SRZD


03/03/2011 13h37

Barracões do B: Difícil é o Nome cantará "Parabéns" na Sapucaí
Geissa Evaristo

A Difícil é o Nome que retorna ao Grupo de Acesso B, após ser vice-campeã do Grupo Rio de Janeiro II (atual Grupo C) no Carnaval 2010, abrirá os desfiles de terça-feira de Carnaval com o enredo "Aniversarius! Dies sollemnis natalis" do carnavalesco Luiz Cavalcanthé, onde a vermelha e branca do bairro de Pilares falará sobre as festas de aniversário, resgatando a história do primeiro registro de parabéns.

- O título do tema vem da antiguidade, onde os romanos comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como "Dies Sollemnis Natalis". De acordo com a história, as festas de aniversário surgiram no Ocidente, já as velas colocadas em cima do bolo surgiram na época dos deuses antigos, onde pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro. - explana o carnavalesco.

1º Setor: Antiguidade

"O primeiro aniversário ocorreu com data anterior a 3.000 AC. Faraó fazia uma grande festa mensalmente e os plebeus não tinham festa por serem perseguidos, a Grécia então achou a ideia interessante e levou para o seu país acrescentando o bolo de mel, uma homenagem à Deusa Artemis e Roma não só inventou o calendário, como acrescentou as festas nele" - explica Luiz Cavalcanthé.

No primeiro setor, as antigas civilizações serão apresentadas. A Dádiva ao Faraó através da comissão de frente, com um tripé como apoio cenográfico, Hera e Zeus, no primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, a Deusa Artemis na ala das baianas e um misto de Egito, Grécia e Roma no abre-alas.

2º Setor: Grandes festas do Ocidente

Velas de aniversário, saudações, moedas e ouros, calendários e convites serão lembrados nesse momento do desfile. Fechando, o segundo carro alegórico da agremiação intitulado "Presentes".

3º Setor: Festa de Criança

No terceiro setor, as festas de criança serão lembradas. Nele estará em forma de alas o refrigerante, língua de sogra, beijinho de coco, brigadeiro e pipoca. A bateria virá neste setor vestida de "Bandinha - Os animadores da Festa" e o segundo casal devidamente caracterizado de "A Bela e a Fera", fechando, a terceira alegoria "Painéis e Paliteiros".

4º Setor: Divertimento

Cachorro quente, balas e balões, cata-ventos, pirulitos, palhaços, tudo que remete a alegria encontrada nas festas de aniversário estarão nesse quarto e último setor, onde fechando o desfile haverá o quarto carro alegórico "A grande festa".

A Difícil é o Nome levará para a Marquês de Sapucaí 1.500 componentes e iluminação em todos os carros alegóricos.

- É um enredo infantil, com várias linhas e abordagens, ainda não falado na Sapucaí. Não queremos apenas permanecer no grupo e sim ir para o Acesso A. - sonha o carnavalesco.

Organograma

Comissão de frente - Dádiva ao Faraó

Tripé - O grande banquete

1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira - Hera e Zeus

Ala das Baianas - Deusa Artemis

Abre-Alas - Egito, Grécia e Roma - Idade Média

2º Carro - Presentes

Bateria - Bandinha - Animadores de festa

2º casal de mestre-sala e porta-bandeira - A Bela e a Fera

3º Carro - Painéis e Paliteiros

4º Carro - A grande festa


Veja mais sobre:Grupo de Acesso B

Comentários
  • Avatar
    04/03/2011 10:09:16DaniloAnônimo

    Sou morador da Abolicão e fui ritmista de Tamborim da Dificil é o Nome, e também da Caprichosos. Hoje faço parte da Ala dos Compositores dessa última. Será uma VITÃ?RIA e tanto, se as duas subirem de Grupo, para a alegria da nossa comunidade: Abolição, Pilares, Engenho da Rainha etc.

  • Avatar
    03/03/2011 16:52:58Fernando CarlosAnônimo

    Não entendi uma coisa, Hera, é considerada na mitologia a deusa do casamento, o que isso tem a ver com festa de aniversário?

  • Avatar
    03/03/2011 15:01:24Alexander N.Anônimo

    Sou um apaixonado pelo bairro de pilares e estou torcendo pela difícil é o nome ,escola do nosso querido presidente maneco,q é uma figura muito querida do carnaval por se dedicar a sua escola, q tá sempre lutando por um lugar ao sol e fazendo as classes mais humildes do bairro felizes pois a díficil ,tem um chão maravilhoso e é guerreira ,boa sorte difícil é o nome.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.