SRZD


14/06/2011 15h06

Urticária: coceira e calombos podem ser sintomas iniciais da doença
André Miranda

Urticária. Fotos: DivulgaçãoUma irritação na pele pode passar despercebida e não ser levada tão a sério. Quando surge alguns calombos na região afetada, ficamos preocupados, mas não procuramos saber o que é realmente. Tudo isso pode ser sintomas iniciais da urticária. 

Mas o que é urticária? É uma reação da pele e das mucosas (oral, intestinal e conjuntiva dos olhos), onde existe um estimulo externo ou interno do organismo que leva à formação de um inchaço na pele. Segundo, o doutor Paulo Ricardo Criado, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Professor da Faculdade de Medica da Universidade de São Paulo, a urticária é causada pela saída dos vasos de sangue para pele, pela liberação de uma série de substâncias inflamatórias por uma célula que se chama mastócito.

"A principal destas sustâncias é a histamina. Além de aumenta a saída do liquido dos vasos, a histamina estimula as terminações nervosas e dá origem à coceira. Ela pode ser aguda, quando instalada a menos de seis semanas, e crônica, quando está na pele há mais de seis semanas", explicou. 

Vírus ou bactéria

Tanto um, quanto outro podem causar a urticária, em especial a aguda. O surgimento da doença por vírus ou bactéria é mais comum em crianças.

Aguda - Alérgica

Segundo o doutor Paulo Ricardo, a doença pode ocorrer das duas formas. Na aguda é que surge a alérgica, que ocorrer por alergia a proteínas alimentares, como trigo, o leite, crustáceos. A urticária aguda, caso não tratada, pode levar ao risco de morte.

Urticária. Fotos: Divulgação"Na infância é comum que ela seja causada pelo leite ou trigo. Na vida adulta, a urticária alérgica é mais causada pelos crustáceos.  A doença neste caso vem acompanhada de outros sintomas de reação anafilática: rinite, chiado no peito, queda da pressão e até mesmo o choque anafilático", afirma o médico do Hospital das Clínicas.

Sintomas da urticária e tratamento

As lesões provocadas pela liberação do liquido, e logo pela coceira, surgem em locais diferentes do corpo e permanecem no local entre 24 à 48h. Após disso, vão aparecendo em outras regiões do corpo. As áreas mais comuns são as submetidas à pressão, como as mãos, os pés, as nádegas, as coxas posteriores. Entretanto, na fase crônica aparece em todas as regiões do corpo.

"O tratamento é feito com anti histamínicos, que são as drogas que aliviam os sintomas. Quase metade dos pacientes que tem a urticária crônica não controla só com as doses indicadas nessas bulas, então acabamos tendo que associar vários remédios no tratamento da doença. A urticária crônica é como qualquer doença crônica. Como a diabete, por exemplo. Com a diferença que um dia ela vai sumir espontaneamente", disse Paulo Ricardo.

Segundo ele, deve-se evitar a automedicação, o uso irregular de antiinflamatório. O importantes é sempre procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico e tratamento. Cerca de 50% ficam livres da urticária crônica dentro de um ano e 20% podem ter a doença por mais 20 anos. 

Leia também:

- Pesquisa afirma que tomar café diariamente reduz risco de doenças cardíacas


Comentários
  • Avatar
    16/10/2017 18:59:58Andréa ReginaAnônimo

    Boa tarde Estou sofrendo desse mau terrível e desesperador em um segundo nai tenho nada segundos depois estou toda empolada braços costas coxas agora meus lábios percebo também que após comer algo tipo presunto mortadela carne de porco etc. Mas o pior ocorre quando fico tensa ai tomo corticoides melhora mas dias depois fudo novamente. Marquei alergista mas confesso wue estou nervosa me ajude por favor obrigada.

  • Avatar
    08/10/2017 21:30:46Débora SilvaAnônimo

    Dr. Boa Noite, lendo está matéria percebi que estou sofrendo do mesmo problema. Em meu rosto tem aparecido pequenos caroços como picada de inseto e muita coceira isto ocorre mais a noite é depois do banho bem como se fico com rosto suado será que pode ser está urticária de um mês pra cá tendo passado muito estress já parei de usar maquiagem e troquei alguns shampoos e condicionadores e troquei até o sabão que lavo roupas mas não tem adiantado. Alguma dica de como cuidar disso. Socorro já estou angustiada e vou procurar um dermatologista. Obgda.

  • Avatar
    05/10/2017 07:16:41Maria VâniaAnônimo

    Bom dia, doutor. Há cerca de um ano vem aparecendo coceiras pelo meu corpo e calombos vermelhos, principalmente nas costas, braços e pernas. Já me consultei com dermatologista, fiz vários exames e não acusou nada. O médico disse que pode ser urticária nervosa, mas vivo uma vida tranquila. De um mês pra cá, as coceiras e os calombos aumentaram muito. O medicamento que me passou (Alegra) aliviava os sintomas, agora não mais. O que fazer? Me ajude

  • Avatar
    28/09/2017 09:37:39william GabrielAnônimo

    Ola dr. me ajude, faz cinco anos q vem aparecendo carocos no meu corpo , aparecem nas seguintes regioes no braco na mao no joelho e bem proximo ao tendao de Aquiles... me ajude por favor... ?

  • Avatar
    28/09/2017 09:34:46william GabrielAnônimo

    Ola dr. me ajude, faz cinco anos q vem aparecendo carocos no meu corpo , aparecem nas seguintes regioes no braco na mao no joelho e bem proximo ao tendao de Aquiles... me ajude por favor... ?

  • Avatar
    21/09/2017 02:20:21Joice GonçalvesAnônimo

    Boa noite doutor, pode me ajudar estou mto preocupada, começaram começaram a aparecer alguns caroços no meu corpo começando pelo couro cabeludo, eu acordava de manhã com a cabeça coçando com caroços altos,de repente sumia mas sempre aparecia denovo passando algumas semanas agr começaram começaram aparecer pelo corpo todo, na testa, no pescoço, braço, mãos e joelhos estou mto preocupada...por favor me ajuda

  • Avatar
    13/09/2017 02:55:01alexandre caetano da silvaAnônimo

    olá dtr. na maioria das vezes acontece de repente (eu começo simplesmente a me coçar , por vezes aquece a área e aparecem logo calombos mas desaparecem depois de alguns minutos.) esta semana tem sido inédito, porque sem coceira de repente aparece no rosto o inchaço e some depois, pode dar alguma informação sobre isso por favor,e estou tomando anti alérgico e não esta resolvendo

  • Avatar
    02/08/2017 06:32:55RaineAnônimo

    olá dtr. na maioria das vezes acontece de repente (eu começo simplesmente a me coçar , por vezes aquece a área e aparecem logo calombos mas desaparecem depois de alguns minutos.) esta semana tem sido inédito, porque sem coceira de repente aparece no rosto o inchaço e some depois, pode dar alguma informação sobre isso por favor.

  • Avatar
    23/07/2017 06:40:31Alex SandroAnônimo

    Olá Dr. Tenho muita coceira no corpo principalmente nas costas e isso aumenta quando eu fico nervoso, já fui ao médico e falou que era alergia, me receitou alegra alivia mas não resolveu me ajude por favor!

  • Avatar
    12/07/2017 20:03:55AnônimoAnônimo

    Oi doutor A noite começa a surgir um monte de Calombo como se fosse picada de insetos. Porque só a.noite aparece?

  • Avatar
    28/06/2017 22:50:33antonio juniorAnônimo

    Ola estou sentindo una coceira excessiva coça muito muito e esquenta,e isso so acontece a noite,coça e Fica alergia como se tivesse sido picado por mosquito,mais no recorrer da noite vai sumindo.preciso muito saber oque e estou preoculpado..

  • Avatar
    28/06/2017 12:35:51LauraAnônimo

    olá! esta aparecendo calombos no meu corpo que parece um monte de picada de inseto, coça muito, issotem 2 dias so aparece a noite e depois some, além coçar queima. o que pode ser?

  • Avatar
    14/06/2017 07:05:05adrianaAnônimo

    Ola dourto to com varius calonbo no corpo so a parece mais anoite consa muito fica vermelho de pois sone o que sera

  • Avatar
    10/06/2017 09:32:34Tatiana souzaAnônimo

    Estou sentindo esses sintomas,o meu corpo corsa e fica encalombado quando fico suada, nervosa e quando acabo de tomar banho. Gostaria de saber se estou com sintomas de urticária.

  • Avatar
    06/05/2017 19:45:28MARIA JULIAAnônimo

    DR, minha mãe sente uma coceira pelo corpo, aparece calombos, sente dor na cabeça e só melhora quando toma injeção. o que pode ser?

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.