SRZD


16/06/2011 10h23

Ivo quer resgatar a 'Mangueira de resistência' neste triênio
Luana Freitas e Raphael Marinho

Foto: Luana Freitas - SRZDO presidente da Estação Primeira de Mangueira, Ivo Meirelles, disse ao SRZD-Carnaval que, neste próximo triênio, vai lutar para resgatar a "Mangueira do passado" e vai tentar guardar ao máximo os detalhes do próximo desfile, para causar o maior impacto possível ao público e aos jurados.

"Sérgio Cabral disse, em um depoimento, que essa é a Mangueira que ele tinha como referência, que cultuava as coisas do Carnaval, o Rio de Janeiro, a cultura. Eu, nestes três anos, quero fazer dos enredos o que era a Mangueira no passado, a Mangueira de resistência. A gente sofre por fazer um Carnaval sem patrocínio, mas nós temos a verdade e isso ninguém tira", disse.

Ivo citou como exemplo a vitória da Unidos da Tijuca, em 2010, com o enredo sobre o segredo. A escola guardou os aspectos que seriam apresentados no desfile e causou um enorme impacto em todos que assistiram sua passagem pela avenida. Por esse motivo, o presidente da verde e rosa disse que vai procurar "não revelar os detalhes" do que será levado para a Sapucaí em 2012.

Ivo critica vitória pela 'beleza'

O presidente da Mangueira afirmou que nenhuma escola sai campeã do Carnaval "só por fantasia e alegoria" e criticou aqueles que não entendem da festa e dizem que um agremiação ou outra merece ganhar o título por estar "bonita".

"A plástica exigida é balela. São dois quesitos que tem a ver com plástica e outros oito que não tem nada a ver com plasticidade. Então, quem acha que o Carnaval se ganha com fantasia e alegoria bonita, está fazendo do Carnaval uma bosta. As pessoas que não entendem do Carnaval dizem que a escola tem que ganhar por estar linda, mas a beleza passa pela bateria e por outros setores, não só pela fantasia e alegoria. Isso tem que acabar. E a Mangueira veio para combater isso", desabafou Ivo.


Veja mais sobre:Mangueira

Comentários
  • Avatar
    20/06/2011 11:48:29ASTRIDAnônimo

    ERA A ESCOLA MAIS MULAMBENTA DA AVENIDA, MAS E CLARO QUE A BF TAMBÃ?M NÃ?O FICOU ATRÁS, MAS, DA MANGA O QUE SE ESPERAR, SE NÃ?O A MAIS PURA CAFONICE. A COMEÃ?AR POR ESSE PRESIDENTE QUE DEVERIA ESCOLHER ERA O ENREDO SOBRE O CIRCO, POIS, IVO MEIRELLES A CADA DIA QUE PASSA FICA COM A CARA DO BOZO.

  • Avatar
    19/06/2011 17:11:42Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    A plástica não são só dois quesitos Ivo vc tem que ler o manual do julgador falou merda...a plástica é julgada até nos quesitos comissão de frente,mestre sala e porta bandeira,conjunto e Enredo...vai ler o manual do julgador pra depois falar. criticar a vitória pela 'beleza' Ivo...vc ta de piada se vc queria a manqueira campeã com aquelas alegorias e fantasias despencado ai era melhor acabar a disputa dos desfiles...a Beija-Globo fez seu pior desfile plastico dos ultimos anos,mais ganhou devido ao nivel bem fraco do desfile desse ano e devido aos fatos ocorridos.

  • Avatar
    19/06/2011 10:15:39SHEI LOUCURA.Anônimo

    SERÁ QUE O PRESIDENTE DA PORTO DA PEDRA VAI DEIXAR ROLAR AQUELA ANTIGA SACANAGEM COM OS COMPOSITORES? SE ACONTECER PODEM TER CERTEZA QUE ELE NÃ?O TEM FORÃ?A NA ESCOLA SÃ? QUER TRAZER A COMUNIDADE PRA ESCOLA SÃ? QUE A COMUNIDADE Ã? A PRÃ?PRIA TORCIDA DOS POETAS QUE VEEM AS COISAS ERRADAS.

  • Avatar
    19/06/2011 01:58:58MarioAnônimo

    Ele quer resgatar a Mangueira do que? Coitinho não vai conseguir, nem que ele peça ajuda a Lalá e Anísio, porque aquela velha dona chininha, chaninha, sininha,sei lá como é o nome dela já fez questão de afundar a manga e ele só veio pra rezar a missa de sétimo dia.

  • Avatar
    18/06/2011 21:50:43KELISMembro SRZD desde 05/07/2011

    O CARNAVAL TÁ UMA SENVEGONHICE TREMENDA.

  • Avatar
    18/06/2011 20:07:48Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    A plástica não são só dois quesitos Ivo vc tem que ler o manual do julgador falou merda...a plástica é julgada até nos quesitos comissão de frente,mestre sala e porta bandeira,conjunto e Enredo...vai ler o manual do julgador pra depois falar.

  • Avatar
    18/06/2011 20:02:24Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    criticar a vitória pela 'beleza' Ivo...vc ta de piada se vc queria a manqueira campeã com aquelas alegorias e fantasias despencado ai era melhor acabar a disputa dos desfiles...a Beija-Globo fez seu pior desfile plastico dos ultimos anos,mais ganhou devido ao nivel bem fraco do desfile desse ano e devido aos fatos ocorridos.

  • Avatar
    17/06/2011 23:26:53LOPESAnônimo

    NILOPOLITANO , meu amigo ,vc mais uma vez citou c/ propiedade um excelente exemplo de um samba de exaltacao da propia MANGUEIRA ,que poe o dedo na ferida completamente. Ja que estamos falando desse asunto deixe-me te dar um estatistica . Em 1976 , sua BEIJA FLOR QUEBRAVA A HEGEMONIA DO G-4 DAS ESCOLAS DE SAMBA (MANGUEIRA,PORTELA ,IMPERIO SERRANO E SALGUEIRO ).Pois bem,o sambodromo foi inaugurado em 1984 c/ duas campeaes (PORTELA -dom. MANGUEIRA -segunda )nunca mais houve tal divisao se bem que num desfile desempate A MANGUEIRA ganhou sendo considerada supercampea,mas vamos considerar a PORTELA tb.Hoje 28 anos depois e tb carnavais titulos do ANTIGO G-4 : 8 (cinco da MANGUEIRA ,2 do SALGUEIRO E 1 DA PORTELA ,IMPERIO SERRANO ZERO ).Traduzindo : EM MAIS DE 70% DAS VEZES ,AS ESCOLAS GRANDES DO PASSADO PERDEM CARNAVAIS.Os numeros nao mentem e a excessao do SAL que brilhantemente em seu propio site qdo fala de desfiles passados faz uma corajosa e correta AUTO-CRITICA digna de aplausos.As outras insistem em repetir o mesmo discursso : Pq nos somos (qdo na verdade eram ) .Pq o criterio de hj esta errado(antigamente e que era bom)Pq nos somos a resistenca (so se for da realidade) Pq nos entendemos de carnaval (ninguem mais entende pq nao tem nosso passado ) Assim fica dificil . As escolas deveriam praticar mais o exercicio da AUTO CRITICA pois faria c/ que a TRADICAO FOSSE A BASE P/ UMA EVOLUCAO CONTINUA E NAO UM ENTRAVE QUE FICA ESTAGNANDO uma agremiacao. ABRACOS.

  • Avatar
    17/06/2011 18:28:45magno brascaaboAnônimo

    covardia na porto da pedra com os peotas, será que acabou ou continuará? esse papo de cindicato é cáo. se o samba for bom leva. será?

  • Avatar
    17/06/2011 15:44:48ARLEQUIM DO CARNAVAL*Anônimo

    Rio: UPP ocupará o Morro da Mangueira no próximo domingo: BEM QUE ESTA OCUPAÃ?Ã?O PODERIA AFASTAR DE VEZ O TRÁFICO DO MORRO E DA AGREMIAÃ?Ã?O, POIS ASSIM A VERDE E ROSA PODERIA USUFRUIR DO DINEHIRO QUE ARRECADA AOS SÁBADOS DE QUADRA LOTADA; JÁ QUE ESTA RENDA VAI PARAR NAS MÃ?O DOS TRAFICANTES POR ORDEM DELES. MAS O FATO Ã? QUE MESMO DE FORA, ELES VÃ?O CONTINUAR MANDANDO E OBRIGANDO A ESCOLA E SEUS DIRIGENTES A MANDAR TODO O DINHEIRO PARA ELES EM QUALQUER LUGAR QUE ESTEJAM ESCONDIDOS. Ã? UMA PENA, POIS SE ESTA VERBA FOSSE USADA INTEGRALMENTE PELA VELHA MANGA ELA SERIA A ESCOLA A SER BATIDA , POIS Ã? A ESCOLA QUE MAIS TEM RECURSOS PRÃ?PRIOS COM OS EVENTOS NA SUA QUADRA.

  • Avatar
    17/06/2011 15:43:58ARLEQUIM DO CARNAVAL*Anônimo

    QUANDO SE TRATA DE QUESITOS, NÃ?O EXISTE UM QUESITO COM MAIS IMPORTÃ?NCIA QUE O OUTRO, POIS TODOS TEM O MESMO PESO E A MESMA MEDIDA. Ã? CLARO QUE BELEZA PLÁSTICA Ã? IMPORTATNTE MAS NÃ?O DEVE DETERMINAR QUAL AGREMIAÃ?Ã?O DEVE SER A CAMPEÃ?; SE BEM QUE O PRESIDENTE DA ESTAÃ?Ã?O PRIMEIRA ESTÁ PUXANDO UM POUQUINHO A ''SARDINHA" PARA O SEU LADO, POIS A VERDE E ROSA NÃ?O TEM NEM UMA PLÁSTICA DECENTE A ALGUNS CARNAVAIS. FOI-SE A Ã?POCA QUE SÃ? A EMOÃ?Ã?O GANHAVA CARNAVAL. A MANGUEIRA JAMAIS PODERÁ FAZER COMO A PORTELA, VIVER DAS GLÃ?RIAS DO PASSADO.

  • Avatar
    17/06/2011 14:00:58Nilopolitano (verdadeiro)Anônimo

    Lopes, meu amigo, seu comentário me fez lembrar um antigo samba que dizia: "Mangueira, Onde é que estão os tamborins, ó nêga? Viver somente do cartaz não chega. Põe as pastoras na Avenida, (Mangueira querida!)". Não é do meu tempo, claro. A 1ª vez que ouvi este samba foi em 1997 num comentário de Fernando Pamplona na extina rede Manchete exatamente quando a Manga passava. Mas bem que se adequa ao que você disse, não?

  • Avatar
    17/06/2011 13:38:05Nilopolitano (verdadeiro)Membro SRZD desde 27/06/2011

    Lopes, meu amigo, seu comentário me fez lembrar um antigo samba que dizia: "Mangueira, Onde é que estão os tamborins, ó nêga? Viver somente do cartaz não chega. Põe as pastoras na Avenida, (Mangueira querida!)". Não é do meu tempo, claro. A 1ª vez que ouvi este samba foi em 1997 num comentário de Fernando Pamplona na extina rede Manchete exatamente quando a Manga passava. Mas bem que se adequa ao que você disse, não?

  • Avatar
    17/06/2011 13:21:32Nilopolitano (verdadeiro)Membro SRZD desde 27/06/2011

    Carlito, eu já dei essa sugestão aqui. Todos os artistas Mangueirenses podiam se juntar e fazer um projeto â??beneficienteâ? pra ajudar a Mangueira. Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Emílo Santiago, Gilberto Gil, Preta Gil, Milton Nascimento, etc. Todos esses e outros não necessariamente mangueirenses mas que sejam amantes do samba acima de tudo, poderiam (um em cada mês) fazer um show pra arrecadar fundos pra Manga. Poderia também se fazer uma campanha na mídia para os torcedores da Mangueira depositarem qualquer quantia (estilo Criança Esperança) numa conta. Enfim, possibilidades de â??salvarâ? a Mangueira não faltam. Só basta querer.

  • Avatar
    17/06/2011 13:00:39Nilopolitano (verdadeiro)Membro SRZD desde 27/06/2011

    Sobre a notícia, é isso que eu sempre digo aqui: O problema de â??muita genteâ? é se prender muito aos critérios plásticos que são Alegoria e Fantasia e esquecem que existem quesitos que são puramente técnicos como Harmonia, Conjunto e Evolução. Fora os outros quesitos, como bem disse o Ivo. Realmente, como bem falou nosso amigo marcyo de olliveira, se fosse só pela beleza a Beija-Flor não tinha levado mesmo o título. Mas, o fato é que nos outros quesitos as outras erraram mais que a Beija e por isso ela ganhou. Não estava linda nem perfeita, mas outras também não estavam. Concordo plenamente com o felipe quando diz que â??Hoje quaquer escola pode ter os outros 8 quesitos fortesâ? Pois realmente o diferencial é a plástica.