SRZD


01/03/2011 12h20

Grupo B: Independente de São João de Meriti exalta a favela na Sapucaí
Rodrigo Coutinho

Foto: Rodrigo CoutinhoMostrar que a favela é um lugar com prós e contras como qualquer outro é o objetivo da Independente de São João de Meriti em seu retorno ao Grupo de Acesso B do Carnaval carioca. Campeã do Grupo C, na Intendente de Magalhães em 2010, a escola da Baixada aposta na recente valorização desses importantes espaços da cultura brasileira. O carnavalesco Robson Goulart, em seu segundo ano na agremiação, explica que a Verde, azul e branca pretende deixar um grande alerta de conscientização social

- Com o enredo Refavela, queremos mostrar a todos que a favela não é só um lugar de desordem e criminalidade. Muito pelo contrário. É um lugar bom se viver, onde as pessoas precisam ter direito a igualdade, dignidade e paz.Da favela saíram várias personalidades que brilharam no cinema, no teatro e na televisão. Sem contar os projetos sociais para um futuro melhor, que conscientizam os jovens de que é possível viver na favela sem ter que se entregar ao lado da criminalidade- revelou Robson.

Um dos pontos altos do desfile, de acordo com o carnavalesco, será a passagem da bateria comandada pelos mestres Lula e Jacson. Os ritmistas de São João de Meriti farão homenagem ao músico e presidente da Mangueira Ivo Meireles:

- As fantasia estão com um colorido muito legal. Acho que o ponto alto será a bateria. Ela estará homenageando o Funk in Lata, estará vestida como Ivo Meireles. Ele virá à frente dos ritmistas da escola.

Algumas organizações que desenvolvem projetos sociais como a Cufa, AfroReggae e o grupo de teatro Nós do Morro também terão suas histórias contadas. Apesar disso, a agremiação não recebeu sequer um tostão de patrocínio. A não ser a subvenção das escolas do Grupo B e uma verba da Prefeitura de São João de Meriti.

Com o barracão localizado no inóspito Carandiru, a Independente de São João de Meriti foi fundada em 1976 e disputará pela sexta vez o Grupo de Acesso B. A melhor colocação veio no ano de 2008, um sexto lugar com o enredo ' Viagem fantástica ao mundo do circo: seja lona ou social'. Querendo ao menos repetir este desempenho, Robson Goulart comentou como é fazer Carnaval no Carandiru:

- A situação é precária. Não há conforto nenhum. Não existe nem um banheiro digno. Não existe local para se guardar material com segurança. Quando chove quase não conseguimos trabalhar porque alaga tudo. Apesar de todos os trancos e barrancos estamos correndo atrás para fazer um Carnaval legal.

No embalo dos carros coreografados de Paulo Barros, que a cada ano se multiplicam na Avenida, Robson também terá o seu. Será a última alegoria da escola, onde a favela ideal estará representada por muitos componentes fantasiados de moradores e as famosas UPP´S também ganham espaço.

De acordo com Robson, personalidades ligadas a diferentes representações culturais oriundas de favelas já foram convidadas e devem confirmar presença. Quem está certa no desfile é a tenente da Policia Militar do Rio de Janeiro, Julia Liers, que reinará a frente da bateria da agremiação.A escola da Baixada Fluminense é a segunda escola a pisar no Sambódromo na terça-feira de Carnaval.


Veja mais sobre:Grupo de Acesso B

Comentários
  • Avatar
    03/03/2011 15:53:11magraoAnônimo

    to querendo a letra deste samba alguem ajudamdqu

  • Avatar
    02/03/2011 20:30:33CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    Tou contifgo hein Leleu, era pra você e o Diego Nicolau serem os cantores da Viradouro, pois os outros dois sao apoio.

  • Avatar
    02/03/2011 19:10:23William FerreiraMembro SRZD desde 23/05/2010

    Muito bom a oportunidade de duas agremiações abordarem o tema favela, tudo haver com samba e povo... Realizei uma exposição de uma Escola de samba em miniatura na Sala do Artista Popular no Catete em 1990 e meu enredo era sobre os morros e favelas e claro que eles não deviam ter conhecimento de tal fato. Por isso minha curiosidade maior em poder assistir tais desfiles. Boa sorte à ambas!

  • Avatar
    01/03/2011 23:03:48FernandoAnônimo

    Walter Guilherme e Leléu obrigado pela torcida, sem duvida nenhuma fazer carnaval no grupo B, não é fácil não ainda mais quando estamos disputando o titulo com agremiações que já estiveram no grupo especial, quanto à data de fundação desta agremiação na realidade foi em maio de 2002, o ano de 1976 é do arrastão de são João de Meriti, pois em 2002 foi feito a fusão do bloco Independente da Praça da Bandeira com o Arrastão, por isso sem duvida nenhumas nossa escola é uma das mais caçulas do Carnaval, e concerteza o Presidente Manoel Honorato está fazendo de tudo para fazer um belo desfile e disputar o titulo e não só para se manter no grupo quem estiver lá na avenida vai ver. Um abraço a todos.

  • Avatar
    01/03/2011 22:24:17Ronaldo FlavioAnônimo

    Já disputei samba na escola e, infelizmente, lá só vence "carta marcada", "samba da casa"...não é choro de perdedor, pois na época tinha até sambas melhores que o nosso, mas é uma pena, pois a escola é muito simpática.

  • Avatar
    01/03/2011 17:24:00walter guilhermeAnônimo

    Aos amigos da Praça da Bandeira, Manoel, Fernando, Lula, Alexandre P___O, Ricardinho, Jorge Florencio, Avelino, Robinho e muitos outros mais, toda sorte do mundo, estou sempre torcendo pela Praça da Bandeira pois a minha historia que só está começando passa por aí. BOM DESILE E BOA SORTE.

  • Avatar
    01/03/2011 14:44:37CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    Tomara que a Independente surpreenda as favoritas do grupo B (Arranco, Padre Miguel, Tuiuti e Curicica) e ganhe esse caneco, mais o objetivo e outro permanecer no grupo e se estruturar mais.

  • Avatar
    01/03/2011 13:45:02LeleuAnônimo

    Quero parabenisar o Presidente Manoel Honorato pelo esforço incansavél que vem fazendo para apresentar o melhor carnaval para nossa agremiação,desejo a todos da diretoria toda a sorte no desfile de terça-feira,com certeza tuda dará certo.AVANTE INDEPENDENTE.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.