SRZD


28/02/2011 21h43

Sossego falará do sol e promete juntar casais de mestre-sala e porta-bandeira na Avenida
Rodrigo Coutinho

Foto: Rodrigo CoutinhoDepois de um surpreendente desfile e um honroso sexto lugar no Grupo de Acesso B em 2010, a Acadêmicos do Sossego, escola do bairro Largo da Batalha, em Niterói, projeta voar mais alto em 2011. E para alcançar o estrelato, nada melhor do que trazer a estrela mais próxima da terra como enredo: o sol. Desenvolvido por Fabianno Santana, o tema propõe contar a história de nascimento e desenvolvimento do sol através de uma fábula.
Na escola há cinco anos, quando chegou como diretor de marketing, Fabianno assina o seu primeiro Carnaval solo. Ele mesmo explica como será desenvolvido 'Sua majestade, o Rei Sol':

- Estou fazendo uma fábula onde contarei a história do sol. Nela, o sol nasce da separação da luz e da escuridão. Deste nascimento chega à concepção do que eu estou chamando de Império Celeste. Nele, o sol é a grande majestade. Destrinchando este enredo trago o sol como grande divindade de povos antigos e eu escolhi quatro divindades, todas elas ligadas ao sol. Depois que o sol encarna quanto divindade, afirmo que ele se casa com a natureza e a partir desse casamento são concebidos quatro filhos, denominados Gequinócios e Soltícios. Deles surgem as quatro estações. Depois mostro que o sol é tido como o grande rei da alegria e a praia é o grande centro de culto ao sol.

Contando com quatro carros alegóricos e 18 alas, a Acadêmicos do Sossego promete inovar na Sapucaí. De acordo com Fabianno Santana, algo nunca antes visto no Carnaval carioca será visto no desfile da escola:

- Até onde eu pesquisei não encontrei nada igual do que iremos fazer. Vou promover um encontro entre o primeiro e o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira. O primeiro casal representará a luz e o segundo a escuridão. Esse encontro ocorrerá na terceira cabine de julgadores e eles irão fazer um lindo balé e estarão acostados por 20 guardiões. Acho que este será o grande ápice do desfile do Sossego.

Segundo Fabianno, o encontro acontecerá após a entrada da bateria comandada por mestre Dinho no segundo recuo. O primeiro casal encostará ao lado dos ritmistas e ficará esperando a chegada do segundo casal. Vale lembrar que a apresentação oficial da dupla para os jurados acontecerá antes do encontro. Logo após, o segundo casal seguirá normalmente o desfile e o primeiro se apresentará para o último módulo de julgadores após a saída bateria do segundo recuo.

Para que nada dê errado, o profissional revelou ter tido muita conversas com as direções de harmonia e carnaval da escola de Niterói. Mostrando personalidade, Fabianno revelou como gosta de ser chamado:

- Sou diferente dos novos profissionais que desenvolvem Carnaval. Gosto até mais de ser chamado como designer de Carnaval do que de carnavalesco. No final das contas é a mesma coisa, mas pela minha formação prefiro ser chamado assim- disse Fabiano, que declarou sua preocupação em trazer novidades para o Carnaval, apesar de não considerar-se um inovador por natureza.

Outra coisa que aparecerá bastante na Azul e Branca de Niterói é a coreografia em alegorias e alas. Fabianno Santana mostrou toda a sua felicidade com esta característica do desfile da agremiação:

- Estou muito feliz com o trabalho de coreografia desenvolvido este ano na escola. Todos sabem que a subvenção do Grupo B é muito curta e por isso precisamos ser criativos. Consegui trazer Claudio Andrade e Edu de Souza, que estão à frente de toda estrutura de coreografia da agremiação. Vou trazer ala coreografada na frente do abre-alas, 34 pessoas fazendo coreografia no terceiro carro, além da penúltima ala que terá uma fantasia bem solta e coreografia com guarda-sóis.

A distância do barracão da escola para a Sapucaí - está localizado na Avenida Brasil - assim como as dificuldades financeiras enfrentadas para colocar o Carnaval na rua, também foram temas tocados por Fabianno:

- Passei a acreditar em milagre quando comecei a trabalhar numa escola de samba. Ficamos sem barracão até dois meses atrás e o presidente batalhou muito para termos esse espaço. Fiz uma extensa pesquisa em tecidos e aviamentos para encontrar materiais de baixo custo e que dessem um bom resultado final. Graças a Deus consegui ser feliz nessa tentativa. Também destaco o trabalho realizado nos ateliês de Niterói. Pela distância da Sapucaí e a largura das ruas do caminho até o Sambódromo tivemos que repensar os chassis dos carros. Gostaria de alegorias maiores, mas isso não é possível. Precisei apelar para alegorias que usassem muito encaixe. 50% das alegorias serão montadas na concentração.

A Acadêmicos do Sossego será a quarta escola a entrar no Sambódromo na terça-feira de carnaval, dia 08 de março.

Confira o organograma do desfile do Sossego explicado pelo próprio Fabianno Santana:

1º setor
- Na comissão de frente enfatizo a separação da luz e da escuridão. Ela está sendo coreografada por Claudio Andrade e tem 15 integrantes. 14 representam a escuridão e um a luz em si. No abre-alas quis buscar a imagem de uma figura mitológica que tivesse ligação com o sol e que sintetizasse o que quero no meu primeiro setor, que é justamente o nascimento da Corte Celestial. Escolhi a ave Fênix que carrega o sol em suas costas e espalha pelo Universo toda a força do sol, concebendo o sistema solar, onde ele é o grande rei.

2º setor
- No segundo carro, quis escolher outra divindade relacionada ao sol que representasse de maneira clara a interação entre divindade e o ser humano. Fui parar na Grécia e escolhi o deus Helius, que segundo a lenda, ele puxava o sol e o levava até o seu poente, junto com quatro cavalos e uma bíga de fogo. Na bateria trago 180 integrantes representando uma divindade egípcia chamada Ra.

3º setor
- Na terceira alegoria dou ênfase no casamento do sol com a natureza, com Gaia. Quis deixar muito claro a imagem do deus sol humanizado e Gaia, a mãe natureza. Trago nove grandes borboletas. A grande representação da simbiose e da metamorfose que traz a simbologia do renascimento.

4ºsetor
- Na quarta alegoria representarei o grande templo do sol na modernidade, que é a praia. O carro terá grandes guarda-sóis e uma mulher se banhando. Ele terá um apelo visual muito grande em conjunto com a coreografia e os efeitos de iluminação.


Veja mais sobre:Grupo de Acesso B

Comentários
  • Avatar
    02/03/2011 20:32:47CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    Julio Portela então a Portela e madrinha da Sossego, não sabia, pensava que era escola de lá. então isso mostra a força das escolas de Madureira em Nikiti.

  • Avatar
    02/03/2011 00:04:23ramosMembro SRZD desde 13/07/2011

    Ã?TIMO DESFILE PARA ESTA MERECIDA ESCOLA !!!!!!!! PARABÃ?NS PRES FOLHA, INTERPRETE ANDERSON KYBBA, MESTRE DINHO E TODAS AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESTA FAMILIA QUE Ã? A ACADEMICOS DO SOSSEGO!!!! VAI SOSSEGOOOO!!!! A FESTA Ã? NOSSAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    01/03/2011 10:46:47Julio PortelaAnônimo

    Como morador do Largo da Batalha, torço demais por essa escola que já desfilei duas vezes, além de ser afilhada da minha Portela, o azul sempre presente na minha vida. Saudações portelenses e sosseguenses !!

  • Avatar
    01/03/2011 01:14:59Flavia FormigaAnônimo

    Bela explicação para um enredo tão rico.Parabéns Sossego pela escolha do tema, parabéns Fabianno, você demonstrou muito conhecimento e segurança para um primeiro carnaval.

  • Avatar
    28/02/2011 22:10:44Léo MonteiroAnônimo

    Esse Fabianno Santana está mostrando grande personalidade. Espero ver novamente um ótimo desfile do Sossego. Boa Sorte!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.