SRZD


29/03/2011 14h52

José Alencar, ex-vice-presidente, morre aos 79 anos em São Paulo
Redação SRZD

Foto: Roosewelt Pinheiro/ABrO ex-vice-presidente da República, José Alencar, teve a morte anunciada às 14h41 desta terça-feira, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, aos 79 anos, após mais de dez anos de luta obstinada contra um câncer na região abdominal. A luta, ao longo dos anos, comoveu o Brasil.

Alencar foi internado na unidade de saúde por volta das 14h desta última segunda-feira, com quadro de fortes dores e obstrução intestinal. Durante a noite, o boletim médico informou que seu estado era crítico. O ex-vice presidente teve uma falência múltipla dos órgãos durante a tarde, e por isso seu coração parou de bater.

Após idas e vindas do hospital, com intesa luta e sempre encarando a doença em público com sorriso no rosto, Alencar viveu intensamente até seus últimos momentos. No ano passado chegou a participar da campanha vitoriosa da então candidata à presidência Dilma Rousseff.

- José Alencar: de um vilarejo em Muriaé ao topo do poder no Brasil

- Velório e enterro de ex-vice-presidente serão nesta quarta-feira

- Ex-vice-presidente lutava contra o câncer desde 1997

- No Twitter, personalidades de todo o Brasil lamentam morte de Alencar

- Deputado de Minas diz que Alencar lutou contra o câncer com alegria

- Vídeo: veja entrevista completa de José Alencar a Jô Soares em 2010

- Senador Álvaro Dias diz que Alencar foi exemplo de respeito e coragem

- Vídeo: confira entrevista de Alencar ao programa 'Roda Viva'

A vida de Alencar

Empresário do ramo têxtil, José Alencar Gomes da Silva nasceu em Muriaé, no interior de Minas Gerais e entrou na política em 1994, quando disputou o governo do estado. Em 1998, ocorreu sua primeira vitória eleitoral, quando conquistou uma vaga no Senado. Quatro anos depois, foi escolhido para integrar a chapa do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais. Sua indicação foi vista por analistas econômicos como um recado de Lula de respeitaria o livre-mercado. Com a eleição (e mais tarde, reeleição) de Lula, exerceu a Vice-Presidência durante oito anos de mandato. De novembro de 2004 a março de 2006, acumulou a função de ministro da Defesa. Era filiado ao Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Respeitado e querido no meio político e empresarial, sua dedicação ao trabalho apesar das longas internações hospitalares aos quais se submeteu comoveram o país. Apesar da postura republicana, sempre manteve seu estilo independente e, durante o primeiro Governo Lula, foi um dos principais críticos da política de manutenção da taxa básica de juros (Selic) em alta adotada durante o exercício de Antônio Palocci no Ministério da Fazenda. José Alencar deixa a mulher, Mariza, e três filhos.

Em janeiro, Alencar deixou hospital para ser homenageado; veja o vídeo:


Veja mais sobre:José AlencarPolítica

Comentários
  • Avatar
    09/04/2011 18:48:39maria luziaAnônimo

    ...-__;;.,..~~~]-_-_-_*-*-*_*-*_*-*_*-*_ *-*_*-*_*-*_*-*-*-*_*-*_*-*_*-*_*-*_____ ____

  • Avatar
    29/03/2011 23:03:05Celia BarbosaMembro SRZD desde 30/05/2009

    Fiquei muito triste com a morte de José Alencar. Um grande homem ele era. No segundo semenstre de 2010, ele ficava mais no hospital do que em casa, sinal que o tempo dele já estava se esgotando. Numa das últimas internações em 2010, que era grave, pensei que ele não resistiria, mas ele resistiu... Como parte de uma letra da música de Renato Russo ... "Vá com Deus, vá em Paz..."

  • Avatar
    29/03/2011 20:09:27Rodrigo CirioAnônimo

    Perdemos o maior ou único verdadeiro político desta terra, pois sempre foi exemplo de vida , de luta de batalha, integridade e honestidade sempre foram sua maior virtude. Tive a imensa honra de conhece-lo pessoalmente e digo a todos uma pessoa de caráter ilibado e conduta corretíssima. Que todos os políticos se espelhem na vida e trajetória política deste grande homem brasileiro. E que ele esteja sempre olhando e conduzindo mesmo que lá de cima os políticos brasileiros.

  • Avatar
    29/03/2011 18:48:32Evandro WahidAnônimo

    O desaparecimento do ex vice-presidente José Alencar nos traz uma lição. De amor à vida, de valorização do trabalho e da persistência na dignidade até o último momento. Perdemos um brasileiro, mas ganhamos um modelo de cidadania e coragem

  • Avatar
    29/03/2011 18:24:41Evandro WahidAnônimo

    Grande Estadista de verdade. Um dos poucos, por sinal. Coisa rara no Brasil. José Alencar foi se juntar no céu a JK, João Goulart (Jango), Petrônio Portella, Tancredo, Ulysses, Covas, Jefferson Perez, dentre outros. Ficamos mais pobres com seu desaparecimento, mas convictos de que na mente dos brasileiros, será o exemplo de luta pela sobrevivência. Lutou bravamente, como um guerreiro. Sua simplicidade é a marca registrada de poucos políticos nessa Pátria-Brasil. Aprendi muito com suas lições de amor ao próximo e respeito com a coisa pública. Siga em Paz ao encontro com Jesus na Pátria-Espiritual. Força e Luz!!!!

  • Avatar
    29/03/2011 17:46:07Cláudio Roberto DetzelAnônimo

    Exemplo de vida. Prova de força e de humildade diante da morte. Que o seu modelo de vida sirva de exemplo aos homens públicos desse país e que a sua bravura ante a desdita sirva de alento aos desenganados. Vá em paz.

  • Avatar
    29/03/2011 17:32:59ConsueloAnônimo

    Homem íntegro, humano e encantador. Boa viagem, que encontre meus pais.

  • Avatar
    29/03/2011 15:53:41ANDREA REGINA CAMPOSAnônimo

    SE SOFREU? MUITO, MAS SEMPRE COM GARRA E DETERMINAÃ?Ã?O.ADEUS EXEMPLO DE VIDA, E CONTINUE COM DEUS.........

  • Avatar
    29/03/2011 15:52:11hdiasAnônimo

    Descanse em paz, vc lutou até o fim! Que sirva de exemplo para os governantes, como o ser humano é forte, e se tiver atendimento médico adequado e de alto nível, pode resistir e viver bravamente. Fosse o Sr. José Alencar um humilde contribuinte do INSS, esperando pelo atendimento do SUS, UPAs e afins, resistiria tanto tempo??? Parabéns pela sua luta!!!

  • Avatar
    29/03/2011 15:33:44edison ribeiro de araújoAnônimo

    fico triste com a pêrda desta pessoa. ums dos grandes homens deste pais. não conheço pesoalmente + sei do seu carater um homen serio e onesto. nós e o brasil perde muito com morte. eu dedico ãos familhares dele os meus pêsames.

  • Avatar
    29/03/2011 15:32:51Aline MarinhoAnônimo

    Descanse em paz, e que Deus ilumine e dê forças a sua família....

  • Avatar
    29/03/2011 15:23:44DaianaAnônimo

    Acredito que este homem tenha sido sinônimo de força,persevarança e coragem.Devendo o mesmo ser admirado por todas as pessoas do mundo pela sua forma de ver a vida e de enfrantar os problemas.Que sua família se utilize da perseverança e coragem dele, para passar por este momento de dor.Deus estará consolando.E ele com toda certeza está ao lado do nosso pai amado DEUSSSSS.

  • Avatar
    29/03/2011 15:22:38SUSI ARRUDAAnônimo

    JOSÃ? DE ALENCAR, EXEMPLO DE VIDA!!!! DESCANSA EM PAZ..

  • Avatar
    29/03/2011 15:21:23FilipeAnônimo

    um grande exemplo de corage e de fortalecimento, que o Senhor Jesus Cristo possa estar consolando a tua familia e fortalecendo a todos. E que ele descançe em Paz. Um exemplo de Força e corage....

  • Avatar
    29/03/2011 15:21:19Angela Critina do E.S BonfimAnônimo

    Esse sim foi um grande homem,assim como Ulisses Guimarães são raros. Que descanse em PAZ.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.