SRZD


03/03/2011 14h11

Barracões do B: Favela em verde e rosa na Lins Imperial
Geissa Evaristo

Com presidente e novos representantes de segmentos estreantes, a Lins Imperial mostra sua nova cara com o enredo "Um lugar chamado favela" de autoria do presidente Amendoim do Samba que sonhou o tema e lançou em realidade, acreditando que a história do povo sempre é a melhor história para ser retratada, valorizando o passado e dando direcionamento ao futuro. O enredo que já teve desenvolvimento dos carnavalescos Lane Santana, Alex de Oliveira e Eduardo Minucci tem sua fase de conclusão através da nova comissão de carnaval formada  por Jorge Carnaval, Cléia Jales, Celso Almeida, Marcos Calheiros, Jorgina e David Strass.

- A Lins Imperial não é só uma Escola de Samba onde só se batuca o batuqueiro, é também uma escola de valores, uma agremiação que enriquece não só o carnaval carioca, como também foca os mais importantes fatos da vida, e enaltece cada vez mais a nossa cultura, com temas de grande valia para a sociedade. - esclarece Cristiano Costa - o Amendoim do Samba.

1º Setor: Pra falar de ti favela

O primeiro setor falará do início do século XX, onde o Rio de Janeiro passava por graves problemas sociais, decorrentes, em grande parte de seu rápido e desordenado crescimento, alavancado pela imigração européia e pela transição do trabalho escravo para o trabalho livre.

A comissão de frente intitulada "A voz do povo entoa a sua história", o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira trazendo o símbolo da escola, uma ala pedindo passagem para o abre-alas que representará o Decreto Bota-Abaixo, onde uma reforma urbana de Pereira Passos visou o saneamento, o urbanismo e o embelezamento, dando ao Rio ares de cidade moderna e cosmopolita estarão nesse primeiro setor do desfile.

2º Setor: Novos ares, Rio uma nova cidade surgiu

A transformação da aparência da cidade produzida por Pereira Passos onde os cortiços que não seriam benquistos na "cidade higienizada" e as ruas estreitas e escuras deram lugar aos edifícios, dignos de representar a capital federal gerou alto custo social e acabou iniciando as formações de favelas na cidade, pois a população pobre do centro da cidade se viu obrigada a mudar-se para os subúrbios.

Para ilustrar esse setor, a ala das baianas e o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, entre outras alas estarão nesse segundo setor representando os antigos carnavais à moda francesa.

3º Setor: Favela mostra seu lado fecundo

A parte cultural da favela estará representada nesse momento do desfile. Tia Ciata, com o início do samba, filmes que foram gravados nos morros e favelas como Cidade de Deus, Tropa de Elite, 5 x Favela e Maré nossa história de amor, além dos astros que nela estiveram como: Já Rule (astro americano do Rap), Lenny Kravitz , Madona, Michael Jackson , Morgan Freeman que conheceu projetos sociais na Mangueira ao lado de Alcione, serão recordados. É nesse setor que estará a velha guarda e a bateria. Encerrando, o segundo carro alegórico "Meu cenário é cultural, luz, câmera, ação" que será uma síntese do setor.

4º Setor: O sonho, uma utopia real

Um sonho distante dos moradores das favelas está se tornando real através de iniciativas dos governos, estadual, federal e municipal, como as UPPs, UPAs, Clínicas da Família, Favela Bairro e outros. Nesse desfecho do desfile estarão os projetos e pessoas que fizeram e fazem de tudo para que a favela seja um ambiente melhor para se viver como a Cufa e o Afro Reggae, por exemplo. O 3º casal de mestre-sala e porta-bandeira, a ala das crianças e o terceiro e último carro alegórico "Favela uma real utopia", que levará a imagem da padroeira da agremiação Nossa Senhora da Guia, pela primeira vez ao desfile da escola, encerrarão o desfile.

- Levar para a Marquês de Sapucaí, a humildade dessa gente, que não se deixou cair em desalinho, valorizou seus frutos, e eternizou suas raízes, e é marco no mundo inteiro, conhecida pela sua falange cultural, seu som, sua batucada, seu samba, seu funk, sua criatividade, que exportou o sonho de sua gente, e atraiu para dentro de si, países e astros do mundo inteiro, virou cenário e cartão postal do Brasil é o que a Lins Imperial fará na terça-feira de Carnaval - explica o presidente, que orçou o desfile da verde e rosa do Lins de Vasconcelos em torno de 200 mil reais.

Organograma

Comissão de Frente - A voz do povo entoa a sua história

1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira - A águia pede passagem, para sobrevoar nosso âmbito cultural

Abre-Alas - Decreto-bota abaixo nos costumes

Baianas - Rio civiliza-se, a moda francesa

2º casal de mestre-sala e porta-bandeira - Máscaras - O baile nos salões

Velha Guarda - Resistência do samba carioca, a razão da Lins imperial, a espinha dorsal da escola

Bateria - Made in, o som da favela

Passistas - Cabrochas e malandros

2ª carro - Meu cenário é cultural, luz, câmera, ação

3º casal de mestre-sala e porta-bandeira - Um lugar de paz

Ala das Crianças - Sonhando em se educar (formandos)

3º carro - Favela, uma real utopia


Veja mais sobre:Grupo de Acesso B

Comentários
  • Avatar
    04/03/2011 08:08:21jeronimo GGAnônimo

    VALEU AMIGO AMENDOIM EU ACREDITO EM VC. BOLA PRA FRENTE

  • Avatar
    03/03/2011 18:41:36William FerreiraMembro SRZD desde 23/05/2010

    Desenvolvi um enredo sobre os morros e favelas e apresentei numa exposição de escola de samba em miniatura na Sala do Artista Popular no Catete em 1990, por tal motivo fiquei muito interessado em assistir aos desfiles da Lins, escola que tenho um carinho especial e o desfile da Independente de São João. Ã? evidente que as idéias são coincidências, pois nós que vivenciamos as dificuldades das comunidades carentes nos tornamos sensíveis a tal questão e com a oportunidade de externar para a sociedade através da cultura, nunca é demais... Que façam um excelente desfile e Boa Sorte no resultado!

  • Avatar
    03/03/2011 17:01:30Fernando CarlosAnônimo

    O anjo grande que aparece por tráz do "barraco" na 3ª foto, eu já vi, inclusive no grupo B, e outra, gostei do anjo punk, é a diversidade da favela.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.