SRZD


14/06/2011 15h06

Urticária: coceira e calombos podem ser sintomas iniciais da doença
André Miranda

Urticária. Fotos: DivulgaçãoUma irritação na pele pode passar despercebida e não ser levada tão a sério. Quando surge alguns calombos na região afetada, ficamos preocupados, mas não procuramos saber o que é realmente. Tudo isso pode ser sintomas iniciais da urticária. 

Mas o que é urticária? É uma reação da pele e das mucosas (oral, intestinal e conjuntiva dos olhos), onde existe um estimulo externo ou interno do organismo que leva à formação de um inchaço na pele. Segundo, o doutor Paulo Ricardo Criado, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Professor da Faculdade de Medica da Universidade de São Paulo, a urticária é causada pela saída dos vasos de sangue para pele, pela liberação de uma série de substâncias inflamatórias por uma célula que se chama mastócito.

"A principal destas sustâncias é a histamina. Além de aumenta a saída do liquido dos vasos, a histamina estimula as terminações nervosas e dá origem à coceira. Ela pode ser aguda, quando instalada a menos de seis semanas, e crônica, quando está na pele há mais de seis semanas", explicou. 

Vírus ou bactéria

Tanto um, quanto outro podem causar a urticária, em especial a aguda. O surgimento da doença por vírus ou bactéria é mais comum em crianças.

Aguda - Alérgica

Segundo o doutor Paulo Ricardo, a doença pode ocorrer das duas formas. Na aguda é que surge a alérgica, que ocorrer por alergia a proteínas alimentares, como trigo, o leite, crustáceos. A urticária aguda, caso não tratada, pode levar ao risco de morte.

Urticária. Fotos: Divulgação"Na infância é comum que ela seja causada pelo leite ou trigo. Na vida adulta, a urticária alérgica é mais causada pelos crustáceos.  A doença neste caso vem acompanhada de outros sintomas de reação anafilática: rinite, chiado no peito, queda da pressão e até mesmo o choque anafilático", afirma o médico do Hospital das Clínicas.

Sintomas da urticária e tratamento

As lesões provocadas pela liberação do liquido, e logo pela coceira, surgem em locais diferentes do corpo e permanecem no local entre 24 à 48h. Após disso, vão aparecendo em outras regiões do corpo. As áreas mais comuns são as submetidas à pressão, como as mãos, os pés, as nádegas, as coxas posteriores. Entretanto, na fase crônica aparece em todas as regiões do corpo.

"O tratamento é feito com anti histamínicos, que são as drogas que aliviam os sintomas. Quase metade dos pacientes que tem a urticária crônica não controla só com as doses indicadas nessas bulas, então acabamos tendo que associar vários remédios no tratamento da doença. A urticária crônica é como qualquer doença crônica. Como a diabete, por exemplo. Com a diferença que um dia ela vai sumir espontaneamente", disse Paulo Ricardo.

Segundo ele, deve-se evitar a automedicação, o uso irregular de antiinflamatório. O importantes é sempre procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico e tratamento. Cerca de 50% ficam livres da urticária crônica dentro de um ano e 20% podem ter a doença por mais 20 anos. 

Leia também:

- Pesquisa afirma que tomar café diariamente reduz risco de doenças cardíacas


Comentários
  • Avatar
    13/07/2018 12:03:50FelipeAnônimo

    Olá Dr. Tenho coceiras pelo corpo são muito leves durante o dia mas a noite se tornam muito fortes principalmente quando me deito pra dormir, e nos locais que eu coço, incham e ficam vermelhas, empoladas. Já passo por isso há mais de 2 anos. Já fui em um dermatologista que me receitou Allegra 180mg mas algum tempo após o termino as coceiras voltaram.Tem tratamento definitivo pra isso?

  • Avatar
    02/07/2018 20:32:29MarciaAnônimo

    Olá Doutor logo após comer começo a sentir coceira em diversas partes do corpo com vários calombos e vermelhidão na região, dá até no couro cabeludo e parece que vai passeando pelo corpo. Cada hora dá num local.O que pode ser? Tenho tido medo de me alimentar

  • Avatar
    15/06/2018 14:19:59Paulo César Cruz Santos SantosAnônimo

    Doutor Boa tarde, já têm uns 4mese que estou tendo muita urticária pelo corpo acrescida de calombos do nada,e meus lábios incham, tanto o superior como o inferior. Tomo um Histamin e passo álcool pelo corpo, ou seja nos locais e depois de algumas horas(24 hs) some tudo. As vezes estou dormindo e levanto cheio de urticária, às vezes os lábios inchados/acabo tomando Histamin e faço uso do álcool líquido nos locais e depois de algumas horas passa. O que pode ser isso? Trabalho em a área rural, tempos atrás esses maribondos pequenos me mordeu na cabeça, depois disso passou à ser constante lábios inchados e coceiras no corpo todo(BumBum/costas/Pescoço/Braços.

  • Avatar
    11/03/2018 05:41:57Jéssica Guedes dos santosAnônimo

    Olá Dr peguei uma alergia braba a camarao desde então n como mas,porém depois disso minha garganta sempre fecha e começou a surgir Valinhos enormes em minha pele q coçam muito chega ser insuportável ,tbm quando os caroços aparecem no fundo do meu pé no joelho nas mãos n consigo meche Los de dor e agora minha língua doe com frequência o que pode ser?

  • Avatar
    11/03/2018 00:15:31Gabriela Santos de SouzaAnônimo

    Olá doutor estava dormindo e acordei as 4:00 da manhã apavorada sentindo meu labio superior inchando derrepente, depois foi passando aos poucos tomei um pouco de chá de hortelã melhorei assim que amanheceu já não havia mais inchaço, pois bem!dois dias depois fui dormir e de novo dessa vez com labio inferior inchado e região das nádegas, costas com muitos calombos, enfim tomei um anti alérgico e ao amanhecer já estava melhor sumiram todos os calombos e inchaço da boca não sei o que houve pois na boca não senti picada de inseto apesar de estar numa região muito cheia de insetos , porém, senti o labio inchando derrepente o que pode te acontecido? Aguardo resposta. Muito obrigada

  • Avatar
    01/02/2018 21:35:45Olete silvaAnônimo

    Hello!sinto como se um mosquito tivesse me mordido,mas não aconteu coço e acaba se transformando em uma bola media e coça bastante passo alcool ai vai sumindo começou isso a dois dias,não sai no mesmo lugar as vezes sai na perna nadegas e braço depois em outros lugares etc...é desconfortante.

  • Avatar
    26/01/2018 03:27:44Tatiane brazAnônimo

    Sinto um bichinho morde no corpo inteiro ate na cabeça e começo a coçar e ja aparece um calombo no lugar onde cocei o eu faço

  • Avatar
    21/01/2018 23:00:26Reinaldo ProcópioAnônimo

    Olá estou com uma alegia muito sério já fiz todos tipo de enxame até da medula óssea, biópsia já passei por uns 5 médico até agora não descobriu o que está causando essa terrível coseira ,no rosto ,costa mão coxa perna compretamente no corpo inteiro já faz 2 anos e meio sofrendo

  • Avatar
    21/01/2018 22:48:42Reinaldo ProcópioAnônimo

    Olá estou com uma alegia muito sério já fiz todos tipo de enxame até da medula óssea, biópsia já passei por uns 5 médico até agora não descobriu o que está causando essa terrível viseira ,no rosto ,costa mão coxa perna compretamente no corpo inteiro já faz 2 anos e meio sofrendo

  • Avatar
    20/01/2018 23:13:45Aparecida Fatima de souzaAnônimo

    Ola Dr. Vi ima pergunta muito parecida com a minha. A mais ou menos um mes e meio vem aparecendo inchaços no meu rosto começou na testa do nada e me deixava muito irritada coçava e foi se mudando de lugar . Começou do lado direito e foi ate a lado esquerdo do olho esquerdo. Desapareceu e passado ums dias surgiu diferente no lad esquerdo acima.dos labios inferior do nada inchou e começou a coçar ficou assim uns dias depois sumiu e agora aoreceu de novo coça.incha e no nada desincha. Hoje esta masi inchado no maxilar e coçando. Sei que daqui a pouco vai desaparecer. Sera que estou com urticaria. Ou pode ser estresse. Me.de uma luz doutor.. Obrigada

  • Avatar
    10/01/2018 00:10:52[email protected] aulerAnônimo

    Oi Dr. A algumas semanas atras começou a ter coçeiras nas axilas nossa doia muito ficou quase em carne viva dai passei umas pomadas e anti alegico e passou porem voltou agora nas coxas to passando vinagre alivia muito e arde mais ja nao sinto as coceiras o senhor poderia me dar uma opniao??

  • Avatar
    30/12/2017 09:04:52JOÃO MARCÍLIO FRANÇA OLIVEIRAAnônimo

    Bom dia dr. Há oito dias atras começou umas manchas(empolar) grande na minha barriga, até então elas migram constantemente de local, passaram para a palma das mão e agora estão na planta dos pés, em cada local elas duram aproximadamente um dia. Gostaria de saber o que pode ser? E como Tratar?

  • Avatar
    29/12/2017 20:01:59GeorgeAnônimo

    Olá Tenho um bebê de 1 amo ele está com uns calombos avermelhahados na perna e nos braços que se tornam feridas, depois de 2 dias saram e tornam sair como posso tratar já está com quase 3 semanas.

  • Avatar
    27/12/2017 04:39:29CristianoAnônimo

    Bom dia! Tenho muita coceira nos pes, pescoço, nadegasnas dobras das pernas por trás, costas e pes, e uma coceira que me deixa louco dar vontade de retirar o pedaço da pele aparecem manchas vermelhas e inchaço só melhoras com anti alérgico se parar de tomar volta tudo de novo, por favor me ajude com orientação Dr. Q devo fazer.

  • Avatar
    08/12/2017 10:06:37Lauro Azevedo de MouraAnônimo

    olá dtr. na maioria das vezes acontece de repente (eu começo simplesmente a me coçar , por vezes aquece a área e aparecem logo calombos mas desaparecem depois de alguns minutos.) esta semana tem sido inédito, porque sem coceira de repente aparece no rosto o inchaço e some depois, pode dar alguma informação sobre isso por favor.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.