SRZD


02/06/2011 20h00

Projeto que proíbe animais em circos do Brasil é aprovado no Senado
Redação SRZD

A Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal aprovou projeto de lei que proíbe a utilização de animais da fauna brasileira ou exótica em circos do país. O projeto, de autoria da senadora Ada Mello (PTB), segue agora para a Câmara dos Deputados, onde será analisado pelas comissões temáticas da Casa.

Os circos terão o prazo de sessenta dias para comunicar ao órgão ambiental competente a posse desses animais. Esse órgão determinará o local ao qual serão encaminhados os animais apreendidos por força dessa lei, bem como a forma pela qual será feito esse encaminhamento.

A pena de detenção pode ser de três meses a um ano, e pagamento de multa para quem praticar ato de abuso ou maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Ada Mello argumenta que nos circos os animais sofrem maus-tratos, por diferentes modos. Enfatizou que a presença de animais nos circos expõe os espectadores a diversos riscos, fato confirmado por acidentes frequentemente noticiados pelos meios de comunicação.

Essa prática, ainda segundo a senadora, estimula o tráfico de animais silvestres em escala mundial, prática que considera cruel e criminosa e que ameaça a sobrevivência de várias espécies.


Comentários
  • Avatar
    03/06/2011 12:30:19jose fransonAnônimo

    E os animais ditos domésticos, cães e gatos, e os bois cavalos etc.? estão todos proibidos? Alguém comenta por favor, grato.

  • Avatar
    03/06/2011 11:01:18fatima roqueAnônimo

    Muito obrigada a toda Comissão e a Senadora, pela visão do sofrimento dos animais em circos, e outros. A Maldade humana com relação a estes seres tem que acabar, uma Nação é medida pela forma com que trata seus animais. Agradeço por todos eles e que realmente vire LEI E QUE SEJA CUMPRIDA!!!!

  • Avatar
    02/06/2011 23:08:15Lucas Alves da SilvaAnônimo

    Meus parabéns a senadora Ada Mello (PTB), é de políticos assim que precisamos para governar nosso país!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.