SRZD


14/06/2011 15h06

Urticária: coceira e calombos podem ser sintomas iniciais da doença
André Miranda

Urticária. Fotos: DivulgaçãoUma irritação na pele pode passar despercebida e não ser levada tão a sério. Quando surge alguns calombos na região afetada, ficamos preocupados, mas não procuramos saber o que é realmente. Tudo isso pode ser sintomas iniciais da urticária. 

Mas o que é urticária? É uma reação da pele e das mucosas (oral, intestinal e conjuntiva dos olhos), onde existe um estimulo externo ou interno do organismo que leva à formação de um inchaço na pele. Segundo, o doutor Paulo Ricardo Criado, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Professor da Faculdade de Medica da Universidade de São Paulo, a urticária é causada pela saída dos vasos de sangue para pele, pela liberação de uma série de substâncias inflamatórias por uma célula que se chama mastócito.

"A principal destas sustâncias é a histamina. Além de aumenta a saída do liquido dos vasos, a histamina estimula as terminações nervosas e dá origem à coceira. Ela pode ser aguda, quando instalada a menos de seis semanas, e crônica, quando está na pele há mais de seis semanas", explicou. 

Vírus ou bactéria

Tanto um, quanto outro podem causar a urticária, em especial a aguda. O surgimento da doença por vírus ou bactéria é mais comum em crianças.

Aguda - Alérgica

Segundo o doutor Paulo Ricardo, a doença pode ocorrer das duas formas. Na aguda é que surge a alérgica, que ocorrer por alergia a proteínas alimentares, como trigo, o leite, crustáceos. A urticária aguda, caso não tratada, pode levar ao risco de morte.

Urticária. Fotos: Divulgação"Na infância é comum que ela seja causada pelo leite ou trigo. Na vida adulta, a urticária alérgica é mais causada pelos crustáceos.  A doença neste caso vem acompanhada de outros sintomas de reação anafilática: rinite, chiado no peito, queda da pressão e até mesmo o choque anafilático", afirma o médico do Hospital das Clínicas.

Sintomas da urticária e tratamento

As lesões provocadas pela liberação do liquido, e logo pela coceira, surgem em locais diferentes do corpo e permanecem no local entre 24 à 48h. Após disso, vão aparecendo em outras regiões do corpo. As áreas mais comuns são as submetidas à pressão, como as mãos, os pés, as nádegas, as coxas posteriores. Entretanto, na fase crônica aparece em todas as regiões do corpo.

"O tratamento é feito com anti histamínicos, que são as drogas que aliviam os sintomas. Quase metade dos pacientes que tem a urticária crônica não controla só com as doses indicadas nessas bulas, então acabamos tendo que associar vários remédios no tratamento da doença. A urticária crônica é como qualquer doença crônica. Como a diabete, por exemplo. Com a diferença que um dia ela vai sumir espontaneamente", disse Paulo Ricardo.

Segundo ele, deve-se evitar a automedicação, o uso irregular de antiinflamatório. O importantes é sempre procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico e tratamento. Cerca de 50% ficam livres da urticária crônica dentro de um ano e 20% podem ter a doença por mais 20 anos. 

Leia também:

- Pesquisa afirma que tomar café diariamente reduz risco de doenças cardíacas


Comentários
  • Avatar
    08/12/2017 10:06:37Lauro Azevedo de MouraAnônimo

    olá dtr. na maioria das vezes acontece de repente (eu começo simplesmente a me coçar , por vezes aquece a área e aparecem logo calombos mas desaparecem depois de alguns minutos.) esta semana tem sido inédito, porque sem coceira de repente aparece no rosto o inchaço e some depois, pode dar alguma informação sobre isso por favor.

  • Avatar
    08/12/2017 05:19:07DANILOAnônimo

    Ola Dr. Tenhu sofrido com essas coceiras a 11 anos E tomo antihistaminicos para meu alivio..ja tomei diversos medicamentos.atualmente estou tomando loratamed. Sempre q tenhu as crises de coceira elas começam pequenas e vao aumentando e se juntando umas nas outras e se tornam enormes placas q coçam muito e É muito desconfortante .ja passei no alergista e so passam relatorio do que nao devo me alimentar e outras coisas variando entre roupas e cama.explico a eles que nao importa se me alimento ou nao alimentos especificos, sempre a coceira vem.. tenho medo pois tomo a medicacao a varios anos e nao sei se esta me prejudicando pelo vasto periodo que uso.só qeria saber de um tratamento adequado para me livrar de uma vez desse mal.

  • Avatar
    18/11/2017 10:19:39Eduardo H. N. CunhaAnônimo

    Bom dia doutor. Seria pra mim importante ter uma ideia do que minha esposa tem. Ela se queixa de coceira muito incomodante, só que por baixo da pele e nos ombros. Apresenta também uma irritação na pele como se fosse urticária, porém não coça. sofre desse invisivel mal e chega a perder o sono por diversas vezes. Se por gentileza puder nos orientar, seremos muito gratos. Eduardo H.N. Cunha.'.

  • Avatar
    11/11/2017 01:32:19SIMONE PEREIRA GONSALVESAnônimo

    Boa noite Dr.o meu filho de 11 anos está com alergia,ele coçou o pescoço e o rosto e apareceu uma bolinhas tipo picada de mosquito e depois calombo, passei nebacetim, o ano passado ele teve catapora e coçou contraindo uma bacteremia, fiquei com medo. Para aliviar a coceira estou passando gelo, o calombo está sumindo, mas se ele coça aparece repentinamente o calombo.

  • Avatar
    05/11/2017 08:53:13jose ocimar ferreiraAnônimo

    bom dia a todos os colegas! olha faz uns 18 ou 15 anos que isso apareceu em mim, tinha vez que ficava com calombos enormes so achei um remedio facil e barato tanto pra tomar como pra passar em cima da coçeira e calombos! quando passa em cima some rapidamente e para de coçar! chama-se magnesia e barato e pode ser comprado sem receita medica e parecido com leite! gente e muito bom mesmo1 fazia uns 5 anos que nao tinha mais aparecidso em mim1 agora apareceu devono acho porque deixei de tomar a magnesia! eu nao sei de quanto em quanto tempo pode tomar e so pesquisa 1 olha de coraçao pra deu super certo espero qur pra voçes tambem de! e so uma informaçao monha que deu certo em mim! mais o certo e consultar um medico sobre o remedio ! quem qizer falar e so entrar no meu zap so posso atender aos finais de semana feriados e apatri da 19 horas se alguem ai se deu bem com outros remedio e bom compartilhar pode ser que alguem que tenha eses mesmos poblemas encontre a soluçao. obrigado a todos

  • Avatar
    30/10/2017 23:04:15Anderson SchmitzAnônimo

    Ola estou sofrendo com uma alergia a 6 meses, ja fui em vários medicos cada um faz um diagnóstico e receita uma medicação. Fiz testes alimentares e de contato, atualmente estou tomando uma vacina por semana ate completar 8 semanas estou na qurta vacina e nada de resultado positivo. Nso sei mais oque fazer. Alguem pode me ajudar? Oque sera isso..

  • Avatar
    28/10/2017 11:49:09AntoniocleberpeixebrasilAnônimo

    Dt:estar aparecendo os mesmos calombos em mim eles aparecem como uma macha vemelhada e quando eu corso eelas desaparecer e parece de novos o quer eu posso fazer para acabar

  • Avatar
    27/10/2017 03:35:14JeanAnônimo

    Estou com os mesmos sintomas, comecei com Zina, alegra, e agora o medico me passou alektos um creme hidratante e a pomada que não lembro o nome. Nada adianta. Acho que vou tocar fogo em mim mesmo kkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    16/10/2017 18:59:58Andréa ReginaAnônimo

    Boa tarde Estou sofrendo desse mau terrível e desesperador em um segundo nai tenho nada segundos depois estou toda empolada braços costas coxas agora meus lábios percebo também que após comer algo tipo presunto mortadela carne de porco etc. Mas o pior ocorre quando fico tensa ai tomo corticoides melhora mas dias depois fudo novamente. Marquei alergista mas confesso wue estou nervosa me ajude por favor obrigada.

  • Avatar
    08/10/2017 21:30:46Débora SilvaAnônimo

    Dr. Boa Noite, lendo está matéria percebi que estou sofrendo do mesmo problema. Em meu rosto tem aparecido pequenos caroços como picada de inseto e muita coceira isto ocorre mais a noite é depois do banho bem como se fico com rosto suado será que pode ser está urticária de um mês pra cá tendo passado muito estress já parei de usar maquiagem e troquei alguns shampoos e condicionadores e troquei até o sabão que lavo roupas mas não tem adiantado. Alguma dica de como cuidar disso. Socorro já estou angustiada e vou procurar um dermatologista. Obgda.

  • Avatar
    05/10/2017 07:16:41Maria VâniaAnônimo

    Bom dia, doutor. Há cerca de um ano vem aparecendo coceiras pelo meu corpo e calombos vermelhos, principalmente nas costas, braços e pernas. Já me consultei com dermatologista, fiz vários exames e não acusou nada. O médico disse que pode ser urticária nervosa, mas vivo uma vida tranquila. De um mês pra cá, as coceiras e os calombos aumentaram muito. O medicamento que me passou (Alegra) aliviava os sintomas, agora não mais. O que fazer? Me ajude

  • Avatar
    28/09/2017 09:37:39william GabrielAnônimo

    Ola dr. me ajude, faz cinco anos q vem aparecendo carocos no meu corpo , aparecem nas seguintes regioes no braco na mao no joelho e bem proximo ao tendao de Aquiles... me ajude por favor... ?

  • Avatar
    28/09/2017 09:34:46william GabrielAnônimo

    Ola dr. me ajude, faz cinco anos q vem aparecendo carocos no meu corpo , aparecem nas seguintes regioes no braco na mao no joelho e bem proximo ao tendao de Aquiles... me ajude por favor... ?

  • Avatar
    21/09/2017 02:20:21Joice GonçalvesAnônimo

    Boa noite doutor, pode me ajudar estou mto preocupada, começaram começaram a aparecer alguns caroços no meu corpo começando pelo couro cabeludo, eu acordava de manhã com a cabeça coçando com caroços altos,de repente sumia mas sempre aparecia denovo passando algumas semanas agr começaram começaram aparecer pelo corpo todo, na testa, no pescoço, braço, mãos e joelhos estou mto preocupada...por favor me ajuda

  • Avatar
    13/09/2017 02:55:01alexandre caetano da silvaAnônimo

    olá dtr. na maioria das vezes acontece de repente (eu começo simplesmente a me coçar , por vezes aquece a área e aparecem logo calombos mas desaparecem depois de alguns minutos.) esta semana tem sido inédito, porque sem coceira de repente aparece no rosto o inchaço e some depois, pode dar alguma informação sobre isso por favor,e estou tomando anti alérgico e não esta resolvendo

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.