SRZD


04/07/2011 20h37

Leia a sinopse da Renascer de Jacarepaguá para o Carnaval 2012
Redação SRZD

A Renascer de Jacarepaguá, que vai levar a história de vida e as obras do artista plástico Romero Britto para a avenida em 2012, entregou a sinopse do enredo aos compositores na noite desta segunda-feira.

A escola vai estrear no Grupo Especial no próximo Carnaval.

Foto: Divulgação

Confira a sinopse:

"O ARTISTA DA ALEGRIA DÁ O TOM NA FOLIA"

... No princípio criou Deus os céus e a terra.
E a Terra era sem forma e vazia...
E disse Deus: haja luz! E houve luz!

Gênesis Cap I,II e III

E de tudo que Deus criou, da luz surgiram as cores!

O G. R. E. S. Renascer de Jacarepaguá te convida a embarcar em uma colorida viagem pelo universo das obras de Romero Brito.

Uma viagem que não tem fronteiras, início, meio e fim. É como um conto de fadas que toca o coração, liberta a alma e concretiza nossos desejos.

A mente humana guarda sonhos, fantasias, loucuras e magias. É como uma abstrata máquina que subindo e descendo, girando para todos os lados carrega milhares de células que conferem ao homem dons divinais entre eles o poder de pensar e criar. E Deus deu a ele a genialidade na arte de brincar com formas sem formas. Na arte de transformar o insano em sano e de fazer surgir das mais fantásticas fantasias de sua mente, formas que encantaram o mundo inteiro. Mente e querida que não se rendeu a infância sofrida.

O Criador o fez assim: moleque, maneiro, faceiro e arretado. Em suas mãos o abstrato criou forma e as cores se transformaram na razão de sua vida!

Desembarcamos na história da arte ocidental, viajamos a barroca Itália do Mestre Caravaggio que retratava o aspecto mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas de Roma.

Ainda jovem, Romero recebeu de seu irmão, um jovem vendedor de  enciclopédias, um livro a respeito de Caravaggio, sequer havia ouvido falar do Mestre, mas se impressionou com a violência de sua obra. Sua infância pobre nas favelas de Recife, repletas de adversidades, poderia fazer de Romero o novo Caravaggio, o Caravaggio Tropical, dores e dificuldades não faltariam para retratar, Romero era na verdade uma dessas milhares de pessoas comuns que Caravaggio retratava em suas telas. Mas o que faz uma pessoa comum? As circunstâncias? O cenário de sua vida? Ao escolher seu estilo artístico, Romero nos apresenta uma grande lição de vida: não somos o que temos, somos o que guardamos dentro de nós. Somos o que podemos contribuir para um mundo melhor, das obras de Caravaggio teve a exata noção do que não queria retratar em suas obras, se poderia influenciar o mundo e as pessoas com uma obra feliz, serena e brilhante, por que iria compartilhar seus pesadelos?  

Ainda na Europa sua inspiração viaja para Espanha de Pablo Picasso, o artista das formas certamente é um traço reconhecido na obra de Romero. Picasso, o pai do cubismo no mundo é um marco em suas obras.

Dizem que a propaganda é alma do negócio, mas no fundo a propaganda é uma nave por onde uma obra navega e chega a muitos lugares. Quando um artista idealiza uma obra, ela se limita a um espectador, alegra uma única vida, altera uma única história. Uma obra que ilustra um produto, tem um poder de alcance inimaginável. As obras de Romero transmitem alegria e através dos inúmeros produtos mundiais que carregam os traços de Britto, esta arte isenta de ansiedade e medo rompeu fronteiras étnicas, sociais e religiosas alcançando um número incalculável de vidas e de histórias.

É o início do ciclo publicitário de sua carreira onde Romero descobre que o infinito é realmente intocável e sua obra abraça o mundo, chegando aos cinco continentes. Dezenas de trabalhos publicitários, selos para a ONU e esculturas que tiraram do artista o poder de perceber até onde pode chegar, embora tenha durante sua vida, criado sem a pretensão de voos distantes, pois criou com a alma e com a emoção de ver uma vida ou sorriso modificado. E neste aspecto, já é muito mais que um vencedor.

O mundo conhece Romero e ele esta ou esteve nos maiores circuitos artísticos mundial. Suas obras públicas ilustram várias cidades do mundo, inclusive sua doce e bela Miami. A cidade que abriu as portas para suas obras e reconhece seu brilhantismo em quase toda sua extensão territorial. Museus mundiais puderam apresentar a sua nação o encanto das telas e peças deste artista. Romero de Brito chega à Cidade Luz, ao Museu do Louvre em Paris, o mais visitado museu do mundo, onde nosso genuíno artista pôde se encontrar com o maiores Gênios das artes plásticas do mundo que até então, viviam apenas nas lembranças de sua infância.

Do alto do morro e de braços abertos o Corcovado recebe este artista que no maior espetáculo da terra conta as maravilhas deste gênio modernista. É a capital do samba que explode de felicidade e suas paisagens naturais vão ganhando as cores e a cara de Romero. O Rio de Janeiro recebe agora um olhar carinhoso de Britto e a cidade do samba da mulata e futebol aos poucos se rende.

Em 06 de outubro de 1963, quando o quarto exército invadia o Recife para uma luta armada contra a revolta dos camponeses, nascia Romero de Brito, um garoto pernambucano que aos 8 anos de idade chamava a atenção na escola onde estudava. Além de decorar cadernos com desenhos coloridíssimos, passava horas no quintal de sua casa criando. Sucatas, papelão e jornal serviam de suporte para suas pinturas. E ele adorava ganhar de presente livros de arte. "Eu ficava ali sentado e copiava mestres da pintura por dias e dias", lembra Romero Britto.
 
''Nasci com um dom, e quero dividir com todos''

 Britto criou obras que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de "arte da cura". Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo.

 Nesta Noite a passarela branca vai se colorir de alegria, a Renascer abre as portas da folia para contar a vida e arte de Romero de Brito esse mágico artista que aos 47 anos contribui para a formação artística de milhares de jovens e vem chegando de mansinho para encantar a Marquês de Sapucaí. Romero, que há mais de 20 anos mora em Miami é Made in Brazil e a Renascer que é Especial, apresenta seu carnaval: O ARTISTA DAS CORES DA O TOM DA FOLIA.

Carnavalesco: Edson Pereira
Pesquisa: Anderson Ferreira



Comentários
  • Avatar
    18/07/2011 14:11:12AlexandreMembro SRZD desde 18/07/2011

    Eson vc é um Otimo carnavalesco, reconheci pelo belo trabalho feito este ano no desfile,e pelo enredo escolhido e tb achei verdadeira uma sinopse bem escrita,que faz os compositores entender bem,o que vão compor. Parabéns acho que vc vai longe,nos da renascer ,somos muito grato pelo seu belíssimo trabalho com nossa escola.O seu valor já está sendo reconhecido,e creio que no carnaval de 2012,vc calará a boca de muita gente papuda que fala demais. Parabéns estamos com vc.

  • Avatar
    14/07/2011 08:43:46Só quero sambaMembro SRZD desde 14/07/2011

    Novidades Sem Censura Qui, 14/07 - 16h Romero Brito, Bruno Mazzeo e Jorge Aragão E ainda, bate-papo sobre o 19º Anima Mundi â?? Festival Internacional de Animação Publicado em 13/07/2011 - 21h29 â?¢ Atualizado em 13/07/2011 - 21h34 O Sem Censura desta quinta-feira (14/07) receber, às 16h, o artista plástico Romero Brito para falar de seu trabalho. O artista é considerado um ícone da cultura pop moderna. Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo. Já o cantor e compositor Jorge Aragão conversa sobre a turnê do DVD Coisa de Jorge. O programa receber também o ator Bruno Mazzeo para apresentar o filme Cilada.com, uma comédia sobre amor, traição, que mostra o poder da internet em transformar pequenas intimidades e deslizes em fama e constrangimento globalizados. Ainda sobre cinema, Leda Nagle bate um papo com Marcos Magalhães, diretor do Festival Anima Mundi, que está na 19ª edição. E o escritor Valter Hugo Mãe lança seu mais recente romance, A Máquina de fazer espanhóis. O livro narra a história de Antonio Jorge da Silva, um barbeiro de 84 anos que depois de perder a mulher, passa a viver num asilo

  • Avatar
    12/07/2011 09:12:44PituchaMembro SRZD desde 12/07/2011

    Atençaõ feijoada na renascer de jacarepaguá dia 30 de julho,com o grupo pura tentação,o samba vai comer e tb a bateria explosiva que é um show.Ingresso+ feijoada + camisa= 15 reais com antecedencia e 20. reais na hora.Não percam é uma das melhores feijoadas e com muita organização.A renascer vem fazendo um trabalho muito bonito ,para o carnaval de 2012.A quadra é muito boa e confotável.Aluguel de mesas de pista 10 reais na hora e camarote 20 reais.Vai bombar

  • Avatar
    09/07/2011 23:27:53Ai como sou bandidaMembro SRZD desde 09/07/2011

    Melhor enredo escolhido da renascer de jacarepaguá e da Unidos da tijuca o resto é porcaria. Cacique de ramos isso é enredo kkkkkkkkkkkkkkkk Até Luma de Oliveira virou enredokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Superação é enredo superação de que? De nada ,não vi nada bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkksó tem porcaria não se fz carnaval como antigamentekkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    07/07/2011 14:46:11DohloresMembro SRZD desde 07/07/2011

    Parabéns renascer pela sinopse acho que será bem compreendida para quem for compor,os sambas. E dará samba muito legal,quanto algumas pessoas ficar criticando,olhe o enredo e a sinopse das suas escolas,que ás vezes estão´péssimas e eles acham que estão bélissimas.Renascer vem muito bem ,e a comunidade está orgulhosa de sua escola. queremos o carnaval venha logo para mostramos pará que viemos desfilar no especial. ao povo recalcado os meu sentimentos.

  • Avatar
    06/07/2011 22:25:19PRISCILA DA BEIJA FLORMembro SRZD desde 06/07/2011

    PREZADO RIQUINHO DA VIRADOURO, MUITO MAIS IMPORTANTE QUE UMA SINOPSE BOAS, PARA A COMFECÃ?Ã?O DE UM SAMBA, Ã? A CONVERSA COM OS COMPOSITORES, ESTIVE LÁ E TE GARANTO QUE TODOS SAIRAM MUITO FELIZES COM AS EXPLICAÃ?Ã?ES DADAS, INCLUSIVE FALARAM DESSA QUESTÃ?O DE VOLTAR. O OBJETIVO Ã? ESSE MESMO, FAZER UMA VIAGEM QUE NASCE NO DIVINO, E VOLTA PARA A TERRA NATAL DE ROMERO, ELES FALARAM MUITO NISSO. AGORA FICO CONFUSO PQ VC POSTOU ANO PASSADO MUITOS ELOGIOS A SUA ESCOLA, MESMO COM UM ENREDO PÃ?SSIMO QUE NÃ?O CRESCEU EM NADA NA AVENIDA. Ã? AQUELA COISA NÃ?, PRA UM BOM SAMBA TEM QUE TER BOA SINOPSE E PRA UM BOM CARNAVAL TEM QUE TER PRESENÃ?A DO CARNAVALESCO NO BARRACÃ?O. SE NÃ?O ACABA NA TUIUTI.

  • Avatar
    06/07/2011 13:42:17Riquinho da ViradouroMembro SRZD desde 07/04/2009

    Achei a sinopse mediana e um pouco confusa. Ele começa falando da Criação, da juventude do Romero, do seu primeiro contato com a Arte através do livro de Caravaggio, das suas inspirações como artista, e quase no final ele volta para a infância do Romero. condordo que a sinopse é escrita para os compositores, mas na minha opinião a escola só terá um bom samba se o compositor tiver em mãos uma sinopse clara, bem desenvolvolvida.

  • Avatar
    06/07/2011 10:12:59ALEX FABIANOMembro SRZD desde 06/07/2011

    Lucia 05/07/2011 12:17:35 Estou muito feliz com o enredo da renascer de jacarepaguá,acho um enredo modernissimo,lindo pois sou fã demais de Romero já estive em S. Paulo em S.Paulo em sua galeria que é lindissíma. Fiquei louca ao ver seus trabalhos,tão marcantes com coloridos diferentes. sou apreciadora de artes,só que já estou cançada ,de artes mais antigas.Romero veio modernizar a nossa pintura,dar alegria as telas.Quero dar os parabéns ao carnavalesco da renascer pelo belo enredo escolhido.Tenho certeza que vai ser um carnaval inesquecível,para todos nos.Eu vou desfilar na renascer e quero uma fantasia bem colorida,a cara de romero de preferencia,acho que vou manda lo pinta la brincadeira. Quero ela bem chique se deus quiser vamos dar um show a parte na avenida.

  • Avatar
    06/07/2011 10:10:30ALEX FABIANOMembro SRZD desde 06/07/2011

    SINOPSE PERFEITA !!! FICA ESSE POVO FAZENDO POEMA E CHAMANDO DE SINOPSE. QUER FAZER POEMA VAI SER ESCRITOR, AGORA SINOPSE TEM QUE DAR ARGUMENTOS PRO COMPOSITOR. NÃ?O TEM QUE SE PREOCUPAR EM FICAR BONITINHA!!!! AÍ CARNAVALESCO VC JÁ PODE DÁ UMA AULA ON-LINE PARA ENSINAR A FAZER SINOPSE.

  • Avatar
    06/07/2011 10:01:41PRISCILA DA BEIJA FLORMembro SRZD desde 06/07/2011

    SINOPSE MUITO BEM RECEBIDA AQUI NA COMUNIDADE DE NILÃ?POLIS. ALGUNS DE NOSSOS COMPOSITORES ESTÃ?O MUITO EMPOLGADOS COM ESSE CONTEÃ?DO. PARABÃ?NS RENASCER.

  • Avatar
    06/07/2011 09:57:32FERNANDO MACHADOMembro SRZD desde 06/07/2011

    MUITO LEGAL A SINOPSE DA RENASCER, NADA DE FIRULAS, MUITO BOM O TRABALHO DESTE CARNAVALESCO QUE AGORA COMEÃ?O A ACREDITAR QUE VAI SURPREENDER. UM BOM TEXTO, UMA BOA PESQUISA = A SUCESSO!!!

  • Avatar
    06/07/2011 09:33:21maria lúcia vieiraMembro SRZD desde 06/07/2011

    COM DINHEIRO OU SEM DINHEIRO A GENTE CHEGA LÁ! MENTIRA! SÃ? CHEGA COM DINHEIRO E LÃ?GICO QUE ESTÁ NA CARA QUE FOI ESSE O MOTIVO PARA A RENASCER ACEITAR ESSE ENREDO QUE EM UM PRIMEIRO MOMENTO ME DESAGRADOU POR COMPLETO. AGORA COM A SINOPSE PUBLICADA E SABENDO UM POUCO DO QUE VEM POR AÍ, ATÃ? ME DESCULPO PELOS PRÃ?-CONCEITOS FEITOS. O CARNAVALESCO JÁ SURPREENDEU NA PESQUISA E NOS ARGUMENTOS DA SINOPSE. TENHO CERTEZA QUE VIRÁ UM BOM SAMBA E COM CERTEZA UM BOM DESFILE. PARABÃ?NS RENASCER, AGORA SEI QUE VCS NÃ?O ESTÃ?O BRINCANDO DE PASSAR PELO ESPECIAL.

  • Avatar
    06/07/2011 09:27:30MARCELO COSTAMembro SRZD desde 05/07/2011

    Olha na minha opinião a sinopse está muito boa, pois conseguiu arrolar aspectos da vida se Romero bem surpreendentes, prova de um trabalho de pesquisa sério. Acho que o carnavalesco Edson, que é um dos mais novos do grupo vai realmente fazer um bom trabalho. e segundo sei o trabalhho é grande mesmo.

  • Avatar
    05/07/2011 21:52:43KELISMembro SRZD desde 05/07/2011

    é tem que se render a verdade. a sinopse está bem delineada bem desenvolvida. contamos com um bom samba. estarei no aguardo. pelo menos vocês já divulgaram o enredo e o tigre de são gonçalo nada.

  • Avatar
    05/07/2011 20:29:22ana julia almeidaMembro SRZD desde 05/07/2011

    REALMENTE NÃ?O HAVIA SIMPATIZADO COM O ENREDO, PQ ACHAVA O ROMERO MEIO ANTI-NACIONALISTA, MAS Ã? MUITO LEGAL VER COMO O CARNAVALESCO DA RENASCER, EDSON, CONSEGUIU ABRASILEIRAR O ROMERO E COMO ELE CONDUZIU BEM O ENREDO. A SINOPSE NÃ?O Ã? UMA COISA QUE DEVA AGRADAR A POPULAÃ?Ã?O, ACHO QUE QUEM TEM QUE GOSTAR Ã? QUEM VAI FAZER SAMBA. DERREPENTE UMA SINOPSE CHEIA DE FRESCURAS NÃ?O FACILITA A VIDA DE QUEM COMPÃ?E, MAS MESMO ASSIM, ACHEI O TEXTO MUITO BEM REDIGIDO E BEM PESQUISADO. UMA COISA Ã? CERTA, ESSE Ã? O MAIS ORIGINAL ENREDO DESTE ANO, PQ TENHO CERTEZA QUE MUITAS POUCAS PESSOAS CONHECIAM ESTE ARTISTA. ESTIVE NA QUADRA NA FEIJOADA EM QUE ELE VEIO AO BRASIL E FOI MUITO LEGAL VER AS PESSOAS DA COMUNIDADE LEVANDO PEÃ?AS COMERCIAIS DELE PARA SER AUTOGRAFADA. AGORA UMA COISA Ã? CERTA, TOMARA QUE O DESFILE NÃ?O SEJA NO PADRÃ?O DA LOGO.

Comentar