SRZD


25/02/2011 12h25

Neguinho é a voz da Beija-Flor e do carnaval
Vicente Almeida

Você já ouviu o seu "Olha a Beija-Flor aí, gente! Chora cavaco". Exemplo de fidelidade no mundo do samba, Neguinho da Beija-Flor é o dono do grito de guerra mais famoso do carnaval. O intérprete surgiu na Leão de Nova Iguaçu e certo dia foi disputar um samba em Nilópolis. Venceu a disputa. Como o cantor da escola havia sido assassinado, Neguinho foi convidado para assumir o posto que estava vago. O ano era 1976 e o samba "Sonhar com o rei dá leão". Naquele ano a Beija-Flor passava por uma reestruturação. Um jovem carnavalesco que havia comandado o bicampeonato do Salgueiro em 74 e 75 estreava, junto com Neguinho na azul e branco de Nilópolis, seu nome era João Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta. Foi o início de uma parceria que renderia cinco títulos para agremiação. A Beija-Flor faz parte da vida de Neguinho de tal forma que ele incorporou o nome artístico ao sua certidão de nascimento. Por tudo isso aquele ano foi marcante na vida de Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes.

Neguinho da Beija-Flor é um dos mais antigos intérpretes em atividade. Depois de mais de três década defendendo o microfone da escola nilopolitana, o intérprete descobriu que estava doente e enfrentou sua mais dura batalha nesses longos anos. Com coragem, sob os olhos do Brasil, Neguinho lutou e venceu se libertando do câncer. Lembrando um samba que conta a história de outra libertação, desta vez, a dura luta que os negros escravos enfrentaram até a alforria concedida pela princesa Isabel, o intérprete cantou a capela a "História do negro no Brasil ou sublime pergaminho" que levou a Unidos de Lucas ao quinto lugar.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    28/02/2011 16:55:17manolo oteroAnônimo

    lembro do neguinho aqui en argentina, e deus dio forca pra q ele siga cantando na sapucai

  • Avatar
    27/02/2011 19:41:25Alexandre SabaráMembro SRZD desde 28/10/2010

    O Neguinho é único com certeza.

  • Avatar
    27/02/2011 15:26:00Rafael PínahMembro SRZD desde 25/11/2009

    O Neguinho da Vala não virou Neguinho da Beija-flor à toa. Ele fez por merecer todo respeito e admiração que tem hoje. Ã? a principal voz do carnaval e se Deus quiser, vai nos presentear com o seu talento por muitos e muitos anos. Carisma não se compra!

  • Avatar
    26/02/2011 15:00:17Ronaldo FlavioAnônimo

    Me lembro de uma entrevista onde ele diz que já ganhou um carnaval sem estar falando com ninguém na BF...isso é profissionalismo!

  • Avatar
    26/02/2011 09:37:36ClovisAnônimo

    Ã? o último dos moicanos... quando se for, não existirá outro nome com tamanha fidelidade. Décio, será com esse enredo ridículo que iremos incomodar muita gente...tá com medo de que? Se é tão ruim assim, não ganhará o carnaval, o que mais vc quer? Sobra mais chances para a sua escolinha, fazer o que? A DEUSA incomoda até com enredos ridículos...kkkkk

  • Avatar
    25/02/2011 22:25:04guilherme motaMembro SRZD desde 02/11/2010

    Neguinho é um interprete sem comentários!!! Um verdadeiro mestre da musica brasileira.

  • Avatar
    25/02/2011 21:26:48Marlon SalgueiroMembro SRZD desde 15/01/2011

    Eu tive a oportunidade de conhecê-lo no camarote do Anísio. Jamelão se foi, mas ainda restou outro "Filho Fiel" - Neguinho da Beija-Flor - um exemplo de intérprete que é tb uma simplicidade em pessoa. Mesmo quem não é Beija-flor respeita, ama e admira esse cara. Vida longa pra vc, Neguinho e sucesso com o grande samba de 2011. Saudações Salgueirenses!

  • Avatar
    25/02/2011 20:50:17Carlito BFAnônimo

    Gostei do samba da Unidos de Lucas. As vezes, eu pergunto porque as decadas de 60,70 e 80 inspiravam grande sambas que dar prazer de ouvir, que hoje eh impossivel dizer o mesmo. Parabens Neguinho sou eh sempre serei teu fan.

  • Avatar
    25/02/2011 18:59:16Nathan SantosAnônimo

    Um show de simpatia, humildade e talento. Salve Neguinho! Muitos e muitos anos de alegria na Sapucaí! Saudações gresilenses !

  • Avatar
    25/02/2011 17:38:49Rafael Ramos da ConceiçãoMembro SRZD desde 15/09/2009

    Ã?nico, é so isso o que ele é, nao terá interprete como ele na vida jamais, o mais famoso bordão da historia do carnaval, uma voz que levanta qualquer samba, realmente um profissional unico, parabens pela historia e saudaçoes Gresilenses!

  • Avatar
    25/02/2011 14:22:55RAFAEL DRUMONDAnônimo

    SOU MOCIDADE MAS Ã? IMPOSSIVEL NÃ?O SE RENDER AO TALENTO E AO CARISMA DESSA FIGURA.TIVE O PRAZER DE CHEGAR A FINAL DE UMA DISPUTA DE SAMBA ENREDO EM UM BLOCO FAMOSO DE BANGU,O GRILO DE BANGU,E O NEGUINHO FOI O HOMENAGIADO.NÃ?O GANHEI MAS VALEU POR TER APRENDIDO UM POUCO MAIS DA CARREIRA E DA VIDA DESTE GÃ?NIO DO SAMBA.

  • Avatar
    25/02/2011 13:40:55vida que segue.Anônimo

    esse é o neguinho o melhor interpréte que já pisou na avenida,avante minha minha beija-flor rumo a mais um campeonato e as outras que corram atrás.

  • Avatar
    25/02/2011 13:19:35Alsan MatosMembro SRZD desde 08/04/2009

    Neguinho é o "novo jamelão".

  • Avatar
    25/02/2011 13:10:32Igor FreitasMembro SRZD desde 21/02/2011

    Ele tem muito talento,parabéns! rumo á 2011!

  • Avatar
    25/02/2011 13:03:41Jeff( Beija-Flor e Portela)Membro SRZD desde 19/04/2009

    Neguinho da Beija-Flor,um vencedor,que se supera a cada ano,com seu vozeirão inesquecivel,um grande interprete,batalhador,um dos melhores interpretes da atualidade.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.