SRZD


07/03/2011 03h29

Tijuca 2011 é um estouro de bilheteria e fica próxima do bi
Ramiro Costa

Paulo Barros não precisou apagar a luz do Sambódromo para causar um "frisson" generalizado. Seria uma ideia clichê demais se aproveitar da letra do samba-enredo da escola. Muito menos colocar na comissão de frente o clipe "Thriller", sucesso do cantor Michael Jackson, nos anos 80. Seria outro lugar comum. Paulo Barros foi mais além. Decaptou os integrantes da comissão de frente como se fosse um passe de mágica e, assim como em 2010, o filme se repetiu. Foi um sucesso, um estouro de bilheteria a passagem da comissão de frente tijucana (clique aqui e veja o vídeo). Este ano, as fantasias ganharam melhor acabamento e a fácil leitura, marca de Paulo Barros, continuou. Sobre os carros alegóricos seriam um filme à parte.

* Veja fotos do desfile

O abre-alas (A barca de Caronte) impressionou pelos detalhes e o carro do bruxo Harry Potter arrancou aplausos do público com efeitos de "levitação". Aliás, Paulo Barros sabe exatamente o que faz ou não efeito nas arquibancadas do Sambódromo. Em cada carro um atrativo, um prato diferente para o público degustar. Seja a corrida de Indiana Jones para não ser esmagado por um pedra, ou o ataque fatal do tubarão, de Spielberg. A bateria do mestre Casagrande repetiu o bom desempenho do ano passado e, no carro de som, uma cena emocionante: a escola convidou o seu ex-intérprete Sobrinho para ficar no topo. Uma bela iniciativa.

O único porém foi a corrida que a escola fez no final do desfile para não estourar o tempo. Por conta da longa apresentação da comissão de frente e os problemas na dispersão do abre-alas, a escola ficou muito tempo parada e teve sua evolução prejudicada. O samba-enredo também não rendeu o imaginado. No quesito enredo, em alguns momentos o tema se perdeu ao tentar colocar muitos ícones do cinema sem embasamento claro.

Mas Paulo Barros provou novamente que está à frente do próprio carnaval. A revolução feita hoje por ele pode incomodar os mais conservadores, mas deixar de ouvir o clamor das arquibancadas é a maior burrice. Apesar da correria no fim, a Unidos da Tijuca é forte favorita ao bicampeonato. Talvez não tenha feito um desfile unânime como em 2010, mas está na briga pelo título.

- Acho que foi um desfile perfeito. Não vi nada. Esse ano não tem segredo. Deixamos claro todos os ângulos. O intuito desse ano era deixar as pessoas surpresas e não colocar o segredo. O desfile foi baseado no ilusionismo. Eu tinha dois medos: de dar uma coisa errada e montanha russa. Agora só tenho medo de montanha russa (risos). Dei sorte, não acredito que a escola tenha acelerado. Passamos no tempo certo. Foi uma aceleração normal, ninguém saiu correndo. Conseguimos provocar a surpresa nas pessoas. Apresentamos o medo em forma de alegria. Consegui enganar a morte, literalmente. Foi um carnaval alegre. Cada ano vou amadurecendo mais. Aprendi muito com o Grupo do Acesso. Lá, consegui eliminar todos os problemas. Acho que sou a pessoa que mais sofre na escola. Não me divirto até a escola entrar. Mesmo que não sejamos campeões, me sinto satisfeito - explicou o carnavalesco Paulo Barros.

Bateria

A bateria da Unidos da Tijuca, comandada pelo mestre Casagrande, foi a mais equilibrada até então. Todos os instrumentos puderam ser ouvidos perfeitamente. Afinação perfeita também. Andamento perfeito com o samba, paradinhas criativas e de difícil execução. A bateria passou muito bem com apresentação simples no módulo 2. No 3, já com uma hora de desfile, também teve bom desempenho.

- Foi perfeito. Foi melhor do que esperava. O posicionamento foi firme. Todas as bossas vieram no devido lugar. Estou com a sensação de missão cumprida - disse Casagrande.

Comissão de frente

A comissão de frente, comandada por Priscilla Mota e Rodrigo Negri, arrasou na cabine 1. Os componentes brincaram de perder a cabeça e o corpo, e proporcionaram um espetáculo. Com enorme elemento cenográfico, a comissão mexeu com a Sapucaí também na cabine 2 e foi muito aplaudida no terceiro módulo, levando o público ao delírio e arrancando aplausos dos jurados.

- Conseguimos passar a nossa mensagem mais uma vez. Trabalhamos muito empolgados durante cinco meses sem parar e viemos em busca do bicampeonato. Viemos com muito comprometimento - disse Priscilla.

- Viemos com essa de ideia de superação e conseguimos passar a mensagem. Acredito em um bicampeonato. A ideia da coregrafia foi pensada em conjunto. Não posso revelar o segredo de como a cabeça sai. Foi um desfile de comemoração - afirmou Rodrigo.

Casal mestre-sala e porta-bandeira

Com bela fantasia, toda amarela, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marquinho e Giovanna, tiveram apresentação impecável. Tiveram ótimo desempenho nas duas primeiras cabines e, na terceira, esbanjou simpatia e sorrisos com uma coreografia perfeita.


Veja mais sobre:CarnavalGrupo Especial

Comentários
  • Avatar
    21/02/2012 22:04:53ricardoAnônimo

    paulo barros, parabens vc é pura inteligencia

  • Avatar
    10/04/2011 02:47:33Valter de Souza AlencastroMembro SRZD desde 28/07/2011

    Galisteu deu sangue nesse desfile,gostei de ver.Essa é tijucana de verdade.Amuleto da tijuca,casamento perfeito.Galisteu fique na tijuca sempre.

  • Avatar
    13/03/2011 20:43:48CharlesAnônimo

    Rede Globo, Roberto Carlos, Beija-Flor. Que máfia, não

  • Avatar
    11/03/2011 20:39:12Raimundo MagnoAnônimo

    Paulo Barros tem que aprender a sambar e atijuca parecia mais uma parada milkitar norte americana, estão deixando o samba morrer a diferença foi a beija flor se rasguem tijucanos.

  • Avatar
    10/03/2011 12:58:20LEO PORTELAAnônimo

    Que confusão ??? to com medo da Tijuca acabar, porque escola de samba não é mais. Será uma Parada da Disney ??? será um bloco da Universal Studios ??? não sei, mas pra escola de samba falta muito. Tá com medo de que ??? Da priscilla ??? do Harry Porter ??? Medo dos Transformers ??? O pior é saber que a tijuca cobra R$30 reais dos componentes pela camisa chinfrim do ensaio técnico que é patrocinada pelo babadão....Comunidade ACORDA !!!! to com medo das outras fazerem o mesmo.....o samba morreu nesse desfile da tijuca....escolas mesmo foram Beija Flor e Salgueiro.

  • Avatar
    08/03/2011 19:49:04gugu de recifeAnônimo

    quem quizer ser campeão, vai ter que bater na tijuca.

  • Avatar
    08/03/2011 16:45:49eduardoAnônimo

    desfile maravilhoso da Tojuca...expectacular...nunca vi nada igual! E campeà

  • Avatar
    08/03/2011 10:50:54PRISCILAAnônimo

    Acho que a Tijuca fez um desfile espetacular. As alegorias eram as melhores das 12 escolas. A comissão de frente foi muito legal, criativa. Só tenho duas ressalvas: O Enredo Essa noite levarei sua alma. Quando você lê a descrição do enredo na íntegra você vê que o foco é o medo. Dentro do medo se fala de filmes de terror. Realmente não entendi como que Priscilla e outros filmes entraram nessa história. Concordo com a matéria. Estava no setor 6 e vi a grande dificuldade para tirar o carro do caronte. A escola parou toda por uns minutos. Este é o segundo detalhe que acho que pode tirar alguns pontos.

  • Avatar
    07/03/2011 22:24:42CRISAnônimo

    Tá com medo de quê? O filme já vai começar Caronte no barco não pode esperar apague a luz, a guerra começou sob o capuz, delira o diretor no filme que passa piada em cartaz pavor me abraça, isso não se faz no espaço se vai, é a força que vem meu medo não teme ninguém Ã? o boom! quem não viu? a casa caiu com a bomba na mão o vilão explodiu o plano de fuga é jogo de cena â??Um Deus nos acudaâ?â?¦ agita o cinema Ele volta revolta, mistério no ar dos milharais uma estranha visão mais uma vez olha a encenação morrer de amar faz o povo gargalhar pare! eu pego vocês, grita o mal condutor mas deu tudo errado, não há outro lado esse povo me enganou eu sou brasileiro, amor tijucano roteiro sem ponto final coitado o barqueiro entrou pelo cano e brinca no meu carnaval Eu sou Tijuca, estou em cartaz sucesso na tela meu povo é quem faz sou do Borel da gente guerreira a pura cadência levanta poeira POR FAVOR LEIAM O SAMBA E ENTENDAM O QUE ACONTECEU NO DESFILE...DEPOIS COMENTEM, AÍ VOCÃ? TERAM PROPRIEDADES...ESQUEÃ?AM SUAS ESCOLAS DE CORAÃ?Ã?O...EU NAO SOU TIJUCANA MAS ELA FOI IMPECÁVEL E AQUELES QUE SE DOERAM, FAÃ?AM MELHOR E REZEM PRA GANHAR!

  • Avatar
    07/03/2011 22:18:53cristiane rodrigues de souzaAnônimo

    Gente o enredo foi claro e o carnavalesco explorou tudo que se podia em termos de medo, quando se fala em tela pode se falar em filmes de ação, terror em magia...Ai ai ai não saber o samba tudo bem mas dizer que o enredo não tinha nada haver com nada é estupidez demais,kkkk! Primeiro leiam o samba, que falam de guerras, de terror, por de trás de uma cena, de magia, filmes hilários, sucesso nas telas, ai chega, eu não sou tijucana mas ignorar o óbvio é burrice!

  • Avatar
    07/03/2011 18:40:49SambanelAnônimo

    Na quarta-feira de cinzas, a TIJUCA vai cantar assim: TÁ COM MEDO DE QUÃ???? TIJUCA!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    07/03/2011 16:20:11romulo de souza roqueMembro SRZD desde 02/10/2011

    Paulo Barros repetitivo como sempre, enrredo sem pé nem cabeça pois transformes, avatar, montanha dos gorilas, priscila a rainha do deserto e os filmes brasileiros do final do desfile não tem nada a ver com medo, a comisão de frente tinha um truque legal de perder a cabeça mas poderia ter uma coreografia melhor não apenas ficar perdendo a cabeça e subindo no carro, senti muita falta de gente sambando, tinha coreografia demais em alas que não precisavam de coreografia, gosto muito de tijuca por causa da bateria e da comunidade, mas paulo barros passa por cima de tudo para "causar o efeito", achei a vila muito melhor, é apenas minha opinião pode ser que não aconteça mas acho q esse ano não deu pra tijuca.

  • Avatar
    07/03/2011 16:15:09LéoMembro SRZD desde 10/08/2009

    Em termos de plastica a Tijuca veio melhor do que o ano passado, veio muito linda. Mas o desenvolvimento do enredo ficou a desejar, e a corridinha no fim devem tirar o bi da Tijuca. Pra mim da Salgueiro ou a minha Beija Flor!

  • Avatar
    07/03/2011 13:57:19MONICA MENDESMembro SRZD desde 17/11/2009

    Esperava mais do desfile da Unidos da Tijuca. Confesso não consegui senti medo de nada!!!!!!!!!

  • Avatar
    07/03/2011 12:52:34KrikaAnônimo

    Quando li pela primeira vez o descritivo do enredo da Tijuca, pude entender pouquissimo do que se tratava, mas achei que isso fazia parte do mistério do carnavalesco. Desde entao quanto mais o Paulo Barros e Cia tentavam explica-lo e justifica-lo, eu ficava ainda mais confusa. Mas bom, pensei que isso também fazia parte do jogo. Porem agora depois do desfile estou sem entende nada do enredo: transformers, Harry Potter, medo, Priscila, Ze do Caixao, o que significa tudo isso? Afinal a escola falou do que na avenida? alguem me ajude, por favor. Acho que o enredo deve ser esse: nao ha enredo, mistério pra nada, gozaçao da cara do povo. Na parte estética esta tudo muito lindo, mas é uma forma sem conteudo.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.