicados para ser avaliado no Grupo Especial, o jurado de bateria Cláudio Luiz Matheus, que estará na segunda cabine, explicou o processo. - Julgar bateria é muito difícil, pois é um quesito extremamente técnico. Não tem estética, acabamento, dança, essas coisas. Ali, é o julgador e o som apenas. Nós lançamos mão de vários recursos para julgar uma bateria de escola de samba. Quando todos se esgotam temos que comparar quem tem a melhor harmonia, a melhor afinação, o melhor entrosamento com o samba, a bossa mais inteligente e que não é feita apenas para promoção pessoal do mestre - sintetizou Cláudio.

O julgamento de bateria gera muita polêmica. Nos últimos anos, os diretores de bateria abusaram das paradinhas na busca pela nota máxima e muitas vezes uma convenção considerada de difícil execução não alcançou notas máximas. De acordo com Cláudio Luiz Matheus, isso acontece por causa de uma ideia errada difundida entre os comandantes das baterias.

- Muito se fala hoje de criatividade, mas a criatividade não é necessariamente você fazer uma paradinha muito longa e cheia de firulas. É possível uma escola que passe sem paradinhas ser mais criativa que as outras. A criatividade está no desenho de tamborim em relação ao samba, na combinação harmônica dos naipes dentro do conjunto de instrumentos, no comportamento rítmico da escola. Claro que uma paradinha ajuda muito a avaliar a criatividade, mas ela tem que valorizar o samba e não promover egos.

Sorteada para ficar no primeiro módulo, a julgadora de mestre-sala e porta-bandeira, Beatriz Badejo, exalta a criatividade, apesar de não ser obrigatória, e afirma que mestre-sala e porta-bandeira é um dos quesitos mais equilibrados que existem.

- Para fazer uma boa avaliação do quesito é preciso que se observe o bailado, a harmonia do casal, os movimentos, a posição da bandeira, se a roupa deixa a porta-bandeira ou o mestre-sala evoluir sem ficarem presos, entre outros fatores. Mesmo assim com o fracionamento decimal é mais fácil lançar notas hoje do que a dez anos. Como o julgamento é comparativo fica a dica de acrescentar na coreografia alguns movimentos que tenham a ver com o samba. Esse é um procedimento que pode ajudar quem dá a nota a desempatar em favor de determinado casal - citou Beatriz.

Para Sueli Stambowsky que avalia fantasias, a harmonia visual é fundamental para garantir uma boa nota em seu quesito.

- Nós olhamos um número alto de fantasias por desfile e para mim o que mais tem que contar é a harmonia visual da roupa. Além passar o enredo de maneira explicativa e clara, um bom conjunto de fantasias tem que estar harmonizado ente a roupa, o chapéu, o sapato. Nós não podemos deixar passar nada. Temos que olhar ao mesmo tempo para o conjunto e para o individual - finalizou.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    25/02/2011 18:30:58daniela sanAnônimo

    Alsan, mais uma vez parabenizo pelo comentário... excelente colocação... o samba esta agonizando... aproveito o espaço para comentar também sobre o comentário do Sr Marcelo. Pois bem meu caro vc perguntou onde esta a bateria pura cadencia? olha ta dificil de saber onde ela está pelo andamento que estão "pressionando" para que ela faça. infelismente a direção da escola está alegando que a cadencia da bateria não está nivelada com o bom canto da escola pois então estão obrigando para que o andamento seja totalmente pra frente. Quero deixar claro que respeito a direção da escola pois estão fazendo um ótimo trabalho de harmonia e a escola esta com um chão ótimo, mas em estão acabando com a bateria da tijuca por causa disso.. nosso ritmo não é nem de longe ao que estamos apresentando desde o título até agora.. e posso dizer a todos que isso não é culpa da direção de bateria pois foi relutado até as ultimas consequencias para que deixassem nosso andamento cadenciado mas infelismente foi em vão e temos que dar a mão a palmatória e fazer com que seja feita a vontade da escola para que o título venha como eles acham que tem que vir. Quero dizer novamente que este não é nem de longe o ritmo da bateria e quero dizer também que estamos atras da nota maxima mas esta muito dificil.. espero que consigamos obter notas boas em todos os quesitos pois no de bateria vai ser muito dificil.. Pois nesses anos todos vi a bateria passar maravilhosamente bem com aquela cadencia que todos nós sabemos e mesmo assim perdemos décimos, e agora com esse andamento esta mais dificil ainda, enfim espero que no dia do desfile tudo de certo.. grande abraço e saudações tijucanas a todos os tijucanos!

  • Avatar
    25/02/2011 15:26:37daniela sanAnônimo

    bom, ja que essa moderação esta resolvendo não postar meus comentarios, tenho que concordar com muitos aí que a lei da mordaça esta de volta, pois postei comentarios sem ofença nenhuma e até agora não os vi postados. Mas ja que é para comentar sobre os julgadores então vou falar outra coisa terrivel que esta acontecendo na hora que eles vão julgar... Eu pensava que os jurados tinham que avaliar quando a bateria passasse exatamente sobre a cabine deles, mas não, eles julgam pelo som, é por isso que esse ano apenas uma escola conseguiu os 50 neh? expelicarei o pq estou falando isso, o Sr. WILLIAN LUNA JR que estava localizado no 3° módulo, deu nota 9,7 para a bateria do salgueiro e na justificativa ele mencionou que "a bateria apresentou divergencia ritmica na bossa aos 30 minutos de desfile" ora meus caros eu estava la na avenida e a bateria do salgueiro estava ainda no 1° boxe aos 30 minutos de desfile, então significa que se ele estava no 3° modulo ele deu a nota pelo que ouviu pelo som da avenida o que no meu ver é totalmente errado, uma vez que, o som por diversas vezes falha e a gente sabe muito bem disso.. então meus srs. jurados tem muita coisa errada aí não tem não? fica dificil TODAS as baterias perderam décimos e só uma conseguir 50 não é? coitada da escola que tiver problema de som igual a vila teve... ESPERO QUE PELO MENOS ESTE COMENTARIO SEJA POSTADO!! saudações tijucanas!

  • Avatar
    25/02/2011 12:17:31marceloMembro SRZD desde 25/02/2011

    tijuca kd á pura cadência?

  • Avatar
    25/02/2011 12:12:12Alsan MatosMembro SRZD desde 08/04/2009

    Talvez o Marcão seja o "mais fraco" entre os "entendidos" porque ele é um cara humilde que se fez sozinho e NUNCA PAGOU JABÁ ou fez conchavo com jornalista ou com percussionista renomado pra fazer seu nome. Ser "revelação do ritmo" como alguns são por aí, sendo apadrinhado por figurão, é molinho. Quero ver fazer o que o Marcão já fez SEM TER RESPALDO DE NINGUÃ?M, por conta própria. // Marcão, tô fechado contigo cara, aconteça o que acontecer! Quem gosta de ritmo gosta do seu trabalho, e quem sabe da podridão que é os bastidores do Samba te respeita MUITO. Vai na fé de Deus, cara, que vc um dia será aclamado por esses mesmos que te denigrem! // Ganhar 50 pontos é molinho, é só agarrar no saco de um "mario-jorge" da vida. Fazer Samba verdadeiro é BEEEEEEEEEEEM mais complicado. // Dizer que Marcão é pior que Thiago Diogo e Marcone???? Cês tão de sacanagem, só pode!!!! // Esse CANCER que é o surdo de terceira estridente com duas baquetas é herança maldita do sr. Marcone, que sob a égide de seu padrinho Mário Jorge inventou essa aberração exportada da música clássica e empurrou goela abaixo do sambista. Como o trabalho do mestre citado é "nota-dez", as outras foram obrigadas a cometer essa agressão ao ritmo do Samba em nome da "competitividade". E o Samba segue agonizando...

  • Avatar
    24/02/2011 23:55:33RMSAnônimo

    Me desculpem usar este espaçõ democrático, mas preciso falar umas coisas que acontecen na bateria do Salgueiro. O Marcão é um bom mestre mas, têm muito o que aprender. Em certos momentos é arrogante, metido e maltrata alguns ritmistas que estão batalhando e estão sempre buscando ajudar a escola.Uma coisa importante e fundamental para ter o apoio de seus ritmistas é ser mais humilde e passar a tratar todos de igual para igual. As pessoas que frequentan a quadra do Sal, percebe nitidamente a diferença de tratamento que recebe alguns ritmistas. O Marcão sorri, brinca, abraça somente as pessoas que lhe convèm. Cuidado Marcão, muitos que sorrien e te abraça, querem derrubar sua coroa e tomar seu trono. Um problema muito sério é a arrogância, prepotência e o mal humor de seus diretores, principalmente seu irmão Clair. O cara é abusado e se acha o dono da bateria. O sonho de muitos é a sua saída e de preferência................para sempre. Ã? preciso se dar ao respeito para ser respeitado. Vamos deixar de arrogância, prepotência e sorrisos falsos. Lembre sempre que, hoje você "esta" mestre de bateria mas, amanhã é outro dia. Sua vida no Salgueiro como mestre pode passar mas, as pessoas que admiram e gostam dessa escola vão continuar e se Deus quizer, com um mestre a altura da escola e humilde de jestos e coração. Você pode mudar, só depende de você.

  • Avatar
    24/02/2011 15:59:06marcoAnônimo

    Todas as baterias tem q fazer acertos,até a da Imperatriz que é a melhor disparada(na minha opinião) o marcone deve tá fazendo os últimos ajustes,agora tem diretor que vai ter mais trabalho,tem diretor sem dormir,diretor preocupado pq seus ritimistas estão chegando no final do ensaio técnico EXAUSTO por causa da CORRERIA,diretor falando altas besteiras,diretor falando MAL de diretor,diretor esqueçendo a essência que é o RÍTIMO CONTÍNUO,diretor vendendo o passe por duas cabeças de peixe e uma dose de DA ROÃ?A sem criar um vínculo com a agremiação!!Me explica como vai tirar nota máxima?

  • Avatar
    24/02/2011 13:04:35daniela sanAnônimo

    Ju, concordo plenamente com voce que toda opinião deve ser respeitada, e até agradeço por respeitar a minha.. na verdade no mundo do samba ninguem é unanimidade e o marcão não é diferente de ninguem, até mesmo o odilon não é unanimidade (veja bem não estou querendo fazer comparações) só o que quero dizer é que o salgueiro tem condições o suficiente para trazer um mestre melhor do que ele, mas nunca fez isso, sinal que a comunidade, a bateria e a diretoria estão satisfeitos com o trabalho do cara... voltando aos 40, em 2008 ele tirou nota maxima sim, se quizer pode ir no site da LIESA e comprove, quanto ao estandarte de ouro sinceramente não vou mesmo discutir pq sei que é um premio que é mesmo pau mandado e comprado (não sei se foi o caso do salgueiro em 2008) por isso nem levo muito em consideração esse premio, até pq tem baterias que passam maravilhosamente bem na avenida e nunca levaram esse premio, pra mim o que importa é a nota maxima, isso sim que faz a diferença. Grande abraço!

  • Avatar
    23/02/2011 18:23:28alexandre luizAnônimo

    alo galera o topico que o site colocou e outro temos a oportunidade de saber o que se passa na cabeça dos MAGOS JULGADORES.po agora querer falar de markao vcs estao de sacanagem neeee,faz uma coisa vai la no sal ele esta la diariamente e fala na cara dele .abraço a todos alexandre cuica

  • Avatar
    23/02/2011 17:51:30JuAnônimo

    Daniela, toda opinião deve ser respeitada, assim como a sua. Mas vc esta enganada quanto a nota 40 do marcao. Ele nunca tirou nota máxima. E o Estandarte, foi simplesmente um pedido do Haroldo Costa, e não mérito dele. Uma pessoa , ou duas , até dez achar ele fraco, pode até ser implicância. Mas ele é unanimidade o mais fraco mestre. E isso é opinião de mestres e entendedores de samba.

  • Avatar
    23/02/2011 17:38:39diretorAnônimo

    a bateria do salgueiro deveria se chamar agora cadencia furiosa,(pura cadencia da tijuca,e furiosa do salgueiro)porque 80 por cento agora é da unidos,até a batida das caixas é identicas,só faltou todos tirarem os talabartes,baterem com as caixas no ombro,

  • Avatar
    23/02/2011 15:04:47daniela sanAnônimo

    não entendo pq tanta gente tem raiva do mestre marcão.. eu não tenho duvidas que isso é coisa pessoal .. eu jamais vou menosprezar o trabalho do mestre Louro e acho que a bateria do salgueiro mesmo com o Louro era muito boa, mas os tempos mudaram e as baterias passaram por transformações sempre mantendo sua identidade, e a do salgueiro não é diferente.. mudou e mudou pra melhor... não estou falando isso pra puxar saco de ninguem até pq nem desfilo no salgueiro e minha escola é unidos da tijuca, mas agora vim fala que a bateria do salgueiro esta mal é pura sacanagem e totalmente problema pessoal com o mestre. Posso dizer que hj em dia a bateria do salgueiro tem um otimo andamento, uma melhor afinação, as batidas de caixa estão mais firmes e as bossas estão também muito boas.. eu sei que estou arrumando uma porrada de inimigo falando essas coisas mas não tem problemas dou minha cara a tapa pois tenho meu ponto de vista e não estou desrespeitando o ponto de vista de ninguem.. pois achar que a bateria do salgueiro não esta boa, tudo bem, é gosto de cada um mas agora defamar o mestre dizendo que o cara é fraco aí ja é pura sacanagem.. em 2008 o cara foi estandarte de ouro e ganhou 40, Marcão continue seu trabalho e também com sua humildade e faça um belo trabalho no carnaval de 2011. Grande abraço!! saudações Tijucanas a Todos.

  • Avatar
    23/02/2011 11:10:10PCAnônimo

    No mundo do samba e entre os outros mestres de bateria, é fato que Marcao é o mais fraco. O cara com uma bateria de uma escola como o Salgueiro nas costas e não tirar boas notas??? A Furiosa atualmente está um tremendo bate lata.. Ã? lamentável isso.

  • Avatar
    23/02/2011 10:45:29JuAnônimo

    Marco Antonio, se vc é mesmo o Marcao, vc deve estar sem dormir, pois o ano passado vc quase saiu banido do Salgueiro, devido a sua inconpetencia, pois que eu saiba nunca tirou nota máxima. APROVEITA QUE VAI VIR DE TROPA DE ELITE E... PEDE PRA SAIR........

  • Avatar
    23/02/2011 10:00:36magnoAnônimo

    osjurado. estão no caminho certo,firulas so atrapalha.tem diretores que pensa que esta dando show quando estão pagando mico.pois nas quadras e na vinida tem gente que conhece a fundo de ritmos,e fazem analis das baterias .

  • Avatar
    23/02/2011 09:54:55andreMembro SRZD desde 04/11/2010

    fala ai marcão continua fazendo o seu trabalho , que e um trabalho bacana quem viu quem ver a bateria do salgueiro so fica uma observação vc teria que rever seus conceitos sobre seus diretores são fracos e tem 1 em especial que e ambicioso e muito fraco e doido para ficar no seu lugar vc sabe quem e tirando o lolo que e craque.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.