SRZD


09/06/2011 14h06

Presidente da Itália diz que decisão do Brasil foi 'gravemente lesiva'
Redação SRZD

Foto: DivulgaçãoO presidente da Itália, Giorgio Napolitano, lamentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou o pedido de extradição de Cesare Battisti , feito pelo governo italiano, e determinou a imediata libertação do ativista. Em comunicado, Napolitano afirma que a decisão tem um "significado gravemente lesivo" e fere acordos firmados entre italianos e brasileiros.

"A sentença do Supremo Tribunal brasileiro assume um significado gravemente lesivo do respeito devido aos acordos assinados sobre o tema entre Itália e Brasil, e à luta contra o terrorismo conduzida pela Itália na defesa das liberdades e instituições democráticas, no rigoroso respeito das regras do Estado de Direito", diz o texto.

Em seguida, o comunicado acrescenta que "a decisão contrasta com as históricas relações de amizade e consanguinidade entre os dois países". No passado, Napolitano integrou os quadros do antigo Partido Comunista Italiano.

A Itália anunciou que vai recorrer à Corte Internacional de Haia, na Holanda, para tentar reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não extraditar Battisti, libertado nesta quarta-feira por decisão dos ministros da instituição.

Preso no Rio de Janeiro em 2007, o ex-ativista fora condenado à prisão perpétua na Itália por assassinato, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Ele alega ser perseguido politicamente pelas autoridades italianas.

Leia mais

- Itália vai recorrer ao Tribunal de Haia

- Battisti deixa presídio e está livre

Da Agência Brasil



Comentários
  • Avatar
    13/06/2011 10:53:48Waldemiro PalmAnônimo

    O Brasil, ainda, é o melhor abrigo para assassinos, terroristas e marginais do Mundo.

  • Avatar
    12/06/2011 15:12:44silvioAnônimo

    Quanto a realidade da "QUESTAO" e uma so, houve um julgamento, aconteceu a absolviçao por parte de um tribunal LEGALMENTE CONSTITUIDO e ponto final, nao estou discutindo isso ou aquilo estou querendo dizer que estamos em um pais SOBERANO e sendo asim nao temos que dar satisfaçao a ninguem por decisoes tomadas por nossos TRIBUNAIS, justas ou nao, emfim a ITALIA que recorra em outro tribunal se assim o desejar, torno a frisar nao estamos defendendo ninguem estamos colocando que houve uma decisao e sendo assim nada mais normal que venha a ser comprida.

  • Avatar
    12/06/2011 10:46:22REALISTAAnônimo

    Há detalhes conflitantes que merecem ser esclarecidos:1. Battisti matou três pessoas com atentados a bomba na Itália com provas e tudo o mais e apela para questão política (perseguição) para se livrar da pena justa que o espera na Itália... 2. Cacciola tinha cidadania italiana (pois vem de familia italiana), por isso os italianos não o entregaram ao Brasil!!! Já o Battisti não tem cidadania brasileira, por isso não faz sentido a atitude do STF!!! 3. Berlusconni nada tem a ver com essa questão, pois é problema interno dos italianos!!! NÃ?O MISTUREM AS COISAS!!!!

  • Avatar
    11/06/2011 17:12:51silvioAnônimo

    Nao posso apontar pra ninguem! nao tenho provas ,nao vi, uns falam isso outros falam aquilo, se houve um julgamento e o reu em questao foi absolvido quem sou eu para falar o contrario ?. Quanto a ser bandido com toda certeza nao o sou, seria muito bom que pessoas nao julgassem ninguem de uma forma errada so por acreditar que esta certo em alguma outra situaçao, Sr. Zardo me desculpe se eu o ofendi em alguma ocasiao nao era essa a minha intençao porquanto minhas sinceras desculpas. p.t. saudaçoes.

  • Avatar
    11/06/2011 14:11:05carlos albertoAnônimo

    ...Como diria o senador Mão Santa :....." ô Tarso Genro voce não teme o Criador???".

  • Avatar
    11/06/2011 14:07:59carlos albertoAnônimo

    O Ex-Ministro que "agasalhou" este facínora,foi o sr. Tarso Genro , que perdeu a fala, se encontra mudo, escondido lá no Palácio Piratini em Porto Alegre . E o presidente Lula,passou recibo no gesto e atitude de Tarso Genro , obervem a cara de deboche deste italiano carcamano. Cadeira no Conselho de Segurança da ONU???....Nunca mais!!!.

  • Avatar
    09/06/2011 22:55:19Cesar Augusto Pinto PereiracAnônimo

    Vergonhosa a atitude das autoridades brasileiras e soltar um elemento deste,é a maior prova que este pais não é sério, e risca do mapa tratados de extradição entre Brasil/Itália, mostrando com isso, a seriedade de nossas autoridades, lamentavel.

  • Avatar
    09/06/2011 19:21:38josueAnônimo

    hahahahahaia HAIANAPOLITANO recolha_se a insignificancia! tu vai perder tambem em Haia,depois não venhachorar seus cacãos, acham que pode tudo..

  • Avatar
    09/06/2011 17:55:08HaroldAnônimo

    Alô, VIDA QUE SEGUE : Parabéns ! você antecipou o meu comentário . Essa é a verdade, nua e crua. Esses italianos............

  • Avatar
    09/06/2011 16:35:53PauloAnônimo

    é mais uma brincadeira desse tribunal federal .

  • Avatar
    09/06/2011 15:41:24vida que segueAnônimo

    esse pessoal da itália já esgotou a paciencia,quando o meliante do cacciola fugiu do brasil após ganhar um habeas corpus de presente do marco aurélio de mello a itália nada fez para extradita-lo,e o facinora do berlusconi quando irá para cadeia?

  • Avatar
    09/06/2011 15:10:05Márcio AlexMembro SRZD desde 08/07/2011

    O brasilero é tão bonzinho.......

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.