SRZD


28/06/2011 11h13

Bondinho: Crea constata falta de manutenção no trecho dos Arcos da Lapa
Redação SRZD

Nesta segunda-feira, três dias após a queda que acarretou a morte do turista francês Charles Damien Pierson, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio, fiscalizou o gradil dos Arcos da Lapa por onde passa o bondinho de Santa Teresa.

Foi constatado durante a vistoria, que há vários buracos  nas grades de proteção decorrente da falta de manutenção. Em comunicado oficial, o Crea-RJ informou que a Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes irá ouvir os responsáveis técnicos. Mediante o parecer desses profissionais, medidas preventivas serão estudadas para impedir novos acidentes.

A secretaria estadual de Transportes informou que as grades de proteção do trecho onde ocorreu a queda serão trocadas. No entanto, de acordo com o órgão, a obra já estava programada e não tem relação com o acidente do turista. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional afirmou que a troca das grades faz parte da segunda etapa das obras de reforma dos Arcos da Lapa. O superintendente do Iphan, Carlos Fernando Andrade disse que a primeira fase da obra custou R$ 1,2 milhão, começou no ano passado e visava recuperar o reboco e a pintura dos arcos. A segunda fase foi orçada em R$ 500 mil e visa substituir o gradil e impermeabilizar a murada.

O acidente está sendo investigado pela 5ª DP. O delegado Leonardo Salgado relatou que testemunhas foram ouvidas e informaram que é comum os passageiros viajarem em pé no bondinho. Segundo o delegado, será apurado se é permitido ou não viajar em pé. Caso não seja, será averiguado o por que que não há fiscalização e dependendo da direção que o caso tomar, os responsáveis poderão ser indiciados por homicídio culposo.



Comentários
  • Avatar
    29/06/2011 18:57:55Homenagem a Ricardo GamaAnônimo

    Isso já era esperado por mim , há um ano atrás publiquei aqui no SRZD um comentário sobre essa brincadeira entre Cabral e Eduardo Paes . Brincadeira que acabou mal para o usuário dos bondinhos . Veja a matéria DO PORTAL DA GLOBO :::: """17/08/09 - 19h18 - -"""Prefeitura do Rio vai assumir operação de bondes de Santa Teresa"""""""///////////====""""Sérgio Cabral fez anúncio após reunião com prefeito Eduardo Paes./////Polícia quer saber se sistema de freios é vulnerável"""///////////////======AINDA ==== 16/08/09 - 12h38 - """Acidente com bonde deixa um morto e nove feridos em Santa Teresa"""""/////////Colisão envolveu bonde, táxi e um ônibus.////Vítima morreu imprensada entre dois veículos.""""""//////// TANTO NAS MÃ?OS DO INCOMPETENTE GOVERNADOR ( CABRAL ) , QUANTO NAS MÃ?OS DO IRRESPONSAVEL PREFEITO ( E. PAES ) , A SITUAÃ?Ã?O CONTINUA CAÃ?TICA PARA OS USUÁRIOS .!!!!!!!!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.