SRZD


25/02/2011 12h14

Cid Carvalho prepara desfile da Mocidade em 2011 com capricho
Vicente Almeida

Ela se atreveu a prever o futuro em seus carnavais. Imaginar como seria a folia depois da virada do milênio. Mas nem em seus sonhos mais pessimistas, a Mocidade Independente poderia imaginar que passaria por tanta dificuldade. Para deixar para trás uma década praticamente perdida, a verde e branco de Padre Miguel apostou em um projeto grandioso comandado pelo carnavalesco Cid Carvalho que emplaca seu terceiro ano na escola. A "Parábola dos divinos semeadores" viaja pelas festas de celebração através dos tempos para contar a história da agricultura e do carnaval.

* Fotos do barracão

Já na comissão de frente um imponente império de gelo começa a ser mostrado. Este primeiro setor da escola chama a atenção pela suntuosidade e pela grandiosidade. Em seguida está o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pires e Cristiane Caldas. A fantasia batizada de "Cintilantes flocos de neve" está guardada e quase ninguém tem acesso à roupa, salvo a direção e o próprio casal. Outra aposta da escola é na roupa das baianas. As "tias" da Zona Oeste representarão as geleiras e desfilarão, como se tornou costume na Mocidade, logo à frente do abre-alas.

O carro abre-elas representa uma imensa geleira. Além de homes das cavernas, diversos pinheiros, e vários tipos de animais, extremamente bem acabados, estão colocados no carro que terá o chão regado a sal grosso para parecer neve na avenida. O carnavalesco espera que o efeito de neve seja atingido para surpreender ao público. - Nosso projeto é grande. Mas correu tudo bem. Estamos terminando com tranquilidade. Esse primeiro setor é bastante interessante, acho que pode causar um bom impacto na avenida - contou Cid.

No primeiro tripé da escola "A Grande Estrela Incandescente" brilha e derrete o gelo. O verde aparece no desfile na segunda alegoria. Começa então o plantio e a louvação dos deuses para agradecer as farturas alcançadas nas colheitas. Já na terceira alegoria a primeira grande festa representada no enredo. O carro "Grandioso Banquete à Deusa Isis - Senhora da Agricultura" terá um banquete servido com comida de verdade. Nesse setor estará o segundo tripé batizado de "Boi Ápis".

A quarta parte do desfile será uma grande homenagem ao Deus Baco. Entre algumas alas estará o tripé número três "A Farra de Baco: Deus das Parreiras". Logo depois a rainha de bateria Andréa de Andrade vestida como "Ninfa dos Bacanais". Para encerrar  a quarta alegoria "As Saturnálias: Festança em Honra ao Deus Saturno". Essa alegoria promete divertir a avenida já que contará, em sua maioria, com destaques gordinhos que vão encenar uma sauna romana.

Bateria com fantasia que terá chifre e salto

Não tem como falar de Mocidade Independente sem citar sua famosa bateria. Para representar "os faunos", os ritmistas de mestre Bereco virão com uma fantasia que terá chifres e salto no pé. - Acho que essa fantasia dará um grande resultado no desfile. Creio que ser uma boa surpresa para todos. Convencer os ritmistas é sempre complicado, mas no final sempre dá tudo certo. Quem não se lembra quando eles tiveram que raspar a cabeça para o desfile sobre a paz na Terra - lembra Cid Carvalho fazendo alusão ao ano de 2001 quando todos os integrantes da bateria rasparam a cabeça para se caracterizarem de Ghandi.

O enredo de 2011 cita o nascimento do cristianismo em Roma e a perseguição ao carnaval praticada pela recém-nascida religião que tentava esconder suas raízes pagãs. Atravessando os tempos a folia chega a Veneza onde incorpora personagens da Comédia Dell'art. O carnaval ganha força e invade os salões nobres de cidades nobres como Nice, Roma e a própria Veneza. O baile de máscaras e a incrível reprodução das Gôndolas de Veneza chamam a atenção na sexta alegoria.

O rito das festas agrícolas desembarca no Brasil. Na Terra em que se plantando tudo cresce e floresce, as sementes desses rituais se enraízam na cultura popular do país de norte a sul. Os últimos setores da escola são uma grande homenagem as diversas manifestações da cultura popular brasileira. Boi-Bumbá, Festa da Uva, Congada, Maracatu, Festas de São João e, claro, o carnaval. Todas devidamente representadas em alegoria, tripé e alas.

A estrela, símbolo da escola aparece no último carro. Todo espelhado, com pandeiros e algumas estrelas como suporte no lugar dos tradicionais queijos, essa alegoria visa resgatar a escola para reviver grandes carnavais. Celebrando o passado, festeja o presente e, no futuro, quando o samba for levado ao espaço sideral, estará na verdade reencontrando sua raiz.

- Deixamos esse carro por último por ser muito fácil de montar. Boa parte dele é de espelho cortado e colado e isso facilitou nosso trabalho. Foi muito trabalhoso terminar todos os carros da maneira que imaginamos no início do projeto. O último carro é o que trás o símbolo da escola, mas é que está dando menos trabalho - concluiu o carnavalesco.

ORGANOGRAMA

Comissão de frente

Casal de mestre-sala e porta-bandeira: "Cintilantes flocos de neve"

Baianas: "As geleiras"

Setor 1: " A última era glacial: O império branco "

Tripé 1: "A grande estrela incandescente"

Setor 2: " Eis que surge o verde, eis que surgem os deuses"

Tripé 2: "O boi Ápis"

Setor 3: "Grandioso banquete à deusa Ísis - Senhora da agricultura"

Tripé 3: "A farra de Baco: Deus das parreiras"

Rainha de bateria: "Ninfa dos bacanais"

Bateria: "Faunos/sátiros"

Passistas: "A sedução dos bacanais e  os coribantes"

Setor 4: "As Saturnálias: Festança em honra ao Deus Saturno "

2° casal de mestre-sala e porta-bandeira: "O brilho do Deus Sol refletido nos ostensórios católicos"

Setor 5: "O "Bom Pastor" e o rebanho de foliões"

setor 6: "O grande baile de máscaras, uma herança pagã "

3º casal de mestre-sala e porta-bandeira: "A influência egípcia no folclore do boi brasileiro"

Setor 7: "A folia na tradução brasileira. Ou será tradição?"

Tripé 4: "A influência africana"

Setor 8: "No futuro um encontro com o passado, um carnaval nas estrelas"


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    28/02/2011 20:50:05SAMBISTA NATOAnônimo

    Olha o hexa aí gente!!!

  • Avatar
    27/02/2011 08:22:19SARAIÃ?AAnônimo

    Desde o começo eu avisei, a MOCIDADE esta linda como sempre!!!

  • Avatar
    26/02/2011 19:24:43Isaías Antônio da Silva FilhoAnônimo

    "Nossa falo até emocionado dessa Verde e Branco que mexe com minha alma, ao contrário do que realmente andam falando, a Escola está Impecável, Linda como não se vê em algum tempo, esperamos com certeza o melhor para este ano, por tudo que realmente andei lendo e acompanhando, a Mocidade Independente de Padre Miguel, realmente esse ano vai incomodar demais....sinto que Meu Coração Vai Disparar De Novo, Tá Todo Mundo Aí, fiquem com certeza, ela vem com tudo e se preparem para o Carnaval que vai marcar 2011 com certeza". Torcedores Por Favor, façam e torçam por todo lado desse Brasil.....estaremos ligados sejamos onde estivemos, a nossa Verde e Branco Vai Passar.......

  • Avatar
    26/02/2011 14:48:45Marcos Fernandes MacedoAnônimo

    Título para à Mocidade esse ano é apenas um sonho de uma noite de verão. Ã? escola tem boas alegorias,ninguém pode negar, mas o samba é de uma pobreza de fazer chorar; à harmonia, bom...... é melhor não falar nada. Chegando no sãbado das campeâs , vai ser feriado em Padre Miguel e adjacências.

  • Avatar
    26/02/2011 11:01:53andreMembro SRZD desde 25/02/2012

    eh fazer o que a escola mais adiantada de todas eh a mocidade isso nao quer dizer que sera um desfile pequeno pelo contrario vai ser um dos maiores ja a portela nao vem com essa que o o fogo atrapalhou pq os carros alegoricos estao na madeira ainda sendo terminados de montar se cuida portela o ano que vem eh di vcs cairem em

  • Avatar
    26/02/2011 09:57:55Everaldo GuilheremeAnônimo

    a Mocidade vai ser a escola mais bonita esse ano, mais escolheram mal o samba, e a harmonia anda mais enrolada do que carretel de linha, mais para ano que vem a mocidade já contratou um diretor de harmonia, o cara é fera, vamos vê para cre, o nome, digo não, falo não o presidente não que não.rsrsr

  • Avatar
    26/02/2011 09:52:41celso procopio eduardoAnônimo

    Eu torcedor da Mocidade desde 79 não via uma pessoa tão brilhante e emocionante quanto ao Cid Carvalho, ele foi a todos os ensaios de rua e com uma vibração impressionante contagiava a todos que ali estavam para honrar o compromisso, determinação e garra com a nossa Mocidade parabens a todos segmentos e tambem toda comunidade que não desfila e prestigou a nossa Mocidade, pelo o que eu presenciei vamos brigar pelo Titulo que a muito tempo nossa Zona Oeste precisava, "Ta todo mundo ai levante a mão quem e filho desse chão chegou a Mocidade fazendo alegria do povo meu Coração vai disparar de novo" .

  • Avatar
    26/02/2011 09:40:00ClovisAnônimo

    Dificilmente não irá para as campeãs....mas tudo pode acontecer...boa sorte a afilhada!

  • Avatar
    26/02/2011 08:35:37Igor FreitasMembro SRZD desde 21/02/2011

    O que so não vai valer será ver a Mocidade ficando atrás da verde e rosa com aquele desfile chulo..

  • Avatar
    26/02/2011 06:43:28everaldo guilhermeAnônimo

    só plastica não ganha carnaval, a mocidade vai vim muito bonita, mais não tem samba e nem harmonia, que é comandada por dois cidadão que não entende nada, como pode colocar a ala das passista depois da bateira, quando o certo seria uma ala com esplendor grande para tapar o boraco que fica, quanta burrice, vou reparar outrasa escolas para vê se alguma vai fazer a mesma coisa errada.

  • Avatar
    26/02/2011 01:18:42marcelo gomes gruttAnônimo

    Só espero que essa espectativa toda que gira em torno na mocidade, não passe de um oba-oba. Saudações portelenses...

  • Avatar
    25/02/2011 23:44:33João wanzeler de OliveiraAnônimo

    Em resposta a todos aqueles que estão torcendo contra a MOCIDADE, quem viver verá, estou certo de um grando desfile, com todas essas pessoas que não conhecem a MOCIDADE torcendo ao contrário, muitas surpresas virão e quem falou o que não sabia vai ficar de boca aberta, AVANTE MOCIDADE VOCÃ? MERECE ESTE TÍTULO.

  • Avatar
    25/02/2011 21:22:45DeniseAnônimo

    A Mocidade, ao que parece, vai fazer um bom desfile. Já era tempo. Ansiosa pela retomada dessa grande escola.

  • Avatar
    25/02/2011 21:08:41edmir filhoAnônimo

    uma das maiores escolas do rio de janeiro! belíssimo enredo... vem que vem!

  • Avatar
    25/02/2011 19:46:57AntonioAnônimo

    Para ser justo, a Mocidade tinha que estar no grupo de acesso,mas como o mundo do samba é meio confuso... tem chances...

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.