SRZD


09/06/2011 16h26

'Nas favelas, o samba está perdendo para o funk', diz Sérgio Cabral, pai
Hélio Almeida

O funk é uma criação da CIA, o serviço secreto dos Estados Unidos, para destruir o samba nas favelas cariocas. A afirmação é uma crítica, em tom de brincadeira, do pesquisador Sérgio Cabral, um dos grandes defensores da cultura nacional, que participou como debatedor no IAB-RJ, sobre a integração entre morro e o chamado asfalto, onde o SRZD esteve presente.

O pesquisador disse que por ter sido do Partido Comunista acredita em Imperialismo Norte-americano, e que os Estados Unidos querem destruir o samba. "Eu acredito que a CIA criou o funk para destruir o samba".

De acordo com ele, o rótulo de "música de velho" que o samba ganha contribui negativamente para ao samba reconquistar seu espaço na favela. "As pessoas acham que samba é música de velho e funk é música de jovem".

O autor de "É com esse que eu vou" e "Sassaricando", se diz chato por ter essa visão, o que seria diferente da maioria. "Eu fico bancando o chato, mas é difícil encontrar um produto de funk que seja bom. Nas favelas, o samba está perdendo para o funk", disse Sérgio Cabral, pai do governador do Rio. E ainda querem colocar o gospel como patrimônio, uma coisa americana, pode isso?".

Violência e crescimento das favelas ajudou para samba sumir do morro

Cabral disse que o samba está diminuindo nas favelas, e o crescimento aliado a violência contribui para isso. "Vejo favela há mais de 60 anos, Sai de Cavalcante Depois dos anos 1960 é que a coisa ficou difícil. A casa do Carlos Cachaça, na Mangueira, ficava a 100 metros da entrada, e já começavam a parar: "vai pra onde", aí eu dizia que ia na casa do Seu Calos. Aí parei".

Ele disse que chama a atenção é o amor que do favelado tem pela favela. "Boa parte dos sambas falam bem, de coisa boas da favela. Existe um laço amoroso do favelado que os arquitetos deveriam levar em conta no Morar carioca. Eu ainda tenho algumas coisas do Partido Comunista".

Ele conta que andava com o humorista e trapalhão Mussum. Disse que ele foi fazer uma casa em Jacarepaguá, e nela tinha 7 banheiros. "Um dia eu contei isso ao Martinho da Vila, que disse: só que já foi favelado sabe a importância do banheiro. Porque antes eles não tinha banheiro".


Veja mais sobre:Samba

Comentários
  • Avatar
    28/07/2011 14:10:11Amanda Caroline de Souza ValerioAnônimo

    Eu concordo com tudo o que Sérgio Cabral disse, nos temos que mudar o brasil, essa coisa de que pobre não tem direito a nada e rico tem direito a tudo tem que acabar nos temos que lutar por uma educação mais digna e condições de vida melhores porque não e porque somos pobres quer dizer que somos burros. tenho 17 anos e me entristeço muito com a realidade do brasil e com sua desigualdade gosto muito da nossa cultura e pretendo criar um projeto com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o samba,para que elas possam ver como ele pode ser bom tanto quanto ou mais que o funk e que samba não e coisa de velho e que temos que preservar nossa cultura ou si não vamos perder o que temos de melhor. só não sei ao certo por onde começar o projeto só sei que tentarei fazer minha parte e peço as pessoas que estiverem interessadas no assunto entrar em contato comigo TEL:(31)96303317 SO PARA COMPLETAR ACHO QUE O SÃ?RGIO DESCORDANDO DO QUE ESTA ACONTECENDO COM NOSSA CULTURA DEVERIA PENSSAR TAMBEN EN AJUDAR , CRIANDO AÃ?OES SOCIAIS PARA MUDAR ESTA SITUAÃ?AO POIS ELE TEN CONDIÃ?OES E INFLUENCIA PARA ISTO

  • Avatar
    28/07/2011 14:06:20amanda caroline de souza valerioAnônimo

    Eu concordo com tudo o que Sérgio Cabral disse, nos temos que mudar o brasil, essa coisa de que pobre nao tem direito a nada e rico ten direito a tudo tem que acabar nos temos que lutar por uma educaçao mais digna e condiçoes de vida melhores porque nao e porque somos pobres quer dizer que somos burros. tenho 17 anos e me entristesso muito com a realidade do brasil e con sua desigualdade gosto muito da nossa cultura e pretendo criar un projeto com o intuito de concientizar as pessoas sobre o samba,para que elas possan ver como ele pode ser bom tanto quanto ou mais que o funk e que samba nao e coisa de velho e que temos que preservar nossa cultura ou si nao vamos perder o que temos de melhor. so nao sei ao certo por onde comçessar o projeto so sei que tentarei fazer minha parte e pesso as pessoas que estiverem enteressadas no assunto entrar em contato conmigo TEL:(31)96303317 SO PARA COMPLETAR ACHO QUE O SÃ?RGIO DESCORDANDO DO QUE ESTA ACONTECENDO COM NOSSA CULTURA DEVERIA PENSSAR TAMBEN EN AJUDAR , CRIANDO AÃ?OES SOCIAIS PARA MUDAR ESTA SITUAÃ?AO POIS ELE TEN CONDIÃ?OES E INFLUENCIA PARA ISTO

  • Avatar
    15/06/2011 08:30:20Edmo FalcãoAnônimo

    DIGO SEMPRE ==COM O GOVERNO DO ""PT"" , A VERDADE Ã? ////// :: ATÃ? O FIM DO " AI5" , HAVIA DITADURA " MILITAR " , APÃ?S O SEU DECLÍNIO E ATÃ? O GOVERNO DO PT OU MELHOR DO LULA , NÃ?O HAVIA .== COM A ENTRADA DO- FAMIGERADO -"" PT ""( LULA ), A DITADURA RETORNOU ATÃ? HOJE !!!!!=== HOJE TEMOS A DITADURA DOS " LADRÃ?ES " !! == QUE Ã? MUITO PIOR !!== E COM ELA ,TEMOS A DITADURA == DA POLICIA QUE BATE E MATA INOCENTES !!=== DA COMPRA DE VOTOS! , DITADURA DA CONIVÃ?NCIA ! , DITADURA DA IGNORÃ?NCIA ! , DITADURA DOS QUEM TEM DINHEIRO MANDA FAZ E ACONTECE ! DITADURA DAS MAZELAS POLITICAS - E A PIOR DE TODAS = A DITADURA DA IMPUNIDADE !! COM O AI5 TINHAMOS A REPRESSÃ?O DAS OPINIÃ?ES , DA LIBERDADE DE EXPRESSÃ?O , MAS EM CONTRAPARTIDA - TINHAMOS O CHICO BUARQUE COMPONDO MUSICAS DE PROTESTOS = TINHAMOS A UNE == QUE HOJE ESTA COMPRADA !!! == O BRASIL PRECISA DE :: MUDANÃ?AS ESTRUTURAIS , REVOLUCIONÁRIA , QUE QUEBREM ESSE SISTEMA-ESQUEMA SOCIAL MONTADO ( PARA ANALFABETOS DESINFORMADOS ) ; MUDANÃ?AS QUE NÃ?O SEJAM HIPÃ?CRITAS , MUDANÃ?AS QUE TRANSFORMEM ! A MUDANÃ?A QUE NADA MUDA Ã? SÃ? MAIS UMA CONTRADIÃ?Ã?O. GOVERNANTES , IGUAIS AO DO "PT" - SÃ? DÃ?O UNS PEIXINHOS , MAS ENSINAR A PESCAR NUNCA ! O POVO ESTA PARALISADO PELA IGNORÃ?NCIA , QUE NÃ?O SABE A QUE TEM DIREITO . NÃ?O APRENDEU ,AINDA, A SER CIDADÃ?O !!! == BEM DIZIA MEU VELHO E FALECIDO PAI === EU ERA ALIENADO CONSCIENTE E SABEDOR ! HOJE SOU UM ALIENADO SEM PUDOR !!!!!!!!!

  • Avatar
    14/06/2011 12:17:59Edmo FalcãoAnônimo

    Glorioso , muito bom seus comentários , este ultimo então , é por demais valoroso , até mesmo porque , esse alcáide estadual ( o filho) não esta nem ai para a cultura popular , Abraços e boa sorte . Seria ótimo e de bom alvitre que o nobre , Sergio Cabral PAI , le-se os comentários sobre a regência governamental , nada boa , do seu filho !!!!!

  • Avatar
    13/06/2011 13:46:47CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    Cada um tem as suas escolhas, embora acho que na favela não tem só funk, mais tem samba, também. embora menos. e tem mais o funk, também tem em casas de show, embora não sejam de nome.

  • Avatar
    11/06/2011 10:55:55GLORIOSOAnônimo

    COM TODO O RESPEITO,TUDO BEM PELA MATÃ?RIA,MAS ACHO QUE ESTE NÃ?O ERA O MOMENTO DO SÃ?RGIO CABRAL PAI APARECER...TENDO EM VISTA SEU FILHO,O SÃ?RGIO CABRAL FILHO,TER DECEPCIONADO TODA A SOCIEDADE E SER O HOMEM MAIS ODIADO DO PAÍS.

  • Avatar
    11/06/2011 10:51:20GLORIOSOAnônimo

    POR OUTRO LADO,REALMENTE FICOU IMPOSSÍVEL UMA PROPAGAÃ?Ã?O DO SAMBA NAS FAVELAS,DEVIDO A VIOLÃ?NCIA,QUEM SE AVENTURA A CURTIR UM PAGODE LÁ...CERCADO DE VAGABUNDOS FUMANDO MACONHAS,CRACs,CHEIRANDO COCAÍNAS A DOIDADO NO MEIO DO PÃ?BLICO E COM UM PEQUENO DETALHE....E TODOS DE FUZIS,GRANADAS E PISTOLAS NAS MÃ?OS?

  • Avatar
    11/06/2011 10:41:47GLORIOSOAnônimo

    BROTHER ZAPPA, MUITO OBRIGADO PELAS PALAVRAS,MAS ASSIM COMO MUITOS,JÁ DESISTÍ,NÃ?O TENHO MAIS ESTÃ?MAGO PRA VÃ?R TANTA GENTE QUE PRA CONSEGUIR ALGUMA COISA,FICA SE HUMILHANDO NUMA TREMENDA PUXAÃ?Ã?O DE SACO,SENDO ESNOBADO E SE VENDENDO(MUITOS TEM SUAS MÃ?SICAS GRAVADAS....MAS NADA RECEBEM...).

  • Avatar
    11/06/2011 06:20:39ZappaAnônimo

    FÁBIO JESUS, existe um referencial secular que estabelece teoricamente, que o caminho mais fácil para desestabilizar uma nação é minar sua cultura e a arte da música em um país de população despolitizada e analfabeta e semi-alfabetizada como o nosso, a música é um instrumento valiosíssimo. Observe a denominação que você mesmo se dá: â??Cantor de Funk Musicâ? Ã? disso, indiretamente, que o jornalista Sérgio Cabral está falando, que põe abaixo sua ideia de progressão societária. Torne-se musicalmente brasileiro enquanto ainda é possível. Saudações!

  • Avatar
    10/06/2011 18:33:54Fabio JesusAnônimo

    Teriam que ter avisado pra geral que o mundo nao deveria girar, epocas e costumes nao deveriam mudar, o mundo nao poderia evoluir e que a lingua portuguesa deveria ser o antigo huga-huga. Sou a favor da evolucao, da boa musica seja qual vertente for, nao sou contra o samba, pagode, funk, mpb, sou a favor da mais pura realidade que e a evolucao. As girias nao sao mais as mesmas, as vestimentas evoluem, os filhos jamais vao concordar plenamente com os pais (pode haver o respeito), mas as situacoes jamais serao as mesmas em tempos diferentes. Portanto o passado e bom quando lembrado com saudosismo. O passado pode tambem alem de ser lembrado com saudosismo ser lapidado (modernizado) para que as novas geracoes tambem mantenham vivas as raizes e nao deixem morrer a historia. Ja pensou se falassemos um Huga-Huga, andassemos curvados e morassemos em cavernas so porque foi a nossa origem ? Ass: Algum cantor de Funk Music (Pois e assim que vao chamar o Funk)

  • Avatar
    10/06/2011 17:15:24Edmo FalcãoAnônimo

    Muito boa a reparação desse estupendo jornalista , SERGIO CABRAL PAI , o conheço desde os tempos da "ULTIMA HORA " E DO "PASQUIM " . ===== MASSSSSSS , infelizmente seu filho é uma aberração para o povo carioca decente e honesto ( que não votou nele! ) . Seria muito bom se houvesse retrocesso para o saudoso samba como na politica praticada pelo seu filho ,governador do Rio , que é retrogada , o samba voltaria ao patamar de antigamente !!!!!!! Hoje vejo o grande significado da célebre frase do ilustre politico Britânico , Winston Churchill , """NUNCA , NO CAMPO DOS CONFLITOS HUMANOS , TANTOS DEVERAM TANTO A TÃ?O POUCOS "" !!!!!!!!!!!!!!! === Ã? O QUE SEU FILHO , VEM FAZENDO NESTA INFELIZ CIDADE , ELE , CABRAL FILHO , CONCERTEZA NÃ?O LHE PUXOU EM NADA !!!! INFELIZMENTE !!! pois seria um grande ser humano , que faria bem não só aos servidores publicos ( coisa que ele tem ojeriza ) mas também ao cidadão carioca , a quem vem enganando .///===== SERGIO CABRAL PAI , me desculpe , mas , tenho a certeza que no fundo reconheces o que digo . Grande abraço.

  • Avatar
    10/06/2011 16:38:26Reinaldo CesarAnônimo

    O excelente Sérgio Cabral destacou muito bem, como homem inteligente que é (o q. não podemos dizer do filho) essa triste constatação. Certamente ele é da época em que a gente subia morro para participar de uma ótima roda de samba, para tomar umas "cachacinhas", para buscar uma reza na tia rezadeira... Hoje, vc. não pode subir mais por causa da violência, se ouve essa bosta dessa música funk e não tem mais as tias rezadeiras pq. tá todo mundo agora virando crente. Fui!!!

  • Avatar
    10/06/2011 10:21:30Joseclei NunesMembro SRZD desde 25/02/2010

    Pois é.Uma cultura que é do morro, começa crescer aonde era criminalizado.O samba ainda vive, mas não no morro e sim na zona sul e isso é ruim e é bom ao mesmo tempo.Hoje o samba como a MPB, deixaram de ser estilos musicais de massa e passaram a ser estilos de intelectuais, pois a midia implantou isso, por varios fatos e motivos...Educar as pessoas novamente a ter acesso a esses estilos, seria um perigo para a mídia, é só lembrarmos dos artistas que lutaram contra a ditadura.Então seria mais facil hoje, implantar uma cultura de musica marginalizado, onde é mulher vende o proprio corpo para ficar famosa.O negro se desvaloriza fazendo danças pejorativas.Acho que nao veremos novos wilson simonais, novos silas de oliveira, novos wilson moreiras e neis lopes e nem novas ivone laras e novas claras nunes!!!!

  • Avatar
    10/06/2011 03:00:24Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    só tenho 29 anos mais minha mãe falou q é a pura verdade,minha mãe ja frequentou muito samba nos morros e agora poucos morros tem...mais no morro dos macacos ta tendo muito samba depois da entrada da UPP talvez essa seja a solução.

  • Avatar
    09/06/2011 23:08:47Marcelo LacerdaAnônimo

    Tenho observado que desde o final dos anos 80 o Carnaval do Rio tem sofrido forte influência do funk nas alegorias e até na bateria: quem não se lembra dos desfiles da Mocidade, da "batida funk" do Estácio, tudo em ritmo de funk. Temos também a Globo com seus "monstrinhos" Fernanda Abreu, Fausto Faucet desenhando o Rio como Cidade Maravilha, purgatório da beleza e do caos. Não reclamem: vejam os sambistas que já se foram e o que está aí. O samba se resumiu em Zeca, Dudu Nobre e Martinho. Não tivemos renovação. O Rio respira Furacão 2000 há 25 anos! Todas as quadras das Escolas de Samba sobrevivem através dos bailes funk. Não dá pra negar. O Carnaval ficou refém da Globo que transformou o desfile numa parada americanizada, sem o "aquecimento". Sai uma e vem a outra logo em seguida, só para não perder a audiência. Desfiles cheios de artistas globais que não sabem nem andar, que dirá sambar. Gente boa como Lecy Brandão e Beth Carvalho estão morando e trabalhando em Sampa há muito tempo. E isso não tem mais volta. Viva a cultura "brasileira".

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.