SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



05/05/2011 23h40

Gays e seus direitos
Sidney Rezende

A sociedade brasileira deve receber com naturalidade o julgamento do STF, Supremo Tribunal Federal, que decidiu reconhecer as uniões estáveis de homossexuais no país. Casais do mesmo sexo poderão compartilhar direitos que variam de pensões, aposentadorias e até inclusão em planos de saúde.

E por que a sociedade brasileira deve receber com naturalidade? Primeiro, porque existem muitas pessoas que vivem nesta condição.

Segundo, o mundo não é exatamente gay, mas a maioria dos países já entende que a legislação precisa acompanhar a evolução do comportamento.

Terceiro, o Brasil é uma das nações no nosso continente que mais lentamente admite que a homossexualidade é um realidade inexorável.

E, finalmente, o que se fazer quando duas pessoas que convivem juntas amealham riqueza, bens e até sustentam terceiros? O Supremo simplesmente deu uma luz onde havia escuridão.

É uma decisão vital para a evolução da sociedade.


Comentários
  • Avatar
    18/05/2011 21:27:58rodnei rayaAnônimo

    EU NÃ?O ENTENDI )ESSA TAL DECISÃ?O VITAL PARA A EVOLUÃ?Ã?O DA SOCIEDADE)ACEITAR CASAMENTO DE PESSOAS DO MESMO SEXO Ã? EVOLUÃ?Ã?O DA SOCIEDADE? SRZD VOCÃ? Ã? LIVRE PARA EXPOR A SUA OPINIÃ?O; MAIS NÃ?O PRECISA DE UMA DESCULPA DESSAS SIMPRISMENTE OPINE....E NÃ?O VENHA DIZER QUE Ã? NATURAL UMA COISA QUE Ã? OPIÃ?Ã?O DE UMA PEQUENA MINORIA!!!

  • Avatar
    15/05/2011 20:15:00GLORIOSOAnônimo

    Ã? cada argumento pior que o outro.....

  • Avatar
    15/05/2011 18:33:54Leandro MathiasAnônimo

    O que os contrários ao reconhecimento da união homossexual pelo STF acham do direito da mulher ao voto e ao divórcio? E do direito dos negros à liberdade? Se os acham justos e inalienáveis, saiba que você, hoje, corresponde àqueles que, no passado, opunham-se violentamente à sua consolidação, "fundamentados" na Bíblia, inclusive ("O que Deus uniu o homem não pode separar", "O negro não tem alma, foi assinalado na pele por Deus, a África é a terra amaldiçoada etc".) SEJAMOS MAIS HUMANOS E MAIS RESPONSÁVEIS!!! O PASSADO, SE NÃ?O NOS SERVE DE EXEMPLO, QUE NOS SIRVA DE LIÃ?Ã?O!!!

  • Avatar
    15/05/2011 14:35:16GLORIOSOAnônimo

    O GRANDE PROBLEMA Ã? QUE AGORA,TUDO Ã? TRATADO COMO HOMOFOBIA,PRECONCEITO,DISCRIMINAÃ?Ã?O, ENFIM...SÃ? RESTA AS PESSÃ?AS,O DEVER DE ACEITAR TUDO REFERENTE AOS GAYS,SEM O DIREITO SEQUER DE PENSAR O CONTRÁRIO,OU SEJA FIZERAM UMA INVERSÃ?O DE VALORES...AGORA OS HÃ?TEROS Ã? QUEM DEVEM ESTAR SE SENTINDO OPRIMIDOS,SEM DIREITOS...A NÃ?O SER O DE FICAR CALADOS,SENÃ?O....TUDO QUE DISSEREM,PODERÁ SER USADOS CONTRA ELES....

  • Avatar
    15/05/2011 13:02:42MatheusAnônimo

    Concordo plenamente, e também acho que é um passo muito importante para uma maior democracia. Acredito que muitas pessoas, aqui defendem o contrário por serem homofóbicas e por terem tal "qualidade", acreditam que medidas de exclusão representa o interesse do Estado, mas que na verdade apenas representam interesses individuais ou de uma minoria. Outra coisa errada está também querer colocar religião no meio da discussão, uma vez que no Brasil, todos os religiosos devem ser respeitados, independente de sua crença, fato que não há a decisão de qual religião ou qual crença deve ser seguida. Se você acha o homossexualismo um horror, contra Deus, guarde isto para você, não queira que o Estado seja hitlerista contra tais grupos.

  • Avatar
    13/05/2011 20:51:55MauricioAnônimo

    desculpem: ETA, não...IRA.

  • Avatar
    13/05/2011 20:49:14MauricioAnônimo

    Acho que o Bonsonaro não tá gostando post, viram o que ele fez em Brasilia ? Tem um líder protestante querendo botar o bloco evangélico em Brasilia, e se os GLBT's fizerem o mesmo, vai ser um encontro divino. Espero que não apareça uma espécie de ETA por aqui com o desenrolar de toda essa euforia. Saudações aos coloridos e cristãos.

  • Avatar
    11/05/2011 13:20:06rafael moraesAnônimo

    O STF fez algo muito benéfico para evolução de nossa sociedade.Fico,no entanto,impressionado com os comentários vis e preconceituosos postados aqui por pessoas que usam sua emoção e opiniões religiosas para tratar de um assunto tão delicado que merece imparcialidade.O Brasil,me parece,está passando por um processo de evolução e os retrógrados e reacionários vão reclamar ainda muito até se darem conta das trevas em que vivem,infelizmente a maioria deles nunca sairão da escuridão da ignorância.

  • Avatar
    09/05/2011 15:09:59GLORIOSOAnônimo

    Sou a favor sim,da união estável. Conheço casal de hômos que vivem juntos a mais de 30 anos,Deus me deu a oportunidade de vê-los "adotando" uma criança de dias de nascido,para que pudesse ser testemunha,de um hoje,já homem feito,formado,trabalhando,um excelênte pai de família com filhos e que sempre soube quem era sua verdadeira mãe e nunca se sentiu envergonhado por isso,pois foi criado com muito carinho e sempre a par de sua situação,exemplo de que isto é possível e esse casal de amigos é muito querido e respeitado por todos que os conhecem porquê sempre demonstraram muito respeito a todos e por isso sempre por todos foram respeitados,nunca tentaram IMPÃ?R suas condições e sempre demonstraram essa preocupação em relação a heranças,direito,ex: não podiam incluir a criança em planos de saúde de seus serviços,entre outras benésses e com esta conquista,acho que muita coisa vai melhorar nesse sentido,para muitos que vivem cituação parecida. Disso tiro uma grande lição de vida: RESPEITE PARA SER RESPEITADO.

  • Avatar
    07/05/2011 15:40:48SIDNEIAnônimo

    A BIBLIA CONDENA O HOMOSSEXUALISMO NO LIVRO DE ROMANOS:CAP 01, VRC.26, MAS EU DISCORDO DA BIBLIA, E PENSO QUE AMOR NÃ?O TEM SEXO, POIS O SEXO FAZ PARTE DO CORPO FISICO, MAS O DESEJO FAZ PARTE DA ALMA, ESPIRITUALIDADE NÃ?O Ã? DOGMA RELIGIOSO, ELA FAZ PARTE DA NATUREZA HUMANA E DA NATUREZA ESPIRITUAL DE CADA UM, O RELIGIOSO VÃ? NA HOMOSSEXUALIDADE O PECADO, MAS NA MINHA VISÃ?O EU VEJO O HOMOSSEXUALISMO COMO ALGO ALEM DA CARCAÃ?A FISICA, POIS QUANDO DESCASCARMOS LEVAREMOS DAQUI APENAS AS NOSSAS BOAS OU MÁS ATITUDES, POIS SOMOS EXTRA-TERRESTRES, POR QUE TERRESTRE Ã? SÃ? O CORPO FISICO, PECADOP PRA MIM NÃ?O EXISTE, E DISCUTO ATÃ? COM O PAPA BENTO 16 ESTA QUESTÃ?O

  • Avatar
    07/05/2011 12:47:00PedroAnônimo

    Concordo que os tempos e costumes mudam, porém como heterossexual me sinto constrangido quando vejo manifestações homossexuais de maneira acintosa e desafiadoras em público. Parece que muitos homosexuais tem outras necessidades psicológicas, distorcidas ou não, que querem também atender. Mesmo que seja impondo sua presença ou seu comportamento às outras pessoas. Ã? bom esclarecer que o aspecto legal da união, os direitos sobre o patrimônio construídos, declaração em conjunto no IR, etc, são muito positivos. Quanto a adoção de crianças , considero que o assunto deve ainda ser muito bem analisado e, se aprovado, deve ser feito através de um rigoroso processo de escolha, que analise o perfil psicológico dos pretendentes. Meu único ponto a ressalvar é que aquilo que fazem entre 4 paredes, onde ninguém nem o Estado devem se meter (no bom sentido) , não deve ser feito em público, nem as preliminares, pois entre o público estão pessoas que não gostam destas demonstrações e os seus direitos também devem ser respeitados. A decisão dos juizes traz também à tona uma nova preocupação, a de que, assim como a homossexualidade que está sendo reconhecida como "uma realidade inexorável" e por isto agora legalmente aceita, o mesmo possa ocorrer com o que hoje consideramos como distorções , crime ou aberrações (a homossexualidade já foi tudo isto no passado e ainda o é em muitas outras sociedades), como a necrofilia, a zoofilia, a pedofilia, etc. Os tempos mudam e nada não nos leva a crer que estes comportamentos ou práticas não sejam também consideradas uma realidade (e de fato já o são, pois são muito praticadas) e passem a ser aceitas também como cousa legal pelos togados. Tudo em nome da contemporaneidade, da civilidade ou até pela busca de votos. Os tempos mudam., mas não necessariamente para melhor.

  • Avatar
    07/05/2011 10:45:03Roberto NevesAnônimo

    Já que deixaram, agora a boiolagem vai ficar ainda mais soltinha. Não vai demorar e eles estarão nos atacando nas ruas.

  • Avatar
    06/05/2011 22:14:54BrasileiroAnônimo

    Porque agora se preocupar com uma coisa de minoria? Acho que as decisões do STF não correspondem mais as aspirações do povo brasileiro. O Estado não agrada mais o povo. A corrupção e os lobbys internacionais, já estão em nível alarmante. Sinceramente dá a impressão que algo muito ruim está para acontecer. Enquanto isto, mais pedágios e impostos com cobrança cada vez mais eficaz pelo governo... O cidadão de bem, cada vez mais acuado, explorado, e agora, prestes a ser calado, cada vez mais próximo de uma ditadura homosexual. Ditada por uma minoria... Que pena Brasil.

  • Avatar
    06/05/2011 22:06:41YamiAnônimo

    para o bibico: Dureza vai ser uma família hetero ver um casal homo se beijando e o filho perguntar: -Pai, pq eles estão se beijando? -Pq nosso país é uma pouca vergonha, deus ñ permite isso. -Mas pai, se deus é amor e ñ gosta de maldade e preconceito, pq quem acredita nele é tão preconceituoso? Aì isso ñ tá na bíblia, né? Amém ¬¬

  • Avatar
    06/05/2011 18:54:17AlbertoAnônimo

    Direitos iguais eis a questão.Muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte.Será que a sociedade está preparada? O Legislativo nada vota por "medo de perder eleitores".Legislação específica,etc,etc.Divergência de opinião já é motivo de violência,imaginem de sexualidade.Aguardemos o desenrolar.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.