SRZD


09/03/2011 04h31

Salgueiro: Renato Lage lamenta pelo desastre
Isaac Ismar

Foto: DivulgaçãoO cenário estava perfeito, mas em questão de minutos o sonho de brigar pelo título foi por água abaixo. O Salgueiro, que estourou dez minutos da sua apresentação, vive um clima de tristeza e ansiedade pelo resultado nesta quarta-feira de cinzas. Renato Lage, um dos carnavalescos da escola, conversou com o SRZD-Carnavalesco sobre os problemas enfrentados na Sapucaí, como na entrada das alegorias na pista e na saída dos carros.

Este foi o nono enredo assinado pelo artista na Academia do Samba, que voltou a ter Márcia Lage trabalhando ao seu lado, após passagens por Império Serrano e Mangueira. De acordo com Renato, faltou um profissional hábil que comandasse a retirada das alegorias da dispersão.

- Todo o projeto foi colocado no papel. Não é desculpa culpar o tamanho dos carros. Faltou competência para algumas pessoas. Não faço coisas levianas, é tudo estudado com muito cuidado. Diante da adversidade, talvez tenha faltado uma pessoa para raciocinar de forma melhor. Acredito que ninguém tenha agido com má intenção. Essa questão da técnica de acoplamento não tem que ser feita por mim. Temos problemas nisso. Outras escolas têm isso melhor resolvido. Na minha opinião, acho que falta uma cabeça que enxergue o processo de fazer carnaval grandioso - afirmou.

As condições estruturais da periferia do Sambódromo, como os postes e a fiação elétrica, também foram criticadas pelo artista. Segundo ele, falta iluminação nas ruas próximas da Sapucaí. Sobre o acidente de percurso da vermelha-e-branca, o carnavalesco espera que isso não volte a se repetir.

- Agora é profissionalizar e aprende com os erros. Perder um ponto é muita coisa. Outros quesitos como evolução e harmonia também devem ser prejudicados. Espero voltar nas campeãs. Enquanto eu estava na pista, fiquei com a impressão de que o público estava curtindo o desfile do Salgueiro. Pela platéia, o Salgueiro poderia ficar mais tempo na avenida. As pessoas estavam sentindo falta de alguma coisa bacana. As arquibancadas correspondiam - disse Renato.

Ao ser perguntado sobre a sensação de ver o trabalho de vários meses terminar de forma melancólica, ele respondeu que é como se houvesse um desabamento.

- Era uma oportunidade de título, mas foi tudo por água abaixo. É como se fosse um desabamento. Em um momento, era o sonho e o reconhecimento realizados. Mas de repente veio a frustração. Tudo pode acontecer na Sapucaí - concluiu.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    09/03/2011 15:53:28RomuloMembro SRZD desde 02/10/2011

    foi o trabalho mais bonito do renato laje só que ele errou sim, no ano do fogo a escola também teve problemas pois os carros eram muito largos que foi o que aconteceu esse ano, o carro de atlantida quase não cabia na avenida, não dava nem pra passar direito entre ele e a grade, ele tem q assumir a culpa assim como fez o Fábio Borges carnavalesco da vila maria ano passado que fez todos os carros acoplados e muito grandes, corrigiu o erro esse ano e a escola não foi campeã por apenas 0,25 pontos

  • Avatar
    09/03/2011 15:47:54guilherme motaMembro SRZD desde 02/11/2010

    Realmente o trabalho do Renato Lage mais uma vez foi sensacional!!! Esse cara é um gênio... Ate agora eu nao acredito na perfeição do carro do King kong, da pra ver que é um trabalho detalhado, com o máximo de perfeição possível. Mais fatalidades acontecem. Infelizmente o salgueiro que pra mim foi a grande vencedora do carnaval 2011, dificilmente vai levar o caneco.

  • Avatar
    09/03/2011 15:45:09lilicaAnônimo

    BEM FEITO P/ O SALGUEIRO,ATÃ? Q A ESCOLA Ã? VEIO FEIA MAS O SAMBA ESTAVA MUITO FEIO.E A VOZ DE QUINHO JÁ ESTA FRACA D+ ,E ISSO ESTÁ ACABANDO TAMBÃ?M COM A ESCOLA.E PARA QUEM Ã? ENTENDEU O ''BEM FEITO'' Ã? PORQUE ESTOROU O TEMPO!!!!!!!

  • Avatar
    09/03/2011 14:49:03William FerreiraMembro SRZD desde 23/05/2010

    Não dá para criticar os carnavalescos, quando o trabalho é apresentado a diretoria apóia e é designado um diretor de carnaval para frear os responsáveis pela criação artística, portanto a culpa é geral. Ainda existe a questão de que carnavalescos são funcionários e pra quem não convive com o dia -a-dia de barracão não sabe que a maioria dos presidentes ou um ou outro diretor com grande poder na agremiação, a primeira dama ou a amante de alguém também manda bastante e o cara da criação tem que acatar!!! Para fechar, a curva para a passarela de desfile deveria ter uma ampliação no seu ângulo, pois não foi só o Salgueiro que penou para colocar as alegorias no desfile, ele só foi mais infeliz que as demais e o tal viaduto do outro lado. Sempre esteve ali, mas nunca resolveram tal empecilho até hoje! Por que não coloquem todas as escolas concentrando os componentes pro lado do balança e todos os carros pro lado dos correios?

  • Avatar
    09/03/2011 14:37:25cristinaAnônimo

    Nem melhor nem pior apenas uma escola diferente,foi assim que passei a amar meu salgueiro ficarei aqui na torcidaaaaaa.o salgueiro será sempre CAMPEÃ?O no meu coração bjosss

  • Avatar
    09/03/2011 14:26:33MarceloMembro SRZD desde 11/12/2011

    Concordo com o Renato, ainda falta Planejamento Estratégico no mundo do samba (claro que em algumas agremiações, tal processo já foi inciciado). O cenário estava perfeito. Belo trabalho!

  • Avatar
    09/03/2011 14:25:06MARQUÃ?S DE SAPUCAÍAnônimo

    Já era ora de a Academia pagar pelos seu erros perpétuos. A responsabilidade do carnavalesco termina com a entrega das fantasias e carros. Se deu problema na manobra e acoplagem, é responsa do diretor de carnaval. Se deu problema estrutural no carro, é responsa do diretor de barracão. Mas a escola tem um outro desfile completo de "Diretores" que como já foi dito aqui, só fazem misancene na avenida e quando ocorrem problemas, o que é rotina em carnaval, não tem idéia do que devem fazer. Muita pose e nenhuma competência. Eis o grande abismo entre ser e parecer.

  • Avatar
    09/03/2011 14:14:20Marcio HenriqueAnônimo

    O Salgueiro estava impecável até o desastre que manchou o lindo desfile. Tem gente achando o Paulo Barros "o cara", mas em quesito originalidade é o Laje que cria e o Barros que copia. Espero que ele permaneça no Salgueiro, pois não há por aí gente competente como ele disponível.

  • Avatar
    09/03/2011 14:11:45Marlon SalgueiroMembro SRZD desde 15/01/2011

    Algum salgueirense da diretoria poderia confirmar se Renato Lage, realmente, recebeu convite para substituir Alexandre Louzada na Beija-Flor? Engraçado... Essas negociações são assim tão rápidas! Mas não me supreenderia, já que uma vez o renato declarou que daria uma outra cara à Beija-Flor. Será que são especulações ou há um toque de veracidade nisso?

  • Avatar
    09/03/2011 13:27:20Augusto BritoMembro SRZD desde 01/09/2011

    RENATO, PADRE MIGUEL ESTA DE BRAÃ?OS ABERTOS, TE ESPERANDO, LÁ TEM TUDO QUE VOCE GOSTA E PRECISA PARA VOLTAR A BRILHAR NA AVENIDA.

  • Avatar
    09/03/2011 13:06:24diretorAnônimo

    Renato,voce sempre será um grande carnavalesco,e quem vier a comandar o salgueiro,que continue com voce,o que faltou no salgueiro foi COMANDO!!!!um presidente que estivesse com a escola,não sair junto com a Rainha de bateria antes de chegar na apoteose pra ir pro camarote fazer recepção aos convidados,mais se deus quizer,e ele quer!!!isso irá mudar mez que vem.

  • Avatar
    09/03/2011 11:43:37Marco Aurélio AssunçãoAnônimo

    Pegando a deixa do nosso camarada Isaac Ismar, "o cenário estava perfeito", realmente perfeito, tanto que , quem estava ao vivo na Sapucaí, estavam de boquiabertos com um dos trabalhos plásticos mais perfeito dosa últimos tempos na era Sambródromo. Concordo com Lage, precisar realmente de profissionais competentes, para que o andamento de um profissional da copetência de Renato lage, não venha desabar. Para mim o erro foi da harmonia, ela sim foi a grande responsável , mas força Salgueiro, verei vocês no sábado das campeães...

  • Avatar
    09/03/2011 11:06:40FERNANDO CESAR (COMPONENTE)Anônimo

    AGORA Ã? FACIL COLOCAR A CULPA EM OUTRAS PESSOAS, RENATO ASSUMA A SUA RESPONSABILIDADE A FINAL FOI VC QUEM DESENHOU OS CARROS, VC DEVERIA ESTAR ALI NA CABEÃ?A DA ESCOLA ORIENTANDO O PESSOAL DA TECNICA E DEVERIA TER UM HOMEM DE CONFIANÃ?A, E DIGO + A CULPA FOI SUA SIM POIS JA NA CONCENTRACAO OS CARROS JA ESTAVAO SE DESFAZENDO. EXEMPLOS: O CARRO 4 QUANDO OS DAÃ?ARINOS COMEÃ?ARAM A AQUECER AINDA NA CONCENTRAÃ?AO ELE COMEÃ?OU A QUEBRAR A PARTE DE TRAS AS FOLHAGENS DOS ABACAXIS CAIAM SEMPRE QUE OS DANÃ?ARINOS ENSAIAVAM. O CARRO 5 DA FAVELA FOI PESSIMAMENTE PROJETADO O MOTORISTA NAO ENXERGAVA A AVENIDA POIS TINHA UMA PAREDE NA FRENTE DELE O POUCO ESPAÃ?O QUE RESTAVA TINHA UMA ESCADA EM QUE A MENINA DA COMPOSIÃ?AO A TODO MOMENTO ERA SOLICITADA DURANTE O DESFILE A CHEGAR PRO CANTO ATRAPALHANDO SUA EVOLUÃ?AO. O CARRO 7 FOI PRECISO TIRAR ALGUNS QUEIJOS E RECOLOCAR APOS O SETOR UM POIS ELES NAO CABIAM NA CURVA. AQUI ISSO NAO Ã? ERRO DE PROJETO, A AVENIDA NAO FOI FEITA ONTEM ELA Ã? IGUAL PARA TODAS AS ESCOLAS E SEMPRE ESTEVE LA. JA O CARRO DO OSCAR NAO ENCAIXAVA AS LUMINARIAS FORAM DEIXADAS LA NA CONCENTRAÃ?AO PERTO DOS BANHEIROS QUIMICOS MATERIAL E DINHEIRO JOGADOS FORA. EU PODERIA ENUMERAR VARIOS PROBLEMAS TECNICOS RELACIONADOS A CONCEPÃ?AO DOS CARROS PARA PROVAR QUE A CULPA Ã? DO RENATO E DA MARCIA LAJE. POR FAVOR SEJA REPONSAVEL E ASSUMA SEUS ERROS. ACHO QUE ESSE SITE DEVERIA TB OUVIR OS COMPONENTES ALEM DISSO QUE JA DISSE AQUI OBSERVEI VARIOS PROBLEMAS ESTRANHOS NA HORA DA CONCENTRAÃ?AO E DO DESFILE QUE CUMINARAM NESSA CATASTROFE. EXEMPLO: VI DIRETORES ANTIGOS DA ESCOLA QUE NAO ESTAVAM NEM AI PARA O ATRASO DA ESCOLA, NAO MOVIAM UMA PALHA PRA AJUDAR, EU JUNTO COM O PREFEITO DA CIDADE (EDUARDO PAES) GESTICULAMOS COM RELAÃ?AO AO TEMPO ELES NEM DERAM BOLA.

  • Avatar
    09/03/2011 10:57:13Marlon SalgueiroMembro SRZD desde 15/01/2011

    Durante o desfile do Grupo de Acesso B, amigos meus da harmonia e da bateria, comentavam que Renato Laje recebeu convite para integrar a Comissão de Carnaval. Será verdade ou apenas especulações? Mas, com certeza, ele não fica mais no Salgueiro, lá já deu o que tinha que dar, como a Rosa na Imperatriz e o Louzada na Beija-Flor.

  • Avatar
    09/03/2011 10:09:28sergio de oliveiraAnônimo

    o renato esta certo tem muito diretorzinho que so quer aparecer que nao sabe manobrar as alegorias na avenida ; no meu tempo o salgueiro desfilava com mais de cinco mil componentes ; e dava tudo certo, modestia parte, o meu pai (syllos de oliveira) que cronometrava tudo junto com outros cascudos, é lamentavel .estou muito triste ;mais com esperança que tudo mude para o ano que vem ;penso em voltar para somar forças, porque sou salgueiro e sou raiz .

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.