SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



29/06/2011 08h33

Vladimir Palmeira sai do PT: baixa histórica
Sidney Rezende

Leia abaixo a íntegra da carta despedida:

"Ao Diretório Muncipal do PT-R.J.

Meu caro Alberis,

Venho, por meio desta, me desfilar do PT. Não o faço por divergências políticas fundamentais, embora minha carreira minoritária seja de todos conhecida. Sempre me coloquei mais à esquerda da linha oficial, mas nada que, nas circunstâncias brasileiras, me levasse a deixar o partido. No entanto, a volta ao partido de Delúbio Soares, justamente expulso no ano de 2005, me impede de continuar nele. Pela questão moral, pela questão política, pela questão orgânica. Pela questão moral porque é evidente que houve corrupção: Não se pode acreditar que um empresário qualquer começasse a distribuir dinheiro grátis para o partido. Exigiria retribuição, em que esfera fosse. O procurador federal alega que são recursos oriundos de empresas públicas, sendo matéria agora do STF. Mas alguma retribuição seria, ou a ordem do sistema capitalista estaria virada pelo avesso.

Pela questão política porque o PT assumiu um compromisso com a sociedade, quando apareceram as denúncias: o compromisso de punir. E sustentamos que punimos. Punição limitada, na opinião dos petistas do Rio de Janeiro, que por seu DR pediram mais dureza, ao mesmo tempo que apontavam o caminho da Constituinte exclusiva para a reforma política imprescindível. Punição limitada, repito, mas efetiva.

Pela questão orgânica, porque o ex-tesoureiro não só agiu ilegalmente com relação à sociedade, mas violou todas as normas de convivência partidária, ao agir à revelia da Executiva Nacional e do Diretório Nacional.

A volta de Delúbio faz com que todos se pareçam iguais e que, absolvendo-o, o DN esteja, de fato, se absolvendo. Ou, mais propriamente, se condenando, ao deixar transparecer que são todos iguais.

Não creio que o sejam.

Já tinha definido que sairia caso o ex-tesoureiro voltasse. Mas, em primeiro lugar, tive que advertir amigos e companheiros mais próximos, sob pena de lhes causar embaraços. Por outro lado, o governo Dilma entrou em crise, em função das acusações contra Palocci. Sanada a crise, comunicados os companheiros, posso, afinal, lhe entregar esta carta.

Mando um abraço para você e para todos os que, dentro do PT, lutam por uma sociedade mais justa.

Rio de Janeiro, 27 de junho de 2011.

Vladimir Palmeira"


Comentários
  • Avatar
    23/07/2014 22:42:40Nelson Magalhães da Costa FilhoAnônimo

    Coerência, dignidade e caráter, faz-nos agir com determinação e firmeza. Parabéns, camarada por corajosa e eficiente decisão. Abraços sinceros socialistas!

  • Avatar
    30/06/2011 22:45:51carlos albertoAnônimo

    Não deixaria de comentar o papel da Imprensa , a Tv engatinhava , o grande Jornal Correio da Manhã , não era nada conservador, ficva na Av Gomes Freire , perto do DOPS ( que sina) , no dia 31/março/1964 editou um petardo BASTA , contra João Goulart , e no mês de Abril/1964 - FORA ,pedindo que João Goulart caisse fora, o Correio da Manhã era contra as "reformas de base" de JG. Correio da Manhã , Tribuna da Imprensa ,apoiaram a Revolução de 64 , depois , logo sofreriam retaliações ,quando ascoisas tomaram novos rumos, "empastelaram" a Tribuna da Imprensa , prenderam a dona do Correio da Manhã , creio em duas ocasiões, Carlos Heitor Cony , Otto Maria Carpeaux , Zé Louzeiro , Moniz Viana , Carlos Drmond de Andrade , Condé , Antonio Callado, Marcio Moreira Alves , eram as "feras" do Correio da Manhã ,que todos os dias chegav lá em casa, meu pai assinante. O Correio durou até o AI-5 , e fechou . Com o pronunciamento de Marcio M. Alves, veio em dez/ 1968, o AI-5 , fecharam o Congresso,e calou-nos a todos.Costa e Silva , morreria em 1969 , havia sido o carrasco dos estudantes , da imprensa , do escritores, do livre pensamento ,por sinal, era muito burro . A ressaltar o JB submeteu-se a auto-censura, calou-se .

  • Avatar
    30/06/2011 21:41:22MauricioAnônimo

    Muito boa a explanação carlos e emotiva também, gostei mesmo, se o Vladimir leu, creio que ele gostou. Por que essa abertura dos arquivos da ditadura assusta tanto alguns políticos? Bonsonaro diz que não tem medo, que podem abrir, mas deveriam também por na tál comissão da verdade mais equilíbrio de forças, acho que ele tem receio da coisa desbundar e ficar muito ideológico e injusto. O Blog poderia fazer uma coisa legal: marcar uma entrevista com um político (Chico Alencar por exemplo) agendar a data e abrir espaço para questionamentos ao vivo, atraves de Mega Cam com o entrevistado, sem ofender e sem assuntos particulares, é claro, ficaria bem interessante, poderiam fazer um teste. Até a próxima e um grande abraço a todos!

  • Avatar
    30/06/2011 09:58:22carlos albertoAnônimo

    Para descontrair, voce olha hoje para o Vladimir Palmeria, e enxerga o ator Antonio Fagundes, parecem irmãos . Numa entrevista ,este anos, Vladimir, reponde que foi contra a luta armada , Marx está ultrapassado , o legado de 1968 foi ao despertar da consciência crítica , e lutava-se pelo que se acreditava , hoje exerce atividade de Professor de Historia e Economia ( minha formação) . Sobre Lula, houve melhoras , abriu o Brasil p/ o Exterior , porém não tocou nas reformas mais importantes , a reforma politica, e conomica e outra, segundo Vladimir. Ã? a favor da abertura dos arquivos, o que Sarney e Renan são contra, não é mesmo galera????. A volta de Delubio , o decepcionou , este sujeito não respondeu como arranjava dinheiro par o PT , quem financiava a grana, e por se manter calado , como prêmio, teve o retorno ao partido,com grande desgaste junto a militância, isso Vladimir deixa claro, não escondeu na carta sua insatisfação , é um direito seu ,esta postura , acredito que aki no SRZD ,ninguém em sã consciência irá emitir um ai seuquer,hehehehe. Estão lambendo as próprias feridas , como fazem os bichanos (gatos) .

  • Avatar
    30/06/2011 09:20:53carlos albertoAnônimo

    Peço desculpa pelos erros , tenho de correr , caso contrário o envio p/ SRZD,fica "congelado",afora a idade do "Vovô "....desculpem mesmo.....mas creio dá p/ entender .Tks.

  • Avatar
    30/06/2011 09:17:09carlos albertoAnônimo

    Mauricio e amigos, Vladimir, ainda este ano(2011) , foi entrevistado, longa entrevista,na qual relata aqueles anos, as passeatas , o sonho de mudar o mundo, o Maio de Paris de 1968 , o ar estava carregado,muita estática( heheh), a partir das ruas de Paris,com Sartre, Simone Bavoir , Deluse, intelectuais e estudantes da Sorbornne, foi um rastilho de pólvora, a repetir o que Vladimir, disse -" Não propriamente o movimento aqui no Brasil , se calcava na França, mas , focava o que acontecia nos EUA ,o movimento Black Power, os negros se rebelando , nas roupas,linguagem, música,os atletas negros nas Olimpiadas, em movimento de protesto , "punhos fechados" , e ....tamtamtamtam...A Guerra do Vietnã , LIndon Johonson ,levando a juventude aquela carnificina, mais os pobres da periferia de NYC, os rapazes docampo, dos subúrbios , do Harlem ,Bronx, mais negros ,semperpsctiva alguma,anão ser .ingressarem na forças armadas ,eservirem de" bucha de canhão" no Laos,Camboja, e os estudantes , levantavam esta bandeira contra a Guerra do Vietnã, luta dos negros americanos, a tentaiva de ingerencia dos EUA no ensino superior ( acordo MEC-USAID). só por estes motivos,nossa luta jávalia a pena, diz Palmeira. Hoje ele analisa o quadro , e diz que o socialismo estatal está em crise,ruiu ,e a esquerda tem que ser reconstruida, o sitema universitário , cresceu no setor privado, universidades, faculdades, sem qualquer sentido ,a não ser ganharem dinheiro , as públicas foram sendo esquecidas, os motivos ,já não saõ os mesmos,a Globalização , anesteziou o movimento estudantil, a televisão tirou a garotada da rua, diz Vladimir......

  • Avatar
    30/06/2011 06:56:17MauricioAnônimo

    Muito bom, continua, continua...

  • Avatar
    29/06/2011 21:50:40carlos albertoAnônimo

    Concordo com o que disse nossa presidente Dilma Roussef - " Prefiro as vozes criticas da democracia ,ao silêncio das ditaduras". Ela sabe bem o que carrega esta frase , que retrata aquela época , que os mais novos não fazem idéia , como foram os "anos de chumbo". UFA!!!....Tá dificil continuar.

  • Avatar
    29/06/2011 21:41:42carlos albertoAnônimo

    Vejo , e observo hoje , que quando não se consegue agradar a todos com nossos comentários, vem uma grita louca , desvairada , mas estes não conheceram a repressão, a perseguição, o silêncio, o mêdo , tinha-se mêdo das sombras , vc entrava num ônibus e se calava, não sabia quem estava ao seu lado , entravam nos ônibus, os "catarinas ( pergunte a quem sabe , quem eram), e rebuscavam os bolsos, carteiras, se tinhas barba (eu tinha) e livro nas mãos , já ficavas em condição de ser interrogado , despertava suspeitas, era o terror pelo terror, simplesmente , e ao chegar em casa, ainda ouvíamos os sermões dos pais, " De novo , na arruaça!!" , " Tava na passeata,né???"....." Não toma jeito , este menino!!" , apanhava-se nas ruas e em casa ,tomavamos bronca dos "velhos" ,estes não entendo nada ,alienados, ou mesmo ,por conveniência, de boca fechada , " Olha , o vizinho de baixo , é ...." , tudo sombrio.

  • Avatar
    29/06/2011 21:29:03carlos albertoAnônimo

    Vladimir tem hj 63 anos de idade, minha idade ( hehehe , tempo do Simca Chambord), lembro-me bem dele,diversas vezes, nos postes , Lago. S. Francisco, em frente a Faculdade de Engenharia,eu estudava na R, Carioca ( curso do Politécnico) , era ele, Luis Travassos , Franklin Martins, e a galera, se reunindo p/ a passeata , sempre por volta das 18 hs, hora da saida dos trabalhadores do Centro do Rio,que se juntavam à estudantada,, cavalaria contra bola-de-gude , pau ,pedra , gaz lacrimogênio ,lenço no rosto , palavras de ordens , apanhava homem,menino, mulheres , turma do Pedro II , era braba, de luta , combativos , lutavamos contra acordo MEC-USAID , que já tentavam privatizar as universidades , a UNE cassada,calada , humilhada , Decreto-Lei 477 ,creio da cabeça de Jarbas Passarinho , Gama e Silva , a educação era caçada ,professores cassados, perseguidos, demitidos ,o AI-5 foi decretado em Dez/1968 , mas antes , a grande passeata na Cinelândia,Jul/1968 (sempre lá) , com feridos , uma verdadeira batalha , Zuenir Ventura , disse " Foi a ultima geração a andar com o livro debaixo do braço" , e é a pura verdade.

  • Avatar
    29/06/2011 21:17:18carlos albertoAnônimo

    O presidente Costa e Silva ( 1967 -1969) , vcs acreditem se quizerem , lembram do estudante na China , na Pça Paz Celestial, contra o tanque de guerra????... Pois este general, enviou contra os estudantes , tanques Sherman , eu estava lá , sairam da rua Uruguaiana, dobraram Pres. Vargas,direção à Cinelândia , e avançaram contra nós, que estavamos municiados de paus, pedras , e bolas-de-gude, vcs podem bem imaginar o terror que aqueles "trombolhos de ferro" causavam na gurizada , pura covardia.

  • Avatar
    29/06/2011 21:11:08carlos albertoAnônimo

    Gente,o Delfin Neto e o Jarbas Passarinho , poderiam postar historinhas dessa época , aqui no SRZD , ficaríamos encantados , do Jarbas a frase ao general Costa e Silva , na edição do AI-5, " Ã?s favas, senhor presidente , todos escrúpulos de consciência"., este senhor era ministro da Educação, não é mesmo Jarbas, vc se lembra????. Já o ministro Gama e Silva, este da Justiça, redator e locutar do AI-5 ,esta pérola, " Estudante tem que estudar " .

  • Avatar
    29/06/2011 21:06:01carlos albertoAnônimo

    Caro Mauricio, tentei postar algumas historia, mas após clikar enviar, o BLOG "congela" , acho que é efeito de gáz lacrimogênioainda daquelas refregas..hehehe.,se deixarem eu conto, " me ajuda aí , turma do SRZD.."

  • Avatar
    29/06/2011 19:42:00MauricioAnônimo

    E o Comandante Bonsonaro, saiu tranquilo!. O pessoal que queria derrubá-lo deram com os "burros n'água".

  • Avatar
    29/06/2011 19:35:06MauricioAnônimo

    Aí Zappa mandava bonito nas ruas! A época da fila do feijão, muito bom isso, se juntar essa turma do Blog, dá um filme fera!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.