SRZD


22/06/2011 18h54

Mais de 40 casais gays celebram união homoafetiva no Rio
Redação SRZD

Esta quarta-feira foi marcada pela união homoafetiva de 43 casais, colocando o Rio de Janeiro como a primeira cidade do mundo a permitir e organizar um cerimonial coletivo entre gays e lesbicas. A celebração ocorreu no auditório da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e contou com a presença do secretário do Ambiente e ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, como padrinho. O celebrante foi o desembargador Siro Darlan.

O casal goiano Léo Mendes e Odilo Torres, que protagonizarou uma recente polêmica ao terem sua união estável anulada por um juiz, depois validada por instância superior, participou da cerimônia. "Somos o primeiro casal a ter uma união estável registrada duas vezes. Para ver como é o preconceito no Brasil, que um gay é obrigado a registrar duas vezes sua união estável, para não vir um juiz e retirar um direito garantido pelo Supremo Tribunal Federal", disse Mendes.

O superintendente da secretaria, Claudio Nascimento, disse que a cerimônia é um desdobramento da decisão do Supremo de reconhecer a união homoafetiva. "Nós entendemos que era fundamental celebrar essa conquista e estimular a comunidade gay e lésbica de todo o Brasil a fazer o registro nos cartórios", disse Nascimento.

Apesar do clima festivo, o preconceito contra a união entre pessoas do mesmo sexo existente, principalmente na própria família. "O dia de hoje representa o começo de uma estrada que a gente ainda tem muito a percorrer. Tem muitas famílias que até hoje não aceitam, então a gente ainda sofre muito com isso", disse a garçonete Monique Pereira da Silva, que celebrou a união com a companheira, Tais Oliveira.

* Com informações da Agência Brasil

 

- Casal que teve registro anulado em Goiás também participa de cerimônia no Rio



Comentários
  • Avatar
    26/06/2011 03:52:13Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    falta de pm dando umas porradas neles rapidinho aqueta o fogo.

  • Avatar
    24/06/2011 17:56:12HelioAnônimo

    Pouca vergonha desses v.e.a.d.o.s e v.e.a.d.a.s.. Só querem aparecer e "fazer porcaria e fornicação".

  • Avatar
    23/06/2011 11:38:26freitasAnônimo

    Isso é uma tremenda pouca vergonha, totalmente contra as leis de deus, pois ele não criou ADÃ?O E IVO, qualquer dia ser Hetero vai estar errado.

  • Avatar
    23/06/2011 07:55:33Pablo BrandãoAnônimo

    Parabéns aos noivos e noivas estavam todos e todas lindos e lindas!

  • Avatar
    23/06/2011 07:45:11jabaAnônimo

    esse prra deste tal siro darlam é um baitolão mesmo , pq naum tem o mesmo empenho em julgar as causas mais seria heim juizinho de meia tigela? pq vc naum se preocupa com ax crianças abandonadas seu pedofilo vado , juiz gaYYYY

  • Avatar
    23/06/2011 07:40:28jabaAnônimo

    sempre deu pra ver que este minc e o tal juizinho que adora aparecer na midia gostam de sentar na trolha tb, são dois viadinhos! e vai tdo pra pta que pariu!

  • Avatar
    22/06/2011 19:42:29Rodrigo Ramos Lopes de OliveiraAnônimo

    Com certeza....a pouca vergonha ta crescendo mesmo...e um tal de RR SOARES,SILAS MALAFAIA E GAROTINHO querendo acabar com o estado laico e uma porrada de louco a aplaudir....temos que nos preocupar. Ta crescendo a pouca vergonha mesmo...junto com ela aumenta o rendimento(nao tributavel) que as igreja e seitas tao sugando dos fieis(cegos a tudo)... SE TEM POUCA VERGONHA AQUI...SO CONSIGO VER NAS ATITUDES HOMOFOBICAS E FUNDAMENTALISTAS DE UMA PARCELA OBSCURA DA POPULAÃ?Ã?O...no resto da reportagem so consigo VER AMOR...EXPRESSO EM SUAS MULTIPLAS FORMAS!

  • Avatar
    22/06/2011 19:13:03cHico chiitaAnônimo

    A POUCA VERGONHA ESTÁ CRESCENDO. E O POVO APLAUDINDO. COITADO DO BRASIL!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.