SRZD


30/06/2011 11h45

Mocidade apresenta sinopse com a presença do filho de Portinari
Luana Freitas e Patrícia Raposo

Foto: Divulgação/Fernando AzevedoA Mocidade Independente de Padre Miguel apresentou, na tarde desta quarta-feira,no barracão da escola, o enredo para o Carnaval 2012, que vai falar sobre as obras do consagrado, mas humilde pintor, Candido Portinari.

O carnavalesco Alexandre Louzada destacou, em seu discurso sobre o enredo, um pouco da história do pintor, que muitos ainda desconhecem, e disse que o objetivo "não é fazer a biografia do artista". Pelo contrário, "sua vida tem que ser contada pela sua obra". Louzada destacou que os componentes serão valorizados no desfile, representando todos os personagens que Portinari retratou em suas pinturas, plantadores de milho, de café, espantalhos, trabalhadores rurais, entre outros.

"Nós seremos os seus guerreiros, só que empunharemos a lança de lápis de cor. Vamos nos colocar como personagens vivos de suas obras. A Mocidade é isso, feita de trabalhadores, de pessoas simples", disse.

 O carnavalesco também confidenciou em que momento pensou neste enredo para a Mocidade. Ao se deparar com um detalhe da história de vida do pintor, que quando ainda criança via muitos imigrantes italianos chegando em Bradowski, vindo com o objetivo de pintar, e ele sempre os observava. Portinari por sua vez, colocou-se à disposição dos artistas. Como não tinha experiência, o colocaram para pintar inicialmente, apenas as estrelas do céu da capela da pequena região. Vale lembrar que o símbolo da verde e branca de Padre Miguel é a estrela.

"Seremos a moldura viva de um quadro e pedir a ele que pinte a estrela de Padre Miguel", afirmou.

Foto: Divulgação/Fernando Azevedo

As principais pinturas de Portinari, que o próprio pintor julgou como sendo suas obras máximas, conhecidas como "Guerra e Paz" serão o foco do desfile, segundo explicou Louzada, que afirmou que o objetivo será "retratar Candido Portinari pelo seu sentimento".

- Leia a sinopse da Mocidade

- Vídeo: filho de Portinari agradece homenagem

Veja o vídeo onde Louzada faz a leitura da sinopse da Mocidade, cujo título do enredo é "Por ti, Portinari, rompendo a tela, a realidade":


Veja mais sobre:Mocidade

Comentários
  • Avatar
    25/08/2011 23:42:51CRISTIANO CHAVESMembro SRZD desde 25/08/2011

    eu sou só uma pessoa que tento se aproxima de você para aprender e não consigo pois eu não desisto e sei que um dia vai esta me esperando e irei conseguir fazer com que ao menos nos conhecer para falarmos de trabalho isso é certo mais tudo bem eu espero eu sei que viram outros carnavas : meu nome é cristiano admiro muito tudo isso.

  • Avatar
    02/08/2011 11:57:35Fabio Alexsandro de Souza FerreiraAnônimo

    "Romero Brito"

  • Avatar
    02/08/2011 11:55:19Fabio Alexsandro de Souza FerreiraAnônimo

    O Márcio deve ser de qualquer lugar, menos da UFRJ, não é possível que uma pessoa possa querer comprar a obra de Cândido portinari com Homero Brito, primeiro que são trabalhos totalmente diferentes, e segundo, Portinari está imortalizado, são tantas obrar que pode-se falar dele umas 10 vezes. Homero Brito é para Americano ver, então se o nosso carnaval já está americanizado, aí eu concordo que Homero é melhor.

  • Avatar
    12/07/2011 19:07:41jorge ricardoAnônimo

    Falta de cultura me assusta. Portinari é imortal e portanto atemporal, como Villa Lobos, Gandhi, Einstein e tantas outras personalidades dos diferentes meios. Para defender o enredo da escola de sua simpatia e predileção não precisa atacar os outros e muito menos depreciar imortais, porque vc passa e eles ficam.

  • Avatar
    12/07/2011 18:04:38Cíça MoraAnônimo

    Caro Alexandre Lousada Como vai? Gostaria de dizer-lhe que, em minha humilde opinião, a escola fez excelente escolha: Portinari. Cândido Portinari foi um pintor maravilhosos e sem igual. Tão bom, que sua obra cala fundo até hoje. Sou artista têxtil e curadora e recentemente coordenei uma Mostra, aqui em São Paulo, só com trabalhos de Releituras de Portinari. Portinari pintou com tintas e nós, costuramos o que ele pintou, com linhas e paninhos. Tenho fotos destes trabalhos e posso lhe mostrar via net, caso haja interesse. Coloquei em meu Blog mas aqui, infelizmente, eu não posso deixar meu link, para que veja. Caso ano que vem, na avenida, haja um carro com um museu e as obras de Portinari, posso dispor destas releituras têxteis para que componham e enriqueçam ainda mais seu carnaval na avenida. Caso se interesse, entre em contato comigo através de meu e-mail ou pelo telefone (11) 7264-9420. Independentemente de seu interesse, desejo-lhe um excelente carnaval na avenida, em 2012, e tenha a certeza: estarei torcendo pela escola. Um grande abraço. Do tamanho da Paz que Portinari pintou. Cíça Mora (artista e curadora têxtil)

  • Avatar
    04/07/2011 09:48:07Marcio UFRJAnônimo

    Portinari já foi. Esse enredo já foi desenvolvido acho que 2003,não me lembro bem da escola. Mais queremos coisas nova ,no nosso carnaval,estamos cheio dever enredos que já foram mostrados ,em anos anteriores. Romero sim,pintor com trabalhos modernos e diferente.Os jovens querem trabalhos,que nos tragam alegria. esse é o propósito de Romero trazer alegria para o povo ,principalmente para as crianças. Minha irmã tem 12 anos é fanzona de Romero que quarto é todo decorado com quadros de romero britto. Acho que a Renascer de jacarepaguá ,acertou em cheio,em escolher este enredo,pois vejo grande vantagem nele.Tudo que é pintado em qualquer peça,ex ; num simples quadro como numa caixa de guardar pertençes. O trabalho de Romero pode se jogar em qualquer coisa ,já portinari é uma pintura séria,apreciada por pessoas mais velhas.Romero faz a alegria em tudo que faz.Não é a toa que ele ficou reconhecido mundialmente,pricipalmente pelos americanos. pois o brasil não dá valor aos artistas plásticos hoje. Parabéns romero pelo seu magnifico trabalho,sou seu fã,e estarei desfilando pela renascer com muito orgulho. A todos fãs de romero um forte abraço.

  • Avatar
    04/07/2011 09:26:09Ana de banguAnônimo

    Se a mocidade fazer um carnaval ,como do ano passado não sei não..... Não levo fé neste enredo,portinari foi um grande artista,mais já passou. Em artista plástico prefiro Romero ,pois acho que ele pareçe mais com o carnaval. Pelas cores bem fortes ,que ele pôe em seus trabalhos,traços marcantes e figuras geometricas. Eu faço faculdade de arquitetura e tive conversando com meus amigos,e eles concordão tb.As pinturas de Romero são mais de jovens,mais alegre,portinari já teve sua época. E tb Romero terá um carro para vir,com sua família e amigos. Coisa que tem muita gente que quer ver.Eu principalmente vou ver esse desfile com uma turma de mais de 50 pessoas. Todas fâns de romero ,parabéns renascer venha arrazando,pois estamos torçendo por vcs, Quero muito que o carnaval chegue logo,para ver este idolo da pintura brasileira,parabéns pernanbuco, por ter nos dado esse genio.

  • Avatar
    04/07/2011 09:15:33Claudio de MadureiraMembro SRZD desde 17/08/2011

    Bandida acho que vc tem razão..... Pois não levo fé na mocidade com esse enredo e com o carnavalesco que,está mais pareçendo um cara que está com uma grande estafa. Eu acho que renascer caladinha vai fazer um grande carnaval,com o enredo escolhido,romero está em alta. Muita gente vem de grandes países para ve lo.Pois se tornou o xodo´das estrelas de hoolywwod. Romero conhecido mundialmente,irá trazer muitas famosos do México ,ingleterra etc. E ele é um bom artista seus trabalhos modernissimos vai cair na boca do povo .E$sse enredo promete,ouvi muitas coisas que seus carros vem de fora.Não vejo a hora de ver esta escola,pois romerojá disse que quer ve la a mais bonita,quanto a valor não quer saber.

  • Avatar
    04/07/2011 09:07:06Ai como estou bandida kkkkkkkkkkkkkkMembro SRZD desde 09/07/2011

    Coitada da Mocidade,não vai a nada com este enredo,pois quem tudo quer acaba não fazendo nada. .Esse alexandre pode até ser um bom carnavalesco,mais com tanto trabalho,acho que amocidade não vai chegar a lugar nenhum. outra coisa ouve uma certa inveja,com A renascer de Jacarepaguá ,ter sido a primeira a escolher um enredo de artista plástico. Só que o enredo da renascer ,vai homenagear um artista vivo.O portinari foi um òtimo artista mais,não resta nem cinzas.Na minha opinião sou mais Romero Britto ,não sou renascer mais gostei,muito deste enredo. Acho um enredo mais moderno,cores vibrantes,que devem ficar muito bonito,sendo bem desenvolviido pelo Edson.. O povo gosta de coisas mais modernas,e com tudo que foi dito pelo presidente,vai ter muita gente famosa sendo convidada como Shaquira. Acho que essa escola vai ser um sucesso uma escola que vem prá ficar,e tem futuro em brve uma unidos da Tijuca.

  • Avatar
    03/07/2011 18:50:59FernandoAnônimo

    Olhe aqui sua imbecíl chamada Valeria, vá pro raio que o parta sua cadela desprezível.

  • Avatar
    03/07/2011 10:18:13Val para os intimosAnônimo

    Fernando querido...a gente colhe o que planta...quer respeito..... respeite primeiro meu amor.......ai como to bandida.......kkkkkkkk....de fake euzinha so tenho meu silicone que comprei no crediario 6 x sem juros......ai como to malefica....kkkkkkk....que foi Janet...ta no cutuque...ta no cutuque ta no cutuqueeeeee...ela que fazer uma pergunta ao "senhor" Fernando.....pergunta americana.....A SENHORA TORCE PRA QUE SCHOOL OF SAMBA?......Janet...eu sempre te achei lesa.....não acompanha...é senhor Fernando....ate meia noite......ai como to bandida...kkkkkkkkkkk

  • Avatar
    03/07/2011 10:16:32Carlito BFAnônimo

    A unica coisa que eu não estou gostando, é que o Alexandre está desenvolvendo 3 enredos ao mesmo tempo, e pelo video esta cheio de olheiras e de aparencia cansado.

  • Avatar
    02/07/2011 19:06:34GABRIELAAnônimo

    Sabe o que não entendo? tem gente que SÃ? SABE CRITICAR todas as escolas de samba... então tá fazendo o que aqui???? vai gostar de ópera, de tango, de axé... é claro que tem muita coisa errada, politicagem, e tudo mais, no carnaval e em qualquer coisa que envolva $$$, é assim mesmo, aqui e em qualquer lugar do mundo. mas este papinho todo ano de falar mal de tudo e de todos já tá enchendo o saco. sou mocidade, não gosto do PV(odeio!), mas gostei da contratação do Louzada e amei a escolha do enredo. vou torcer pacas. mas respeito TODAS as escolas.

  • Avatar
    02/07/2011 15:33:03FernandoAnônimo

    Querida Valeria, primeiro de tudo eu não sou senhora e sim senhor, me respeite por favor, porque se você começar com isso vai ter também, e segundo de tudo é que você crie vergonha na sua cara e pare de ser um fake, era isso.

  • Avatar
    02/07/2011 09:20:48Valeria - a Rainha do MetrôAnônimo

    Gente, gente...para tudo .....que previsão é estaaaaa. Profeta, mi rei se a poderosaaaaa mãe Dinah, souber que a senhora está fazendo esta previsões por aqui, ela coloca teu nome na boca do sapo.....ai como sou bandida...maléfica....mas a Virabosta junto cuuuu...manco estaram no do acesso do acesso....segundo mãe Dinah......a Virabosta, vai vira bosta de vez......ai como eu sou bandida...malefica....hahahaha.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.