SRZD



Claudio Russo

Claudio Russo

Formação em História pela Uerj e pós em História da África. Há 22 anos compõe sambas-enredo, conseguindo algumas vitórias neste espaço de tempo. Desde 2009, faz sambas para Nenê da Vila Matilde, em São Paulo.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



18/05/2011 13h22

A letra do samba
Claudio Russo

Não obstante as pseudo-modernidades, continuamos a fazer samba-enredo... Era o começo de outubro de 1989 e, no deslumbramento de meus dezoito anos, adquiria pela primeira vez uma sinopse, a sinopse do Império do Marangá para o Carnaval de 1990. O enredo: Clementina de Jesus - Uma Rainha Negra; o carnavalesco: Clovis Bornay, e a minha vontade naquele primeiro samba a ser composto: passar pelo primeiro corte. Passamos, sim, desse corte e de outros mais até a grande final que não ganhamos. E depois dessa outra e outras derrotas mais, que fizeram das lágrimas um aprendizado para entender as vitórias na Portela, Grande Rio, Em Cima da Hora, Beija Flor de Nilópolis, Renascer de Jacarepaguá, Arrastão de Cascadura, Inocentes de Belford Roxo, Nenê da Vila Matilde... (A memória após os quarenta anos às vezes falha...)

Essas vitórias bem menores que as derrotas tanto em quantidade, quanto em fortalecimento de valores - pois é preciso manter os pés bem próximos ao chão -, nos fizeram perceber que muita coisa mudou nesse tempo todo. Eu mudei, o Carnaval mudou, a festa cresceu e tornou-se espetáculo. O samba, fiel escudeiro das provas no 1º grau, mudou muito mais, ganhou responsabilidade e obrigações, setores, cronologia e novas exigências. "Não obstante as pseudo-modernidades, continuamos a fazer samba-enredo" foi a última frase de nosso agradecimento ao receber o estandarte de ouro de melhor samba-enredo em 2007, das mãos do radialista Antonio Carlos do "Sistema Globo de Rádio". Convicção e sentimento para entender que, após pouco mais de duas décadas, as forças que usamos de sustentáculos permanecem inalteradas nesse Carnaval de mudanças. São elas: a emoção de chorar ao ouvir uma melodia conhecida e a alegria de sorrir ao "ver" surgir uma nova melodia, que nos dão a certeza que o amor ao samba e o talento em compor hão de fazer surgir, tempo a tempo, novos Arlindos, Andrés, Berninis, Clarões e outros Jefersons, Costas, Botelhos, Marquinhos e muito mais Fiondas, Djalmas, Fernandos, Paz.

Convite feito, convite aceito. Da surpresa imediata à satisfação permanente. Sidney Rezende, sem palavras, o blog vai ao encontro de minhas novas aspirações que são: compor um pouco menos e escrever muito mais, resgatando alguns projetos do historiador que existe em mim. Raphael Marinho, grande meio campista, valeu mesmo. Estou muito feliz, agradeço a confiança, estamos prontos para mais um desafio com o time SRZD-Carnaval.


Veja mais sobre:Carnaval

Comentários
  • Avatar
    25/11/2011 04:53:22sUEKgWAnsNVlrAnônimo

    It's great to read something that's both enjoyable and porivdes pragmatisdc solutions.

  • Avatar
    22/11/2011 18:21:17ylsgWGgcoXsriyVAnônimo

    To think, I was cofunsed a minute ago.

  • Avatar
    01/09/2011 09:09:47helio joseAnônimo

    Claudio, bom dia, esta semana estive com alguns presidentes de escola de samba e estavamos discutindo em que beneficio traria para a escola de samba que passa diculdades financeiras em realizar concurso de samba, pois voce sabe que ,até a final do samba, aonde é que a quadra enche, e que dá para ter um lucro, este ano, eu achei por bem encomendar um samba de um compositor que eu confio no seu trabalho e gostaria de sua opinião.

  • Avatar
    30/08/2011 19:22:11CARLOS BELÃ?MAnônimo

    PARABÃ?NS POR MAIS UMA GRANDE COMPOSIÃ?Ã?O PARA A ESCOLA DE SAMBA - QUE Ã? MINHA ESCOLA DE CORAÃ?Ã?O, RENASCER DE JACAREPAGUÁ, BOA SORTE !!

  • Avatar
    22/08/2011 12:30:36Kleber SantosMembro SRZD desde 26/07/2011

    Aproveitando o espaço do amigo e pela credibilidade da sua coluna, gostaria de perguntar o que e feito ou será feito do projeto da são clemente subindo a ladeira as comunitades perguntas por noticias...

  • Avatar
    14/07/2011 17:31:35GLORIOSOAnônimo

    REALMENTE ERA UM TEMPO MUITO BOM,PENA QUE PASSOU RÁPIDO DEMAIS,rs ME LEMBRO QUE DOIS ANOS ATRÁS,NO MEU SEGUNDO ANO E NA SEGUNDA FINAL SEGUIDA NA UNIÃ?O DE JACAREPAGUA,TIVE MEU SAMBA ANUNCIADO COMO O CAMPEÃ?O,MAS APÃ?S QUASE MEIA HORA CANTANDO NUMA INTENSA E EMOCIONADA COMEMORAÃ?Ã?O COM A GALERA,rs...ME MANDARAM PARAR DE CANTAR E MISTERIOSA E SURPREENDENTEMENTE, ANUNCIARAM QUE O RESULTADO ESTAVA ERRADO,(.....?)OU SEJA,NOVO NOVO,COMO BATISMO PASSEI A CONHECER O QUE ERA UMA VIRADA DE MESA,rs..DALÍ ME AFASTEI E FUI PRO IMPÃ?RIO DO MARANGÁ, ENTÃ?O,ALÍ,FOI MEU PRIMEIRO SAMBA GANHO EM UMA ESCOLA DE SAMBA,ONDE TIVE A HONRA DE CONHECER VOCE,SEU PAI E TODA AQUELA SIMPÁTICA COMUNIDADE,QUE ATÃ? HOJE,SENTE A FALTA DA HUMILDE E GUERREIRA ESCOLA,QUE NOS ANAIS DA HISTÃ?RIA,MESMO EXTINTA,ESTÁ ETERNIZADA COMO A PRIMEIRA ESCOLA A DESFILAR NA ENTÃ?O INAUGURADA PASSARELA DO SAMBA. MAIS UMA VÃ?Z,UM ABRAÃ?O AÍ DO GLORIOSO.

  • Avatar
    14/07/2011 13:49:02ClaudioMembro SRZD desde 04/06/2011

    Amigo Marcos Glorioso, muita coisa na vida muda com o tempo, e com certeza nossas vidas são paltadas pelas influências que recebemos, isso nunca vai mudar, e vc foi um dos que viu meu começo e o quanto meu Pai estava presente, como até hoje está, só eu sei o quanto ele é importante para mim, amigo escrevo agora chorando, vc me fez lembrar de um tempo muito bom de descobertas e encontros que me fizeram maduro como compositor muito cedo, muito obrigado, grande abraço, Moleque Muzimba, Valente Guerreiro. Claudio Russo. as

  • Avatar
    13/07/2011 18:14:34GLORIOSOAnônimo

    FALOU NO IMPÃ?RIO DO MARANGÁ,ME LEMBREI QUE NO CITADO ANO,TAMBÃ?M FOI O MEU PRIMEIRO ALÍ, Ã?RAMOS MUITO JOVENS,rs... E JÁ ENFRENTANDO A FÃ?RA DO SERAFIM ADRIANO NUMA FINAL E COM O SAMBA DELE SENDO CANTADO PELOS DOIS INTÃ?RPRETES DA ESCOLA,rs...( NÃ?O ME LEMBRO SE VOCE CHEGOU A IR A FINAL),CLARO QUE PERDÍ,SÃ? CONSEGUINDO GANHAR NO ANO SEGUINTE,MAS DAQUELA Ã?POCA,ME LEMBRO DE UMA DAS MAIORES EMOÃ?Ã?ES QUE EU TIVE E GUARDO PRO RESTO DA VIDA,FOI QUANDO APÃ?S EU ACABAR DE CANTAR O SAMBA DO MARANGÁ NA QUADRA DO ARRASTÃ?O DE CASCADURA,SEU PAI DERREPENTE SAIU DO MEIO DO POVO,ME CHAMOU,ME DEU UM ABRAÃ?O APERTADO E ME PARABENIZOU PELO SAMBA,DIZENDO QUE REALMENTE EU MERECÍA TER GANHO E SE DESCULPOU POR TER SAÍDO DA ESCOLA ABORRECIDO,MAS QUE DE FATO ELE NÃ?O HAVIA,PELA EMOÃ?Ã?O E ENVOLVIMENTO DA DISPUTA,PERCEBIDO O QUANTO MEU SAMBA ERA BONITO E MERECEDOR DA VITÃ?RIA,ATITUDE ESTA QUE SÃ? UMA PESSÃ?A COM MUITA DIGNIDADE,SENTIMENTO,CARÁTER E HUMILDADE COMO SEU PAI,PODERIA DEMONSTRAR,FAZENDO ALÍ,COM QUE CRESCESSE AINDA MAIS MEU RESPEITO E ADMIRAÃ?Ã?O PELO MESMO E AO MESMO TEMPO ME SERVISSE COMO UM ENSINAMENTO E UM EXEMPLO A SER SEGUIDO. COM GRANDE SAUDADE DO SEU PAI,MAIS UM GRANDE ABRAÃ?O AÍ DO GLORIOSO.

  • Avatar
    13/07/2011 17:29:11GLORIOSOAnônimo

    GRANDE CLÁUDIO RUSSO,GRATA SURPRESA E MAIS UM GRANDE PRESENTE DO SITE PARA TODOS NÃ?S. Ã? CERTO QUE MUITOS O CRITICAM E CRITICARÃ?O,MAS O CONHECENDO A TEMPOS,SEI QUE TENS A HUMILDADE SUFICIÃ?NTE DE NÃ?O SE SENTIR INFLADO PELOS ELOGIOS,NEM OFENDIDO PELAS CRÍTICAS,UMA DAS VANTAGENS IDQUIRIDAS PELAS EXPERIÃ?NCIAS VIVIDAS AO LONGO DOS ANOS NO MUNDO DO CARNAVAL. DESEJAR SUCESSOS NÃ?O VOU,POIS SEI QUE ESTE JÁ Ã? SEU PARCEIRO. UM ABRAÃ?O AÍ DO GLORIOSO.

  • Avatar
    12/07/2011 09:09:07helio joseAnônimo

    Claudio claro que depois de tudo que falei voce ja sabe que se trata da GRES Rosa de Ouro, valeu um abraço

  • Avatar
    12/07/2011 09:06:09helio joseAnônimo

    Bom dia, claudio neste final de semana, dia 24 de julho, faremos a tradicional festa das baianas conto com a sua presença. neste dia tambem anunciaremos o enredo e entregaremos a sinopse, e tambem comunicarei a comunidade que a nossa quadra entrara em reformas pois a prefeitura ja liberou a verba. Já ia esquecendo o nosso novo diretor de carnaval é o Ivan CBTU, seu parceiro.

  • Avatar
    13/06/2011 20:09:01Márcio Rosa - Guarujá / SPAnônimo

    parabéns pela excelente discrição de momentos, sambas, temas, enredos e quem diria agora nos surpreendendo nessa "nova" empreitada, mesmo distante e desconhecido me considero fã de seus sambas e a agora assíduo leitor de suas idéias, abraços // nunca é tarde, mais cá entre nós "alguma chance" de indicar um enredo e porque nao UM SAMBASSO seu pra nossa escola ?!!? carnaval 2013 ?? rsss abraços, pense com carinho

  • Avatar
    28/05/2011 15:00:40Claudio RussoMembro SRZD desde 25/05/2011

    Fala ai Samuel, Bateria de bamba da querida Nenê, grande abraço e muita inspiração, valeu.

  • Avatar
    28/05/2011 14:22:23Samuel BussundaAnônimo

    fico feliz ao saber que você está escrevendo aqui, sou ritimista da Nenê e também começo a me aventurar compondo sambas... um abraço

  • Avatar
    28/05/2011 14:22:00Samuel BussundaAnônimo

    fico feliz ao saber que você está escrevendo aqui, sou ritimista da Nenê e também começo a me aventurar compondo sambas... um abraço

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.