SRZD


29/06/2011 10h22

Falta de conservação dos ônibus e das vias prejudica passageiros em Maricá
Laura Machado

Foto: Reprodução Internet/ Lei Seca MaricáA série de reportagens sobre as denúncias de Maricá que foram recebidas pelo SRZD continua, nesta quarta-feira, com alvo nos transporte da cidade. Um professor relatou que o setor de Educação, que foi tema das reportagens publicadas na terça-feira, sofre com os problemas dos transportes públicos. Segundo ele, quando o coletivo quebra os alunos e profissionais não conseguem chegar até a escola, por exemplo. Outro morador denunciou também que o Rio Card Escolar não é aceito nos microônibus, os estudantes só podem usá-lo em veículos com duas portas. A população é afetada também com a irregularidade dos horários dos ônibus, a falta e má conservação dos veículos e das vias.

- A primeira reportagem da série fala do inchaço nas subsecretarias da cidade

- Segunda reportagem da série tratou do estado de conservação das escolas 

"O transporte público é muito difícil em Maricá, pois tem apenas duas empresas. Uma que faz o intermunicipal (Nossa Senhora do Amparo, que cobra R$ 10 de passagem para o Rio e R$7 para Niterói, por exemplo) e a outra municipal (Costa Leste -a passagem custa R$2,30). Os ônibus quebram, por problemas também dos buracos das ruas, e não passam nos horários, o que deixa a gente na mão. Depois das 23h ninguém encontra mais coletivo em Itaipuaçu", reclamou um morador que depende do serviço para poder Foto: Reprodução Internettrabalhar em uma das escolas da cidade.

Os doentes também reclamam das condições de transporte. Eles já sofrem com a doença e ainda têm o estado de saúde piorado pelo estresse que passam para conseguir chegar até a unidade de saúde para tentar o tratamento médico.

"A gente depende dos ônibus para conseguir chegar no hospital, onde tenho que pegar os meus remédios. Eles demoram para passar e estão em péssimas condições para transportar a gente, por isso quando conseguimos chegar já estamos nos sentindo até piores", explicou um paciente que depende do transporte público para se locomover e conseguir pegar medicamentos na unidade de saúde.

Após a implantação do Bilhete Énico, a demanda das linhas intermunicipais aumentou bastante. A Viação Nossa Senhora do Amparo  até investiu na compra de 32 novos veículos, mas procura em determinados horários não atende a todos os passageiros. Quem precisa acaba procurando o serviço oferecidos por vans piratas, com carros sem segurança e problemas de conservação.


 
Secretaria de Transportes afirma investir em ações para melhoria da locomoção
 
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Transportes, explicou que investe em uma série de ações para garantir a melhoria da locomoção da população. O titular da pasta, Rony Peterson Dias, afirmou que não houve aumento de passagens nos ônibus municipais, apesar de previsto no contrato de concessão aumento anual, bem como que  foram aplicadas multas em ambas as empresas Foto: Felipe Teobaldo/ Divulgaçãopor descumprimento das cláusulas contratuais.

Além disso, o secretário, por meio da assessoria de imprensa, destacou ao SRZD que garantiu a legalização dos mototaxistas e também ampliou o sistema de vans. De acordo com ele,  os veículos que fazem transporte intermunicipal antes não tinham acesso ao centro da cidade e há dois anos o ponto final fica na praça do skate facilitando o acesso da população.

A gestão municipal também destacou que em Itaipuaçu, do Recanto para Maricá, da rua 126 antes eram apenas quatro horários e atualmente são 16. Ainda de acordo com a secretaria,  a  rodoviária de Itaipuaçu está em fase final de construção e deverá ser inaugurada em três meses, o que promete  trazer  benefícios para a população da localidade.



Comentários
  • Avatar
    04/07/2011 16:51:57Priscila SouzaAnônimo

    Eu moro em Maricá, tem dois meses e tenho visto difilculdades para conseguir pegar uma condução que nao chegue atrazado e que nao esteja em péssimas condições. Tenho chegado tarde no meu trabalho por conta do atrazo dos ônibus, e isso nao tem me favorecido no meu servisso. Como eu há muitas pessoas que nao estão satisfeitos e necessitamos que nos oussam pra melhora da nossa cidade.

  • Avatar
    01/07/2011 06:22:48Fernando Ricardo Nunes Vieira FerreiraAnônimo

    A Secretaria de Transportes precisa ser investigada. Há uma promiscuidade entre a patota de lá e os concessionários de serviços públicos. Licenças diversas não resistem a uma análise superficial. Trabalham com uma lógica imbecil de proteger grupelhos em detrimento dos interesses da população. Politicagem barata. Como o chefete da quadrilha mentem descaradamente. A rodoviária de Itaipuaçu, por exemplo, não recebeu ou vai receber um único centavo da prefeitura: é obrigação contratual da empresa concessionária de transportes desde 2005. Desorganizam o transporte público que não conta com nenhum projeto. Precisam ser investigados para que justifiquem seus sinais exteriores de riqueza. O tal VLT é caso de polícia. Não há demanda e não haverá no curto e médio prazos no percurso divulgado. A buraqueira e a falta de fiscalização impedem o atendimento adequado à população. A corrupta secretaria não é diferente do resto do atual desgoverno. FORA QUAQUÁ!

  • Avatar
    30/06/2011 15:25:04JOSE CARLOS LEITÃ?OAnônimo

    -------------C-O-V-A-R-D-I-A---------- Ã? SINÃ?NIMO DE COMO VIVEM OS MORADORES DE JACONÃ? QUE RESIDEM NA RJ 102 E PAGAM IPTU A DUAS PREFEITURAS SAQUAREMA E MARICÁ..................... ESTAS COVARDIAS TEM MAIS DE 15 ANOS CAUSADAS PELOS ANTIGOS PREFEITOS E OS PREFEITOS ATUAIS DE MARICÁ E SAQUAREMA,ATE O D.E.R GOSTA DE PRATICAR COVARDIA AQUI EM JACONÃ? NA AREA DE MARICÁ,COLOCOU COM SEUS CAMINHÃ?ES DEZENAS DE METROS CÃ?BICOS DE BARRO IMPRÃ?PIO PARA LEITO FINAL DE RODOVIA,COM ISTO OS Ã?NIBUS DA COSTA LESTE ENGUIÃ?Ã?M DIARIAMENTE,HOJE 30/06/2011 AO SAIR DE CASA EM JACONÃ? O ONIBUS MARICÁ/JACONÃ? DA EMPRESA COSTA LESTE QUE PASSOU NO CONDOMINIO SOLAR DE JACONE AS 5.15 . ENGUIÃ?OU AS 5.45 NA RJ 106,ESTES ENGUIÃ?OS SÃ?O DIARIOS POIS OS Ã?NIBUS NÃ?O SUPORTAM O BARRO E CRATERAS NA RJ102..........A PREFEITURA DE MARICÁ E SAQUAREMA NADA FAZEM E O D.E.R PIORA A SITUAÃ?Ã?O COLOCANDO BARRO VERMELHO.. A PREFEITURA DE SAQUAREMA NADA FEZ QUANDO A EMPRESA DE Ã?NIBUS PERTENCENTE A SAQUAREMA RETIROU OS Ã?NIBUS DA LINHA JACONÃ?/BACAXÁ VIA CABANAS QUE FAZIAM PONTO AQUI NO JARDIM JACONÃ?,HOJE ESTA LINHA FAZ PONTO NO KIOSQUE DA BAIHANA A MAIS OU MENOS 5 KM DE DISTANÃ?IA.... Ã? JOSÃ?,A COVARDIA CONTRA OS IDOSOS E CRIANÃ?AS AQUI EM JACONÃ? NEM O DIABO,O ZÃ? BEDÃ?U,A COISA RUIM ESTÃ?O DE ACORDO........ PRECISA DE DEUS NOSSO SENHOR JESUS CRISTO CONVERSAR COM OS ATUAIS E ANTIGOS PREFEITOS E DIZER-LHES.......NÃ?O FAÃ?AM ISTO,NÃ?O FOI ISTO QUE LHES PEDI QUANDO AO SEGURAR SUAS MÃ?OS AO SAIREM DA VAGINA E VENTRE DE SUAS MÃ?ES LHES DISSE COM MUITO AMOR,NÃ?O FAÃ?AM COVARDIAS AMEM A SEU PROXIMO QUANTO LHES AMO E SEMPRE OS AMAREI, EXECUTEM SUAS TAREFAS COM DIGNIDADE TANTO NA VIDA PARTICULAR COMO NAS PREFEITURAS QUE COMANDAM,NÃ?O DEIXEM OS IDOSOS E CRIANÃ?AS PASSAREM DISABORES E SOFRIMENTO COMO PASSAM A POPULAÃ?Ã?O DE JACONÃ?..................

  • Avatar
    30/06/2011 10:30:10MarcelaAnônimo

    Pra quem disse aqui que o site só resolveu fazer isso agora... "sidneyrezende. com/noticia/99964" O link ta quebrado pq nao da pra lançar aqui. Ajeitem colocando o www no início e colem no navegador.

  • Avatar
    30/06/2011 08:01:53Anderson da SilvaAnônimo

    @Marcio - eu diria que é até justo e satisfatória as matérias. Só que mora em Marica, em especial Itaipuaçu, sabe o que sofre. Aliás, lhe faço o convite: venha de carro pela Estrada dos Cajueiros, Siga a 35 até a 128 e retorne pela 36 até a Estrada de Itaipuaçu. Daí então, vá para Inoã. Verá o estado que estão as ruas. Se é jogada política ou não, tanto faz. O importante é mostrar os demandos do 'prefeito' na cidade. Ah, jogada por jogada, quaqua já fez a sua. O OFluminense há muito não publica os desmandos do quaqua.

  • Avatar
    30/06/2011 02:20:01juniordailhaAnônimo

    Político bom é político morto(ou não eleito)

  • Avatar
    29/06/2011 21:33:45henriqueAnônimo

    é lamentavel uma cidade esta desse jeito QUEM DIRIA QUE O SR QUAQUA IRIA SER PIOR DO QUE RICARDO QUEIROZ!!!!!

  • Avatar
    29/06/2011 19:05:00Romilda de camposAnônimo

    O transporte publico foi a bandeira que elegeu o Quaquá-PT, e já no mes de maio 2009, o Quaquá deu um presente ao Secretario de transportes, chutou-o, de lá prá cá, tudo piorou e muito, o numero de passageiros aumentou, as passagens tambem (R$ 10,00 RJ), e qualidade é pessima. Itaipuaçu só tem carroças, de manha o transporte tem mais horarios, mas no retorno o numero de onibus é minimo....Para o centro de maricá tem onibus melhores, e menor intervalo, para Itaipuaçu somente restos de onibus e poucos horarios, mas isso só sabe quem depende de ir e vir, ter horario pra voltar pra casa....Ver de longe é facil...facil.....Porém a Empresa Amparo ( que opera Itaipuaçu) é na verdade nossa grande salvadora, pois mesmo as ruas estando em condições pra lá de ruim, ela ainda assim nunca em tempo algum rejeitou os moradores, usuarios do transporte, disponibilizando inclusive baldeação gratuita, quando o INCAPAZ do Prefeito rejeitou e rejeita nossos problemas, buracos, drenagem.....A Amparo entra aqui......isso é a nossa realidade, o resto é resto !!!!Quanto ao SRDZ fazer materia, saibam que os jornais sabem e publicam nossa dor desde 15/11/2009-FORA QUAQUA- Praça do barroco- até mesmo o fluminense, que hoje ignora nossa dor....Mas sempre, eles veem atraves de uma viseira, rotulando cada protesto, medindo por suas proprias condutas, quem sabe se no inicio eles tivessem verdade e trabalho ouvido as nossas dores, isso jamais chegaria no ponto que chegou. Mas é claro politicos profissionais, sempre tentarão de alguma forma desmerecer a dor alheia, pois quem sofre somos nós diariamente.

  • Avatar
    29/06/2011 17:12:44Mariana FreitasAnônimo

    Sr. Márcio, quando eu escrevi "leigos" deveria ter escrito "forasteiros", mas achei meio pesado o termo. Eu não entendo nada de politica, ou melhor de politicagem. Mas entendo o sofrimento do povo como eu que está sofrendo tudo isso na pele. Portanto estou adorando que o Sidney e sua equipe estão mostrando, mas ao mesmo tempo muito constrangida e envergonhada de morar aqui, embora ame minha cidade. Também espero que quem esteja acompanhando se coloque no lugar do povo. Apenas isso. Abçs.

  • Avatar
    29/06/2011 16:46:45Márcio AlexMembro SRZD desde 08/07/2011

    Cara Mariana. Agradeço a compreensão, porém não sou leigo (se foi pra mim essa indireta), muito pelo contrário, conheço os bastidores de partidos políticos desde os anos 80 (trabalhei com/para: Ademar Alves, Sebastião Corredeira, Gilberto Palmares, Arolde de Oliveira, Fernando Gonçalves entre outros) e sei bem como os partidos tentam controlar a opinião "pública" através de matérias "publicadas" em ano pré eleitoral. Aqui em Nova Iguaçu ocorre demais isso. Mesmo assim, agradeço sua atenção. Abs.

  • Avatar
    29/06/2011 16:45:54Nubya SantosMembro SRZD desde 06/07/2011

    "Antes tarde do que nunca"..... Infelizmente a matéria está vindo somente agora. Quem vive em Maricá sabe o horror q esse prefeito Washington Quaqua implantou na cidade e q vem desde o inicio dessa administração (ou falta dela....). Quem estiver acompanhando a série sobre Maricá ñ acredite nas justificativas dadas pela prefeitura. Nada do q eles têm dito aqui é verdadeiro. Simplesmente, nada!!!

  • Avatar
    29/06/2011 15:59:42Mariana FreitasAnônimo

    Me parece compreensivel (em termos) a desconfiança de leigos sobre essas reportagens às "vésperas" de eleições. Mas, creio que é um tanto leviano julgá-las sob este prisma, quando, na verdade, as reportagens estão vindo é tarde demais. Mas, antes tarde do que nunca. Tudo o que o povo de Maricá quer é ser ouvido em seu suplicio e em sua legítima indignação. Quanto ao transporte em Maricá, é realmente algo indiscritivel. Como moradora e usuária desse transporte sinceramente nem tenho palavras para adjetivá-lo, ou até denegri-lo. Apenas sofro. Sofro com a falta de horários, com a falta de transporte a noite, com os horários espaçados dos ônibus, sendo forçada a viver como todos aqui vivem e precisam dos ônibus a "sindrome de cinderela", pois depois uma certa hora as "carruagens" viram abóboras. Não se tem como voltar pra casa. Ainda como leiga, porém usuária e cidadã, me pergunto (haja vista a fama da empresa que serve aos munícipes - que dizem que manda e desmanda na cidade): porquê permitem que seus ônibus trafeguem por essas vias completamente destruidas? E porque a bandeira levantada quando o então candidato "Quaquá" de acabar com o monopólio foi esquecida? Pois é... tem muita coisa por debaixo desses panos, e acho que se a empresa resolvesse "soltar a lingua", dela sairiam bons motivos para se acabar de vez com toda a patifaria que reina em nossa cidade. Mas não deve ser interessante para ambos os lados. A nós moradores resta sofrer. E gritar por dias melhores!

  • Avatar
    29/06/2011 15:11:48Márcio AlexMembro SRZD desde 08/07/2011

    Cara Marcela. Realmente não conheço Maricá, mas minha indignação é com relação à abordagem feita nesses dias pelo site, justamente em ano pré eleitoral, só isso. Sou leitor do SRZD há 4 anos, e conheço sua linha editorial, por isso que estranhei essas denúncias (verdadeiras) em véspera de eleições municipais, pois não são poucos os casos da política controlar os veículos de comunicação e nosso país. Tomara que o SRZD esteja fora desse controle. Abs.

  • Avatar
    29/06/2011 14:57:37MarcelaAnônimo

    Márcio, por vc estar falando assim ou nao mora em Maricá ou está ao lado do digníssimo prefeito. Venha aqui e veja o estado do local. Denúncia nao tem dia ou hora pra acontecer. Aqui em Maricá as notícias ruins acontecem desde que esse larápio passou a comandar a prefeitura. Entao nao fala o que vc nao sabe.

  • Avatar
    29/06/2011 14:14:00Márcio AlexMembro SRZD desde 08/07/2011

    Interessante como notícias ruins de Maricá surgiram em ano pré eleitoral. Muito suspeito esse tipo de abordagem.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.